Ruy Castro > A ameaça -inda- sem nome Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O pessoal da direita dispõe de recursos econômicos em abundância. Os de esquerda disporiam do recurso do conceito de coletividade, mas que a direita se encarregou, aos poucos e eficientemente, de eliminar das cabeças das classes mais baixas (incluindo os mais iludidos, da classe média). Hoje a pessoa que tem um boteco se acha empresária e que está bem pertinho da aquisição de seu Porsche.
Geraldo brita , na veia ( sangue) ou na veia( idosa?)
Sergio pan, vc ja é um trocadilho.
Nota dez!
A grande imprensa foi acometida pela sÃndrome de Estocolmo. Apoia sem vergonha as ações do dono do "X" e concomitantemente gera conteúdo para o projeto de negócio do próprio dono do "X" .Amanhã o dono do "X" estará pautando por IA sem a necessidade de edição humana.
Parabéns Ruy! Muito bom e esclarecedor artigo, temos que combater os dois extremos do fascismo: Direita e esquerda! OrasilSertanejo do Caiuá!
Eita, sô, isso não é dedada no'zóio, caro Ruy, é fist-fãquin. Poi Zé, então é o seguinte: o peçoau gosta dos confortos da modernidade, mas não gosta de civilização. Então tá, uai, viva-se nessa Herda servage, que jeito? Desrespeito, eixcrotidão, violência, vamulá. Só não adianta recramá adispois.
Texto brilhante. A extrema direita fascista está se articulando, tramando e se fortalecendo. Trata-se de um fenômeno mundial. São os adeptos das crenças, das liberdades de expressão para cometer crimes, trapacear, golpear, manipular, mentir.
Censores : anomia é “ sem regras “ do grego nomos ( normas) . A nossa sociedade é propensa a atos de quebra das regras que regem os indivÃduos - sua constituição. Por instabilidade econômica e polÃtica , favorecem a golpes de estado
Alerta do Ruy : na última eleição : Lula 50,88%x Bolso 49,12 % . A direita pode estar se expandindo no Brasil-o governo eleito não está conseguindo manter a sua popularidade e atender à s expectativas do povo . Lula já apela para a religiosidade . Atávico , o paÃs está moldado ao um estruturalmente desigual , sempre propensa a atos de anomia . Para este desfecho , sabemos o que pode vir pela frente : o pensamento único , , ataques as liberdades individuais , ditaduras
Prezada Anete, permito - me acrescentar a maioria da grande imprensa entre os açoitadores do governo.
Lula herdou um paÃs destroçado, com um rombo enorme nas contas públicas, não possui maioria no congresso e é tratado com vara curta pela elite financeira e empresários.
Perguntar não ofende. Pergunto ao colunista Ruy Castro: a extrema esquerda também não adota não acredita e não impõe muitas das pautas as quais o colunista atribui a a extrema direita?
Conta para nós onde existe esta tal extrema esquerda? Não vale citar Cuba e Venezuela (se os considerarem que influência têm no mundo?)
Faltou Israel, India, Filipinas, El Salvador...
Um imortal da ABL perdido na noite.
Uai, antes só do que mal acompanhado. Inda mais no escuro.
A extrema direita só vai adiantar a inevitável destruição da espécie humana.
Down with the Yellowshirtintern!
Hahahahah, ótema essa do yellowshirtintern! É um shitintern também, bem fétido.
É 'só' a esquerda, quando estiver no poder, não usurpar o erário publico e/ou sucatear o Estado que não existirá a extrema direita. Porque não citou os paÃses que a esquerda governa como Cuba, Coréia do Norte, Venezuela e outras republiquetas de bananas? Hipocrisia é a marca da esquerda e de seus adeptos.
É só a esquerda não comprar mansões com dinheiro vivo, não surrupiar joias valiosas, cometer crimes de peculato ou rachadinhas, não transportar drogas no avião da FAB, não abrir loja de chocolate, não participar de transações suspeitas na compra de vacinas, não incentivar a destruição da sede dos três poderes, não se aproximar de milicianos, não liberar armas para o crime organizado, não espionar opositores, não receitar medicamentos reprovados pela OMS, não tentar dar golpe etc.
