Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. carlos campos

    E a maldade da folha com o governo Lula é vergonhosa.

    Responda
  2. Ricardo Andrade

    O discurso pseudo democrático da Folha é populista

    Responda
    1. neli faria

      A Folha é empresa, e empresa não vota e nem é votada. Populista é o Oportunista político: de direita, esquerda, situação, oposição. Graças a eles o Brasil é esse eterno subdesenvolvimento.

  3. Daniel Marques

    Gilmala largou a repartição sozinha para defender a dilmada do mais onesto. A fabrica de pano vermelho tá a mil hoje.

    Responda
  4. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Tudo que é a favor do povo é "populista". Tudo que é a favor do tal mercado, é "ideal". Puá! Que coisa...

    Responda
  5. wilson barbosa

    Juntar o nome de Lula a "populismo" parece tarefa fácil à FSP. Basta que anuncie uma medida de impacto social e lá vem Folha juntar à sia crítica. Não que o jornal não possa criticar, mas o faça com fatos e dados, números e a posição do Governo sobre as medidas. Um sujeito fechado na redação, sem informação e fontes, pode dar qualquer opinião, fato não faz jornalismo, mas jogo de pedras sem qualquer base de sustentação às suas argumentações. Infelizmente ao escrever aqui istraram mais um clique.

    Responda
    1. carlos campos

      A folha, como um braço de baixa estatura do pag bank, sempre vai puxar a brasa pra sua sardinha. Entre o " mercado" e o povo passando fome, é claro que a folha vai priorizar o mercado, até porquê dele faz parte.

    2. Gilmar Maghenzani

      concordo com vc mas menos mau pq saímos da ditadura e mentiras

  6. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Infelizmente, era o que se podia esperar, desde que a ex-presidente Dilma Roussef usou o mesmo artifício de reduzir as tarifas de energia elétrica para angariar popularidade.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      a conta aumentou 4% por causa da pandemia agora o governo reduz isso e vc acha ruim, o que era de se esperar é um governo preocupado com o povo que está entre os 130 milhões quase passando fome, isso sim, e vc concorda com editorial que tem o Joel Fonseca? para né meu caro acho que v devia rever o que falou

  7. Felippe Mendonça

    O problema de querer falar sobre o que não conhece. A taxa que é utilizada para a produção de energia alternativa foi criada pelo FHC (ataque cardíaco do jornalista, alguém lhe socorra) e gerava uma redução de cerca de 30% da conta por serem mais baratas.... a 1ª coisa que o Bozo fez foi tirar a taxa e se vangloriar de que teria baixado a conta de luz em 3 reais... isso sim é populismo (agora o jornalista está andando cambaleante). Em seguida a conta subiu +-30%... Lula só está arrumando a casa

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      ele teve um infarto

  8. Geraldo Magela

    As riquezas que o país produz são só para o grande capital, este é o pensamento desta mídia golpista.

    Responda
  9. Enos Mendes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Gilmar Maghenzani

      o FHC e o seu minto fez pior

  10. neli faria

    A Gadaiada vai investir contra o Editorialista. Não se pode falar do Boiadeiro que o Red Snowflaque, por não saber pensar, investe contra quem o critica. O lula só pensa em si mesmo, em seu projeto pessoal de poder. Não pensa no País. Ele só pensa no Presente ,nada planta para o futuro. Ao reduzir a Conta de Luz hoje, não quer saber das consequências no Futuro. Ele , hoje, está no poder há quase dezessete anos, dele e da Dilma, e o Brasil continua com os mesmos problemas do passado.

    Responda
    1. neli faria

      Gilmar a sua mãe não ensinou a Fundamentar? Minha mãe, tinha apenas o terceiro ano de grupo, sim. Dizia ela: não traga em discussão terceiras pessoas que nada tem a ver.E ela também dizia: o quer vale estudo para quem não pensa e   Político é para cobrado.

    2. neli faria

      Gilmar : aprenda a fundamentar, senhor!  E ser educado!A  sua mãe não te ensinou a respeitar  mulher?

    3. neli faria

      Gilmar namorada de Moro? Viúva de FHC? Se  eu fosse a Ruth Cardoso até queria .Ficaria com a polpuda pensão de presidente da República, salário do atual.

    4. neli faria

      Daniel: perdoo o bovino do bolsonaro. Descobriu política em dezoito e acha que deve apoiar o resto da vida; já o gado do lula? Pseudo intelectual que não pensa e não sabe que graças aos eleitores de Marina,Tebet, Alckmin , por quem ama o Meio ambiente, eu, o presidente seria o bolsonaro.o lula foi eleito por menos de dois por cento dos votos. O red snowflaque ao digitar treze deletou a inteligência, senso crítico e o que minha mãe sempre dizia: político é para ser cobrado e não idolatrado.

