Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paola Gersztein

    Excelente! O antissemitismo de parte da esquerda é tão cínico quanto a tese da democracia racial, ao negar e invisibilizar o preconceito deliberado contra judeus.

    Responda
  2. yussef mahmud m mustafa

    O Anti-semitismo deve ser condenado em todas as instâncias por todo mundo esta é a verdade. O sionismo é uma doutrina colonial xenofoba ,rascista contra o povo palestino ,este sionismo é que oprime ,prende ,mata e pratica a segregação contra o povo palestino na Palestina (Cisjordânia).este sionismo que comete a barbarie contra os palestinos de Gaza, este sionismo que não aceita a autodeterminação do povo palestino,prefere construir muros ,nem todos os judeus são sionistas

    Responda
  3. Felipe Vasconcelos

    Artigo excelente. Perfeito. Os comentários abaixo confirmam o que foi dito no texto acima.

    Responda
  4. RICARDO Silva

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. Antonio Araújo

    Excelente, esclarecedor e poderoso artigo. Resta os cães ladrando com sua baba an ti sse mit4.

    Responda
  6. Antonio Araújo

    Disse tudo: sim, são antissemitas.

    Responda
  7. Hercilio Silva

    Só os fascistas bolsonaristas querem comparar nazismo a esquerda. O nazismo é anti esquerda. Nasceu pra isso.

    Responda
  8. Jarbas Vasconcelos

    Artigo bizarro. O autor distorce a história para satisfazer suas crenças. É tão ignóbil que o autor ignora a mørtes de mulheres e crianças no massacre que Israel impõe na faixa de Gaza. Confunde antissionismo com antissemitismo. Bola fora, FSP!

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Parabéns por ilustrar tão bem o artigo com seu próprio exemplo...

  9. Laudgilson Fernandes

    Escreveu e confrmou tudo que foi dito acima. O que o mundo está assistindo é uma confirmação da relação descrita. Extermínio de um povo. Ocupação das suas terras. Genocídio em escalada assobrosa, que hoje, felizmente, o mundo todo se levanda contra. Vitimismo com o poder e armas nas mãos, chega ser vergonhoso.

    Responda
  10. eli moura

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. Marina Gutierrez

    Em geral, as críticas a Israel não decorrem do preconceito contra os judeus, mas sim do reconhecimento de que as ações de Israel e os fundamentos do sionismo são preconceituosos contra o povo palstino.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Está aqui a mais bem acabada representante do artigo...

  12. Marina Gutierrez

    Antissmitismo é o preconceito, animosidade contra o povo judeu,sua cultura, costumes, antissemitismo foi condenado e é proibido na maioria dos países. Sisonismo é o conjunto de crenças que impulsionou a fundação do Estado de Israel na Palestina e continua a impulsionar a sua expansão.Sionismo é usado para justificar a colonização da Palestina, expropriação de seu territorio, exílio forçado, limpeza étnica e outras atrociadades

    Responda
  13. Marina Gutierrez

    O ordem do dia é: confundir o leitor.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Vou mudar, então: comentário de quem não analisa as coisas sem paixão ideológica. Melhorou?

    2. Antonio Araújo

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  14. Joao Cellos

    Uai? Mandaram a Folha apagar o meu comentário? Vamos lá novamente.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Joao Cellos, eu que o diga.

    2. Joao Cellos

      Hahaha. Os moderadores da Folha realmente estão perdidos. Tiveram a capacidade de repristinar o meu comentário após tê-lo excluído. Está complicado fazer a defesa do assas sínio de inocentes, não é mesmo Folha?

    3. Joao Cellos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. Ricardo Lobo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  16. Antônio João

    Artigo panfletário, sem fundamentação de dados e informações históricas, uma verdadeira teoria da conspiração, escrito com o fígado.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Refute o historiador. Peça um artigo na FSP.

  17. Marcus Castro

    A extrema esquerda é tão abominável quanto a extrema direita, só que teve mais sucesso em matar gente.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Muito mais.

  18. Marcelo Fogaça

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Rubens gonçalves

      O autor de texto e psicanalista. Eu não queria ter consulta com ele.

  19. Pedro Guimaraes

    esse texto é digno de roteiro de Brasil Paralelo: distorção conceitual, generalizações, simplificações e falsificações históricas.

    Responda
    1. Amauri Costa

      Prezado, mas só podia estar publicado no que se tornou este jornal, que tempos atrás vangloriava-se de seu “progressismo” e hj esforça-se de forma abjeta em agradar a bo ça li da de da ultra-direita.

  20. Gustavo Souza Machado

    Sionismo é algo que não faz sentido nenhum! Expulsar povos do lugar onde vivem para recriar nações e reinos que existiram ha milhares de anos não faz qualquer sentido. Resolve um problema e cria um dilema sem solução. E porque outras minorias étnicas não podem ter esse direito? E agrava a situação o fato de que I não se submetem a acordos e tratados que firmaram.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Sionismo= colonialismo.

