Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Pinto

    Lava jato foi uma oportunidade d mudança para o país, para alcançar uma sociedade menos corrupta, Não fosse o alto ego dos mentores, que se encarregaram de sepultar o sonho.

    Responda
  2. Adalberto Augusto Santos de Jesus

    Excelente artigo.

    Responda
  3. josé mário ferraz

    O certo mesmo é que nosso país desde que estreou como reinado e também na corrupção, continuará cada vez mais corrupto até o aparecimento de uma juventude que saiba o significado de pão e circo.

    Responda
  4. Ednilson Valia

    Parece que o único que tem a visão política do Brasil é o Vinícius. Pena que é cego

    Responda
  5. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    Cara, queria saber quem o mantém nesse jornal escrevendo em favor do PT. Seu conteúdo intelectual é de baixíssimo nível e de uma subserviência à toda prova. Realmente, você presta um desserviço jornalístico de baixa qualidade. Um jornal como a Folha, não deveria aceitar ser tão mau representada. VIVA O BRASIL!

    Responda
  6. Manoel Marcilio Sanches

    Antes tínhamos apenas a corrupção da empreiteiras. Hoje temos corrida ao das empreiteiras mais o financiamento público de campanhas.

    Responda
  7. Daniel Marques

    Lava Jato foi uma lufada de esperança para a combalida classe média que sustenta o erário deste país. Se viu gente importante, políticos peixes-grande, donos de empreiteiras, doleiros, operadores de partidos, coisa graúda, sendo colocada atrás das grades. O David conseguiu acertar a pedra, mas o gigante da corrupção revidou, e, rebatizado de "conservador", costurou novos interesses e sufocou-a sob o mantra "no meu gov nao tem corupção". Hoje, os bandiddos voltam à cena do crime, certo Alckmin?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      A lufada foi proporcionada pelo bilionários da Folha e Globo, que premiaram o Moro como personalidade do ano, para este depois ser ministro do Bolsoguedes e hoje estar justo no União Brasil dos corruptos junto com Brazão, hoje todos amigos de Moro. Estes mesmos bilionários depois do golpe deram outra lufada em seus próprios bolsos, como no caso da Folha, do dono, banqueiro bilionário, com os maiores juros do Mundo de Guedes e seu pupilo banqueiro Campos Neto Paraíso, muito defendido pela Folha.

  8. Adalto Fonseca Júnior

    A causa da antipolítica é a alienação e também a causa do populismo de esquerda e de direita. Nossa protopolítica de um país que segue historicamente com a consciência de uma colônia é dominada culturalmente pelos países hegemônicos.

    Responda
  9. PAULO CURY

    cada um que crie sua narrativa, mas que impais é corruptora mordeu DNA e que deixar roubam mesmo não tenho-a dúvidas O resto é narrativa e cada um tem a sua

    Responda
  10. Gilberto Rosa

    Tem gente que ainda não compreendeu que denunciaram corrupção para poder roubar muitíssimo mais. Recuperaram 6 bi da Petrobras que faturou 10 tri no período, pouco até para empresa privada, nem falo de lojas americanas. Depois de vender pedaços por bananas e joias, entregaram, 320bi de dividendos com a gasolina e inflação, sim, e tem gente que fica contente que recuperaram 6 bi, mas não sabe dos 320bi e tudo mais, não entendem nada, afinal, se informam pela Folha, grande beneficiária do golpe.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Daniel, os parâmetros utilizados no mercado para este tipo de cálculo, são sempre sobre o faturamento total e não sobre resultados. É sobre o total que gira que paira a análise, afinal, resultados dependem de uma séries de fatores, como investimentos, ou no caso desinvestimentos, vendas, preço da gasolina. Hoje a Petrobras tem 150 bi de resultado, devido a investimentos no pré sal do passado, poderia ser mais, não fossem as vendas por bananas e joias..