    5. Gilmar Maghenzani

      Viúva do FHC e namorada do marreco de Curitiba isso sim, leia o comentário do Felipe Mendonça lá está a realidade que digo não é a sua

    6. Daniel Marques

      Neli, assim como eu, voce percebeu a fraude da frente ampla eleita em 22. Caiu na real, diante dos fatos, atitudes e resultados. A população também está atenta, haja visto os numeros de aprovação do atual incumbente derretendo. Mas ainda restam os ruminantes do redbanho, esses são marionetes, a banda do Titanic, nunca irão acordar.

  11. Deborah Teixeira

    São muitos problemas mesmo. Haddad é bom e descascar os M abacaxis M.

    Responda
  12. luiz fernando gomes de mello

    Ô editorialista??? Vocês, por acaso, vão pagar a minha tarifa de luz?

    Responda
  13. José Augusto Bernabé

    O dilmismo em plena ação, nem precisa ser Profeta para saber que isso dá em Impeachment rapidinho.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      só pq vc quer não dá barnabé precisa de um crime

    2. Marcelo Magalhães

      Exato, temos que voltar ao bolsonarismo, luz só para os ricos. Esse não é populista, mas elitista. E a conta não chega depois, veio junto com a insegurança alimentar de 125 milhões de pessoas e a fome de 33 milhões. Ótimo comentário! SQN

  14. ADILSON CORTEZ

    Conversinha pra boi dormir. Estamos numa situação extremamente grave . A maioria da população sofrendo horrores para botar comida do dia seguinte e vocês com essa tese defendida no editorial que apenas privilegia os que vivem no andar de cima. É ler e sentir enjoo. Vomitei!!!

    Responda
    1. EDUARDO OLIVEIRA

      Enjoo é pagar cada vez mais caro. Só impostos e taxas cada vez mais altas.

  15. ADILSON CORTEZ

    Não me dei o trabalho de ler o editorial. Acompanho a FSP desde muito jovem e é sempre a mesma ladainha isto é, todas as medidas que ajudam os que estão jogados e esquecidos são taxadas de medidas populistas. PQP cansei!!!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Paulo eu li todo e concordei com o Adilson e se vc não então perdeu mané

    2. ROGERIO ROBERTO DE SANTANA LOPES

      Existe almoço grátis? Alguém vai pagar.

    3. Paulo Jr

      Mas Adilson, você acha razoável criticar um texto que nem leu? Fica a impressão, mesmo se não for o caso, que seu comentário apenas atende à interesses do grupo ao qual você pertence, entende?

  16. EDUARDO OLIVEIRA

    Não se pode esperar nada de bom mesmo, só aumentos das contas, impostos e taxas para pagarmos. De mal a pior.

    Responda
  17. Alexandre Pereira

    É o que acontece quando se pensa que dinheiro dá em árvores (ou é grama). Foi essa demagogia por decreto que resultou na privatização da Eletrobrás (os cumpanheiros de lá mandam um abraço!), mostrando o nível de consideração dos governos com os trabalhadores dessas Cias. Sugiro um combate ao gato coletivo, contrariando traficantes e milicianos, para que aqueles que pagam tenham sua carga reduzida. Mas talvez seja pedir demais que contrariem esses currais eleitorais.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Se não queriam, se esforçaram bastante quebrando o caixa da empresa. Parece que é um robby…, esmola com o emprego dos outros.

    2. Gilmar Maghenzani

      Quem é que queria privatizar a eletrobras era o Paulo Guedes não os cumpanheiros

  18. Sergio Aramis

    Quando o governo socorre empresas privadas de falência, baixa decretos que isentam impostos para o setor privado, deixam de taxar grandes fortunas, são exemplos de um estadista, mas se baixar os impostos da cesta básica, subsidiar qualquer coisa que alivia o sofrimento da maioria da população, é considerado populista. A mídia é ridícula, parcial e segue o pensamento dos donos do capital. NO JO

    Responda
    1. wilson barbosa

      Perfeito!

    2. Gilmar Maghenzani

      É pior o bozo fez isso e cadê as críticas

  19. MARIA F LUPORINI

    Folha é fiel defensora de acionistas e de controladores.

