Opinião > Embate com Musk cria armadilha para o STF Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Que editorial mais tosco, "Excessos e inverdades são depurados no processo de debate público, não ao largo dele", enquanto isso a honra de quem sofreu fakenews vai para a lama. É necessário ter regularização, pois liberdade de expressão não é macular pessoas e acontecimentos sem responder por nada.
Musk não está preocupado com liberdade de expressão ou ditadura. Se assim fosse teria se indisposto com a China onde o X foi proibido, contudo calar-se por interesse, projeto Tesla. Aqui encontra terreno fértil para as suas cana lhi ces.
Pode ser que eu me engane, mas Moraes está cada vez mais parecido com o Moro.
Acho que está enganada. Numa comparação bem rasa e obtusa pode parecer. Indo um pouquinho além disso logo verás sensÃveis e fundamentais diferenças
A diferença evidente entre os dois é que o primeiro age com base em fatos, provas e o segundo agia com base no ppt e na estratégia para entrar para a polÃtica. Como bem disse o Gilmar, que bom que essa ambição o tirou da magistratura. Que bom para a sociedade.
Procure um oculista, urgente!
É a nova versão de Moro.
Censura. Seu Mask tem o tratamento dispensado a Isr (autocensura), coisa fina!
Foi mal não, o personagem tem tudo a ver com o Maskara, plutocrata, mal carater, supremacista branco.
* Foi mal, seu Musk.
A Folha sobe no muro, se é que já esteve em outro lugar. O seu Musk merece a consideração dispensada pelo Estado a todo cidadão, nacional ou estrangeiros. Aliás, faço minha uma das crÃticas que estão sendo dirigidas não ao STF (?), mas ao ministro, o não estabelecimento de prazos para as punições. Deve derrubar o X por seis meses, renováveis indefinidas vezes, por outros seis. E a decisão merecia ser comunicada aos brasileiros prejudicados, pelo presidente do STF, em rede de TV.
A FSP é parte da imprensa que veicula os interesses da elite econômica da qual faz parte juntamente com as big techs e as redes sociais.
Até aÃ, tudo bem. Só não entendo pq vc assina...
Ministros da mais alta corte do PaÃs que colocam processos de cidadãos comuns no colo e determinam até busca e apreensão em residências por simples desavenças e discussões em aeroporto internacional realmente estão preparados para dizer o que é o que não é antidemocrático?
Os ministros não tem que dizer o que é e o que não é democrático, eles devem fazer cumprir a lei. E cegamente, seja por um riquinho mal educado seja por qualquer zéruela.
Elon Musk tem grana para comprar globo, folha, estadão. Esse é o meu medo.o STF tem que se unir e na omissão do congresso agora na defesa da democracia. Esse cara gosta tanto de liberdade mas as fábricas dele são na China que é Ditadura. Só o gado não vê isso.
Vai comprar a mÃdia para derrubar o Lula ou o Xandão.
Ele já tem o X como sua plataforma de marketing pessoal, vai comprar essa imprensa decadente para que?
A única liberdade que Musk quer é poder explorar as pessoas como quiser. Por isso nenhuma crÃtica a China. Pois a mão de obra barata em prol do lucro supera qualquer aversão ao autoritarismo.
Essa coisa toda suscita um debate interesante, o da desobedienci civil. Acho que se o Musk desobecer é legitimo, haja vista a natureza arbitraria da ordem. Nesse caso, fico com Luher King "É nosso dever moral, e obrigaçao, desobedecer a uma lei injusta"
Bom, o Hamas também achou que devia desobedecer, por injustas, as leis que dizem que não se deve invadir um paÃs, estuprar mulheres, matar 1.000 pessoas e fazer uma centena de reféns.
Na capa da Der Spiegel, gente como esse sujeito é tratado como um sem-lei, um senhor feudal. Aqui é levado a sério pelo maior jornal do paÃs em uma empreitada para lá de suspeita. Essa Gazeta que não dá conta nem da liberdade de expressão no seu próprio fórum, acha que o paÃs vive um éden democrático e que o STF excede suas atribuições. Não fosse o STF, Lula e o PT, onde estariam os editorialistas que agora posam de legalistas? Vivi para ver isso. Credo.