O cara esquece do Trump, será que os EUA é republiquetas d bananas. Hipocrisia, me engana que eu gosto.
Ivan, na primeira parte do seu lamentável comentário, você prova que é extremamente desatento: nunca o erário público foi tão usurpado e as instituições foram tão sucateadas quanto no (des) governo do Bozo, que é o que a direita tem a nos oferecer. Na parte final, a velha alegação de que enquanto houver um governo de esquerda ruim (nota: o Putin não é de esquerda!), a esquerda não pode falar mal dos malfeitos da direita. Além de desatento, é totalmente sem capacidade analÃtica...
Enquanto o capital estiver feliz com a Extrema Direita, está crescerá sem empecilhos. Assim como o nazismo teve todo o apoio das ditas nações "democráticas", a começar pela "liberal" Inglaterra, até se mostrar no que realmente era - e o capital fingia ignorar ou subestimar.
Excelente lembrança histórica. É como eu sempre digo: em tempos de crise, os "liberais" sempre escolherão o fascismo se a opção for um governo que conte com parte da sua renda para fazer alguma forma de distribuição, os denominados governos populares. Isso já originou um chavão da direita: "A esquerda é boa para fazer caridade com o dinheiro dos outros". Não é caridade e o dinheiro é de todos, mas a idéia ser parte de um todo é repugnante para alguns que se acham especiais.
No Brasil não tem direita nem esquerda. Temos a extrema direita que comanda e a extrema esquerda que garante o poderio da extrema direita. A esquerda trabalhista foi destruÃda pelo Lula quando assumiu o governo e deu um chute no traseiro da esquerda trabalhista que trabalhou duro para aprovar na constituição o salario mÃnimo para dar todo o conforto ao trabalhador para que seus filho cresça forte, sadio e inteligente sem precisar de auxilio de ninguém e educação e saúde de qualidade para todos.
Lula pode ter errado mas chama-lo de extrema esquerda é uma aberração. Sabemos que o trabalhismo de Vargas tinha inspiração em Mussoline. A articulação de Vargas com os sindicatos e as leis trabalhistas no Brasil se pautava no esforço de impedir a autonomia de luta das unidades de organização dos trabalhadores e a redução dos movimentos sob a tutela do Estado. Coisa que Lula não fez porque foi um operário.
João, você me lembrou de um evento que presenciei há muitos anos, creio que na Cinelândia, no Rio. Uma meia dúzia de três ou quatro velhinhos colocando flores junto a um busto do Getúlio Vargas. Isto me comoveu, mas foi uma prova cabal da caducidade do trabalhismo. Para mim, o Getúlio foi a maior figura da História do Brasil, mas seu ciclo histórico se fechou, embora sua herança tenha permanecido por gerações. O Lula não foi o destruidor do trabalhismo, ele foi o lÃder de uma nova fase histórica
Parece que forças polÃticas conservadoras mundiais, com as quais era possÃvel dialogar, estão migrando discretamente para a extrema-direita. Ali, encontram segurança emocional, sobretudo com a ajuda de “verdades religiosas”. Um bom exemplo aqui no Brasil: tem alta aprovação pública matar “suspeitos” de crimes, em vez de prender. (Também foi atividade altamente respeitosa na Roma antiga: Cristo foi executado com dois ladrões). Está havendo um movimento global para cancelar direitos humanos.
Clemens, prezado, sua lembrança me saltou aos olhos: não só humanos, mas também os direitos divinos. Pois não deram um crau no Filho do Chefe? Respeitam absolutamente nádegas!
Quando vemos um movimento internacional de formar governos de extrema direita como os de Viktor Orbán na Hungria e as ligações com Trump, Flavio Bolsonaro, Milei entre outros temos que temer pela democracia.
Que interessante! Um colunista da Folha que, calado, parece um sábio.
