Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. roberto foz filho

    O texto abaixo do título está bem melhor do que o apresentado ontem

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Caríssima dona Márcia, que texto lindo: preciso, informativo, sensível. Lutemos pra que o cuidado ande pra frente, e nunca em direção ao passado ignominioso. Muito grato

    Responda
  3. João Vergílio

    O que fica um pouco obscuro, Marcia, é qual o horizonte que você propõe para as quase 30 milhões de pessoas que vivem na Amazônia. O que fazer com essa enorme massa humana que se deslocou para lá? Como proteger adequadamente índios e ribeirinhos, que vivem em regiões sem estradas, sem hospitais, sem polícia, sem energia elétrica, sem nada? Ou o ambientalismo tem uma resposta efetiva para essas 30 milhões (!) de pessoas, ou fica difícil aceitar a crítica aos militares. Qual é a alternativa?

    Responda
  4. Tadêu Santos

    O REVOLUCIONÁRIO LULA DA janja lula fc está cometendo falhas democratimente irreparáveis, como as declarações de improviso, apoiando autocratas que são verdadeiros ditadores, buscando aproximação política com evangélicos e seguindo linha terrivelmente militar conforme apontado na matéria. Alguém teria que apresentar um PL proibindo o Lula 3 usar microfone sem fio ou dar entrevistas, sem uma linha de conduta previamente debatida com assessores, pois está falando demais!!!

    Responda
  5. José Cardoso

    O que mais tenho feito é recordar aqueles tempos, de tantas notícias sobre o governo 'não lembrar a data'. Acho que foi uma senha para se lembrar dela.

    Responda
  6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Quando se crítica o governo por não querer relembrar o golpe , para se aprender com o passado, parece que se esquecem que na 'negociacao' ficou combinado do outro lado não festejar o golpe, e que a ferida Bozo ainda eh muito recente, e catucada diariamente por arruaceiros e liberais(folha) com propósitos óbvios.

    Responda
  7. roberto foz filho

    Decisão de criticar o governo por preferir não trazer o assunto golpe ( coisa que a imprensa pode fazer); é que é lamentável. O texto fala do grave problema , deveria se ater a isso.

    Responda
  8. jose prado

    Lembrar o passado não previne bada ! Exemplos? 7/1, Ucrânia, Trump! Puro leri lero! Dá naterias quilometricas e nais nada! Lugar de oassadi é nuseu( antigo)¡

    Responda
  9. José Augusto Bernabé

    Como uma Ditadura Democrática instalada por aqui via um autentico golpe técnico nas eleições passadas vai ficar "relembrando" Golpes passados? O risco é a comparação dos dois Golpes.

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Leia o artigo de Marcus André Melo, e, se possível, recolha-se no seu ressentimento

    2. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Boiada mugindo.

    3. Adriana Santos

      Esses bozonaristas são cansativos…

  10. Marisa Coan

    Também acho. As gerações mais novas precisam saber bem como era o Brasil de então, precisam saber sim, mas sobre os dois lados; porque os militares fizeram o que fizeram. É preciso contar o que de fato aconteceu, e talvez lule tenha fugido da exposição que vcs desejavam porque não queria que a verdade fosse contada.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Os militares fizeram o que fizeram porque são uns autoritários fascistas. E você é uma ignorante elitista.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Se vc quer lembrar boa coisa não eh.

  11. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Cultura e Civilização, Marcia Castro. Temas que nos fazem mergulhar no tempo e perceber a incivilidade, as políticas de abandono e as barbáries com nossa ancestralidade. O texto é um trabalho etnográfico das memórias que unem estudos de Celso Castro e um acúmulo de conhecimentos que me faz acreditar que estamos longe de ser-civilizados. Os governos sofrem de amnésia histórica? As realidades do silêncio respondem.

    Responda
  12. Felipe Araújo Braga

    Essa palhaçada começou em 2013, com as manifestações: começaram a pipocar manifestações dizendo que a época da ditadura foi boa, e pessoas desinformadas pedindo “intervenção militar”… o resultado foi a eleição de um autoritário em 2018, pedidos de fechar o STF e a tentativa de golpe em 2022 e 2023. Se não houver uma consciência nacional em torno disso, continuaremos nisso!

    Responda
    1. Marisa Coan

      Cuidado com o fígado, Filipe, e demais órgãos também. O " amor " do lule está transbordando por demais em vc. Agora, antes de chamar qualquer pessoa de ignorante, dê um boa olhada no espelho, e caso não tenha tido a devida educação, ainda é tempo de aprender.