    Responda
  20. Luciano Ferreira Gabriel

    A medida é populismo puro, como foi no caso das medidas de Dilma no programa Luz para Todos (sic).

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      sim trouxe dados mas será que são verdadeiros? e mais esqueceu de mencionar os 30% do bozo e os aumentos do FHC

    2. Daniel Marques

      Boa Luciano, trouxe fatos e dados, melhor técnica para desmontar a narrativa da petralhada.

    3. Luciano Ferreira Gabriel

      1.4 O efeito da redução da tarifa de energia elétrica com MP da Dilma Rousseff quando foi anunciada, foi de 18% para residências e de 32% para a indústria, em 2013. O nome era bem bonitinho, Luz para Todos...

    4. Luciano Ferreira Gabriel

      2.4 Em 2014, com os aumentos de tarifa concentrados no final do ano, observou-se uma alta de 17%, anulando a redução do ano anterior, para consumidores residenciais. Em 2015, o aumento chegou a 51%, e em março de 2016 a alta acumulada em doze meses era de 60,42%.

    5. Luciano Ferreira Gabriel

      3.4. Especialistas calcularam que a conta ficou em cerca de 105 bilhões de reais, o equivalente a um ano de faturamento das empresas de distribuição de energia. Desse total, 60% seriam cobertos pelos próprios consumidores, com o aumento das tarifas, e 40% por subsídio direto do governo, ou seja, pelos contribuintes.

    6. Luciano Ferreira Gabriel

      4.4 Em dinheiro de hoje, chega a quase 200 bilhões de reais a brincadeira (sic). Daí ações similares se repetem no atual governo e alguma lorpa comenta como se fosse especialista do tema que tudo que é contrário ao que acredita é contra o povo (sic) e favor da elite...

    7. Marcelo Magalhães

      Exato, temos que voltar ao bolsonarismo, luz só para os ricos. Esse não é populista, mas elitista. E a conta não chega depois, veio junto com a insegurança alimentar de 125 milhões de pessoas e a fome de 33 milhões. Ótimo comentário!

  21. Luiz Claudio Teixeira Souza

    Quando mantém redução de impostos para empresas de comunicação o que é? Um grande administrador, um Estadista de ponto, vocês são ridículos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Onde tem Joel Fonseca dá nisso

  22. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O editor , bem no fundo, eh um bolsonarista. Fala em populismo de lula. Mas a folha eh um braço armado de rotativas , que como os arruaceiros facistas da direita populista prega pra massa ignara , e convence, que ela deve bater palmas pro chicote, enquanto o bolo crescer , pra ser distribuído depois.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      E sobre o objeto de abordagem do texto, algum comentário ?

  23. Frederico Couto Gondim

    Lula está dando um tiro no pé: desconto de 4% na conta representa apenas R$ 2,00 em uma conta de R$ 50,00, isso não é desconto é esmola! Lula tá lelé.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      não é essa conta que vc tem de fazer procure ler mais

  24. MARIA F LUPORINI

    Tem que deixar subir e ser indiferente, como Bozo, com tudo o que afeta o povo. O presidente não pode chamar especialistas para estudar como melhorar nada. A Folha está defendendo os fraudadores da Americanas, só isso.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Maria, onde tem Alcolumbre tem pilantragem. Depois não adianta vir com a velha desculpa do eu não sabia. Dize-me com quem andas…

    2. MARIA F LUPORINI

      Folha defende controlador e acionista. Lula quer que ganhem dinheiro, sim, mas também quer que a população pague menos na conta de luz. Trabalho de Presidente. Isso a Folha não suporta.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não foi falado em aumento, como tampouco foram invocados especialistas em busca de melhora alguma.

  25. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Fala aí editor: o que eh uma reforma ampla do setor?!

    Responda
  26. Alexandre Borgir Morais

    Quando Guedes deu um trilhão de reais aos banqueiros na pandemia,a folha não fez editorial criticando,não é mera coincidência.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pois é nesse meio tinha os amigos

  27. Jorge Rodrigues

    A iniciativa do Lula é populista, irresponsável e altamente nociva para o país. Algo idêntico foi feito no governo Dilma e as consequências foram desastrosas. Os petistas não aprendem nada com os seus próprios erros.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Eis aí um exemplo típico do que o editor pretende conseguir falando meias verdades.

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Sr. Jorge, se me permite fazer um breve comentário, chamar atitudes que beneficiam os pobres de irresponsáveis e nocivas é típico dos endinheirados que são herdeiros das famílias multimilionárias donas de escravos que não admite dar dinheiro para pobre. O senhor é um homem rico pertencente a essa linhagem? Se for, é compreensível a sua posição, caso contrário, por favor, não defenda que lhe açoita. Assuma a sua classe social e lute pelos seus direitos.

