Mercado > Desigualdade faz atendimento de esgoto no Brasil ir de Cuba a Suécia; compare seu estado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Rodrigues Gonçalves Filho

    Agradeço à FOLHA por incluir o DF desta vez. Reclamei antes na primeira divulgação, que o ranking de cidades que é uma "régua injusta" para medir a posição de Brasília em relação aos municípios e também não somos estado, apenas uma UF anômala... mas em termos de saneamento, trabalho na Empresa de Saneamento aqui e se busca fazer o melhor. Esta matéria até foi difundida aqui em comemoração aos 55 anos da CAESB! Saneamento tem de ser para todos e política pública permanente!

    Responda
  2. Augusto Marrafon

    Melhorar o saneamento básico é crucial para prevenção primária em saúde.

    Responda
  3. Paulo Yoshimoto

    Necessário rever o conceito de atendimento por sistema de esgoto adotado pelo IBGE e pelo Trata Brasil que coloca no denominador da fórmula a população total (urbano, rural, habitantes de terras indígenas/quilombolas, sem habitações, moradores de ruas, etc. ) que, obviamente, demandam soluções diferentes para a preservação da saúde contra as doenças de veiculação hídrica. Música "A casa", de Vinicius de Moraes, é a realidade para mais de 3 milhões de pessoas, 13 milhões "vivem" com R$200,00/mês!

    Responda
  4. neli faria

    A desigualdade é fruto do Princípio existente na Constituição Nacional, implicitamente: o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos. Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação, oposição, todos se unem e dão as mãos como irmãos. Torrou, e torra, dinheiro público em Copa do Mundo, Olimpíadas, Tropas no Haiti, ajuda para pal es tin a, propagandas autopromocional para iludir os Pseudos Intelectuais, Fundões . Eterno subdesenvolvimento!

    Responda
  5. Nelson Vidal Gomes

    Cumpre-nos lembrar a todos, que estivemos sob os governos do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT),em 20 dos últimos 24 anos. Costumam seus seguidores pseudosintelectuais frustrados, invocar em sua defesa, que o Saneamento é de competência municipal, mas agem a nível federal para embargar o desenvolvimento do Marco Legal do Saneamento por interesses políticos desatrelados dos nacionais. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  6. Rubens gonçalves

    Baú da folha. Ditadura. Por que mencionar Cuba. Só porque é de esquerda?

    Responda
  7. Luis Nunez

    É muita gente, muita pobreza (temos que sustentar metade da população), muito privilégio nos 3 poderes e pouco dinheiro.

    Responda
  8. Paulo ricardo Zarpelon

    Que português é este da frase de chamada da matéria????

    Responda
  9. Giovani Ferreira Vargas

    Ué?! Aqueles estados não fizeram o L?

    Responda
  10. Marcelo Barbosa

    Desigualdade regional é um dos sintomas que faz o Brasil não ser considerado um país desenvolvido, o desafio são essas desigualdades serem diminuídas e sem a presença do Estado com mais transparência e menos corrupção isso não será possível.

    Responda
  11. Marcelo Raftopolo

    Mais respeito com Cuba, que tem melhor IDH que o Brasil. Com um bloqueio de décadas nas costas.

    Responda
    1. neli faria

      Conheço Cuba .A Casta partidária vive em boas casas , o povo não. Andei , à pé, por toda Havana e pude constatar. Ditadura? Nenhuma presta! Nem de esquerda, nem de direita, nem civil,nem militar, nem ateia, nem religiosa. O Bloqueio é falácia, porque outros países sempre ajudaram, exemplo União Soviética.O lula,minúsculo em homenagem a sua grandeza, construiu o porto de Mariel, invés de investir aqui. Em suma, falácia do bloqueio. Ditadura é ditadura.

    2. jose batista

      Cuba é o paraíso do mercado negro. Só isso! China, Rússia, Ãndia não bloqueiam. Cuba não tem IDH maior q o Brasil!

    3. Gregorio Amarante

      Que planeta você vive ou que droga você toma? Cuba virou um país de miseraveis que nem saneamento basico tem. Esta semana a camarada China anunciou que mandará toneladas de arroz para conter um pouco da fome do país da ditadura cubana.

    4. Marcelo Barbosa

      IDH não significa desenvolvimento econômico, mesmo sem embargo, economia planificada é um fracasso e Cuba não seria exceção.

  12. antonio pereira

    E os “louquinhos de bairro” querendo privatizar a Sabesp. Façam e transformarão numa Rondônia

    Responda
  13. José Augusto Bernabé

    Saneamento básico nesse governo medíocre atual? Esperem sentados, o Brasil já sente saudades do Tarcísio no Ministério e olha, só foi um ano de governo medíocre do Lalau.

