Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rubens Vinicius Rocha

    Nesta questão acho que o Hélio está sendo muito ingênuo. Penso também que a questão é mais simples: o X já havia se confrontado com a legislação brasileira e agora resolveu partir para o enfrentamento. A meu ver, basta aplicar a lei que já existe, impor as multas e e se isto não resolver , suspender a veiculação do X até que a Lei seja cumprida.

    Responda
    1. Pedro Junior

      Concordo com sua visão Rubens, o Hélio é muito ingênuo o X tem 16 milhões de contas no Brasil o 4o mercado global.

  2. Hercilio Silva

    Mais um ingênuo. Se a extrema direita conseguir mentir o suficiente pra virar ditadura, seu relativismo não vai importar. Será inimigo do estado que eles tiverem, afinal você pensa.

    Responda
  3. Alberto A Neto

    Ainda há juízes em Berlim? Sim! Hoje somos descendentes do "Moleiro de Sans-Souci".Moraes é salvaguarda contra Fredericos-Grande da nova dinastia midiática! O "relativismo ético" levou a extrema-direita ao Alvorada.Hélio parece desconhecer o alerta de Hannah Arendt: "Vivemos tempos sombrios onde as piores perderam o medo e as melhores perderam a esperança".Hélio repete seu erro de 2018.Hélio cria na "desidratação" do Jair. Olvidava o óbvio. Jair era o "Lula da Direita" e viera para ficar. Tst ts

    Responda
  4. lazaro carvalho

    Tenho respeito e admiração pela articulista, mas neste texto ele viajou na maionese. A questão não é de certo e errado e sim de posicionamento lógico. Como pode um estrangeiro, oportunista e interesseiro dizer que não vai cumprir ordem judicial e legal de um país. Musk que procure agir usando ações judiciais existente e não confrontar e causar danos, por uma causa puramente ideológica e política.

    Responda
  5. antonio pereira

    Imbecilidade, ingenuidade ou imbecilidade do Helio S. O golpe e os principais golpistas ainda estao soltos e atuando.. nada resolvido ainda.

    Responda
  6. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Não há de se esperar nada de HS mesmo. Então vá. Segue sua nau, desatinado.

    Responda
  7. Helio Marci De Oliveira

    O autor usa palavras bonitas e apela para uma discussão conceitual. Mas o problema aqui é prático: plataformas digitais com um poder imenso agem segundo seus interesses pessoais e financeiros, mesmo q pra isso precisem atacar a democracia de outros países. Seu artigo, Helio, é uma vergonha. É um pensamento que dá aval à criação de fake news e todo jogo rasteiro na Internet.

    Responda
  8. ISAIAS DA SILVA

    Quem defende o Musk contra o Xandão não fala que ele tirou de toda plataforma Twitter jornalistas que, vejam só, ousaram falar mal dele. É muita hipocrisia defender o Musk que censura críticos como se ele fosse o mártir da liberdade de expressão.

    Responda
  9. maria gouvea

    Interessante o jornalista usar um exemplo hipotetico, que envolve um tema que diz respeito a violacao de direitos humanos por um pais, quando faz ignorar o caso concreto em que a Uniao Europeia esta processando Musk pelas mesmas razoes apontadas por Moraes.. basta ler o artigo do competente Jamil Chade.. mas nao, o jornalista faz um exercicio retorico vazio para fugir da concretude do caso: trata-se da defesa da democracia!

    Responda
  10. Antonio Ivair Arrais

    Parabéns Helio! Os aplausos aqui para o Xandão é única e exclusivamente porque atingem o Bolsonaro. Queria ver se fosse o Lula! Aliás, já vimos há tempos atrás. E os comentários aqui não eram nada elogiosos a justiça!!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Mais uma vez Hélio, olha o nível de quem concorda com o texto, vergonha.

    2. Daniel Liaz

      Qdo foi que o Lula pos em risco a democracia do país amigo? A comparação que vc faz é tão descabida qto um artigo desses nesse momento

  11. Rodrigo Leão

    Em um país que só sabe usar enjoentos jargões como Lulopetismo (Ciro gomes) ou Petralhas (Reinaldo Azevedo), uma coluna dessas é um alívio. No entanto, sempre que um extremista como Musk é contraposto ou obrigado a expor suas mediocridades, me alegro.