De fato. E a Folha ainda relativiza a importância de se enfrentar as mazelas e mau uso das redes sociais. Boa parte dos problemas graves enfrentados pelo Brasil e brasileiros hoje se deve justamente à terra sem lei em que a Web se transformou. Ou não?
Não se precisa ser analista polÃtico, basta amor ao Brasil e a nossa gente acima de interesses pessoais, para se concluir que a persistência da força da extrema-direita entre nós, vem da ilegitimidade de Lula no governo. Sua missão já foi cumprida que era dertotar Bolsonaro. Há 03 formas de se resolver isso: impeachment, parlamentarismo ou renuncia. Esta a menos provável. Namastê!
Eu sei, só conseguem falar mal do Lula pelo contrário...
Liaz. Todas as minhas expectativas aqui expostas são democráticas. Pelo menos à luz da Teoria Geral do Estado. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Namastê mais uma vez, como bom seguidor do Marreco, revelando todo seu apreço pela democracia. Mesmo sendo eleito democraticamente, como desagrada a pessoa do Namastê, ele classifica o governo eleito como ilegÃtimo. Que beleza.
Ou esperamos até a próxima eleição, apresentamos um candidato que tenha envergadura para ser adversário de Lula e o elegemos democraticamente. Lula teve sua utilidade ao vencer Bolsonaro e tirar esse desequilibrado da presidência. Agora precisamos substituÃ-lo usando o mesmo instrumento. Minha opinião.
Alberto. Também! Mas veja bem quem não quer isso é Lula exatamente pelas razões que aduzo acima a contrário sensu, ou seja, o que resta de força a Lula também vem da que ainda tem Bolsonaro. O Brasil não é para amadores. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Falta botar Bolsonaro na cadeia.
Cumprir a Constituição e as leis é obrigação de todos, principalmente de quem tem a obrigação precÃpua de ser guardião. Qdo o indivÃduo comum suspeita que está na dependência de interpretações casuÃsticas e não necessariamente imparciais cria-se o caos da insegurança jurÃdica. Somos todos manés?
Musk pode dizer o que quiser. O absurdo é permitir que esse megalomanÃaco paute a polÃtica brasileira. Proponho ignorar suas bravatas e, se as contas do X que a justiça determinou o bloqueio forem liberadas, simplesmente que se multa pesadamente o X ou se bloqueie totalmente a rede. Me espanta, mas não deveria, que supostos "patriotas" bolsonaristas, que se enrolam no "sagrado lábaro auriverde", aplaudam e instiguem a ingerência desse plutocrata na polÃtica do Brasil.
Até aqui é o tratamento que tem recebido. E está correto.
Qualquer pessoa de bom senso acredita na liberdade de pensamentos e ideias como algo bom para a humanidade, mas sabemos que o interesse desse Sr Musk, Trump, Bolsonaro é outro, que essa mesma imprensa não tem coragem de falar, ou porquê tem interesses pouco republicanos, quando Lula falou sobre aquele 1 ministro do paÃs da estrela de Davi, houve um coro de crÃticas aliadas aos aloprados bolsonarista, hoje, vemos o que de fato ocorre lá e os mesmos jornalistas se calam vergonhosamente.
Esses inquéritos presididos pelo Moraes devem ser encerrados. E qualquer decisão judicial, inclusive sobre censura a meios de comunicação, deve seguir os trâmites legais.
Claro que devem ser encerrados, quando o Estado tiver condições de garantir um mÃnimo de igualdade na capacidade de influência, de disseminação, das opiniões. Quando as regras sobre a disseminação de fake news, seja lá quais forem elas, estiverem mais claras e operantes.
Mais um editorial perfeito da Folha.
O André não gosta de correr o risco de ser censurado!
Imagem perfeita da c an al hi ce da extrema direita, agora internacional!
Bom dia. Se a edição do jornal tem esse pensamento terá o meu apoio e respeito. Não podemos ter censura prévia. Obrigado e boa semana
Logo o a fo lha incorre em cri me de lesa pátria por , dissimuladamente, apoiar os ataques desse es cro que Inter nacional às nossas instituições.
