Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Leite Leite

    Educação e saúde de qualidade para todos é dever constitucional do estado. Não é de graça todo trabalhador paga impostos suficiente para ter educação e saúde de qualidade de primeiro mundo. Falta os trabalhadores de todas as categorias e pequenos e médios empresários que são o pilar que sustenta a nação se unir e ir massivamente as ruas em todo o Brasil cobrar da justiça e dos políticos a isenção do imposto de renda para que passam pagar escolas e plano de saúde de qualidade para a família.

    Responda
  2. Maria Antonia Di Felippo

    Educação em tempo integral não vai resolver. O que resolve é o professor ensinar. Por quê ninguém quer por o dedo na ferida?

    Responda
  3. EUNICE MITSUE SIOTANI

    Educar em tempo integral não significa atividades em sala de aula em tempo integral. Está em orientar a cidadania dos jovens levando-os a interagir com o que há no entorno de sua comunidade que gera produtividade e lucro, observar e entender como a matemática, a comunicação e as várias ciências operam, através de visitas a feira livre, por exemplo, fábrica, lavoura, etc. Os materiais assim coletados são estudos ricos a se trabalhar em sala de aula; e não haveria tempo empatado!

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      A escola vai virar, depósito de alunos. É muito triste, mas a escola vai continuar com o ensino deficiente.

  4. Tayná dos Reis

    Especialistas em Educação deveriam ir a campo para ter contato com a realidade. O período integral nas escolas públicas estaduais está longe de contribuir com a formação dos estudantes. As aulas são ministradas por equipes despreparadas e sobrecarregadas, conteúdos esvaziados, tumulto e desorganização. Educandos cansados, num ambiente superlotado e desconfortável, sofrem com a precariedade imposta a quem não tem opção.

    Responda
  5. Rafael Theodoro Silva

    Deveria, é o ideal, mas na estrutura arcaica brasileira de um modo geral, não funciona, ainda que eu concorde com o artigo. Fechar uma criança/adolescente em uma sala de aula por mais de cinco horas, é o que acontece na prática só tortura a paciência do mesmo, as atividades complementares na prática pouco funcionam, por exemplo uma boa quadra de esportes uma sala de artes. O princípio básico da escola é ensinar, não podemos esquecer disso.

    Responda
  6. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Excelente publicação. Duas gerações de escola tempo integral para todas as crianças e mudamos o Brasil. A escola tempo integral gera cidadania. Só falamos em escola tempo integral em época de eleição, quando os políticos mentem descaradamente que irão tratar direito esse assunto. Precisamos de dados. Acorda imprensa! Mostrem o que está sendo feito já! E denunciem se foi tudo conversa mole.

    Responda
  7. Marcelo Magalhães

    Se o banco central do Paulo Guedes não tivesse dado 1,2 trilhões aos bancos sobraria dinheiro para investir nas escolas destempo integral. Mas esse dinheiro foi parar nos bancos, onde repousam estéreis à espera de mais juros.

    Responda
  8. Milton Fumagalli Scariot Scariot

    A escola de tempo integral é exatamente aquela, que o Estado cuida dos jovens, enquanto os pais trabalham. Nesta escola a educação é integral, não apenas de conteúdo curricular, mas sim de integração social e cultural. Essa escola , infelizmente morreu com seus criadores Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e Oscar Niemayer. As elites atrasadas enterraram esta grande ideia.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Bah, essa gente faz muita falta agora... E como...!!!

  9. roberta melissa oliveira sales

    Concordo com a escola integral. Mas não como vemos em São Bernardo do Campo, por exemplo, onde as crianças entram as 8 da manhã e saem às cinco da tarde. Considero este tempo demasiado. Além de que, grande parte dele, os pequenos ficam dentro da sala sentados em cadeiras e mesas. Se eu fosse mãe, não permitiria meu filho passar mais de cinco horas nessas condições. A maioria das escolas, no Brasil, não ofereceria uma educação em tempo integral mas sim, um "encarceramento" de crianças em t. int.

    Responda
  10. Petrônio Alves Corrêa Filho

    A escola integral com todo aparato necessário para sua boa performance, é urgente! Se não educarmos com eficiência nossos jovens este país não vai se desenvolver como queremos.

    Responda