Vc nem calado. É caso perdido.
Como assim Giovani? não tem nenhum argumento pra contestar Ruy Castro e me sai com essa piadinha ridÃcula?
Há sim uma correlação de forças nesses termos atualmente e que se desenvolveu ao longo dos últimos dez anos. Mas não há fatos que comprovem que a extrema direita "venceu todas."
Ruy, como sempre, brilhante!
Excelente texto. Já tem gente pagando pela difamação sem freios .
Texto ruinzinho, ruyzinho. Vc deve estar ainda em choque com a morte do ziraldo, só pode.
Boa, Sérgio: na veia...!
O que ele falou de errado, Florentino? aqui precisa-se de ideias contras ou a favor, e nao de trocadilhos infames!
Pelos comentários vê-se que há leitores ocasionais de textos curtos sem capacidade de entendimento. Cegos pelo ódio e a burrice fascistas. É uma batalha pela civilização. A armas principais são a educação , o humor e a arte ! Os fascistas odeiam!
Leão, ao menos no Brasil, o fascismo de direita é mais burro - e muito mais perigoso - do que o de esquerda. Uma comparação minimamente honesta entre os governos Lula e o do Bozo prova está afirmação: o primeiro tenta fazer algo de bom para a população e acaba errando muito; o segundo nunca tentou fazer nada de bom para alguém fora da sua famÃlia, aliás nunca nem governou, terceirizou essa tarefa chata para o Lira e o centrão. Não há equivalência possÃvel.
A grande questão é que podemos passar a viver num fascismo bu@rro de direita ou de esquerda. Até hoje vemos supostos lÃderes de esquerda admiradores de fascistas declarados como Putin, Xi Jinping, Maduro, Ortega, Canel e etc. Está difÃcil!
Será que ainda precisamos explicar que a extrema direita é alimentada pelas ferramentas dos homens mais ricos do Mundo, que mais que duplicaram suas fortunas nos últimos 4 anos? Como Musk do x, Zukemberg, muito mais perigoso, mas silencioso, do face e instagran e whats, Bezos da Amazon e os dois do Google. Estes homens pagam colunistas na imprensa,, pagam Lira para não deixar ir adiante a PL das fakes, estes homens falam mal de Alexandre, por se opor ao poder deles. Isto tem que terminar.
Prezado Luiz Borges, pelo menos concordamos em algumas coisas: ele é o cara mais perigoso do planeta e tem um ego gigante. Mas lembre: ele desbancou a NASA com seus foguetes reutilizáveis, desbancou todas as montadoras com o Tesla. Criou a Starlink. Fatos, não são pirita. Quanto a questão de história, nunca tive a pretensão de condensar a história da democracia em um testÃculo. Só lembrar que a democracia nasceu da burguesia. E o fato de que o totalitarismo de esquerda matou MUITO mais.
Celso, ele não "desbancou" a NASA, ele recebe financiamento do governo para suas aventuras que poderiam perfeitamente ser realizadas pela agência, caso fosse dirigida para esse tipo de espaçonave; o carro elétrico tem mais de 12O anos, sendo feito por muitas montadoras e a BYD já ultrapassou a Tesla; a Starlink é só mais uma rede de satélites de comunicação. Não é que ele não tenha valor nenhum, mas está muito longe da lenda criada em torno dele e se revelou uma ameaça.
Lembra a abertura do manifesto comunista: um espectro ronda o mundo, o conservadorismo. Todas as potências unem-se numa Santa Aliança para conjurá-lo. O papa e o Biden, Macron e Scholz. Os wokes do EUA e os ecologistas da Europa.
o apocalipse que tanto eles pregam. Que será de nós?
Vamos agir, enquanto há tempo, em defesa da democracia.
Excelente, Ruy. É exatamente isso e já dou como favas contadas o retorno da extrema-direita em dois anos, para o Brasil. Graças a Elon Musk e outros crápulas, Trump está pronto para assumir POTUS depois de Biden.