Pois é, já que a imprensa de aluguel não expõe os excessos, que bom que alguém realmente independente o fez, não é mesmo?
Pois é Ricardo. O mesmo Independente cuja famÃlia fez fortuna subornando ditadores africanos para roubbar minerais preciosos de seus paÃses.
Calma Ricardo, não se irrite.
O suposto independente seria aquele q nunca criticou as ditaduras da China, onde fabrica carros, e da Arábia Saudita, q investe nas empresas de Musk, e q não só tem censura extrema, mas tbém prendem ou matam seus adversários? Aquele q agora apoia os argumentos dos Bozos golpistas, atacando nossas eleições democráticas? Teu herói tem o rabo preso com ditaduras, vc sabe bem disso.
O que nós precisamos é de regulamentação de informações e acusações nas redes sociais. Hoje vemos que aparecem muitas fakes e mentiras dos dois lados, tanto acusações descabidas que desonram pessoas, como pessoas que negam a corrupção que a LJ comprovou e ainda castigam os investigadores. Tudo precisa ser regulado garantindo a liberdade de opinião dentro de regras claras e impedindo informações fabricadas para manipulação. Cabe ao legislativo e não ao judiciário a compilação destas regras .
Como? Se êsse legislatitivo é, deliberadamente, omisso.
A folha mente. Ela censura e não acha errado. É um jornal sem- vergonha?
O que de fato falta é a Folha deixar claro porque uma opinião foi censurada para que todos possam se adaptar sem deixar de dar sua persoectiva. Quais as regras?
"Faria melhor a corte suprema se contivesse a si própria e dedicasse mais tempo aos assuntos de impacto mais direto na vida do cidadão brasileiro, que pouco se beneficia do calor da polarização." ? Combater fake news não tem impacto na vida do cidadão? Acho que voces jornalistas que pensam assim devem estar com saudades do cercadinho do Alvorada quando levavam torta na cara e tomate podre dos patriotas bolsonaristas. Esse editorial é vergonhoso mas deixa claro o que pensam os chefões. Obrigado!
De fato, o alvo de Musk não é o STF, mas a militância bolsonarista; seu foco é comercial, visa o dinheiro, não a democracia ou as liberdades nacionais - só a choldra não vê. A resposta do STF pareceu-me apropriada, incluindo-o na investigação e advertindo-o de que se comporte. Se até pra isso tiver de pedir a opinião de dona Folha, estamos perdidos.
O que está por trás é o medo que esse playboy tem da BYD chinesa e da ganância que ele tem por explorar o lÃtio brasileiro. E a Folha fingindo que é sobre liberdade de expressão.
Se 'censurar é má ideia', por que a Folha censura comentários? Ah, pq tem regras. E o STF tem regras chamado Leis, Constituição. Ou a Folha vai cair nesta fake news d q o ministo é ditador? Mas se eu fosse Moraes, jogava a toalha, e entrega estes processo para outro ministro, menos os bolsofrênicos Kassio e o Terrivelmente evangélico Mendonça. Por favor, Folha contribua com nossa saúde mental ao ler este jornal.
Excelente editorial. O dono do X não pode ignorar a justiça de nenhum PaÃs , óbvio que suas crÃticas visam impedir ou diluir possÃveis imposições a serem impostas as redes sociais através de projeto de lei. Porém escancaram as ações monocráticas e ditatoriais do referido ministro - o STF Brasileiro caminha para uma exposição internacional nada benéfica a sua imagem. Enquanto uma seita amaldiçoa a outra aplaude - Lulapetistas e minions!
Isentão não, Antônio. Respeite a ideia de quem não acredita nem em Lula e nem em Bolsonaro. É parte da democracia se abster de ir para um dos dois extremos. Aliás é o mais razoável e inteligente no momento em que vivemos.
Isentão, novo disfarce dos bolsonaristas, após esgotar as narrativas fakes.