    2. Daniel Marques

      Giba, não bata nos numeros até que eles digam o que voce deseja. A sua analise não pode ser embasada na receita e sim no lucro líquido da estatal. Entre 04 e 12, o lucro da PTBr foi de 221Bi. No mesmo periodo, o TCU apontou que o cartel causou prejuízos da ordem de 18Bi, 6Bi foi somente o que a LJ conseguiu recuperar. Entre 14 e 17, auge da LJ, a BR deu prejuizo de 71Bi. No mais, concordamos em corrupção ser crime hediondo, independente do governo em plantão.

  11. Maria Lima

    Mas muito mal mesmo, já q não foi cobrado da operação punição justa e exemplar a todos flagrados em áudio e vídeo, cometendo irregularidades. Extremamente partidária e seletiva foi a Lavajato.

    Responda
  12. Paulo Augusto

    O fracasso da Lava-Jato é legado da dupla quadri lheira - Pillantrol & Marreco - que usaram-na como projeto de poder. Poderíamos ter feito realmente uma "higineização" no sistema político e administrativo do país, mas o olho grande dos dois falou mais alto.

    Responda
  13. Gustavo Michelin

    Viva a democracia de castas!!

    Responda
  14. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Todo um artigo para dizer que a ideia de lavar a jato eh boa. Isso eh desnecessário. Sim , eh boa. Mas tirando a ideia , não sobra nada na prática operacional da Lj . Quando um outro gênio tiver outra ideia boa como essa, esperemos que , primeiro seja mesmo um gênio, e não um estupido, segundo, reúna gente honesta de verdade, e trabalhem dentro da lei. Só em filme americano o bandido eh mocinho.

    Responda
  15. Fernando Alves

    O problema da Lava Jato é que aqueles que estiveram por trás da transformação de uma investigação de propina por contratos em uma operação política estão blindados.

    Responda
  16. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O eleitor nunca entendeu o que aconteceu, e que o Celso descreveu tão bem. Por isso puniu exclusivamente dois partidos, o PT e o PSDB, os dois que vinham governando o país, e premiou justamente aqueles que eram a razão de tudo isso acontecer, o Centrão. O PP, o partido com mais envolvidos nos escândalos, foi o maior beneficiado nas eleições pós lava jato. Isso dá a exata medida da falta de compreensão do que esses escândalos significavam e como se desdobram hoje, sem que sejam necessários.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não são mais necessários na forma como se davam antes pois agora estao institucionalizados pelo controle do orçamento e das emendas parlamentares.

  17. REINALDO MACHADO

    Lava jato desmantelada, corrupção incentivada! Justificativas pífias. O importante é devolver aos que pagam impostos o dinheiro roubado e mais do que isso a decência. Dizer que as vírgulas da constituição justificam não serve. A questao é roubar ou não roubar.

    Responda
  18. Alexandre Marcos Pereira

    A Operação Lava Jato revelou uma vasta rede de corrupção envolvendo políticos, empresários e funcionários públicos no Brasil, trazendo à luz uma série de falhas sistêmicas que permitiram que a corrupção florescesse em larga escala. Instituições de controle e fiscalização, como os Tribunais de Contas e órgãos reguladores, muitas vezes falharam em detectar ou agir diante de irregularidades. Isso pode ser devido a uma combinação de falta de recursos, expertise técnica e compadrio e corrupção.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Bobagem. Tudo sempre foi muitíssimo bem conhecido de quem tinha senso crítico. Ouvi há décadas atrás histórias escabrosas de empreiteiras. O que o concluiu político Lj fez foi tentar teatralizar a persecução penal, impressionando o gado. Mas , por sorte, até hoje os facistas brasileiros não tiveram inteligência para golpear, ou manter o golpe qdo conseguiram.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Meu caro, é tudo uma grande hipocrisia e uma ignorância atroz. A corrupção está enfronhada em nosso sistema político desde que existe um por aqui e interessa sobretudo à classe dominante, afinal é ela quem corrompe e quem se beneficia, os políticos são só intermediários. Estude um pouco de história e verá. A grande sacada de demonizar o PT quando este aderiu ao sistema podre foi o melhor meio de se safar e manter o controle. Foi muito bem sucedida, basta ler os comentários.