O artigo foi muito bem abordando um forte elemento de risco para o mundo. Mas no geral o que ocorre é mais do que isto pois as pessoas no mundo vivem um momento de liberdade egóica, onde cada um fala o que quiser se for para seu benefÃcio pessoal. Tanto esquerda , como direita mentem, xingam, mostram só um lado e não há mais nada confiável , nem os poderes da nação, nem a mÃdia, nem seu vizinho, nem sua famÃlia. Bom senso zero. Salve-se quem puder, começam a ter saudade de Ordem...
Tenho muito medo dessa gente e da porcaria de mundo que sobrará para meu neto. Choro por dentro pelos sonhos perdidos.
Ah, Maria Isabel, que tristeza, não? Eu não tenho filhos ou netos - de propósito e por esta exata razão - mas tem uma molecada de quem gosto, e isso me confrange o coração. Enfim, sigamos, é o que tem pra hoje e amanhã...
Eu tbm... lamento pelos seus e meus netos . Estamos a passos largos para 1984 de George Orwell.
Bom artigo do Ruyzinho, aquele que ficou bem omisso durante o golpe que levou o bostonauro e sua ghangh a ocupar o Planalto por quatro longos anos.
Borges, o Sr Júlio Alves se refere ao golpe que estaria na origem dos quatro anos de pesadelo institucional bolsofascista. Vc agora se autonomeou o corregedor geral dos comentários? Nada contra, mas leia direito antes de fazer a correição...
Brand, se você acha que o Bozo venceu as eleições nas urnas, então concorda com seu principal argumento para o golpe, a manipulação dos seus resultados pelo TSE, principalmente pelo "Xandão", confere?
Durante os golpes não tem outro jeito senão esperar que a coisa tome forma e se defina, de modo a pedir uma crÃtica precisa. Ou então o crÃtico vai ficar atirando a esmo. No caso do bozo, Sr Júlio Alves, tudo indica que infelizmente venceu as eleições na urna. Neste ponto ao menos não foi golpe. Vc fala do Tuite redentor do Villas Péssimas?
Péssimo comentário do Julinho, que não leu ou não entendeu nada do que o Ruy escreveu ou, mais provavelmente, está preso na cegueira de certas verdades absolutas da esquerda que a impede de ver a realidade, suas mudanças e propor novos caminhos para os seus objetivos. Foi assim que o Comintern acabou em 43...
Durante os golpes não tem outro jeito senão esperar que a coisa tome forma e se defina, de modo a pedir uma crÃtica precisa. ou então o crÃtico vai ficar atirando a esmo. No caso do bozo, Sr Júlio Alves, tudo indica que infelizmente venceu as eleições na urna. Neste ponto ao menos não foi golpe. Vc fala do Tuite redentor do Villas Péssimas?
Pra dá uma freada basta enjaular o bozo, já.
Texto ao ponto, sem rodeios. Me espanta a limitação intelectual dos leitores em cobrar que um texto crÃtico à direita também traga crÃticas à esquerda. Cinismo extremo.
Às esquerdas ou direitas civilizadas cabem rejeitarem os extremistas. Defender o Estado de direito na democracia é imprescindÃvel.
Leonardo. Ok. Explicação aceita e apreciada. Eu penso que uma opinião polÃtica (repito polÃtica) deveria ser apresentada em contexto.
Peter, eu só acho que ninguém precisa se justificar para fazer uma crÃtica a qualquer espectro polÃtico. Nos extremos dos dois lados encontramos comportamentos execráveis. Imagina se um jornalista precisasse pedir desculpas todas vez que fosse criticar A ou B pra não melindrar o público.
Leonardo. Com todo respeito, cinismo seria não ser equilibrado.
Artigo excelente,parabens !!!
O procedimento deplorável que Ruy descreve com perfeição se encaixa também perfeitamente na extrema esquerda. A Gestapo e a KGB eram idênticas. A supressão das liberdades também.
Luiz. Não captei exatamente o que vc quis dizer. Não me refiro ao idioma.
They all say so...
