-
Luiz Carlos D Oliveira
Essa análise ficou rasa, talvez pelo espaço que tinha, deve se levar em consideração aí: como recebeu o país (economicamente); como entregou, no primeiro não tenho dados, mas no segundo caso entregou "terra arrasada"; nesse período ocorria no país a urbanização (fins de 50 ao início de 80) processo que entregou gde massa de trabalhadores com mão de obra barata.
-
Marcos Benassi
Orra, Seu Samuel, que coisa linda, que elegância de método; não menor, a síntese no texto, que deu conta de cabo a rabo. Parece até elogio genital e/ou de performance for icativa, e é quase: vossa mercê já ouviu falar de "sapiosexualidade"? Não é o caso, mas explica a parecença. Muito bom, só posso agradecer o fino subsídio à conversa Bípede.
-
Paulo Jr
Eu acho que a democracia é um valor por si só, mas senti falta da lista dos países que entraram na comparação. Nesse caso, cabe considerar que países com economias em estágios tecnológicos inferiores ao que tínhamos à época (China, Coreia, Índia, etc.) tiveram crescimento muito superior ao nosso. Não acredito que manter a ditadura teria feito uma grande diferença, mas a análise é falha devido à escolha por incluir todos os países com dados disponíveis.
-
Marcos Benassi
Não sei se a análise é falha por conta dos incluídos/excluídos, prezado Paulo, mas a objeção foi muito boa, grato por chamar atenção pra coisa.
-
Paulo Jr
Faltou dizer que o grande mérito do artigo, foi ter relembrado a escolha por alterar o regime vigente de exploração do petróleo, em um período altamente favorável para a conceção de exploração por ótimos valores. A quantidade de dinheiro que jogamos no lixo, teria feito esse nossa gente muito mais próspera e feliz.
-
-
Paulo Augusto
A ditadura teve crescimento baseado nos empréstimos que afundaram o país. Quem é da época lembra a falta de produtos de consumo como carne, açúcar e outros mais, que tinham venda controlada. A ditadura foi a pior época da história do país.
-
Maria Angela pecego Caetano
Tem um aspecto que ficou de fora desse bom texto: a herança para os anos seguintes. Talvez fosse mais correto descartar os anos iniciais de crise pós-ditadura, já que o problema fiscal foi uma herança da administração dos militares. Por exemplo, os déficits da previdência não foram contratados com a Constituição em 1988, ali eles foram apenas reconhecidos. Eles fizeram o país crescer às custas do futuro - e passamos toda a década de 80 e mais o início dos anos 90 pagando aquela conta.
-
Luiz Carlos D Oliveira
E ainda pagamos por isso
-
-
José Cardoso
Há um dado físico bastante representativo do nível de desenvolvimento do país, que é a capacidade instalada de energia elétrica. Tem a vantagem de ser mais objetiva, independente de inflação ou taxas de câmbio. Ela cresceu 10% ao ano durante o regime militar contra 4% ao ano desde a redemocratização até agora. Em termos per capita 7% contra 2.5%. A democracia é um valor em si, e na constituição de 88 escolhemos diminuir o ritmo e ser um país de renda média.
-
Felipe Araújo Braga
Com toda certeza você viria aqui defender a ditadura militar pessoas como você não mudam!
-
João Vergílio
Perfeito, José Cardoso. Só discordo que a democracia seja um valor acima de qualquer outro, ou universal, ou absoluto. É um valor entre outros, culturalmente localizado, novíssimo (pós Segunda Guerra) e muito, muito relativo. Acima de tudo, frágil. Quando se torna disfuncional, é abandonado. Quem vota no Tiririca ou na padre Kelmon está expressando esse ódio. A democracia é um valor que nos é caro - a muitos de nós. E isso quer dizer que precisamos lutar para que ela seja funcional.
-
-
Bruno Sebastião Neto
Em primeiro lugar os resultados econômicos não foram razoáveis ,foram destruidores ,e para entender o presente ,é só olhar o passado !