  28. RENATO Dias

    Essa conta vai chegar, é só aguardar. Populismo é como uma festa... muita música, bebida e comida. Só alegria, todo mundo adora. Quando acaba e chega a conta...revolta, xingamentos e até agressões. Enfim, já vimos este filme. A existencia de uma necessidade não dá a ninguém o direito de ser irresponsável.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Qdo o seu herói aumentou a conta em 30% vc estava onde? na terraplana ou em nárnia

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Sr. Renato, se me permite fazer um breve comentário, chamar atitudes que beneficiam os pobres de irresponsáveis e nocivas é típico dos endinheirados que são herdeiros das famílias multimilionárias donas de escravos que não admitem dar dinheiro para pobre. O senhor é um homem rico pertencente a essa linhagem? Se for, é compreensível a sua posição, caso contrário, por favor, não defenda que lhe açoita. Assuma a sua classe social e lute pelos seus direitos.

  29. jose eduardo serrao

    O que melhora vida dos mais pobres é populismo. Já sabemos o que pensa a Folha, não precisa ficar toda semana reforçando isso.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      São os governos que reforçam isso. A FSP constata e relata.

    2. Vinicius Branco

      A verdade dói e torna-se insuportável para os que reclamam da FSP.

  30. antonio brito

    L3 não tem planos. A meta é permanecer no poder. Os adjetivos do editorial estão perfeitos: governo populista, caótico e ineficiente. Tira imposto e distribui subsidio, viciado em gastar sem investir. Uma fórmula que já deu errado hipotecando o futuro. Programado para errar.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Juros abaixou, o dólar abaixou, o desemprego abaixou, o comércio aumentou 2,5% em fevereiro, os investimentos de fora voltaram, o desmatamento baixou e isso é pq não tem projeto e foi apenas um ano e quatro meses

    2. wilson barbosa

      Kkkkk

  31. Marcelo Magalhães

    Texto do chatGPT. Nutriram-na combo texto do Vinícius Torres e solicitaram um texto desqualificando o atual governo, ordem desnecessária, pois a IA da folha já está treinada, sabe que o presidente Lula deve sempre aparecer como alguém que faz tudo errado e suas decisões devem ser atribuídas ao populismo, já que ele governa para os pobres.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Dalton, bom dia. Você não acordou bem hoje. Seu comentário está muito ruim. Raivoso e desconexo . Quem sabe você não volta pra cama que é o lugar de choro dos perdedores, dorme mais um pouco e tenta passar mais tarde. Ou então vá ver se estamos na esquina?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Nunca governou para os pobres. Governou e governa pelos votos dos pobres. E também pelos votos dos baboes.

    3. Marcelo Magalhães

      Obrigado Maria, sempre acompanho os seus comentários, que são muito consistentes. Vamos manter nossa luta por um país decente.

    4. MARIA F LUPORINI

      Parabéns, Marcelo. Faço esse trabalho de desmascarar os interesses dos lobistas e de seus jornais de apoio diuturnamente também.

    5. Marcelo Magalhães

      Bom dia Vinicius, muito obrigado pela sua contribuição, sempre de grande importância. A minha humilde colocação se refere ao fato da folha combater esse governo de forma acintosa. Ela não respeitão maior líder político vivo do planeta, que está sendo copiado em diversos países, inclusive pelo estadunidense Biden, que vem executando medidas que a folha taxaria de populistas. O bolsa família é uma delas, agora com acréscimo aos filhos. Assim Vinicius, combaterei diuturnamente o trabalho lobista.

    6. Vinicius Branco

      O Lula erra e a FSP eh culpada. Marcelo eh mais um que defende os subsídios pagos pelos consumidores de energia.

  32. Anete Araujo Guedes

    A bondade da Folha era com Paulo Guedes. Aquilo sim que era ministro de verdade. Imagina se ele ia se ocupar com coisas de pobre. Não pode pagar a luz, que fique no escuro.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Anete preocupa-se so em fazer comparações. O tonto do Bozo não eh referencia. Olhe para frente dm vez dd olhar para o passado.

    2. Gilmar Maghenzani

      Vinicius ela não falo bobagens não é vc é que não entendeu

    3. Vinicius Branco

      Anete não leu e não entendeu, mas vai pagar a conta como todos nos. Coisas do Alcolumbre, que agora eh amiguinho do Lula.