Elio Gaspari > Elon Musk, o bilionário retrógrado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Élio ao tentar fazer do mmelliantte do Musk alguém que fez fortuna "no nada" incorre em errro. Musk faz parte de uma famÃlia de milionários que assim o ficaram se associando e explorando governos dittatoriaiss de paÃses africanos.
Coluna mal foi publicada e já envelheceu muito mal. Colunista confunde wishful thinking com realidade, se soubesse do que fala teria notado que na prórpia FSP foi noticiado que a PL das Fake news foi enterrada ontem. Ele ganhou por KO o primeiro round. Fora isso, o de habito na turma da imprensa que defende censura, muitas palavras, provavelmente verdadeiras sobre o mau carater de Musk e nenhuma sobre o mérito da questão. É muito despreparo e sabujice juntos
Seu comentário também já envelheceu. O Toffoli agendou para junho o debate no Supremo. Aà vão dizer que o STF usurpa os poderes do Congressso? Quais poderes, só se for a criação de jabutis, escondidos em cada projeto originalmente bom
A pena Pedro é que quem vai a KO nesse caso é o paÃs em que vivemos. Ao fortalecer a turma que quer enterrar qquer PL que regulamente redes, Musk só prejudica o paÃs polÃtica, social e economicamente
Artur Lira vai recomeçar a regulamentação das redes do zero. Significa que não acontecerá nada nos próximos dez anos. Caberá ao STF tentar estancar a enxurrada de crimes que são e serão diuturnamente cometidos nas ditas redes sociais. E sempre o supremo será rotulado de censor. É o cenário perfeito para os corsários cibernéticos. A famÃlia fifty fingers faz parte dessa nau de bucaneiros dos século XXI.
Até que enfim, um colunista da FSP abre os olhos, nos últimos dois dias no mesmo canal, só lÃamos conexões desse assunto como excessos do STF. Finalmente, estão enxergando Musk como extremista interessado no caos. Vida longa ao ministro e à s instituições brasileiras.
Nos últimos tempos, colunistas da Folha entre a Civilização na Fala de Lula, e o massacre de Netaniahu, escolheram o segundo. Agora, entre o embate civilizatório de uma Sociedade com Leis, e o bucaneiro apátrida, escolhem o segundo. Em outro artigo, com preciosa memória, o leitor Alberto A Neto lembra a frase de Barbosa Lima Sobrinho, jornalista com J maiúsculo: Barbosa Lima Sobrinho: "No Brasil só existem dois partidos. O de Tiradentes. O de Silvério dos Reis".
O colunista pode fazer a narrativa que quiser para degradar o milionário, todavia, após a reação do Ministro fica claro que esse Ministro é cópia fiel do Cel Erasmo Dias, sim, aquele do prende e arrebenta da Ditadura Militar. Se fini ministro.
Exatamente, Valdo. Nunca foi tão fácil estar do lado certo da história, e não é o mesmo desses que se dizem patriotas, mas apoiam gringo atacando a soberania do próprio paÃs.
Mais uma ideia torta, falaciona sem vergonha do seu Bernabé: comparar Ministro Moraes com o famigerado Erasmo Dias. Ou é uso de razão-cinica, segundo Zizek, ou há um defeito grave de ideias do comentarista. Erasmo Dias era anti-lei, e o Ministro do STF é um dos q trabalham com as leis. Ministros do Supremo agem apenas quando provocados p pessoas, empresas, partido polÃtico.
Golpista como vcs merecem serem presos e arrebentados, mas sem tortura e assassinatos como na época do seu saudoso Erasmo Disse está queimando no inferno junto com seu adorado Ustra.
Bernabé, confesso que tenho apreço aos seus comentários, pois cada vez que os leio, tenho ainda mais certeza de estar do lado que ainda acredita e luta pela civilidade e pela liberdade que só uma democracia saudável pode trazer. Muito obrigado.
Eu penso que a regulação deve ser deslocada da ideia de que é ante-sala da censura.
Se o congresso não regula, o STF tem a atribuiçâo e o dever de agir em defesa das instituições do Estado de direitos, conforme a Constituição.
A esperteza quando é demais, acaba com o esperto, dizia Tancredo Neves.Musk deveria ler o trecho da Biblia que diz: A arrogância precede a queda e se achar que não, pergunte ao Bozo, que ele sabe.
Se não regulamenta, fica refém dela. Desengaveta já, Arthur!