Luiz. Não é bem assim. A história demonstra claramente que as duas extremas são igualmente nocivas. Não quero nem um, nem outro.
É, o futuro dirá, ele sempre tem a última palavra... Enquanto isso você defende essa tese para manter o "perigo do comunismo" sempre no ar - eles podem voltar! Aà a direita toma o poder e destrói as instituições democráticas para evitar este "perigo" e estará tudo bem...
Luiz. O futuro dirá. Quanto à União Soviética, não se tratou de uma abrangência limitada aos paÃses da cortina de ferro. Abocanharam boa parte da Ãsia. Abasteceram Cuba durante décadas, colocaram até mÃsseis. Foram ativos em todo continente asiático (Afeganistão). Havia planos de expansão, mas a economia estatal com planejamento central faliu e o paÃs desmoronou. A Rússia passou de um extremo a um outro fascista tendo como chefe um ex-oficial da KGB. Volta ao czarismo. CÃclico.
Peter, a URSS foi um evento localizado num perÃodo delimitado que só conseguiu expandir sua abrangência em sua vizinhança imediata e mesmo assim num acordo pós-guerra, e viveu acossada desde sua fundação. A "Internacional da Direita" é muito mais distribuida pelo mundo e se baseia na insuficiência do capitalismo para encaminhar soluções virtuosas, pretendendo garantir a "segurança" da população nativa. Não se trata de uma alternância cÃclica. Você deveria estar mais preocupado com o futuro.
Igor. É um artigo que menciona a extrema direita internacionalmente. Se expandisse o leque a antiga União Soviética como Cuba se encaixariam perfeitamente. É cÃclico. A extrema esquerda teve sua vez, agora a extrema direita tem de novo a sua vez. Deplorável é que extremos tenham vez.
Maria. Correta sua observação. O que me incomodou é que ele parece achar que somente um extremo favorece a ditadura.
Mas o texto era sobre o atual avanço da extrema-direita ou sobre a memória do fracasso russo?
A diferença é que a extrema esquerda, no Brasil e na maior parte do mundo, é um nicho. Enquanto a extrema direita recém governou o Brasil e os EUA, e está no poder na Argentina, na Hungria e em tantos outros lugares, apresentando crescimento muito além dos limites de um nicho.
Perfeito, mas sempre haverá aqueles que acham que o Foro de São Paulo é uma congregação de democratas.
Não li no texto do Ruy, nem hoje nem nunca, defesa de qq ditadura, de direita ou de esquerda. Ao contrário dos administradores do minto tão constantes neste Fórum.
Perfeito, estamos no corredor do abatedouro, negamos e caminhamos serenamente para a guilhotina, que os nazifascistas acionarão com muito, muito prazer.
Pô Rui, vc já escreveu textos mais inteligentes. Este texto é maniqueÃsmo puro. A esquerda são os bonzinhos e a direita são os malvadões a busca do lucro passando de rolo compressor sobre as democracias. A democracia nasce do iluminismo, que tem tudo a ver com a ascensão da burguesia, em oposição ao poder central dos monarcas absolutistas. A rainha de copas representa LuÃs XVI.
Celso, sua análise histórica da Democracia acaba no séc. XIX, muita coisa mudou desde então, aconselho que se atualize. Quanto ao Musk, sua avaliação é simplória, o cara está numa egotrip permanente e não tem qualquer traço de escrúpulos. Seus "grandes feitos" são basicamente ouro de tolo. Eu o considero o cara mais perigoso do planeta.
Agora Não li no texto do Ruy, nem hoje nem nunca, defesa de qq ditadura, de direita ou de esquerda. Ao contrário dos administradores do minto tão constantes neste Fórum.
Que viagem! "Salvador da Humanidade"? Quanto custará a salvação?
Discordo. Extremamente lúcida a perspectiva.
Já Elon Musk pode ter problemas, mas o legado dele para a humanidade é inquestionável com a viabilização dos veÃculos elétricos, os foguetes reutilizáveis, sistemas de transporte inteligentes, chips neurais, comunicação satelital acessÃvel. Ele pode vir a ser o responsável por evitar a extinção da humanidade.
