Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. André Silva de Oliveira

    Marcus André vai além de uma mera coluna de opinião para apontar criticamente, com base na literatura, como as democracias eliminaram a corrupção eleitoral, bem como indicar qual é o estado da arte - nada bom - por aqui (a classe política predatória faz festa). Convenhamos, não é pouca coisa.

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Quando cheguei em Criciúma SC, década de oitenta, ouvia muito falar em um voto chamado carbonado! Dizia-se que o eleitor colocava um papel carbono sob a cédula, que era escrita em papel, e levava a tal cópia para o comprador do voto. Nunca vi comprovação do ato, mas a fofoca era grande! Urna eletrônica é uma das raras modernidades do Brasil! OrasilSertanejo, dos Caiuás!

    Responda
  3. Carla C Oliveira

    De fato, o descompasso é enorme.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Xará, meu caro, eu chamaria atenção pro aspecto macro da sistemática de alcance de poder: o partido busca estruturar uma base municipal de eleitos; a partir desta, um conjunto de parlamentares estaduais e federais que permita visibilidade e acesso às verbas eleitorais. Daí a consolidar seu status, botar senadores no balaio e, eventual - mas não necessariamente - eleger o Príncipe. Como negócio, nem importa muito o Executivo-mor: basta a Herda legislabóstica. Tá feita a cama por década(s).

    Responda
  5. ARY OLIVEIRA

    Pois e", quando alguém se manifesta a combater o status quo da corrupção nesse pais acaba sendo execrado por parte da sociedade. Os méritos da LJ superam os defeitos!

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      De acordo, a Lava Jata foi a maior e mais bem sucedida de combate à corrupção no Brasil, seu problema foi que os corruptos eram do andar lá de cima e aí castigo em cima dos investigadores! O resto é conversa fiada! Em tempo: Votei no Lula, o menos pior!

    2. Marcos Benassi

      Ary, prezado, essa afirmação contraria a observação do ocorrido.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não superam mesmo! Só fortaleceram o Centrão, que é por natureza o âmago da corrupção via máquina pública, como era via Caixa dois. Não por acaso o partido mais envolvido nos escândalos foi o PP, o cerne do Centrão, e o que mais cresceu nas eleições subsequentes. Nem preciso mencionar a trama para excluir o candidato mais cotado em 2O18.

  6. Alberto A Neto

    Indagado sobre o ser humano ser basicamente corrupto, Billy Wilder diz: "Claro que não! Você não viu ‘A Noviça Rebelde’?". A política é corruptora ontológica e atavicamente corrompida, ao ponto de ser universal a validade da máxima maquiavélica: "A política tem sua própria ética". O domínio da política não é o domínio da ética! Só no mundo panglossiano e do Cândido ou da Alice e da Poliana. Mas países e políticos exageram, é verdade. Há honrosas exceções? Sim; mas só confirmam a regra geral!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Alberto, meu caro, a Alice é uma perversão só, não creio que seja bom exemplo pra estar ao lado da Poliana ou do Cândido.

  7. Antonio Pimentel Pereira

    Aqui no país, o pior é a contratação de servidores de forma direta, em gov mangabeira ba tem mil contratados e comissionados em mil e quinhentos servidores, processo seletivo e concurso tem sete anos sem o gestor fazer e já indicou uma prima cm sucessora, fiz denúncia em duas instituições, no ministério público, resultou numa ação civil pública, está para desde junho passado, já livre pra sentença. Fiz tbm no tcm ba, tá parado desde outubro passado no mpespecial de contas à espera de parecer.

    Responda
  8. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Se 3 é o ponto nevrálgico, inexigibilidade de licitação é a tendência, visto que o processo de urbanização é a alegoria para seu uso e abuso. Os votos de cabresto se mordenizaram no usufruto dos escândalos de patrimonialismo, nepotismo e assim seguem...em fila...em consentimento com o desuso da máquina pública em prol do bem-comum.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Em pleno seculo 21 a prefeitura de SP faz contratos de dois bilhões sem licitação para obras supostamente emergenciais às vésperas das eleições. Mas tem quem ache que corrupção é só pagamento de propina em contratos superfaturados da Petrobrás. Há esperança de em Pindorama?

