Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Oliveira

    Não se fie nessa impressão de normalidade. A extrema-direita está disposta a tudo para acabar com a democracia, aonde quer que ela exista. E eu nao confio de modo algum em ética de empresas globais. Se eu quero operar no Sudão, mesmo que remotamente, devo respeitar as leis e o Estado do Sudão. Ainda que discorde deles. Se o povo do Sudão quer mudar isso, que se rebele.

    Responda
  2. Jorge Miguel Acosta Soares

    Caro Helio, você está completamente equivocado: não relativize o poder da extrema-direita internacional.

    Responda
  3. Jove Bernardes

    √Č, eu tamb√©m acho que h√° excessos, e que o Xand√£o, no fundo, sabe que precisa parar com isso. Mas as coisas n√£o param de acontecer; √© como naquela famosa cena em que Michael Corleone, em O Poderoso Chef√£o, descobre que o titereiro por tr√°s do atentado do helic√≥ptero √© Altobelo: Just When I thought I was out, they pull me back in!

    Responda
  4. marcio tulio viana

    Ainda que o resultado do primeiro jogo tenha sido bom, minimizar o que vem acontecendo nos subterr√Ęneos do poder √© n√£o s√≥ ing√™nuo como perigoso; com atores do porte de Musk, Trump e as fake news, n√£o h√° a menor certeza do que pode acontecer no jogo da volta. N√£o √© boa estrat√©gia deslegitimizar o STF como se tudo estivesse bem.

    Responda
  5. José Augusto Bernabé

    A questão é a seguinte, os estrangeiros sabem muito mais sobre a História do Brasil do que os brasileiros, e olhando as atitudes do Moraes fica fácil compara-lo com o Cel Erasmo Dias do prende e arrebenta, como os estrangeiros vão respeitar?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Que "os estrangeiros" sabem mais Hist√≥ria do Brasil do que os brasileiros eu n√£o sei, mas que voc√™ sabe menos que todo mundo eu tenho certeza. O Cel. Erasmo Dias n√£o tem nada a ver com a hist√≥ria do prender e arrebentar, mas o General Jo√£o Batista Figueiredo. Foi ele que disse em I5-Io-I97B, ainda antes de ser Presidente: "√Č para abrir mesmo. E quem quiser que n√£o abra, eu prendo. Arrebento. N√£o tenha d√ļvidas"

  6. LUIZ GUSTAVO AMORIM

    Meu bom articulista - sou um grande admirador da sua coluna -: diga-me onde podemos achar essa tal normalidade no Brasil do Jair e congêneres? Vamos continuar fazendo piquenique na beirada do precipício até quando?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Boa, a imagem do piquenique à beira do precipício. E cheio de crianças e cegos.

  7. EDUARDO SOUZA

    no fim das contas, nada mais que uma contribuição de Musk para a democracia brasileira? Amiguinho colunista em que mundo vc vive???

    Responda
  8. Antonio Carlos dos Reis

    O filtro é simples, basta colocar na balança oq se pretende consiste em eliminação da existência do outro por causa de sua cor, etnia, gênero, sexualidade ou faixa monetária? Se sim, não se acata, mas Musk quer justamente o contrário.

    Responda
  9. Mauro Ribeiro

    O exemplo é falho e enviesado, e se o Governo do Sudão solicitasse da plataforma revelasse nomes de páginas de pedófilos, vc mandaria a justiça sudanesa catar coquinho?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Uai, Mauro, não entendi. Ficou maluco? Pedofilia é crime aqui e em qualquer lugar civilizado, qual é? Não se mandaria catar coquinho a justiça sudanesa se esta pedisse que se revelasse os nomes de páginas de pedófilos, o caso é mesmo de acatar. E o exemplo do H.S. é que é falho e enviesado?

  10. Peter Janos Wechsler

    "No mérito, penso que Moraes e o STF em mais de uma vez avançaram o sinal." O poder monocrático de Moraes, que os membros do STF tanto defendem, lhe dá poderes no limite do poder ditatorial. Em vez de justiça fazem política.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Jove. Se entendi direito, n√£o s√£o flor que se cheire. Tutti buona gente rsrs

    2. Peter Janos Wechsler

      Jove. Se entendi direito, n√£o s√£o flor que se cheire. rsrs

    3. Jove Bernardes

      Sim, a Justi√ßa faz pol√≠tica, o STF faz pol√≠tica, sempre fez e continuar√° fazendo. N√£o √© outra coisa sen√£o pol√≠tica o que o STF faz quando - pigarro, pigarro - modula decis√Ķes, especialmente as tribut√°rias, aquelas nas quais descansa um olho na constitui√ß√£o e outro nos cofres p√ļblicos.