    3. Marcelo Fernandes

      Amigo, o seu comentário está correto mas o que realmente explica a corrupção em larga escala é, antes de tudo, o caráter das pessoas e a cultura de um país.

  19. roberta melissa oliveira sales

    Moro e Dellangnol infelizmente foram para caminhos absolutamente errados. Deveriam ter permanecido em seus cargos. Mas acredito que nem tudo está perdido. A Lava Jato abriu um caminho: o de que o povo não aceita mais ver pobre ladrão mofar na cadeia e rico ladrão se safar. Outras virão. E, espero que, mais maduro, o país de fato possa avançar.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Sempre foram errados. Só que antes se fantasiaram de paladinos, depois , tendo dado errado,bpor incompetência deles, tiraram a roupa e mostraram as vergonhas.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Como não? Continua a eleger os mesmos ladroes de sempre! O Centrão sempre foi o cerne do sistema corrupto e saiu incólume e fortalecido. Nunca foi tão poderoso. O povo puniu apenas os dois que se revezavam no governo e que não tinham como não se apoiar no Centrão, pois o povo os elege sempre, caso contrário não governavam, como não governam. Ou seja, não entendeu que a causa era mais embaixo e premiou os mais corruptos.

  20. Carlos Eduardo Cunha

    A LavaJato sempre foi fundada num idealismo quase religioso, contra todo o esquema de corrupção que domina o Brasil e impede nosso crescimento. Todo mundo apoiou pois esta é a percepção clara de nossa realidade . Agora o establishment partidário reagiu da pior forma e ainda hoje cometem injustiças como cassar burocraticamente mandatos outorgados pelo povo . A indignação pelo que está aí só aumenta . Muda Brasil!

    Responda
  21. Marco A Moreira

    Até que enfim o articulista reconhece que a corrupção no Brasil envolveu a todos, inclusive o guru, atual presidente. Todos os partidos, inclusive o PT. Perfeito , merece aplausos. Nada de conspiração Americana e outros que tais!!!!

    Responda
  22. carlos couto

    meu caro, sabes o que é lawfare?

    Responda
  23. Gilberto Rosa

    O objetivo da lava jato foi derrubar governo eleito para implantar o neoliberalismo de Temer e Bolsoguedes, apoiado pela golpista Folha, com suas reformas contra o povo, privatizações por bananas e joias e o maior juros do mundo, que enchem o bolso do bilionário banqueiro dono da Folha, fiel apoiador do Moro e do golpe.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tem gente que ainda não entendeu que denunciaram corrupção para poder roubar muitíssimo mais. Recuperaram 6 bi da Petrobras que faturou 10 tri no período, pouco até para empresa privada, nem falo de lojas americanas. Depois de vender pedaços por bananas e joias, entregaram, 320bi de dividendos com a gasolina e inflação, sim, e tem gente que fica contente que recuperaram 6 bi, mas não sabe dos 320bi e tudo mais, não entendem nada, afinal, se informam pela Folha, grande beneficiária do golpe.

    2. Marco A Moreira

      Senhor Gilberto quanta teoria da conspiração. Foram centenas de depoimentos. Centenas de polícias federais envolvidos. Desdobramentos em todo o Brasil. Dinheiro devolvido - não apenas aqui. Sinto dizer-lhe que o atual presidente estava envolvido, o PT, seus ministros. A corrupção envolveu os três poderes. Devido a isso temos o bolsonarismo e seu guru das rachadinhas.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Alto lá! Privataria eh coisa tucana, que Deus os tenha no poço do cramulhao. Ninguém entregou tão bem como o príncipe dos sociólogos. Mas ao menos vc deu os créditos corretos para a folha, no mister de braço armado das rotativas golpistas.

    4. Vera Queiroz

      Max Morel sempre com suas pérolas de extrema-direita meio alienada da realidade, né?

    5. Max Morel

      Nessa rosa só há espinhos. Não senhor, quem derrubou o desgoverno Dilma foi o congresso após o devido processo legal previsto no estado democrático de direito.