Só é contra a regulamentação da rede, aqueles que vivem de espalhar mentiras. Mentiras geram dinheiro na monetização e votos para os polÃticos.
Se precisarem de foguetes que explodem ao acender o pavio e carros autônomos que já mataram dezenas pessoas nos EUA, é só chamarem o Muskroto mesmo.
Nosso norte é ditado pelas redes sociais, nós, a humanidade, entregamos nosso presente e futuro aos magnatas que as lideram. Regular as redes é necessário, porém, apenas um paliativo, pois a solução está em educar o mundo para o bom senso e a autonomia de pensamento, que nos habilitaria a usar somente o que há de bom nas redes sociais, neutralizando seu lado nefasto.
Regulamentação não é paliativo. E uma medida preventiva contra a contaminação por vÃrus cibernéticos que podem se espalhar no "corpo social". Nesse caso não há defesas individuais.
Este Muskito é um "gênio" à altura do bolsonarismo!
No caso, jênio...
O grande problema é que o bilionário vai querer interferir na tal regulação das redes. E com muito dinheiro, e um congresso reacionário/corrupto, vai dar muita dor de cabeça ao paÃs.
O Congresso mais corrupto que apareceu após Sarney.
Um pouco no cravo, um pouco na ferradura (ainda incide no simplismo de confundir regulação com censurae vê a figura com lentes um pouco coloridas); mas muito acima da média da abordagem do jornal que, ignorando a gravidade golpista dos ataques, prefere assestar fogo na figura do ministro.
No fundo, tudo é interesse econômico. Gaspari expos de forma clara, as verdadeiras intenções embutidas nos ataque de musk, um desequilibrado.
Para mim, foi muito simples: apenas deletei o X dos meus aplicativos. Simples assim.
Finalmente alguém teve a coragem de dar um basta ao gênio!
Se vc se refere ao Elio G, saiba que nem o aspone mais secundário do Musk sabe quem é Mr. Gaspari. Se vc se refere ao STF, esse seu basta não aconteceu, nem traque foi; estamos assistindo apenas os primeiros rascunhos da novela. JK
Alguém já disse, corretamente, que " o que é crime na vida é crime nas redes". Simples assim e as crÃticas dos boçalnaros, como eles, são desprezÃveis.
Eu penso que a regulação deve ser deslocada da ideia de que é ante-saka da censura.
Para mim isso é mais uma estratégica da extrema direita na tentativa de desviar o foco do golpista ladrão de jóias que está próximo de ser preso.
Não só tergiversa, caro Antonio, como pretende energizá-lo. É duplamente nefasto o bagúio.
Muito bom. A regulamentação é urgente.
'... em julho de 2020 reconheceu publicamente que apoiou o golpe contra o presidente boliviano Evo Morales: "Nós vamos dar golpe em quem quisermos. Lidem com isso."' Quem pratica crime é criminoso. E, ainda dão palco para esse golpista?
Ótima coluna. Não digo mais porque cansei. Acostumada com os insondáveis critérios programados no algoritmo de censura da Folha, desta vez é impossÃvel. O jornal não se dá conta de quanto perde por não melhorar essa por/ca/ria.
Exato. Estou desanimado com este sistema de mediação ou censura da Folha, q muito critica a falta de liberdade de expressão. Este comentário foi para mediação. Pode isso?
Exato. Parece que não há escuta da direção da Folha. Parece q nem assimilam o q o ombudsman publica. Que fazer?
Torrico e Tolôko concordam, minha cara: "Essa phôia inda vai ter. Que engolir gordo batráquio. Essa Herda de sençura. É gosmenta que nem sapo. Até desce pela göela. Já que num tem otro jeito. Mas se nóis ficá pistola... Vai s'imbora e larga o eito!" Não se ligam que o leitorado, sendo parte desse jornalismo contemporâneo, devia ser mais bem tratado. É o Kcete.
Ótimo comentário Maria. Curto grosso e na mosca.
'Do nada, virou um dos homens mais ricos do mundo,...'. Do nada? Seu pai, Errol Musk, era um conhecido minerador de esmeraldas na Ãfrica do Sul. Musk é de uma famÃlia de classe alta de Pretória, e enriqueceu, inicialmente, graças ao pai.
Henry Ford não caiu no antissemitismo. Era um antissemita declarado. Bancou uma revista com esse tipo de conteúdo porque nele acreditava. Gaspari gosta de ser engraçadonho com assunto sério.
Vocês têm certeza de que ele não é um robô?