Musk erra ao ameaçar ignorar ordens judiciais brasileiras mas não dá pra negar que o Brasil precisa voltar a ser um paÃs normal e M. precisa voltar a ser um ministro normal da instância máxima, sem superpoderes.Nenhum paÃs democrático tem um juiz assim tão poderoso e isso indica que tem alguma coisa errada acontecendo por aqui.Até os estrangeiros estão começando a perceber que isso não eh e não deve ser visto como algo normal.Também não eh normal um ministro ter tao mais poder do que seus pares.
Concordo em parte com vc. Se nosso paÃs não fosse uma república de bananas, a resistência aos ataques contra a democracia seriam sólidas e institucionais , não se precisando assim de um Xandão. Mas, ao ver ataques tipo o que o Musk vem promovendo junto a toda uma extrema direita global, fico em dúvida se o tempo de maior risco passou mesmo
Quando o plenário do STF ratificar as decisões de Moraes, que hoje não tem alternativa senão derrubar o X no Brasil, e espero que o faça por um prazo estendido, para que perca participação de mercado, você vai dizer o que?
Diz aÃ, peceó, esse seu "até os estrangeiros estão começando a perceber que isso não é e não deve ser visto como algo normal" é o Musk? Ele virou "os estrangeiros" ou tem mais na turma? Esclarece aà que eu fiquei por entender. Quanto a "voltar a ser um ministro da instância máxima", ok, concordo que é necessário, mas com as circunstâncias mudando a todo momento - para pior? Me ajuda aÃ, companheiro.
Concordo, excelente comentário!
Todos sabem o que a Folha pensa, basta ler as intenções ideológicas covardemente expostas nos tÃtulos. No mais, é isso que se lê acima: sempre querendo fazer média com o campo reacionário. Musk ataca as instituições e a Folha fala em exageros do Morais (sem o qual estarÃamos debaixo de um golpe). Tudo bem, é um direito dos editores pensarem assim. Mas o que é grave mesmo é fingir imparcialidade e só mostrar o que pensa pelos implÃcitos explicitados em tÃtulos acovardados.
Moraes é uma instituição? No mÃnimo estranho um único ministro ser tão mais poderoso que seus pares.
A Folha reclamar de censura é ridÃculo. Todo mundo sabe que o Moraes apenas quer ficar em evidência o tempo todo e enquanto isso esse ridiculo. Se a corte não quer ser desobedecida que cumpra a lei, não a lei que a própria corte faz, mas a constituição. Mesmo que a corte vá propositalmente contra a constituição, devemos obdecê-la? Uma vez que na corte impera o espÃrito de corpo e de auproteção, mesmo que seja ao arrepio da lei, com interpretações mais exdruxulas.
O nó da sua opinião está exatamente no ponto explorado pela extrema-direita, Galvão, que recheia os grupelhos de zap e "faz as cabeças": "Mesmo que a corte vá propositalmente contra a constituição, devemos obedecê-la?" O que é ir "propositalmente" contra a constituição, Galvão? Quem diz que é contra ou a favor? Você é especialista? Quem, no seu grupo, define se a postura do STF é conveniente e oportuna, se é contra ou a favor, Galvão? Você atropela um elemento essencial da questão e embarca.
Folha tem o dever social de informar e O direito de posicionar-se sobre determinado assunto. Nesses editoriais quase sempre deixa transparecer sua Ãndole direitista. Ao criticar o tempo de duração dos inquéritos das fakenews e milÃcias digitais não enxerga que a ameaça golpista ainda existe, está aÃ, sendo fundamental que haja a regulamentação das redes sociais, pois é desse vácuo que a direita se vale para difundir suas ideias. Enquanto não houver esse inquérito tem de existir.
Esse embate demonstra claramente a falta de capacidade da assembleia legislativa em regular a atividade. O desrespeito do bilionário é com nosso paÃs e não com o ministro do STF.
Vejo importância no debate público a respeito do tema, mas leio com preocupação ângulo editorial leviano e sem cuidado em ponderar quais riscos de fato estão na mesa. A Folha deveria assumir postura de grande do jornalismo e convidar ao debate de longo prazo ao invés da lamentável tentativa de enviar indiretas ao STF, que tem se mostrado única instituição disposta a se expor no combate à manipulação da verdade. Lamento que aparentemente a preocupação com a verdade seja menor do que supunha.