    4. Peter Janos Wechsler

      Padilha. Est√° claro que eu n√£o quero implantar nada.

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Se combater as mentiras deslavadas que tem como objetivo o assalto ao poder por meio da falsificação e manipulação da realidade para arregimentar fiéis e convence-los a solapar a democracia é fazer política, que se faça, então! Não vamos esperar a guerra implantacao do sistema que vocês pretendem para reagir. Vamos impedi-los de fazê-lo! Está claro?

  11. José Bernardo

    Se tinha algum respeito intelectual pelo autor, perdi-o hoje ao ler esta coluna. Não é possível que ele esteja encerrado numa torre de marfim e não veja o que está acontecendo; infelizmente, parece que foi só mesmo só para ecoar a voz do dono; se foi, foi bem sucedido; certamente vai ganhar pontos por isto...

    Responda
  12. Anete Araujo Guedes

    Não existe judiciário modelo e muito menos democracia irretocável, devido à nossa humanidade errante. O que existe é o perigo constante de uma desestabilização, de uma perda de soberania. A extrema direita está mais viva do que nunca. Segue ativa, persistente, conectada mundialmente para arruinar países, para derrubar governos democráticos.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Não se deve confundir regulamento das redes sociais com censura. A regulamentação evita que as redes sociais não sejam uma terra de ninguém, um vale tudo inesgotável, pernicioso e, por vezes, criminosos. Trata-se de um procedimento adotado em vários países democráticos. Já a censura é praticada em regimes totalitários, nada que lhes seja desfavorável é permitido e veiculado, somente inverdades e propagandas do governo são aceitas. O que não pode vir a tona é camuflado.

    2. antonio brito

      Correto em parte. A extrema direita sempre existiu e existir√°. Est√° em realce devido ao alcance das redes sociais. Pero s√≥ ser√° derrotada no debate pol√≠tico e n√£o com a censura √† liberdade de express√£o. Os brasileiros t√™m que se definir: ou √© um pa√≠s democr√°tico no qual n√£o existe delito de opini√£o, sem confundir com opini√Ķes criminosas ou n√£o passa de um estado autorit√°rio com a cara de pau envernizada de democracia

  13. adenor Dias

    Sobre esse assunto: eu quero ter o direito de falar o que penso, mas n√£o devo inventar mentira, na tentativa de influenciar os outros. Por isso acho bom que as redes sociais seja disciplinada. Ou seja tem que ter limite! Alias a folha de S√£o Paulo n√£o publica mais nada meu. Acho ruim, mas j√° mandei irem tomar no c* mais de uma vez. Sendo eu aceito o castigo...

    Responda
  14. Pablo Leite

    Como fala besteira.

    Responda
  15. Wil Leon

    O Xand√£o tem o Luiz na coleira! Agora o mundo sabe.

    Responda
  16. jair pereira

    Sofisma. Literalmente infeliz. Se a comparação não pode ser feita, já que o Brasil não é o Sudão, a conclusão é óbvia: falsidade ideológica. Próxima.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Calar pode ser entendido como um ato de covardia, um submetimento √† intromiss√£o do outro √† soberania e √†s leis de um pa√≠s. O enfrentamento foi √ļtil, Lira ser√° obrigado a desengavetar a proposta de regulamenta√ß√£o das redes sociais, para que deixem de ser uma terra de ningu√©m, onde todos os excessos, todas as inverdades, todas as ataques s√£o permitidas. Uma regulamenta√ß√£o j√° em curso em v√°rios pa√≠ses democr√°ticos.

    2. Dilmar Oliveira

      O Brasil não é o Sudão, mas é só um exemplo para demonstrar o princípio por trás da polêmica: o Mr Almíscar não tem muito a perder com ela e ainda vira, para não poucos, herói da liberdade de expressão, por mais que só esteja surfando no oportunismo. Quem compra a briga com ele corre sério risco de cair no ridículo, infelizmente é assim que funciona...

  17. Fl√°vio Sasso

    A democracia tem mecanismos legítimos - leis- para se auto preservar. Votamos por ela .Quem quiser vencer através de golpe , procure outra freguesia.