    Responda
  12. Marcos Theodoro dos Reis

    Se não esta de acordo, não tem interesse. As regras não são simpáticas à sua competência, vá embora, faça as malas e vai catar coquinho noutra praia. Soberania, e respeito ao povo brasileiro não pode ser jogada na lata do lixo. Simples assim, tá cheio de empresas no mercado pra substituir.

    Responda
  13. Francisco Paulo Almeida

    O musk arrumou encrenca com o cara errado. O Xandão vai bloquear a plataforma e aplicar tanta multa que os acionistas da empresa vão pedir a cabeça do musk.

    Responda
  14. Alexandre Machado Kleis

    Você lavou minha alma, Hélio.

    Responda
  15. Marco A Moreira

    Excepcional artigo. Uma dose de lucidez diante do ódio Lulopetista . O STF na figura de alguns ministros ultrapassou os limites éticos da função de guardiões da constituição. Claramente o ministro Moraes impôs censura onde deveria existir bom senso - como cancelar perfis , onde mensagens deveriam ter sido apagadas.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Claramente vc não tem apreço real pela democracia. Aí resta repetir clichês. Lamentável

    2. José Cidade de Oliveira Filho

      Se você acha isso lucidez, estamos perdidos. Os perfis foram cancelados pela insistência em desrespeitar as ordens da corte...imagine um ministro tendo de despachar todos os dias para mandar apagar fake news...ainda bem que não existem outros processos a demandar a atenção dos ministros.

  16. João Paulo Gonzaga de Faria

    Brilhante. Tomara que chegue aos demais 10 ministros.

    Responda
  17. Arno Costa

    Concordo. O caso do brasileiro passeando em Portugal. Ele opinou sobre o ministro. Vai pagar pela opinião?

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Opinião e crítica virou ataque no Brasil

  18. Wesley Esteves

    Hélio Schwartsman é sempre a dose de estupidez diária que se lê na folha de sp... Nunca decepciona na mediocridade

    Responda
  19. Gabriel Arantes

    Se fosse por princípios de liberdade de expressão irrestrita , o X simplesmente descumpriria a ordem ou sairia do Brasil. Mas não é por isso. É porque o tal bilionário faz parte da extrema direita e sabe usar as táticas digitais contra os adversários, que são todos aqueles que trabalham pela democracia. Por isso resolveu atacar pessoalmente Moraes.

    Responda
  20. João Larizzatti

    Não tem problema atacar a democracia, espalhar fakenews, atacar suprema corte?

    Responda
    1. márcia corrêa

      Pelo jeito, o Hélio acha que isso se equivale a proibir homossexualidade. Me poupe, Helio!

  21. Ricardo Candido de Araujo

    Bom é os EUA, né, Hélio? Onde você pode jogar um lençol branco sobre a cabeça e sair pela dizendo coisas "amigáveis" sobre todos os que considera não serem brancos aceitáveis, pois a Constituição de lá garante ampla liberdade de expressão. E por favor, usar o Sudão como exemplo?

    Responda
  22. Gregorio Santana

    Matéria Vergonhosa! Se a empresa quer participar de uma sociedade soberana, deve respeitar as leis em integridade. Jornalismo da idade média!

    Responda
  23. osmir vieira

    Que isso! Agora dar corda pra f a cis t@ é não passar barreira de civismo, me poupe sujeito... pra esse tipo de opinião da vontade de falar um monte de verdades, mas não seria de bom tom...

    Responda
  24. eduardo silva

    Problematizar como dissestes decisões corretas ainda implica risco à democracia ou a proteção judicial seria superprotetora e não necessária ?Vejo riscos da doença ressurgir como um sopro messiânico vindo do norte.

    Responda
  25. osmir vieira

    Que isso! Agora dar corda pra facist@ é não passar barreira de civismo, me poupe sujeito... pra esse tipo de opinião da vontade de falar um monte de verdades, mas não seria de bom tom...

    Responda
  26. Otacilio Sá teles

    Não, não pode, pois as leis do Sudão são mais relevantes do que qualquer aplicativo, as leis do Sudão são a vontade da maioria do seus cidadãos representado pelo parlamento. Portanto, aplicativo nenhum pode se estabelecer aqui e achar que somos a casa da mãe joama.