-
João Vergílio
O legado econômico da ditadura é bom. Grande parte das pessoas não liga para política, não quer se preocupar com isso. Têm poucas chances de se dar mal numa ditadura. Preferem que haja democracia, não porque amam a liberdade de expressão, etc., mas porque percebem que, se der errado, não tem jeito de consertar. Acima de tudo, querem ter um emprego garantido e a possibilidade de criar bem seus filhos. Isso é sagrado. Só nós, que temos esse problema resolvido, achamos que o resto é mais importante
-
João Vergílio
Mas é isso que estou dizendo, Felipe. Como seus pais, os meus, os pais de milhões de brasileiros estavam focados na criação da família em condições muitas vezes difíceis. Viam só o lado econômico da ditadura, que foi muito bom. Se queremos a democracia, não podemos tolerar que ela seja disfuncional. A democracia é um valor, claro, mas não é universal, não é absoluto, não é prioritário. Temos que abandonar esse platonismo inocente que concebe valores sem tempo, sem carne, sem história.
-
Felipe Araújo Braga
Comentário absurdo. Sabe o que eu percebo como primeiro da minha família a chegar na USP? Meus pais, pessoas trabalhadoras e honestas, nem sabiam que vivíamos uma ditadura, viviam suas vidas e trabalhavam duro para sobreviver, como a imensa maioria do povo brasileiro. Agora imagine só: se não houvesse ditadura, e o país tivesse desde a década de sessenta as políticas sociais que temos agora? Hoje poderíamos ser um país desenvolvido.
-
-
antonio ferreira da costa neto ferreira
Com essa tributação indecente sobre os assalariados é mais fácil o planeta ser extinto do que encontrarmos um futuro em gotas de felicidade
-
antonio ferreira da costa neto ferreira
Com essa tributação indecente sobre os assalariados é mais fácil o planeta ser extinto do que encontrarmos um futuro .Uma casa cheia de corruptos e lobos do deserto que sugam toda energia do trabalhador sob argumentos individualizados da elite dos três poderes e um monte de lobistas cangaceiros da ironia econômica e social.
-
Vanderlei Nogueira
A inflação da época do regime militar subsidiou a indústria e formou uma classe média leal ao regime. Os ciclos econômicos e a cidade: na era industrial branca, as habitações eram alinhadas nas avenidas principais, deram lugar ao comércio/serviço, e agora aos apartamentos
-
Vanderlei Nogueira
Migração em massa para reformas trabalhistas,políticas e principalmente étnicas, Brasil tenta unificar seu território, norte x sul
-
-
Vanderlei Nogueira
Fica Proibido publicar o IDH no Brasil. Estudo da Noruega: país se tornou rico com a descoberta de petróleo no mar do norte na década de 70, IDH é de 0,957....e a descoberta de petróleo no Brasil? Em 2006, descoberta do pré-sal, o país tinha um IDH de 0,807, após a descoberta de petróleo caiu para 0,758...Todas as vantagens competitivas do país foram anuladas por economistas e políticos...Quanto mais riquezas descobre, mais pobre fica
-
Paulo Augusto
Noruega tem uma petrolífera estatal, ao contrário daqui, e uma população pífia (5,5 milhões contra 215 do Brasil). O tamanho é 10% maior que Mato Grosso do Sul. Agora você percebe a diferença ?
-
Hernandez Piras
A Noruega já era uma nação desenvolvida quando da descoberta do petróleo e foi exatamente por este motivo, aliada a uma forte tradição democrática de boa governança, que fez o país tirar bom proveito de sua riqueza petrolífera.
