Luiz Felipe Pondé > Teologia oriental ou ortodoxa é uma das tradições cristãs mais belas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
No final senti o Pondé cristão. Deus o abençoe.
Uma caracterÃstica tÃpica de um filósofo é usar uma linguagem com termos inacessÃveis a um cidadão comum e citar autores como uma forma de disfarçar que tudo sabe quando na verdade não diz nada
Assisti um trecho de uma missa ortodoxa em São Petersburgo. O padre ficava cantarolando as orações num certo ritmo. O mais incrÃvel é que não havia cadeiras. Todo mundo em pé o tempo todo, mesmo idosos. Tem que ter uma boa condição fÃsica, saà depois de alguns minutos.
"Pobre de quem não é cacique. Nem nunca vai ser pajé"
Um ateu sommelier de religiões... Afff!
Muito já se falou de religião e de uma infinidade de deuses, que possuem sua importância na história da humanidade, mas felizmente a ciência nos mostrou que não existe quaisquer divindades e que quando alguém faz uma oração está fazendo para as nuvens.
Que fraqueza de espÃrito ! Você já observou que as nuvens têm mais vida que você ? elas se movimentam
Opinar acerca de religião alheia sempre é complicado . Eu sou neto de um pastor luterano que faleceu aos noventa e três anos e foi marido, pai, avô e bisavô. O que posso dizer das igrejas que não permitem o casamento a seus obreiros ? Nada, além de lamentar .
De fato, a teologia ortodoxa é mÃstica, diferente do que encontramos no ocidente com todo seu excesso de racionalismo desde a escolástica. Se teologia é conhecer Deus, para nós ortodoxos, é muito fácil perceber que é mais fácil ser teólogo orando do quê lendo livros. Um acréscimo é necessário... A palavra "Nous", aqui resumida como intelecto, na verdade vai mais além disso. Mas para se entender de fato, é necessário uma certa vivência prática da espiritualidade ortodoxa. Leiam: Blog Skemmata.
Nota-se a frustração do filósofo ao tentar explicar fenômenos religiosos, categorizando como narcisista todas as expressões de fé contemporâneas, o que é um erro. Pondé precisa de uma metanoia e resolver de vez sua insegurança infantil com Deus.
Concordo com o autor, quando afirma ser a tradição religiosa ortodoxa muito bela - Nem todos temos a riqueza do cerimonial ortodoxo . Como eu fui batizado e cresci numa religião de cerimonial "light", o luteranismo, não me é "correto" opinar acerca das tradições alheias .
Entendi nadaÂ…
O Mistério de Deus não se entende - se experimenta !
Hahahhaha. Nem o autor.
Kkk
Falando de mÃsticos: Certamente terá lido San Juan de la Cruz e Santa Teresa de Ãvila... Pode ser que entenda o que é ter experiências mÃsticas cristãs. Para entender tem que, dalguma forma, viver.
É a primeira vez que leio um ateu falando tão belamente de Deus.
Homem do Carro Amarelo...melhor q filósofos e religiosos.....
Espero que o Homem do Carro Amarelo fique bom e volte .proncipalmente aos sábados no Ibirapuera .melhor q filósofos.
Por esse motivo considero que o Pentecostalismo que cresce no Brasil é muito pobre intelectualmente. Não tem tradição, cultura, civilidade. Apenas fanatismo, gritos, dÃzimo e aderiu à extrema direita!
Se você pesquisar há denominação evangélica que não cobra dizimo é apolÃtica,ou seja não tem pastor que só tira a lã das ovelhas e nem todo fiel votou no Bozo .E tem milhões de adeptos .
Volta e meia o Pondé libera um texto deste tipo, algo como "filosofia para iniciantes". Não está errado e pode até esclarecer alguém - alguns vão até achar o máximo e considerar o Pondé um iluminado ou algo assim. Mas isto seria um bônus, o que ele quer mesmo é dar uma limpeza na sua "carteirinha de filósofo", tão maculada pelas suas colocações furadas, toscamente reacionárias e intelectualmente desonestas. E vai mantendo sua coluninha na Folha...
Luiz Candido Borges, perfeito! Obrigada.
Não sei, mas até mesmo a formação do Pondé no doutorado é na área de teologia encabeçada nas obras de Dostoievski. Temas da filosofia é bem raro esse colunista tratar.
Já escrevi aqui numa das matérias do Pondé que Deus está no DNA dos seres humanos desde quando os primeiros primatas olhavam pro céu e tentavam compreender a beleza celestial, o sol, a lua, a chuva, o alimento que nascia da terra, e a única explicação que lhes vinha à mente primitiva era que algo sobrenatural controlava aquilo tudo: Deus. Mesmo eu, ateu, sinto Deus dentro de mim, pois tudo o q me foi orientado na vida foi baseado em Deus.
Tchê, acabaste de descrever a concepção da alma segundo Aristóteles. Ele ensinava que a alma é o princÃpio vital; tudo que se move é também movido por algo. O crescimento das plantas, o movimento dos animais, dos planetas, enfim todo esse movimento da natureza cujo motor é a alma.
Vou cassar sua carteira da associação dos ateus, pois ateus naceitam a finitude humana sem lamentos e desvaneios
Se ateu é não acreditar em divindades, portanto você não é ateu.
Não se esquecendo que o oriente é o berço de tudo ,mais o cristianismo ocidental apagou o outro lado da história das crenças .
Ponde se identificou com o idiota, mas não foi pela empatia ou amor ao outro. O amor do Ponde é todo consumido consigo mesmo, por sinal hoje optou por colocar várias fotos suas na coluna, e ainda critica o narcisismo. Dio Santo!
De fato, tua argumentação é correta. Não obstante rechear seus textos com termos usuais da filosofia, o Pondé parece transmitir uma certa insegurança nos seus escritos.
Não é a toa que Ponde escreveu uma coluna entitulada, Pensa que é Einstein e não como ninguém, a coluna dele é o tinder, até fotinhos. Por sinal vale ler esta citada coluna, acho é o supra sumo de quem é o Pondé, horripilante.
Geralmente discordo dos textos do Pondé por causa das suas crÃticas à s causas identitárias (na minha opinião, um filosofo não pode jamais rejeitar uma corrente humanitária seja ela duvidosa ou não), mas hoje tenho que me render, pois ele citou meu escritor de cabeceira predileto: NÃkos Kazantzakis. Li todos os livros desse cara lançados no Brasil, pois os textos desse descendente de Homero me fazem viajar. Um comunista, obviamente ateu, que amava a Deus mais que a própria vida.
Na tradiçã sufi, a vertente mÃstica do islã, a dinâmica do mÃstico com Deus é metaforizada como a mariposa que se sente atraÃda pela chama. A mÃstica é e sempre foi profundamente necessária, para além da brutalidade e das disputas de poder.
Fabuloso texto!! Parabéns!!
Quanta neurose, né?! Tenho a impressão que esses deuses carregam um narciso.
Será que esse texto seria mesmo publicado hoje? Ou estava na manga e foi usado devido o ataque do c-k-retino bilionário? Bem contido hoje o Rolando Lero da filosofia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Teologia oriental ou ortodoxa é uma das tradições cristãs mais belas Voltar
Comente este texto