    Responda
  27. frankklim alencar figueiredo

    Chamar isso de jornalismo é vergonhoso. Comparar desumanidade com apoio a de desumanidade. São esses que causam estrago no Brasil. Esses jornalistas criminosos.

    Responda
  28. LORENA PARDELHAS

    Que coisa vergonhosa. Isso já nem é passar pano para o fascismo, é lesa pátria mesmo.

    Responda
  29. Oscar Vigna

    No exemplo apresentado não me parece que a big tech fictícia tenha o direito de mandar a justiça Sudanesa catar coquinho. Por princípio, poderia se negar a entregar os nomes sim. No entanto deve estar ciente das consequências advindas deste descumprimento . Em última instância, ainda em defesa de seus princípios, deve abandonar a operação no país e abrir mão de seus ganhos financeiros. A ordem é clara, respeitar o ordenamento jurídico de cada país .

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Mas no exemplo fictício de Gana, é justamente para demonstrar que a empresa pode desrespeitar as leis de um país, com as prováveis consequências, e ainda assim sair no lucro. O Sr. Almíscar não perde praticamente nada com isso e ainda ganha em prestígio em cima da controvérsia, que é o que realmente conta para ele, é um risco bem calculado, enquanto quem entra no jogo dele tem grandes chances de sair queimado...

  30. Pedro Luis S C Rodrigues

    Parabéns, é a posição correta neste caso

    Responda
  31. Francisco Carlos galerani

    Depois que a extrema direita voltar ao poder pela ajuda de muitos jornalistas que odeia a esquerda e serem chutando como foram,aí vai começar a choradeira.

    Responda
  32. José Roberto Pereira

    Exemplo capenga. Golpe de Estado é considerado crime em qualquer país que já não seja refém de um. As ideias da extrema-direita podem não ser eliminadas, mas uma Corte pode fazer com que elas ao menos voltem a se esconder nos submundos da deepweb, porões de Ditaduras e CACs onde foram gestadas. Sem Leis, deixamos todo o poder nas mãos de proprietários de plataformas. Você quer sua nação regida por um bilionário mau caráter de outro país, que confessa abertamente dar golpes por recursos naturais?

    Responda
  33. Leonardo Trindade

    Errou na mão no relativismo, sim, Hélio.

    Responda
  34. Victor Henriques

    Ainda há um inquérito em andamento, do qual Alexandre de Moraes é relator. A normalidade vai voltar só quando esse inquérito for encerrado e começarem os julgamentos pelo plenário.

    Responda
  35. mauricio silva

    Ledo engano, meu caro! Tanta experiencia pra nada! Todos os perigos sao inminentes e a briga é por uma terra sem leí nas redes sociais nas eleições que estao aí, e grande parte do legislativo quer que direito fique como está, nao legisla e assim cabe ao STF, na ausencia de leis, resolver o conflito, já que o judiciario é dever estatal! O STF preservou nossa democracia, com Moraes no centro, e o golpe poderia ter jugado nosso país no caos! Que o STF seja intransigente com fakenews!

    Responda
  36. henrique de sousa lima

    Nossa, que conversa para boi dormir ... Os donos das big techs é que estão ungidos para decidirem que decisões judiciais devem seguir. Pela defesa do texto, para que soberania, leis constituições ou mesmo países?

    Responda
  37. Paulo César de Oliveira

    Também acho q eh hora do Brasil voltar a ser um país normal e de Alexandre de Moraes voltar a ser um ministro normal do Supremo. Os poderes excepcionais conferidos ao ministro não se justificam mais e não podem se prolongar indefinidamente. Países democráticos não tem uma figura equivalente a Moraes, o que sugere haver alguma coisa errada por aqui.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      A própria atitude do Musk, somada às reverberações de quem se benificia delas (por coincidência, a turma golpista do Bozo) revela que ainda é necessária essa contraposição.

    2. IVAN MATHIAS FILHO

      A questão, então, passa a ser a seguinte: o quão democrático somos para que consideremos uma volta ao "normal"? Desde a nossa independência, ha cerca de 200 anos, passamos 77 anos sob uma monarquia, 41 anos de uma república velha tutelada pelos militares, 8 anos de estado novo e 21 anos governado por ditadores militares. Ou seja, cerca de 150 anos de pouca democracia. Então, o que é voltar ao normal? O que é um Supremo normal? O que tentou dar legitimidade a todos esses períodos de exceção?