Folha escrevendo sobre censura é de perder o apetite matinal.
Formalmente a FSP vem se colocar ao lado de um abusador contumaz, que agride a soberania nacional. Os americanos votaram a expulsão do Tik Tok, aqui, a Starlink do Musk tem acesso muito maior a dados de brasileiros, pois é monopolista de 90 por cento dos serviços de internet na Amazônia, o colonialismo digital encontrou apoiador de peso por aqui.
O bilionário bolsonarista já se tornou um criminoso ao incitar publicamente a desobediência às autoridades do Brasil. Só a f ol ha não notou isso.
Não se deixe enganar, Paulo, o Mus k é criminoso, assim como são os seus cúmplices. E caia na real. Bo lso nar o é um ex-presidente suspeito de gol pi smo! O Brasil não é um pais médio, é uma das maiores potências mundiais, que tem que ser assim respeitado, por estrangeiros e por brasileiros. O bilionário é da turma do Bolsonaro, e está fazendo, com eles e parte da mi di a, o jogo da extrema direita internacional contra os interesses do Brasil, só não vê quem não quer.
Além da Folha, há ainda a estufa bolsofrenista chamado Igrejas evangélicas e algumas católicas fundamentalistas, made in EUA branco, racista, q já dominam as midias não profissionais e fakes.
Menos, José. Bilionário, sim;Bolsonarista, não. Musk eh um dos homens mais ricos do mundo e Bolsonaro eh apenas um ex-presidente de um paÃs médio.
Tem muito dinheiro, mas não está acima da lei. Muito está enganado quem pensa que ele tem direito de bater de frente com juÃzes. Pode falar o que pensa, mas mudar a lei de cada paÃs a seu bel prazer é de uma bizarrice sem tamanho. Senhor Musk está se perdendo em seu fanatismos polÃtico. Quando começar a perder dinheiro talvez retome seu juÃzo.
Só o ministro do STF está acima da lei.
A FSP entende que um fascista tem o direito à liberdade de expressão, sabendo, porque na FSP, não tem ingênuos, que todo o autoritarismo se sustenta em mentiras, vocês precisam escolher um lado, não existe imparcialidade, quando se recordam opiniões
O problemas das sugestões da Folha para enfrentar esse tipo de problema é que ela sempre parece achar que dá para fugir de um Porsche montado numa bicicleta.
Não acredito que estou lendo que o Brasil se beneficiaria mais se o STF deixasse de combater a profusão de ódio e mentiras publicadas sem restrições no Twitter! Os editores desse jornal esqueceram o papel da imprensa no florescimento do nazismo, do fascismo e da ditadura no Brasil? Gente em que paÃs vocês estão vivendo? A ideia é salvar a placenta e jogar o nenê fora? É isso mesmo??
Exatamente, Ricardo Knudsen.
Ana Caxeta você tem razão e quando falamos em nazismo na Alemanha estamos falando de censura impetrada pelo poder executivo e não judiciário. O rádio foi usado como um dos maiores difusores da propaganda nazista. Note que p Observatório da imprensa notou que nos bastidores da guerra, uma ação silenciosa da Alemanha buscava conquistar o apoio do povo brasileiro através dos meios de comunicação e notavelmente a imprensa brasileira primeiro encantou-se com o nazismo e só em 42 mudou de lado.
Ana, acho q vc se confundiu, quem tentou dar um golpe e implantar uma ditadura fascista foi o Bozo, o STF foi a instituição q ajudou a preservar a democracia. Para a justiça ser feita contra os golpistas, só falta prender o Bozo.
Na verdade o Nazismo floresceu cortando o livre acesso a rádio das pessoas na Alemanha. Só poderiam escutar o que eles achavam ser verdade…
Alexandre de Moraes caiu na armadilha da extrema-direita, definitivamente. Musk, a exemplo do que já fez com paÃses europeus, tá pouco se lixando pras leis nacionais. E não só foi o STF: O Congresso Nacional, que está sentado em cima da regulação necessária à s rede sociais, também faz papel de bobo no gesto de Musk. Assim como a grande impresa. Folha de São Paulo, incluÃda!