  21. Fernando Dias

    Um texto-desinformação-calúnia do calibre de 1 Olavo de carvalho ou Carluxo. Mal escrito, sem fundamento, bibliografia, honestidade intelectual, sem brilho intelectual - é ruim em significante e significado! - candente em leviandade. Não existe esquerda radical ou extrema esquerda. Não há ninguém na esquerda moderna com ares ou intenções antissemitas. O autor do texto traz as sombras do bruto Stalin ao presente pra contaminar a esquerda de forma infantil, com malabarismos retóricos ridículos

    Responda
  22. Guilherme Klaussner

    O autor tenta nos convencer que "a esquerda radical", que pasmem, é também constituída histórica e atualmente por pensadores judeus, é antissemita... parabéns pelo exercício retórico, o problema é que ele tem um rombo no meio

    Responda
  23. Andréa Haddad Gaspar

    Discutir com sionistas é tempo perdido; distorcem, invertem, apelam, e, se vitimizam. É como discutir com narcisista, que te mata e a culpa é tua. Coitado dos russos q salvaram a humanidade do nazismo com seu povo guerreiro, lutando contra a Alemanha, morrendo às moscas em maior número que os judeus, e ainda saem culpados por criarem teses antissemitas? Vem dos colonizadores de israel a ideologia sionista, ninguém inventou! E como qq ideologia pode sofrer críticas. Não vão nos calar.

    Responda
  24. Ronaldo Almeida

    Quanta bobagem com pinceladas de falsa erudição!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ronaldo, Permita-me assinar embaixo.

    2. Andréa Haddad Gaspar

      Perfeito!

  25. Felipe Araújo Braga

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marina Gutierrez

      Felipe, parabéns pela diploma em História pela USP essas deturpações são repugnantes, planejadas e executadas para avançar a agenda , isto é, a limpeza etnica do povo palestino.

  26. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Esse texto é um espetáculo de falácias. Caramba! Como alguém pode produzir argumentos sem qualquer base de sustentação nos fatos? Como alguém parte para o discurso acusatório que se volta contra as posições daqueles que ele defende?

    Responda
  27. Dionisio DeBarros

    O colunista tenta igualar qualquer um que nao concorde com a politica de massacre do governo de extrema direita de Is-rael ao antissemitismo. Pior, diz que o antissemitismo, agora disfarcado de antisionismo, eh orientacao da esquerda. E o que o autor tem a dizer sobre grupos de extrema direita como oat keepers, pround boys, klu klux kan, todos antissemitas, todos de extrema direita? Seriam apenas excessoes?

    Responda
  28. JORGE CESAR BRUNO

    Parece estar em segundo plano, pro autor, o massacre de inocentes palestinos!! E de uma desonestidade lamentável, não criticar o extremista e seu governo, Benjamin Netanyahu!! Palestrina livre!!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Jorge Cesar Bruno, na minha opinião, esse artigo é o que que muitos chamam de fog da guerra, criar névoa, embaçar as coisas para ficar difícil de se enxergar, criar confusão para distrair as pessoas da situação real.

  29. Ricardo Knudsen

    O autor deveria dar nome aos bois, além de lembrar q partidos relevantes de esquerda defendem a solução de dois estados na Palestina. É a extrema direita de Bibi e associados q nega essa solução e pretende a expulsão dos palestinos de Gaza (os q sobrevivetem) e da Cisjordânia. O autor não tem nada a dizer sobre os colonos ilegais na Cisjordânia, nem sobre as ações das Idf em Gaza? Nesse momento, são crianças palestinas quem estão sendo assassinadas, não lhe incomoda?

    Responda
  30. Ricardo Knudsen

    Lamentável a FSP dar tanto espaço a acusações q não se sabe direito a quem se dirigem, quais suas fontes, e q certamente representa uma visão sobre os judeus de uma reduzida minoria, pelo menos na amplitude apresentada. No fim, parece mais uma distração aos crimes em curso em Gaza. Nada do q foi dito no artigo muda o fato de q o bombardeio indiscriminado com bombas de uma tonelada e o uso fa fome como arma caracterizam um genocídio.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Sim, exato! O sionismo é uma ideologia e como tal pode e deve ser passível de crítica! O exercício mental dessa pessoa de não dissociar o sionismo do judaísmo é um crime pois só provoca mais antissemitismo e demonstra exatamete o caráter autoritário que é a base do sionismo.

  31. Joao Cellos

    Uau! Is rael assas sina pal estinos, rouba suas terras e impõe um regime de apart heid desde a década de quarenta onde considera os árabes isr aelenses como cidadãos de segunda classe e a culpa é da "esquerda radical"? Quando Is rael vai deixar de utilizar o argumento do geno cídio e do antis semitismo para assas sinar pal estinos e sair impune?

    Responda
  32. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Faltou dizer que esquerda radical não existe mais.

    Responda