Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    Errei ao dizer que a matéria não fala sobre o eletromagnetismo. Mas querem ver uma subpartícula realmente interessante? Dêem uma olhada no táquion. É odiado pela comunidade científica, pois contraria a Relatividade Geral e a Causalidade. Mas não a Relatividade Restrita nem a Matemática. O táquion só existe em velocidade supraluminal, ou seja, acima da velocidade da luz. e retroage no tempo, mesmo que por milissegundos. Um danado!

    Responda
  2. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    A matéria deixa o leitor no ar, ao mencionar quatro forças fundamentais e só citar duas, que muitos físicos quânticos consideram apenas uma: Força Nuclear, seja ela fraca ou forte. Não cita nem a Gravidade nem o Eletromagnetismo. A Gravidade até hoje não foi explicada. Newton calculou com exatidão o que supôs ser atração da matéria pela matéria::"razão direta das massas e inversa ao quadrado da distância". Einstein disse que era uma reação do espaço-tempo à proximidade de corpos massivos. E só.

    Responda
  3. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    A matéria deixa o leitor no ar, ao mencionar quatro forças fundamentais e só citar duas, que muitos físicos quânticos consideram apenas uma: a Força Nuclear, seja ela fraca ou forte. Não cita nem a Gravidade nem o Eletromagnetismo. A Gravidade até hoje não foi explicada. Newton calculou com exatidão o que supôs ser atração da matéria pela matéria::"razão direta das massas e inversa ao quadrado da distância". Einstein disse que era uma reação do espaço-tempo à proximidade de corpos massivos. E só

    Responda
  4. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    Com todo o respeito por Peter Higgs, as notícias sobre sua teoria têm problemas sérios. Chamar o bóson, subpartÍcula teorizada por ele (nada errado com ser teoria, é o maior status a que qualquer proposta científica hoje pode almejar, não existem mais "leis", e menos que teoria é hipótese). É hipocrisia dos cientistas que tentam manter seus empregos chamá-la de "Partícula de Deus", bajulando os que acreditam em tal possibilidade. Segundo, evidências estão longe de significar comprovação.

    Responda
  5. Vito Algirdas Sukys

    Alguns livros indicam que o anuncio da descoberta da partícula de Higgs foi em catorze de março de dois mil e treze; pelo LHC do CERN, em Genebra. Essa foi a primeira descoberta de uma nova partícula elementar no século vinte e um. Espera-se que o LHC descubra a supersimetria.

    Responda
  6. Wenderson Fernandes de Brito

    Esse é um dos maiores descobrimentos da física quântica.

    Responda
  7. Francisco Neto

    Taí um homem inteligente, estes fazem diferença positiva no mundo.

    Responda
  8. Rogerio Lima Afonso

    A "massa do gênio Higgs" caminhou para outras massas...

    Responda
  9. Carlos Leston

    Agora ele foi conhecer Deus por inteiro

    Responda
  10. Gustavo da Silva Sabino

    Entropia máxima Peter Higgs! Agora não é mais necessário um acelerador gigante para encontrar a particula de Deus.

    Responda
  11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Enquanto isso nossas espécimes de cientofacistas arruaceiros pesquisam a partícula do cramulhao , sob a orientação do grande sacerdote maláveia , e pensam ter comprovado o Bozo de mito Prêmio ignóbil garantido. Ainda mais agora financiados pelo fundo bilionário de apoio a golpes SulAméricanos, dirigido pelo fabuloso Mr musk

    Responda
  12. Antonio Ribeiro

    Fosse religioso ficara a repetir dogmas inúteis, como um papagaio, e não descobriria nada de relevante

    Responda
  13. CLAUDIO HURGEL VICTOR LEITE

    Acredito que Peter Higgs merecia um texto mais elaborado. Que matéria pobre!

    Responda
    1. maria helena pinto oliveira santos

      Que comentário vazio, banal

    2. maria helena pinto oliveira santos

      Pois olha, eu ia já justamente deixar meu aplauso ao texto - me informou muito e em.ooucas e claras palavras a função do LHC sobre a qual eu tinha umas perguntas sem respostas ainda. Não crítico quem vem aqui criticar, porém entendo que,para ser ético na crítica, é necessário também explanar as falhas do texto,apresentando questionamentos contextualizadas e pertinentes porque isto justificará a crítica.

    3. jairo santana

      Quer um texto melhor, vai numa biblioteca.