    Responda
  18. Marcelo Batista

    Obrigado Hélio. Uma luz no meio da escuridão esquerdista que passa pano para todas as maluquices que ocorrem neste país deste que o sft esqueceu seu papel e achou que é o poder supremo.

    Responda
  19. Adalto Fonseca J√ļnior

    O fascismo arrombando a porta e o colunista tergiversando. Como qualquer IA HS também erra e acerta.

    Responda
  20. Andre Rypl

    Papo de mesa de bar. Os ataques à democracia por mentiras, modus operandi tradicional dos autocratas agora potencializado pelas redes sociais, necessitam de controle concreto. No vácuo legal, cabe ao Supremo exercer seu papel constitucional. E o sujeito compara isso com o Sudão e se acha inteligente? Em 1964, decerto estaria feliz e pimposo defendendo Castello Branco pelo "resgate da democracia".

    Responda
  21. Gabriela Sales de Oliveira

    Ok. Vamos relativizar ataque ao Estado democrático de Direito e à democracia? Essa é a linha de argumentação ? Vamos banalizar ideias de extrema direita de um empresário mimado e voluntarioso? Não faz sentido ... Que triste, Hélio !

    Responda
  22. Arthur Danton

    O jogo não mudou, como afirma o colunista. Aliás, o jogo está ficando cada vez mais arriscado para as democracias. Se não, por elas tentam a todo custo impor freios e limites às big techs?

    Responda
  23. Lourenco Reis

    Muito bo. Viva a liberdade de express√£o

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      A questão não é de liberdade de expressão, é do uso das redes sociais para promover e praticar crimes. Pregar golpe militar e ameaçar ministros do STF não estão protegidos pela liberdade de expressão.

  24. Marcelo Pires Santana

    Na pr√≥xima coluna... F√≠sica Qu√Ęntica!

    Responda
  25. COLOMBO MELO

    Gostei do artigo. Compartilhei com meus amigos e grupos. Moraes tornou-se um psicopata megaloman√≠aco e est√° causando arrepios at√© entre os c√ļmplices na trama que trouxe o Luis In√°cio de volta.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      N√£o foi trama, foi elei√ß√£o. Trama foi a tentativa de golpe com base em alega√ß√Ķes infundadas de fraude eleitoral. Dito isso, concordo que √© arriscado e contraproducente comprar briga com o mo√ßo do X, que s√≥ tem a ganhar com a pol√™mica enquanto se gasta tempo com uma discuss√£o infrut√≠fera quando tem problemas muito mais urgentes e graves para o Judici√°rio se debru√ßar

  26. Thiago dos Santos Molina

    H√©lio, vamos fazer um exerc√≠cio: Bolsonaro est√° longe do poder HOJE, √© verdade. Ela estava longe em 2016 qdo Trump ganhou a elei√ß√£o TB. Desde ent√£o, os EUA parecem estar dois anos a nossa frente, inclusive e lm tentativa de golpe. Olhando a possibilidade de Trump ser eleito e a dificuldade de LULA 3 deslanchar o governo, ser√° que √© poss√≠vel escutar os sinais? Se o STF deixar a vigil√Ęncia, o que ser√°?

    Responda
  27. Denis Guedes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  28. Bruno Sebasti√£o Neto

    H√©lio vo√ß√™ foi longe de mais em relativizar(Achar que tem direito) um ataque t√£o gro tesco de um can alh a como o "MO SKA", como devemos n√≥s referir a esse inseto ,se trata de uma tentativa de interferir em quest√Ķes internas de um pa√≠s !

    Responda
  29. Gilberto Wiesenh tter

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Andre Rypl

      Essa foi minha sensação. Parece papo de bêbados. Que argumentos sem nexo os do sujeito

  30. Raymundo de Lima Lima

    Seu H√©lio, n√£o se esque√ßa da hip√≥tese d encontro, conluio entre Musk, Allan dos Santos, aquele filho d Inelegivel, e outros q agora usam e abusam d X para gestar golpe, n√£o agora, mas ir sabotando o governo atual, as institui√ß√Ķes democr√°ticas, politicos fazendo leis reacion√°rias ou retrocesso, etc. Musk √© um bilion√°rio diferente d Bill Gates, q virou filantropo. Musk √© um sociopata ativo d capital desumano,nunca foi contra golpe ou intentona antidemocr√°tica aqui e nos EUA,

    Responda
  31. Petr√īnio Alves Corr√™a Filho

    Fico pasmo em ver um brasileiro defender um empresário estrangeiro que simplesmente se acha no direito de se colocar acimas de nossas leis. Aliás, não é novidade que os anglos nos enxergam como seu quintal.