  9. Antonio Pimentel Pereira

    Denunciei a infração no trib de contas dos municípios da bahia, processo 24600e23 e o gabinete da conselheira aline peixoto, espera um parecer do ministério público especial de contas desde o mês de outubro passado, o atual prefeito reeleito, já está indicou uma prima pra lhe suceder cm essa vantagem eleitoral explícita. Já a ação civil pública no tjba 20228050087, fruto de denúncia minha ao mpe, aguarda desde junho por sentença do juiz. Vai chegar as eleições e nada de frear essa vantagem. Duro

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Parabéns, precisamos de mais brasileiros como você!

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Tchê, tu fizeste tua parte. Parabéns!

  10. José Augusto Bernabé

    Simples, Voto distrital e impresso com assinatura do eleitor, apuração pública e direito do eleitor conferir seu próprio voto, ou seja, o Bolsonaro sempre teve razão e nas últimas eleições, por não haver esse sistema, deram um golpe técnico para que as coisas voltassem a ser como antes da lava-jato.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Esse é o conflito já resolvido, barná. Lê de novo: a questão posta é a do item3. E espera passar o efeito do ácido.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Concordo com o voto distrital, pois enseja uma vigilância em cima do representante. O resto Barnabé são devaneios teus.

    3. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Tanta razão que se tornou INELEGÍVEL

    4. Paulo Augusto

      Para você a solução é voltar à epoca das cavernas....

  11. Pedro Luis S C Rodrigues

    No caso de Bolsonaro a incompetencia absoluta nos protegeu, nem usando a maquina conseguiu se reeleger. No caso do PT não podemos contar com isso, se existe uma coisa que eles sabem fazer é usar a maquina publica. É um partido tão autoritário quanto Bolsonaro mas que usa métodos muito mais insidiosos para evitar a alternacia de poder, além de contar com muito mais apoio da imprensa

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esse mesmo discurso levou à eleição do miliciano genocida golpista corrupto. Outro que votou no Bozo mas fica envergonhado. Finge que não vê que quem se elege com a máquina é o Centrão e regionalmente ainda mais pois já controlam há muito estados e municípios e agora o orçamento federal.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Comentário perfeito. Por isso não conseguimos sair dessa pérfida polarização.

  12. Antonio Pimentel Pereira

    Só no brasil os administradores de dinheiro público, são fiscalizados por administradores indicados pelo executivo pra manter o sistema montado pela elite de direita ou esquerda funcionando, os conselheiros dos tribunais de contas são políticos administradores em fim de carreira pra ocupar vagas de conselheiro de contas, quem espera punição alguma, só relatórios faz de conta e multinhas. Já a cgu e pf q pegam firme e produzem relatórios de auditoria e inquérito firmes, mas param no mpf e jf

    Responda
  13. Antonio Pimentel Pereira

    Pergunta, tem corrupção eleitoral pior q manter mil servidores públicos contratados sem processo seletivo ou concurso durante sete anos?, quase sete por cento do eleitorado de dezesseis mil eleitores do município de gov mangabeira ba vinte mil habitantes, fora duzentos cargos em comissão e mais uns duzentos terceirizados por um instituto? Isso sem q o tribunal de contas e a justiça tomasse providência alguma msm cm denúncia, é praxe no brasil todo, as eleições municipais aqui são faz de conta

    Responda
    1. Antonio Pimentel Pereira

      Mt pior, lá no rio, tem essas ongs, cooperativas de saúde, contratam quem quiser, já está se espalhando no país, pois o stf permitiu esse absurdo

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não me parece que a contratação de funcionários sem concurso público seja praxe no Br todo. O Bozo tentou aprovar uma reforma administrativa que acabava com a estabilidade. No que acha que daria isso?