    Responda
  14. João Henrique De Lima Viana

    Folha de SP, o jornal liberalzinho que, contraditoriamente, dificulta ao máximo o exercício do livre direito ao cancelamento da assinatura.

    Responda
    1. Paulo Jr

      Perdão, mas o senhor discorda dos dados apresentados? Dados têm ideologia? Dados bons são apenas dados que confirmam um discurso político?

  15. Alfredo Gomes de Azeredo

    A escolha dos países para a comparação causa certa estranheza. Por que não o Haiti ou Porto Rico, "paraísos capitalistas", que nunca estiveram sob boicote algum? Estranho também que o IDH, índice com credenciais da ONU, Cuba esteja há dezenas de casas à frente do Brasil? E olha que a questão do saneamento básico, é um dado privilegiado da pesquisa sobre o IDH. Certa ânsia de vômito!

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Povo cubano nem comida tem, pessoal passando fome, ok que IDH tá lá nas alturas mas viver em Cuba, tem coragem? Eu não, muito obrigado.

  16. Jorge Luiz Padilha

    Porque escolheram Cuba. Um país com IDH bem melhor q o Brasil e tem índice de esgotamento pior q o do nosso país? Estranho né?

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      corrigindo: não sofre carestia...

    2. Marcelo Barbosa

      IDH alto não significa que o país possui saneamento básico, o índice mede muitas coisas como longevidade, acesso a saúde e educação, taxa de natalidade, dentre outros. Cuba possui índices altos nesses critérios mas isso não significa que a população não sobre carestia de alimentos, saneamento básico ou energia elétrica, por exemplo.

    3. Paulo Jr

      E porque não mostrar dados de Cuba? Eu vi mais de 15 países aparecerem nas comparações com os estados que eu escolhi, e tinha todo tipo de sistema político. Se uma informação verdadeira vai contra os vossos dogmas ideológicos, questionar a intenção de quem apresentou a informação não te ajuda a melhorar sua compreensão dos fatos.

    4. MARCOS PERINI

      Porque são manipuladores de opinião. Se citasse a vergonha Inglesa que é o resultado da privatização dos anos 80 ficaria chato. Eles poderiam ler o The Guardian que nem é tão isento como parece.

  17. Taniara Aguiar de Souza

    CEN SU. RADA. PE/LA F/SP

    Responda
  18. Raymundo de Lima Lima

    Ninguém diz porque os vasos sanitários do Brasil não suportam papel higiênico, tal como nos países da Europa. Os estrangeiras acham bizarro termos cesto de papel higiênico usado. Eis nosso soft power tão Antigo, mas vão colocar a culpa no lulopetismo.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Se nem a cidade mais rica do país possui saneamento básico adequado a todos, quem vai se preocupar se pode ou não jogar papel higiênico no vaso sanitário?

    2. Paulo Jr

      Vasos sanitários do Brasil não suportam papel higiênico? Eu usei papel higiênico nos vasos de todas as cidades que visitei no Brasil sem problemas (e meu trabalho exigiu que eu tivesse conhecido dezenas delas).

    3. Vinicius Branco

      Raymundo preocupado com o papel higiênico enquanto metade da população não tem agua corrente nem esgoto. Coisas do Lula, que prefere distribuir bolsas para receber votos.

  19. Marcelo Magalhães

    Mais uma reportagem de baixa qualidade que visa colocar o Marco do saneamento para ser debatido nas eleições municipais e render lucros para a iniciativa privada. A população não atendida pelo saneamento, também não tem luz elétrica, não estuda, não tem atendimento médico próximo e vive em casas precárias. Mas o problema das desigualdades graves do país está no esgoto. Paguem à iniciativa privada para construí-los e explirá-Los.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Houve muitas críticas na época sobre a Copa no país construir estádios caríssimos sem que houvesse utilidade após o uso mas isso é uma decisão política, não tenho certeza se as pessoas (caso elas escolhessem) prefeririam construir redes de esgoto ao invés de estádios se comumente o cidadão prefere comprar um celular ou uma tv nova do que uma geladeira, enfim.

    2. Vinicius Branco

      Marcelo, para fazer estádios padrão FIFA não faltou dinheiro. O pior eh que a maioria deles nem sequer eh utilizada. Vulga farra do boi.

    3. Marcelo Barbosa

      Vinícius...Lula não investiu nada em saneamento mas existem outras pessoas que poderiam ter investido como governadores e prefeitos. Vale lembrar que a maioria das cidades do interior do país possui gestão de água e esgoto estadual e essas pessoas, relembrando, votam também pra governador e prefeito e pagam impostos estaduais como icms e municipal como iss.