    Responda
    1. Marcelo Batista

      O stf faz isso todos os dias e nunca te vi vociferando aqui. Temos um grande problema no Brasil e ele est√° acima da lei

    2. Raymundo de Lima Lima

      Eu também. Estes q se vestem de amarelo, portam bandeiras como senhas em lojas, carros, edificios, para enganar serem patriotas, na verdade são pró intervenção de estrangeiro no Brasil.

  32. José Davi

    Musk, Trump, Bolsonaro n√£o s√£o pessoas razo√°veis, est√£o interessados unicamente neles mesmos e na sua liberdade individual de cometerem crimes, usam do poder econ√īmico e pol√≠tico para criarem falsas quest√Ķes. Como voc√™s da imprensa tem dificuldade em condenar gente perigosa, como um certo 1 ministro de um certo pa√≠s do oriente m√©dio, ficam nessa dubiedade.

    Responda
  33. Francisco Neto

    Concordo com o H√©lio em muitos pontos, nesse n√£o, se a empresa est√° em um pa√≠s tem que respeitar a lei desses pa√≠s. No caso do exemplo do Sud√£o, n√£o d√° para passar as informa√ß√Ķes pedidas, cultura totalmente atrasada, ent√£o o certo √© n√£o atuar no pa√≠s.

    Responda
  34. ADILSON CORTEZ

    ¬ďMeo gezuscristinho¬Ē traga luz para o autor do texto e se for possivel para a Folha de Sampa.

    Responda
  35. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Confundir n√£o √© uma boa ideia. Bom...a n√£o ser que se seja um tiquinho de nada obscurantista. N√£o quero viver numa grade de ferro weberiana que emperra e joga o debate de ideias para tr√°s. Se algu√©m acha que pode debater infinitamente sem tomar decis√Ķes eu penso que est√° errado.

    Responda
  36. MARIA BILCK

    Inadmissível! Caro comentarista.

    Responda
  37. jarbas cabral

    O poder moderador não são os militares, é o Musk, segundo nosso amigo Hélio.

    Responda
    1. José Davi

      Parece que sim.

  38. jarbas cabral

    Os EUA estão proibindo o Tik Tok e ninguém fala que é uma intervenção do estado na economia. Agora, se fosse na Venezuela.,.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Aqui sempre houve intervenção e espionagem dos EUA.

    2. Nelson Franco Jobim

      Neste caso, é porque o regime comunista pode exigir das empresas dados de seus usuários, além de ser fonte de informação controlada pela ditadura de Xi Jinping.

    3. Geilson Silva

      E a Venezuela? E Cuba? E o pethê?

  39. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    O jogo agora mudou? At√© o ministro Barroso acha isso, mas n√£o h√° espa√ßo para a ingenuidade. O princ√≠pio do estado brasileiro em rela√ß√£o ao bilion√°rio que acredita piamente na impunidade fundamentada no seu poder econ√īmico √© o de submet√™-lo a lei que vale para todos. Ali√°s, falar de √©tica empresarial quando o caso envolve big techs √© uma brincadeira.

    Responda
  40. Leonardo Monteiro Borlot

    Errado. Musk deveria recorrer da decisão monocrática ao STF. Se ainda assim perder e julgar que o direito à liberdade de expressão está sendo violado, ele pode recorrer a cortes internacionais - no caso, a Corte Interamericana de Direitos Humanos. O Brasil é um país que assinou diversos tratados internacionais. Assim, não cabe ao Sr. Musk julgar se o país é violador ou não de direitos humanos, mas sim às cortes internacionais às quais o Brasil está sujeito.

    Responda
  41. Leandro Leal

    √Č isso a√≠! Bela defesa do princ√≠pio da liberdade da express√£o monet√°ria do direito de promover encontros amorosos em qualquer lugar do planeta!