-
-
Vanderlei Nogueira
O esquema planejamento, execução e ajuste só funciona se houver coesão, os militares tiveram. Se planejamento, execução e ajuste referem-se aos poderes legislativo, executivo e judiciário. O planejamento não é realizado para a execução, o ajuste é o protagonista, projeto não tem Sinergia, só dá prejuízo ao cidadão, encerrar projeto, nova constituição, falta um poder
-
Joao Massucci
Acredito que o fator demográfico também deveria ser considerado. Não foi só o mundo que mudou, mas o país também. O conjunto de países de controle deveria controlar aqueles que sofreram desruralização simultânea ao Brasil
-
Franco Oliveira
Samuel Pessoa, você nunca decepciona! (Contém ironia)
-
Franco Oliveira
Claudio, nunca me passou pela cabeça desqualificar o SP até porque não tenho o nível de conhecimento técnico para isso. No entanto me senti a vontade para criticar a forma como ele usa o próprio conhecimento. Sendo mais claro comparar os PIBs do período ditatorial versus a da retomada democrática, sendo que o mundo, as pessoas, os desafios, os recursos e as necessidades não são mais as mesmas foi deixar seu viés demasiadamente conservador impedir que usasse melhor seus talentos. Decepcionante!
-
Claudio Gomes
Não entendi. Pode explicar? Ou eh apenas ataque gratuito ao colunista?
-
-
Peter Janos Wechsler
Quanto demorou a construção de Itaipu e quanto demorou (ou demora) Belo Monte?
-
Peter Janos Wechsler
Os dois regimes foram ineficientes e ladrões. Belo Monte e Abreu Lima são exemplos clássicos não concluídos até hoje.
-
Hernandez Piras
Os militares concluíram todas as obras que iniciaram? Angra 3 e a Ferrovia do Aço já haviam sido concluídas quando terminou o regime. Na verdade, nem mesmo a própria Itaipu estava totalmente pronta. Nossa democracia padece de muitos problemas, mas opor em seu detrimento o regime militar, como se este fosse um exemplo de eficiência, requer muito esquecimento e uma boa dose de fantasia.
-
-
João Leite Leite
Não tem como comparar os governos militares com os que o sucederam. O que levou o país a este empobrecimento extremo foi a corrupção bilionária. O Lula teve chance e dinheiro para tirar o país da pobreza se tivesse investido toda a dinheirama que entrou no país nos seus dois primeiros mandatos em projetos de desenvolvimento econômicos para gerar riquezas e empregos. Tudo foi consumido em pxuléco. E a corrupção continua. Agora legalizado. R$53 bilhões para compra de apoio.
-
Paulo Augusto
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.
-
Hernandez Piras
Você reclama o tempo todo do valor do salário mínimo, mas tem a leviandade de "esquecer" que, ao terminar o regime militar, ele era tão baixo que um dos grandes projetos de Ulysses Guimarães era elevá-lo ao equivalente a 100 dólares. Hoje, o SM brasileiro vale 280 dólares, a Previdência Social é mais ampla e ainda há o SUS. Seu objetivo verdadeiro é a ditadura, não o bem-estar social.
-
-
Marcelo Magalhães
Se os números traduzissem um período de equilíbrio fiscal, o missivista anunciaria como período de excelência? É bem provável, pois no governo Bolsonaro, seu amigo Marcos Mendes, inventou um teto de gastos sociais que levou 125 milhões de pessoas à insegurança alimentar e 33 milhões à fome e o autor nunca comentou essa tragédia. Apenas elogiou a condução neoliberal da economia.
-
Hernandez Piras
O teto de gastos não é do Governo Bolsonaro, mas do Governo Temer. Além disso, é bom lembrar que durante o Governo Bolsonaro houve a pandemia e uma recesso profunda da economia, que explica em parte os efeitos a que você se refere. Por fim, nem Marcos Mendes, nem o colunista cobriram a gestão Paulo Guedes de elogios. Quer provar o contrário? É só mencioná-los.
-
-
ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO
Faltou pano....sobrou fazenda
-
Anete Araujo Guedes
Não há que se falar em legado da ditadura no que diz respeito a economia. Seu legado foi sangue, suor e lágrimas. A sombra dos militares ainda paira sobre nós. Há que se efetuar um enfrentamento, até quando seremos tutelados pelas forças armadas?
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.