Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. gustavo godinho

    um grande amigo é evangélico, tem horror a bolsonaro, estava desempregado e conseguiu um emprego como missionário de sua igreja. tá pagando as contas e tendo a experiência de trabalhar fora do seu estado de origem pra conhecer um pouco o brasil. aliás, comprei o livro depois de ler o texto.

    Responda
  2. sergio ribeiro

    Texto contraditório. Começa falando que "cai por terra o estereótipo do crente careta", mas termina ressaltando a identidade com o bolsonarismo. O que é o bolsonarismo se não um olhar antiquado, saudosista e autoritário da sociedade?

    Responda
  3. Ivo Ferreira

    Religião é para enganar os crentes. Todas elas querem é grana e poder.

    Responda
  4. Eduardo Mantegazza Camargo

    Não apenas os neo-evangélicos, fenômeno recentíssimo em termos históricos, mas o cristianismo como um todo, em qualquer uma de suas vertentes, é a experiência espiritual mais empobrecedora de toda a história humana.

    Responda
  5. Hercilio Silva

    Sabemos que não é um bloco, quanto mais se vai pra periferia vemos igrejas que não conhecemos e não são das grandes, facilita a criação pela isenção fiscal. Proximidade ideológica com Bolsonaro sinto muito,não é normal, ali o ideário é fascista, isso tem de ser superado ou as igrejas serão vistas como fascistas e teocráticas, e a maioria não é. Há que superar essa fase.

    Responda
  6. Maria Izaura Cação

    Existe vida inteligente no meio evangélico, sim. A grande midia nos trata como um estrato monolítico, o que não é verdade. Infelizmente, a junção de uma ala, comandada por pastores fisiológicos, com o bolsonarismo, prestou esse desserviço à causa do Evangelho. Sou de esquerda e sou evangélica. Não aceito censura da fsp ao meu texto!

    Responda
  7. Maria Izaura Cação

    Existe vida inteligente no meio evangélico, sim. A grande midia nos trata como um estrato monolítico, o que não é verdade. Infelizmente, a junção de uma ala, comandada por pastores fisiológicos, com o bolsonarismo, prestou esse desserviço à causa do Evangelho. Sou de esquerda e sou evangélica.

    Responda
  8. Adenilson peneli

    É necessário criar uma CPI sobre as igrejas evangélicas, é urgente, o quanto os pastores roubam na cara dura, propaga Fakes News é absurdo, infelizmente usar a palavra de Deus, que é viva e eficaz, para encanar o povo é um ótimo negócio, o crente de forma alguma seguem o ensinamento de Jesus, além da lavagem cerebral completa, se torna egoísta e mesquinho, para dar dinheiro ao pastor. Com certeza se tirar Jesus da igreja tudo bem, mas se tirar o dinheiro não sobra nenhuma.

    Responda
  9. João CArlos Albuquerque

    Não tem nada de conservadores.

    Responda
  10. Dario Lima

    Os crentes não são iguais, existe o crente bolsonarista e o crente inteligente, que sabe pensar e não vive através das postagens do Carluxo como todo bolsonarista.

    Responda
  11. José Fernando Marques

    Assim como a católica, a boa nova evangélica é mais velha que a Sé de Braga. E disso vem o seu sucesso.

    Responda
  12. AILTON SOUZA

    Quer ver essa raça apoiar esse governo é só dar cargos aos pastores. A maioria não são todos desse povo há muito tempo tem ambição pelo poder ou alguém acha que apoiaram e apoiam Bolsonaro por ideologia. O Brasil está separado por bancada evangélica, da bala, do agronegócio e o povo não enxerga isso. Porque não criam as bancadas da Educação, da saúde, da cultura e da assistência social por exemplo porque querem sugar o governo como estão fazendo. É só projeto de poder!

    Responda
    1. José Rafael Novaes D'AMICO

      A nova é bom trânsito entre a bíbla e a milissia da fhe.

  13. marcos fernando dauner

    a primeira coisa é definir o que é ser Evangélico - Ser evangélico é aceitar a boa Nova, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo ; logo, todo cristão é evangélico .

    Responda
    1. João CArlos Albuquerque

      A última coisa que interessa é ouvir a palavra de Jesus Cristo. Não são cristãos, são outras coisa...

    2. José Rafael Novaes D'AMICO

      A boa nova é o jornal bíblico na TV.

  14. José Rafael Novaes D'AMICO

    Qualquer um pode abrir uma igreja . É um grande negócio sem risco algum . Só precisa de um enganador bíblico. Sem preparo , más com carisma e um local periférico para os menos dotados . Já para locais prósperos um pouco de requinte é requisito para um ganho também certo . Negócio fechado ? .

    Responda
    1. Eduardo Mantegazza Camargo

      Resumindo, Valdomiro Santiago para os pobres, Bispa Sônia Hernandes para os ricos.

    2. Dario Lima

      Concordo e a ignorância bolsonarista.

  15. marcos fernando dauner

    fui censurado

    Responda
    1. José Rafael Novaes D'AMICO

      O nome certo é milicianos do bem . Meu caro . Aí todos entendem .

  16. Vanderlei Nogueira

    A venda de proteção usada pelas religiões pode ser comparada ao serviço de gangsteres?

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Se sim, a igreja mata indiretamente no Brasil?

  17. ademir sampaio de campos

    Religião é um negócio como qualquer outro empreendimento. É competição, disputa por clientes, poder e grana , muita grana. Enquanto existir otá$rio vaga$bun$do leva vida fácil!!!

    Responda
  18. Felipe Araújo Braga

    Tirando os pastores milionários do dízimo e os coaches ou artistas, o fiel pentecostal continua sendo pobre e morador de favela, alguém sem a menor chance de ascensão sob a direita!

    Responda
  19. Adenilson peneli

    Misericórdia, senhor tenha piedade de mim, freia minha língua senhor, volte logo Senhor, nos liberte de tanta hipocrisia. Por conta do Bozo, ou por ele conhecemos a cara desse povo, antes admirava a Congregação Cristã do Brasil a ponto de querer se batizar, foi por um triz, e Cristo me liberou. Glória a Deus, se Cristo voz libertar seram realmente livres. Amém.

    Responda
  20. Carlos Marques de Oliveira

    De qualquer forma, qualquer igreja continua sendo uma empresa de lucro certo, só precisa decidir com quem vai angariar mais dinheiro (para Deus, é claro...).

    Responda
    1. José Rafael Novaes D'AMICO

      Vamos abrir uma ? Tenho um barracão bem localizado balinha . Lucro certo .

  21. Marcos Araujo

    Parece que não foi só o Lula que percebeu sua baixa adesão ante os evangélicos e quer se redimir. A Folha também. Todo dia sai materia dizendo que o neopent é pop

    Responda
  22. Marttonio Nunes

    O mito do crente moderado.

    Responda
    1. José Rafael Novaes D'AMICO

      Não aceitamos dinheiro . Só cartão . Diga amém.