    Responda
  42. Gilberto Rosa

    Vergonhosa coluna, quer dizer que o bilionário Musk é quem deve definir o que é certo ou errado, mesmo que ele monetise com mentiras e ódio e não a justiça estabelecida? Importante que estejamos anotando os nomes dos colaboracionistas de Musk, do ataque de nossa soberania, são traidores da nação e assim devem ser tratados, no caso de Helio reincidente.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Obrigado por ter participado Branco, sempre é bom ter alguém bem conhecido como você, pra ver o nível de quem concorda com Hélio, também para referendar o que as redes sociais podem fazer com mentes simples. Pode falar mais um pouquinho pra nós ajudar por favor, não se acanhe :)

    2. Vinicius Branco

      Nossa Gilberto, quanto ódio! Começar a 2a feira com o fígado em mal estado eh ruim mesmo. Tome um Epocler com sal de fruta para ver se melhora.

  43. Pedro Gonçalves

    Eu, como dono do aplicativo de namoro, n√£o revelaria os nomes dos usu√°rios. Por outro lado, n√£o reclamaria se meu aplicativo fosse banido no Sud√£o. Se quero operar naquele pa√≠s, sou eu que devo me adequar as leis deles, e n√£o eles √†s minhas cren√ßas e princ√≠pios. √Č simples. N√£o quer se sujeitar √†s leis do Sud√£o, pois n√£o v√° atr√°s de operar e ganhar dinheiro nesse pa√≠s.

    Responda
  44. José Felipe Ledur

    Puxou pro lado √©tico... √Čtica √© o que n√£o conta pra extremistas tipo o Musk, que quer impor o livre curso de fake news a pretexto de defender liberdade de express√£o.

    Responda
  45. José Roberto Ferreira

    Procurei aproveitar algo desse texto, mas n√£o sobrou NADA! Falar que "existem situa√ß√Ķes em que √© √©tico para uma empresa global ignorar as leis e a soberania de um pa√≠s" √© uma imbecilidade paquid√©rmica, ampliada pelos alegados argumentos do texto. Perdeu uma √≥tima oportunidade de n√£o se manifestar.

    Responda
  46. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Que papo de aranha. Ele queria fazer malabarismos filos√≥ficos, com ares intelectuais, e ganhar pontinhos com o frias. Uganda? Embates de musk com Moraes? N√£o tem mais perigo?! O facista j√° se foi? STF t√° exagerando? A folha n√£o tendo como sustentar o seu liberalismo, usa essas "compara√ß√Ķes". Fala pro gado, que sai imediatamente repetindo tudo o que esses √ßabios da folha ensinam.

    Responda
  47. Valdir Teixeira da Silva

    O mesmo Elon Musk, defensor da liberdade, pediu para taxar carros el√©tricos chineses e defendeu golpes de estado. Essas plataformas foram concebidas para v√°rios interesses, um dos principais √© controle das massas e, consequentemente influenciar elei√ß√Ķes. O ministro Alexandre de Moraes est√° anulando a ferramenta do bilion√°rio. Esse Musk n√£o passa de um gatuno da pior esp√©cie.

    Responda
  48. wilson barbosa

    Meu ensolarado H√©lio. O exemplo Sud√£o √© ruim para quem pensa como H√©lio acima. Se voc√™ n√£o concorda com as leis do Sud√£o retire-se de l√° seu app de relacionamentos. √Čtica e simplesmente assim. Seu exemplo n√£o relativiza. Ele trata o intolerante governo do Sud√£o como refer√™ncia aos seus valores. Impor-se contra as leis do Sud√£o lhe conduzir√° √† pris√£o no Sud√£o. Tudo bem, se quiser ser o martir sudan√™s. Mas pelo que vejo est√° querendo s√≥ mostrar que Alexandre n√£o lhe agrada. T√° ent√£o! Concorda?

    Responda
  49. Erich Vallim Vicente

    Tentativa patética de defender um bilionário que é golpista confesso (vide o que já disse sobre o tema em relação à Bolívia). Não me parece que se coadunar com a extrema-direita golpista revela algum interesse sobre eventuais excessos e erros do STF. O artigo é patética, mas também denota um raciocínio política de uma criança do ginásio.

    Responda
    1. NILVA MARIA DE JESUS

      Acho que o Brasil precisa atualmente de bom senso e não de fanatismo. Que reine o bom senso, indispensável ao exercício da democracia.

  50. Maria Pirlin

    O exemplo do Sudão é ótimo mas não se aplica no caso. E discordo de que o perigo do bolsonarista e da extrema direita acabou. Longe disso. As grandes techs se transformaram em um perigo global.

    Responda