    6. Gilmar Maghenzani

      escrever

    7. Gilmar Maghenzani

      Obrigado vc fez com que não precisasse esquever o que penso

  24. Gilberto Rosa

    Nada resume melhor o que foi a Lava Jato do que Moro no historicamente mais corrupto dos partidos, União Brasil do centrão, sendo colega de seus investigados, fazendo par com Brazão, aquele que eliminou Marielle, e que Moro, quando ministro da justiça, ajudou Bolsonaro a proteger.

    Responda
  25. Antonio Araújo

    Concordo. Porém, o que dizer de políticos que continuam apoiando o PT depois da Odebrecht, da OAS e de Palocci, só pra ficar nos mais famosos delatores?

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Porque o PT governava o país, definia os parceiros políticos e tinha a chave do cofre. Simples assim.

    2. Gilmar Maghenzani

      Pq ligar a Odebrecht somente ao PT? não existem outros? e a delação do Palocci não foi aceita

  26. Carlos Amorim

    Quem destruiu a Lava Jato foi o establishman... isso inclui uma imprensa que transformou a Vaza Jato em um escândalo desproporcional (Xandao e Toffoli fazem muito pior que fizeram Moro ou Dellagnol, mas não se escuta um pio). Bolsonaro enterrou, mas antes mesmo, o Supremo derrubou a árvore quando se falou (nao sem indícios) em lava toga. Os petistas nem mesmo admitem a parte que lhes cabe e fingem que nunca meteram a mão... Lula e Dilma aproveitam para tentar reescrever a história.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      vc dizer que eles são piores que o marreco e o delta é de arrepiar como vc está na lua meu caro, sai do zap pq se não fosse o Xandão estaríamos pior que a Venezuela ou Argentina

  27. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    As duas estrelas de Curitiba decidiram por não observar os ritos e a liturgia dos seus cargos, para alicerçar seus atos na máxima de Maquiavel de que no fim o que importa é o resultado. A pressa foi sua queda.

    Responda
  28. André Silva de Oliveira

    Ao contrário, lidamos muito bem, pois soubemos que a corrupção estatal entre nós era robusta e sistêmica, embora tenha resultado em impunidade pelo conluio entre classe política predatória e STF.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      me diga, quem ficou impune?

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Lidamos tão bem que entregamos quase todo o poder para a parcela mais parasita da política, que ao invés de ser alijada cresceu ainda mais.

  29. Ivan Carlos Albarello

    Como é fácil falar de Bolsonaro NESTE Brasil atual. Acusá-lo de fascista e assassino é mole. Porque não adjetivou o atual presidente, chefe do maior esquema de corrupção da história deste "país" ???

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Quando foi isso? como foi? o que ele roubou? o que ele corrompeu, cadê as provas ou fatos?

  30. Dalton Matzenbacher Chicon

    Ok. É fato notório. Mas por que negam haver ocorrido a roubalheira ?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caro José Padilha. Negam, sistematicamente. Em especial a legião de baboes. Culpa alheia não inibe que se assuma a própria culpa.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem nega? O que se recusam a fazer é assumir sozinhos uma culpa que é de todos e um sistema de corrupção que foi sempre a base da política.

  31. Eduardo Elói

    O famoso episódio em várias fases espetaculares só poderia dar nisso. Corrupção não se combate com corrupção. No máximo dá pra montar um 'circo' eleitoreiro bem 'legal'.

    Responda
  32. Alberto A Neto

    Basicamente o ser humano é corrupto? Billy Wilder responde: "Claro que não! Você não viu ‘A Noviça Rebelde’?". A questão central, que Celso até ignora, é clássica. O "domínio da ética não é o domínio da política" desde que Maquiavel as dissociou e desconstruiu a ética aristotélica do bem comum: "A política tem sua própria ética". Uma frase de Ulysses Guimarães esclareceu a questão em 1988: "Está achando ruim essa composição do Congresso? Então espera a próxima: será pior! E pior, e pior...".