Um sujeito que nada tem a não ser montanhas de dinheiro e de falta de senso do ridÃculo, mas é referência para a extrema-direita mundial, atua de forma articulada para interferir na soberania de um paÃs ao assoprar apitos de cachorro para o golpismo interno, e a FSP me sai com este editorial pusilânime! Não é ingenuidade, infelizmente.
Paulo em denial, Musk acabou de atacar as eleições brasileiras, dizendo q o STF as manipulou, embarcando no discurso bozista. Musk está atacando as instituições democráticas do paÃs para reavivar o discurso golpista de extrema-direita.
De onde vc tirou a ideia de que Musk eh de extrema-direita? Musk eh um defensor extremado da liberdade de expressão e foi por isso que ele comprou o Twitter. Defensor da liberdade de expressão de pessoas de qualquer arte do espectro polÃtico.
Dalton, depende da lente pelas quais você enxerga o mundo. Não vou me estender pois certamente seria inadequado perante a censura desse jornal ao usar alguns adjetivos sobre o que penso sobre pessoas neutras ou que flertam com extremistas sejam eles de qualquer espectro ideológico.
O editorial está adequado à circunstância e à necessidade.
Texto irretocavel. Todo democrata deveria assinar embaixo
Quais democratas? Aqueles do 08/01/23?
Esse negócio de verdade relativa não existe. Se algo não está de acordo com fatos, evidências e com os eventos e definições não pode ser verdadeiro. Quando Musk chama Moraes de ditador, por exemplo ele mente pois dificilmente é possÃvel enquadrar as ações de Moraes com o que se define para um ditador. Mentir até que pareça verdade é uma técnica antiga e os Nazistas abusavam dessa noção.
A Folha assume a defesa do direito à mentira. Fim de sua existência como veÃculo de notÃcias.
A desinformação precisa ser combatida para quem a usa como estratégia polÃtica e eleitoral. A democracia depende da qualidade da informação corrente na sociedade. O editorial poderia ter recomendado a aprovação da lei que regulamenta esse terreno pantanoso.
Concordo! Minimamente deveriam ter colocado isso no texto, mas o que esperar de um jornal que já apoiou a ditadura e depois simplesmente pediu desculpas? Fará o mesmo daqui a 20 anos quando este paÃs tiver sido devastado pela ultra direita.
Hoje tá impossÃvel ler a fsp. Uma mala.
Esperando um editorial sobre o que a Folha pensa sobre a censura que impõe nesta seção de comentários.
Está certÃssimo o STF. O sonho desse engenheiro do caos e seu bando de hienas virtual é que essa terra de ninguém siga descontrolada..
Sem regulaçao os poderosos vencem, eles colocam, o ponto de partida, para eles, ao lado da linha de chegada. A grande maioria é manipulada para aplaudir o vencedor. A democracia desmorona. Uma coisa é abrir sua visão de mundo e expor suas idéias, outra coisa é usar o poder da mÃdia para influenciar e submeter mentes e dirigir suas escolhas. Moraes seja o Thanus, com um abridor de lata, faça um furo na altura do fiofó do homem de ferro, de alma oxidada. Mind games.
Touché!
A fsp defende a liberdade de expressão no atacado mas não a pratica no varejo. Com uma sem sura ferrenha e bu hha veta, nos comentários, até a transcrição de trechos de matérias publicadas no próprio jornal, veta comentários com palavras "proibidas" e comentários com numerais. A folha defende a "sua" liberdade de expressão enquanto a nega aos demais. Hi po crita.
Apoio o nobre colega
E completando, o editorial está correto e bem ponderado. Não existe morde e assopra com a folha, que tem compromisso com a pluralidade de suas opiniões. Ademais, redes sociais são como a medusa, se corta uma cabeça surgem outras dez. A medida do STF é como enxugar o gelo.
A história já mostrou que é muito melhor e mais nobre combater o extremismo (ou morrer tentando) do que flertar com ele em nome do pluralismo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Embate com Musk cria armadilha para o STF Voltar
Comente este texto