Ilustrada > Continuamos todos um pouco maluquinhos, como o menino de Ziraldo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ziraldo, iconi de muitas gerações. Um incentivador da nossa cultura e vigilante da Democracia.
Conhecem a história do Ziraldo com Simonal?
???
Importante lembrar que o Menino Maluquinho surgiu sob o bafo da repressão e da censura da ditadura . Foi uma maneira de expressar e defender a liberdade individual ,e a alegria de viver não se submetendo ao ditames anquilosantes da ditadura
E alcaguentar o Simonal, diziam!
Exato!
Estou indignado com as bios do Ziraldo , que só referem O Menino Maluquinho como sua obra: ninguém menciona o Saci Pererê e sua turma - o Ãndio Tininim, o onço Galileu, o coelho Geraldinho, o jabuti carteiro Moacir, o tatu construtor Pedro Vieira, o mocho sábio prof. Nogueira , os comprades Tonico e sêo Nenem, as namoradas Boneca de Pixe e Tuiuiu e a mãe Docelina!!! Foi ambientalista precoce que introduziu o tema da preservação da mata e toda simbologia da fauna brasileira ja nos anos 60!
Entrevistei o Ziraldo há uns 20 anos, quando ele esteve em Limeira para um evento para divulgar a literatura infantil. Ao final da palestra, a mãe de um garotinho se aproxima do Ziraldo e pede que ele autografe um livro cheio de orelhas. Ela pede desculpas pelo estado do livro. Ziraldo responde com ternura: _ Livro que foi lido e relido mostra o quanto foi manuseado e aproveitado. Seu filho é que devia dar autógrafos.
Além d O Menino Maluquinho, vale registrar o filme dEscola 'Uma Professora muito Maluquinha, brilhantemente repres por Paola Oliveira. Ziraldo é roteirista junto com Maria Gessy. Um dos pouquÃssimos fimes dEscola do Brasil. São mais de 100 p mundo. Eu recomendo, princip para saudosisas d uma escola q não mais existe.
O robor da Folha me impede de citar os nomes dos diretores deste filme. Lamento.
A questão do Menino Maluquinho e suas dez namoradas reflete bem como os contextos sociais e culturais influenciam a criação e recepção de conteúdos infantis. Naquela época, a narrativa sobre um garoto travesso e suas aventuras, incluindo ter dez namoradas, era vista de maneira leve e até mesmo cômica, sem suscitar maiores crÃticas por parte do público ou da crÃtica especializada. Esse aspecto era um entre tantos outros que compunham as peripécias do personagem, destacando sua personalidade.
Concordo. Ele ter 10 namoradas não tinha a conotação de "b o y l i x o" pegador, que hoje poderia lhe ser atribuÃda, mas de sua inquietude e carisma, cativando e se deixando cativar pelo mundo, por todo mundo, rápido, ligeiro e leve. Por esse contexto, creio, esse aspecto nunca foi problematizado, à época.
O Menino Maluquinho era um personagem em que o contexto não precisava ser ideal e nem era fragilizado. Em busca de sentido e alegria, ele se ralava, se levantava e seguia. E isso é que dava graça.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Continuamos todos um pouco maluquinhos, como o menino de Ziraldo Voltar
Comente este texto