    Responda
  33. Alberto Melis Bianconi

    Mais um órfão da Lava-Jato. Estou sem paciência para entrar e, detalhes. A Lava-Jato nunca envolveria a direita, nunca quis saber de desvios nos governos do PSDB. Um projeto político como os do ex-juiz mau-caráter e seus procuradores amestrados estava se lixando para a corrupção. É uma fé inabalável nos dotô concursados da maquina pública... cansa.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Dalton, a palavra fato é uma palavra, não um fato. Assim como cem delações iguais, sirvam como prova, como apenas uma isoladamente, ou seja, zero, repetir a palavra fato apenas sugere que você se acha o dono da verdade.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caro ! Os fatos, os fatos, e os fatos. Não se mostre apaixonado obstinadamente.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Não, não é verdade. Não são apenas os métodos, a finalidade da operação foi fazer corrupção. Quando tentou desviar dinheiro de multas para bancar um fundo para controle do MP, e quando instrumentalizou o aparelho judiciário para alavancar as carreiras políticas de suas lideranças. Como alguém combate a corrupção mandando inocentes para a cadeia? Destruindo economicamente empresas se suma importância para a economia. E quanto aos métodos, são eles que diferenciam o Estado de Direito da barbárie.

    4. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

      É, cansa....mas é a verdade! A LJ desvendou muita coisa que é verdade, muita corrupção, muitos corruptos. A verdade não foi contestada, apenas se admite que a forma de obtê-la foi equivocada. Portanto, fala-se muito sobre os métodos equivocados usados pela LJ, mas fala-se quase nada sobre as verdades das corrupções e dos corruptos. Por quê?

  34. Antonio Araújo

    Hahahahaha...que passada de pano genial. Parabéns, Celso!

    Responda
  35. Nelson Goulart

    Perfeito! Muito obrigado, achava que só eu pensava assim. Apenas incluiria, na troca de vantagens a Bolsonaro, a questão dos processos contra os filhos.

    Responda
  36. JOAO FERREIRA

    Interessante: 1) Bolsonaro, 26 anos de Câmara dos Deputados, não viu a lava-jato? 2) porque Bolsonaro ficou quietinho quando Lula foi solto? 3) Que fim levaram as denúncias dos empreiteiros? 4) Moro, o juiz, e Delta, foram os únicos que levaram a pior. 5) O Brasil não gosta de Justiça. Gosta, sim, de uma boa média!

    Responda
  37. DIRCE BUZATO

    Deus! Perdoa ... ele não sabe o que fala

    Responda
  38. ARY OLIVEIRA

    ..a lava jato, infelizmente será sempre mais lembrada pelas falhas do que pelos acertos e virtudes. Coisas de brasil!

    Responda
  39. Carlos Alberto M Castilla

    Coluna totalmente partidária; sem sequer, em nenhuma linha , comentar sobre as confissões por delação premiada, ném citar a participação maciça do Partido dos trabalhadores como agente detentor do poder na ocasião da Lava Jato. Para qualquer desinformado ao ler estas observações, perceberá que se encaixa na nova narrativa de desconstrução histórica em voga. Eu como leitor desejo reflexões menos rasas e tendenciosas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      procure quantos políticos do pt foram envolvidos e dos outros tbm

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tudo o que disse o autor está sintetizado na famosa gravação vazada: “precisamos estancar a sangria, com o Supremo, com tudo”. Foi o que foi feito. A soltura do Lula e a anulação dos processos foi só o reconhecimento tardio de que a corrupção nunca foi invenção do PT mas obra coletiva de todo o sistema político.

    3. Franco Oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site, chamando outra pessoa de idiota. "Espera aí rapaz! Quer dizer que você acredita mesmo que o Cartel das Empreiteiras é uma invenção do PT? Se sim, você é um i di o ta e se não é um inconsistente ou um conservador fervoroso! Confessa aí, em quem você votou?"

    4. ARY OLIVEIRA

      ..prezado Carlos, aconselho você esperar sentado reflexões menos tendenciosas de certos escribas!

    5. Valdir Teixeira da Silva

      O colunista deixou bem claro que todo o sistema politico, inclusive o PT, se locupletava com a corrupção, todavia você quer ler que apenas o PT se beneficiou da corrupção, fora o criador da corrupção. Jornal não é rede social, não vão falar só o que você quer.