    4. Marcelo Barbosa

      Só lembrando meu xará, essa "população não atendida pelo saneamento" que "não tem luz elétrica, não estuda, não tem atendimento médico próximo e vive em casas precárias" elas também votam, tem esse detalhe muuuuuito importante.

    5. Vinicius Branco

      Ate o Lula assume que nunca fez investimento em agua e esgoto durante todos os seus mandatos, e nem deixou a iniciativa privada fazer. Saneamento eh saude, tá Marcelo?

  20. Taniara Aguiar de Souza

    tratabrasil.org.br

    Responda
  21. Taniara Aguiar de Souza

    Esse levantamento é discrepante. Vejam tratabrasil.org.br de 2021.

    Responda
  22. Taniara Aguiar de Souza

    Estrhanho esse levanthamento, pois segundo o tratabrasil.com.br de 2021, Florianópolis apresentava 48.4% dos domicílios com coleta de esgoto e 46.7% de tratamento desse esgoto coletado. Quem mora em Florianópolis conhece bem esse déficit de saneamento.

    Responda
  23. José Carlos Soares Costa

    Sim e interessante ver como é em outros paises, mas interessa mesmo é ver aqui, ver custos para atendimento, porque o sudeste e sul estão em melhor situação? E as empresas são estatais ou privadas? Estão privatizado a Sabesp vai melhorar ou piorar? Se for como a Enel, a coisa será muito pior. aqui no Pr seguem a mesma cartilha, foi a Copel e logo irá a Sanepar, precisa ter um debate honesto.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Olha, eu não vi na matéria algo que "convença" que a privatização é a melhor solução, na verdade a desigualdade regional é o destaque nisso tudo. Sul e Sudeste "no top" mas isso não é mérito das estatais até porque no Norte, lá na lanterninha as empresas de saneamento também são estatais. Estados do Sul e Sudeste tem dinheiro pra investir em saneamento porque se industrializaram, se desenvolveram e urbanizaram muito mais cedo que o Norte e Nordeste, essa é a questão.

    2. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Internet com a Copel nunca tivemos problemas, hoje com a privatização, agora a tal Ligga adora desLigar internet, principalmente durante o final do expediente. Na semana passada ficamos mais de três horas sem internet e tv Claro.

  24. Antônio João da da Silva

    Pelo visto, a rede de esgotos da Suécia não é lá essas coisas, principalmente nas periferias das grandes cidades.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Em Oslo tinha favelas até os anos setenta e em Glasgow, na Escócia, até os anos oitenta só que o Estado interveio e fizeram casas populares com toda infraestrutura inclusive esgoto e as favelas acabaram, em São Paulo quando foi a última vez que fizeram programas de moradia popular com infraestrutura? Faz tanto tempo que muita gente aqui já nasceu sem saber que existe isso na cidade mais rica do país.

  25. Paulo Roberto Taveira

    E o Cachaça ainda queria piorar o marco do saneamento. Ô homim!

    Responda
  26. Luiz Antonio Sypriano

    Folha, é no Brasil mesmo, essas e tantas outras desigualdades sociais. Não precisa comparar com outros países. Seria uma estratégia de naturalizá-la?

    Responda
    1. Luiz Antonio Sypriano

      As desigualdades estão entre bairros ricos e pobres, entre estados ricos e pobres, assim como entre cidades, do Brasil inteiro. Isto porque, os serviços públicos de melhor qualidade, atendem melhor às populações mais ricas.

    2. Rodrigo Cabral

      Pelo contrário. Comparando em "casa" é que naturalizamos. Comparando entre países nos dá a real situação dos estados. Nessa, a Folha acertou.

  27. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Falta vontade política para acabar com mais uma chaga do país, deveria obrigar que parte das emendas dos congressistas fossem para saneamento básico junto com verba do governo federal e estadual com fiscalização dos tribunais de contas estaduais e federais acompanhamento do MP. Essa velha história de obra enterrada não dá voto, mas saúde publica deveria ter, saneamento básico é prevenção para eliminar doenças de países subdesenvolvidos como diarreia, p.ex.

    Responda
    1. Luciana Biscaia

      Concordo. Mas parece faltar mais vontade política em algumas regiões do Brasil do que em outras.

  28. Luiz Alberto Brettas

    Esse pessoal da mídia hegemônica de Direita precisa se organizar... Fontes semelhantes declaram que "A rede de água e esgoto atinge 98% da população cubana, e 91% têm acesso a água potável. O país também ostenta o menor índice de população infectada com o HIV, o vírus da aids, na região, com 0,1% dos habitantes, abaixo do 0,6% da Argentina."

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Ah tá... fontes semelhantes são as revistas e sites de esquerda que a moderação não permite publicar...

    2. Rodrigo Cabral

      Ah tá.... Fontes Semelhantes é br247, revista forum, dcm, cartacapital...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.