Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Carlos Alves Alves

    Garrincha tinha uma inteligência cinestesica acima do normal!

    Responda
  2. Nilton Silva

    Que o futebol não é uma ciência exata todos nós sabemos, mas não é novidade pra ninguém que a arbitragem brasileira é lamentável e estraga até o var.

    Responda
  3. Emilio Bazzani

    Sem bons companheiros para servir, o craque é crack.

    Responda
  4. Pedro Cardoso da Costa

    Como você é um dos cronistas mais atentos a detalhes, dê um toque para narradores, comentaristas e repórteres de esportes para falar que o Real Madrid é o maior time de futebol do Planeta sem mimimi; não de que é um dos maiores. O segundo time europeu que mais tem títulos da Champions League tem metade exata da quantidade que tem o Real Madrid.

    Responda
  5. marcos fernando dauner

    o que dizer do título entregue ao Criciúma e os dois pênaltis não marcados a favor do Brusque . Até o histórico comentarista R.A. que disse ter assistido sessenta e sete dos cem campeonatos catarinenses até agora, opina que os dois lances foram pênalti .

    Responda
  6. Marcelo Innecco

    Craque é nome de droga.

    Responda
    1. Marcelo Innecco

      Não importa se é escrito crack ou craque: adolescentes tendem a escutar falar de crack nas escolas e não é uma palavra muito indicada para ser escrita em uma lousa. Se só se escuta, é melhor não se falar de craque.

  7. Eduardo Martins Martins

    Não tive a sorte de ver Tostão jogar ao vivo e a cores. Mas tenho a felicidade de saborear seus textos maravilhosos. na Folha. Obrigado craque Tostão.........

    Responda
  8. Antonio Pimentel Pereira

    A corrupção tá em tudo, muito mais em um país q a elite toma conta de tudo, inclusive dos órgãos de fiscalização e controle, só sobra aí a cgu e a pf, mas não tem um contingente grande, cerca de doze mil servidores em uma ou duas representações por estado. O textor deveria troca o gramado sintético pelo natural, aquilo sim é um engôdo, vide o jogo cm o júnior na terça passada e reforçar o elenco, pra não cair de rendimento no segundo turno. Grama sintética e bola de plástico, que futebol feio

    Responda
  9. Aroldo Zella

    As SAFs vao acabar com o futebol brasileiro.

    Responda
  10. Sergio Aramis

    A corrupção no futebol não é de hoje… acontece em todo mundo, não somente no Brasil. A atuação do arbitro José Roberto Write na partida entre Atlético x Flamengo pela semifinal da Libertadores, foi um escândalo, a escalação do atleta da Portuguesa na última rodada do campeonato brasileiro, que livrou o Flamengo do rebaixamento foi um esculacho para a inteligência humana. Não devemos esquecer que 4 ex presidentes da CBF foram condenados por corrupção, além do ex presidente da FIFA .

    Responda
  11. José Cardoso

    Teve aquele sem noção do Palmeiras que numa entrevista pós jogo no ano passado disse que o campeonato brasileiro estava combinado para que seu clube não ganhasse de novo. Mas era um Zé Ninguém. Que o Textor venha com essa cantilena paranoica é lamentável.

    Responda
  12. Francisco Barbosa

    Textor compra o Botafogo quase de graça, sem as dividas do clube, apenas o filé mignon lucrativo do futebol, usa a equipe como entreposto para levar jogadores para a Europa, como mera especulação, o mínimo que a CBF deveria fazer, se vergonha tivesse, era anular a aquisição e entregar o clube à sua real torcida, e que esse especulador vá buscar seus lucros em outra paróquia, que compre um time no Sauditão e se mude para a Meca.

    Responda
    1. Antonio Renato de Andrade

      Futebol hoje é business. Negócio como outro qualquer. Na Europa, com regras e direção seria da UEFA, é o centro do futebol mundial hoje. Veja o que se transformou nossa CBF. Um balaio de ratos e esquemas que até intervenção da justiça comum já teve. Corrupção, crimes e assédios sexuais. Uma vergonha. O último título mundial já se vai mais de 20 anos. Não se ganha mais nada no cenário internacional. Ninguém mais respeita a canarinha como no passado. E o que seria nosso “craque” é uma vergonha.

  13. Matheus Battistoni

    Tem jogador vendido no futebol brasileiro desde sempre, dá pra perceber quando o cara entrega a rapadura. Se prendessem zagueiros relapsos até a delação seria um escândalo. Mas ninguém leva futebol tão a sério pra isso. É aquela velha marmelada.

    Responda
  14. Aquiles Campagnaro

    Então, sempre fui perna-de-pau mesmo assim insistia. Notava que apesar de correr e me postar disponível a bola nunca chegava... Aprendi que que ela ia sempre para os melhores jogadores. Ela ia para eles porque dentro do campo há ligações mentais entre jogadores, trato secreto de fidelidade. Um camisa 10 com essa ligação com o 9 produz muitos gols. Caso a afinidade seja pelo camisa 6 a coisa fica feia para o time. Cabe ao técnico incentivar o fluxo que a bola deve seguir, não ao jogador passional

    Responda
  15. gilberto schoncer

    CARACA, TOSTÃO !!! voce foi um super craque dentro das 4 linhas do campo futebolistico e continua o MESMO super craque dentro das 4 linhas do campo computabolistico !!! P A R A B E N S !!! ................. { tive a sorte de lhe ver na vila belmiro , grato ! }

    Responda
    1. ALBANO SILVEIRA MACHADO

      Tive a sorte de ver Tostão jogar no meu Cruzeiro, em várias vezes. Além disso, foi meu colega de sala de Anatomia Básica, na UFMG. Na época, em 1976, cheguei pra ele e cumprimentei: "Oi Tostão!". Ele me respondeu , seco: "Meu nome é Eduardo!". Como torcedor fiquei desconcertado. E não mais me aproximei. De longe, admirava meu ídolo que teimava em renegar sua genialidade nos campos de futebol. Até que enfim a psicanálise e o Luciano do Vale o resgataram para a crônica esportiva. Sorte nossa!

  16. luiz fonseca

    Com o Tostão a gente sempre aprende alguma coisa. O último parágrafo, em especial, traz mais uma informação super interessante. Será que não é baseada, pelo menos em parte, na própria experiência dele como grande futebolista? Afinal ele percebia antes dos outros onde a bola ia chegar.

    Responda