  40. Hercilio Silva

    A lava jato foi além de Serra o galho da democracia onde estava sentada, apoiou e apoia os corruptos fascistas.

    Responda
  41. José Cardoso

    Só as emendas individuais impositivas passaram de 9 bi há 8 anos para 25 bi agora. Antes as empreiteiras financiavam, e hoje os políticos tiram o dinheiro direto do bolso dos contribuintes. Há controvérsias em dizer que houve uma melhora.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não houve melhora nenhuma. Os grandes agentes da corrupção no sistema corrupto hoje são amplamente majoritários e controlam diretamente até o orçamento. Antes eram o fiel da balança, hoje são a própria!

  42. xikito ferreira

    Até que enfim uma visão original e não corporativista do fenômeno Lava Jato. Brilhantemente comentado.

    Responda
  43. João Leite Leite

    Financiamento público de campanhas políticas por si só já é corrupção. Os partidos tem que ser financiado por seus afiliados, não pelos contribuinte. E ainda por cima desviam R$53 bilhões do orçamento para parlamentar comprar apoio que serve para perpetuar os piores políticos no poder. Quando o povo brasileiro vai acordar e ir massivamente as ruas para exigir que esse sistema seja extinto?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E volte o anterior? Acha que o próprio povo que não entendeu nada do que estava acontecendo e fortaleceu justamente aqueles que eram, e sempre foram, os principais agentes políticos da corrupção vai sair às ruas para isso? É só erro resultado nas urnas da lava jato para perceber que não entenderam nada!

  44. Samuel Fagundes

    Dilma caiu porque o PT não blindou o band!do Eduardo Cunha. Cunha só deu início ao processo de impedimento da Dilma como retaliação ao PT, salvo engano de minha parte, o PT apoiava as investigações de corrupção, sendo que um dos seus mais altos integrantes disse em alto e bom som para quem quisesse ouvir "que as investigações continuem, nem que corte nossa própria carne". O pessoal da direita que estancou tudo e deixou a culpa por tudo que havia de errado apenas no PT

    Responda
    1. João Leite Leite

      A Dilma caiu porque o brasil estava praticamente falido. As grandes lojas quase todas fechadas e as que estavam abertas não vendia nada. Inflação a mais de 14%, a taxa SELIC mais de 14%, desemprego quase 15%. Se ela fica mais um mês no poder o país ia a falência. Todos queriam tirar a Dilma. Inclusive o Lula.

  45. Maria Lopes

    Um aspecto importante é que em vez de punir os dirigentes e os responsáveis nas empresas, preservando os empregos, destruíram empresas e empregos e causaram enormes danos ao país. E, como o texto bem ressalta, não puniram os partidos mais envolvidos na lambança, como o PL por exemplo. Estão todos aí. Usaram o processo em benefício próprio, e arruinaram o que podia ter sido benéfico para a nação.

    Responda
    1. Daniel Marques

      E eis que a Pirlin continua espalhando fake news sobre a Lava Jato. Donos de empreiteiras foram punidos pela operação, Marcelo Odebrecht, Léo Pinheiro da OAS, Ricardo Pessoa da UTC, entre vários outros, todos presos. As empresas que sucumbiram dependiam basicamente do duto bilionário estatal, as que eram mais diversificadas mudaram de nome - novonor, metha, etc. Por esse tipo de comentário é preciso a regulação das redes sociais, mas a FSP prefere bloquear quem escreve mais de 3 algarismos..

    2. Maria Lopes

      Vinicius, não é correto. Quem sobrevivia pelas propinas eram os partidos e os políticos. Desde sempre, a ditadura o nome era Sebastião Camargo, camargo Correia. E o dinheiro sabe-se lá para onde ia (deixo á imaginação). Lembra de Malu? E outros. As empresas eram avançadas em gestão e técnica (a ditadura fechara o mercado para as estrangeiras, outro vício nacional, e concorriam com as grandes estrangeiras. Essa história é bem complicada, provavelmente nunca saberemos tudo.