Poi Zé, sêo Elio, o hominho é tudo isso e mais um pouco. Sua empresa de foguetes não é a única a poder botar coisas no espaço, mas ele é a único CPF que pode fazê-lo quando bem entender, com altas taxas de sucesso (ao menos no espaço próximo à Terra) e em larga escala - gente como o Branson, da Virgin Galactic, não tem o mesmo tamanho de Fal, nem de longe. E tem a porcaria da (excelente) Starlink, que vai virando o padrão de internet satelital. É um perigo, esse sujeito.
Sou mais cético em relação ao êxito dos empreendimentos da figura, Marcos; a propósito, vale procurar no YouTube entrevista de Nicolelis sobre o "êxito" da implantação de chips no cérebro de que se gaba a Neuralink...
Existe uma diferença entre regulação e censura. A regulamentação, em curso em vários paÃses democráticos, fará com que as redes deixem de ser terra de ninguém, uma terra sem leis, onde tudo é permitido. Espaço onde se veicula desinformações, mentiras e calúnias. É onde golpes são tramados, eleições são vencidas, eficácia de vacinas negada, reputações destruÃdas etc. Já a censura é uma estratégia de governos autoritários, para que sejam transmitidas apenas fatos que enaltecem o governo.
Perfeita a avaliação!
Exato. Mas por má fé, razão-cinica ou ignorância ativa ou burrice, extremistas-direita não distinguem regulação e censura. Há um comentarista, aqui, q é bom exemplo de um destes tipos. Não fico com raiva, fico triste com minha velhice ver q fracassamos ensinando nas escolas e universidades cujo resultado é a paixão p ignorância d extremistas.
Elio Gaspari, após aderir ao tucanato por décadas, tenta ser aceito pelos petistas.
Dalton, sei!! Em bota ele não toca, só engraxa! JK
Bobagem. Elio Gaspari põe dedo em feridas, independentemente de quem deva sangrar.
Elon é como aquele sujeito tão pobre que só tem dinheiro
Caro Elio, você não sabe da última: após o eclipse total, Musk e Bolsonaro soltaram uma nota conjunta onde afirmam: "A Lua também é plana!"
A deferença entre o Bozo e o Seu AlmÃscar, caro Hélio, é que o Bozo acredita nisso de verdade! Hahahahah!
“E por algum motivo, resolveu encrencar com a justiça brasileira?”. Tá muito claro o motivo e você sabe qual é. Pra piorar seu ponto de vista defende a liberdade de expressão de golpistas. Você já foi melhor.
CorretÃssimo, Hélio.
A existência do Marco Civil da Internet estabelece uma estrutura legal clara. Musk, como proprietário de uma plataforma online, deve respeitar suas disposições. Agir em desacordo com a lei levanta preocupações sobre seu compromisso com a legalidade e a responsabilidade social, afetando a integridade do ambiente online no Brasil.
Uma solução para lidar com o comportamento problemático de Elon Musk e outros lÃderes empresariais seria uma combinação de regulamentação governamental e autorregulação da indústria de tecnologia, incluindo leis claras sobre desinformação e manipulação online, polÃticas internas responsáveis por parte das empresas de tecnologia, campanhas educativas e diálogo entre todas as partes interessadas.
A conduta recente de Elon Musk no Brasil, incluindo acusações contra autoridades e alegações de desinformação, destaca a necessidade urgente de regulamentação das atividades das grandes empresas de tecnologia. Sua retórica inflamatória e a falta de responsabilidade ética levantam sérias preocupações sobre o papel dessas empresas na sociedade democrática. É essencial estabelecer limites claros para garantir a integridade do discurso público e a estabilidade institucional.
Se atualize. Lira não tirou o projeto da gaveta. Sugeriu aos lÃderes um grupo de estudo para uma regulamentação mais viável e exequÃvel visto que q do Senado não passaria na Câmara.
E mais, Musk não acordou no domingo e resolveu peitar Moraes e o STF. É uma manobra de caso pensado, insuflada pelo filho do Bolsonaro, como a imprensa noticiou. Se atualize, doutor. Ou fale sobre assuntos que domine bem, como a vida dos velhos ditadores.
O colunista não disse o contrário. Afirmou apenas que "o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pediu ao seu colega Arthur Lira que saia de cima do projeto que regula as plataformas digitais". O texto certamente foi entregue antes da resposta de Lira e isto acontece.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Elon Musk, o bilionário retrógrado Voltar
Comente este texto