    3. Vinicius Branco

      Maria não entende que essas empresas sobreviviam as custas ne de propinas. Quando a Lava Jato estourou, as propinas acabaram e essas empresas ja não tinham mais como pagar a folha. Pelo jeito, vc preferia que a roubalheira continuasse para que não houvesse demissão. Eh isdo ou entendi errado?

  46. Vinicius Branco

    O autor sugere que o PT nada tenha a ver com a corrupção. Tao grave quanto roubar eh deixar roubar. Agora, ontem e sempre. E nem venham dizer eu não sabia.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Estao enganados. Em momento algum ele acusa explicitamente o PT ou Lula Limita-se a por a culpa no Bozo, Aras, Moro, Dalagnol, e Centrão, nessa ordem. Assim como Lula, e como bom petista que eh, resiste em fazer um mea culpa.

    2. Renato Almeida

      Muito pelo contrário. Ele diz que todos os políticos, de direita e esquerda, utilizavam desse expediente para se eleger. Vale tentar ler o texto sem sua opinião política influenciar a conclusão

    3. Luiz Carlos Ferreira

      Ou você não saber ou não sabe interpretar o que lê.

  47. Joabe Souza

    Serrar o galho em que estava sentada, é mesmo uma metáfora muito boa para a Lava-Jato e o Estado de Direito. É possível também que tenham matado a galinha dos ovos de ouro. Um governo republicano e democrático dava as condições de funcionamento da investigação. Mas por que esperar os resultados regrados e circunspectos da atuação judicial, se dava pra assumir o protagonismo político?

    Responda
  48. Hugo Vieira

    A Lava Jato teve conceito, início, meio, e um fim não planejado. Foi um projeto de interferência liberal no Brasil usando Lawfare como tática. Não tenho dúvidas que criminosos foram descobertos, mas indago; a custo de quê?

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Bem, para vc seria melhor deixar os criminosos bem escondidinhos, né?

  49. João Vergílio

    É possível pensar que Dilma foi uma consequência da Lava Jato. A partir do segundo governo Lula, com Mantega na economia, o discurso de Bolsonaro começa a se formar. O Brasil ia virar Venezuela, quando não Cuba. A economia estava sendo destruída pela esquerda. (Sim, havia erros. Mas aqui importa o escândalo, a histeria.) Começa, então, a caça, que mira em Lula desde o primeiro momento - "Quem é o chefe?". A deposição de Dilma e, depois, a prisão de Lula não é um acidente. Foi querida, planejada.

    Responda
    1. João Vergílio

      O discurso de Bolsonaro não foi criado por Bolsonaro. Foi gestado pelo PSDB e pela intelectualidade que gravitava em torno do partido. Muito antes de Bolsonaro falar que o Brasil corria o risco de virar uma Venezuela (e que precisava ser "salvo" do PT) José Serra, Aécio Neves, Reinaldo Azevedo, Miriam Leitão, e muitos outros passaram dez anos dizendo isso todos os dias. Quando Aécio perdeu, passaram a apostar todas as fichas no impeachment e na condenação de Lula.

    2. Vinicius Branco

      Joao Virgilio, como toda a esquerda, chama crimes de simples erros. Tucanaram o verbo para atenuar os mal feitos.

    3. João Vergílio

      P.S.: Um bom guia desse percurso são os artigos de Reinaldo Azevedo entre 2006 até a deposição de Dilma. Ele é culto e tem um texto articuladíssimo, e por isso dava uma expressão clara e completa a esse "milenarismo". Na economia, Miriam Leitão. Estou pegando aqui alguns dos melhores nomes de nosso jornalismo. "É preciso salvar o país. Se não pelas urnas, pelo Judiciário." Quando começou o processo de escandalização, a imprensa aderiu em massa. Até que surgiu nosso Berlusconi. Aí, acordaram.

  50. Florentino Fernandes Junior

    O grande problrma do brasil é so olhar para tras. Tem um esquema quentinho ai na petro…..

    Responda