Boa análise. O que fica evidenciado, e não está no artigo, nesse movimento extremista, é que o Capital aceita e apoia até o Nazismo, como governo da sociedade - desde que seus interesses sejam atendidos... Daà o contorcionismo de determinados meios de comunicação para apoiar a extrema-direita.
Milei é um liberal, como a direita seria antiliberal? O liberalismo é, na verdade, combatido pela esquerda que opta pelo controle da economia pelo estado, com um estado inflado, muitos ministérios, muitos gastos, enfim, o que vemos no governo Lula.
Vc está falando dos partidos que fazem parte da coalisão para governar? Que nenhum governo pode dispensar porque se trata de democracia, falha como é, com os currais eleitorais, cevados pelos polÃticos de sempre? Comente os destinos golpistas do governo Bozo. De quem, pelo visto, vc é admiradora. Não consigo evitar um certo desprezo (democrático porém) por mulheres bozófilas.
Muitos ministérios? Qual você cortaria? Sobre gastos, o que você pode colocar aqui como exemplo de excesso?
Ruy.... quanto a "Mais cedo do que pensamos, o mundo pagará caro por essa tecnologia sem pátria e sem freios." SIM.... tempos sombrios também à frente. Desde 2018 não me canso de repetir o que já dizia: as pessoas não tem ideia do mal que Bolsonaro fará ao Brasil. Como vc afirma, com razão, o que ainda mais preocupa é que o mal está institucionalizado no mundo com os tentáculos e maldades dessa gente.
Perfeito. Também muito bom de ler, como as outra colunas sobre variedades. Parabéns.
Infelizmente a disseminação do ódio e fake News correm a todo vapor nas mÃdias sociais, sem nenhum filtro ou punição adequada!! E uma terra fértil para as milÃcias digitais dos extremistas! Até o momento parecem lograr êxito, visto a quantidade de pessoas que se permitem a lavagem cerebral!! E pena!!
Perfeito o Ruy, infelizmente. E cada vez que a fsp publica algo acerca do judiciário com tÃtulos como: perseguição, politização, etc, mais faz o jogo de totalitários avessos ao estado democrático e a uma possÃvel liberdade.
Será que temos consciência da gravidade do que está acontecendo? A extrema direita, com seu histórico de des tru i ção, segue ganhando espaço. Como somos facilmente capturados pelo totalitarismo (vamos assistir ao filme 'A Onda')!!! O ser humano, como coletividade, nunca fez as melhores escolhas (vamos ler Harari). Faremos agora? Completamente descrente.
Muito rasa, sem muita pesquisa e cheia de comparações indevidas.
Profundo mesmo é seu comentário.
É verdade, Ruy Castro. Também é verdade que, com Bolsonaro, terÃamos uma ditadura pior que a de 64, tal a mediocridade e estupidez dele. Mas isso tudo é o processo dialético, tão bem descrito por Hegel, o eterno vir a ser, também na sociologia polÃtica. De vez em quando, segundo Hegel, o processo dialético se encarna em indivÃduos, com em Napoleão. Ou também a vontade de potência, de Nietzsche.
Creio que o Progressismo Woke Identitário Internacional tenha ajudado demais na expansão da Extrema-direita Internacional, ambos horrÃveis e sem este belo hino: Messias, Deus, chefes supremos, Nada esperemos de nenhum! Sejamos nós quem conquistemos A Terra-Mãe livre e comum!
Para combater essas coisas o voto ainda é a arma mais poderosa. Mas para votar bem há que ser com educação.
Só votar não basta. Saramago dizia q empresas, corporações do tipo de Musk funcionam como regime feudal, não há voto, manda o dono ou familias. O substituto é alguém de sangue familiar. Algumas séries ou doramas sulcoreanos apresentam como funciona este sistema por lá. Voto é somente para povão, sustenta a ilusão d democracia, já previu Platão, em A República.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > A ameaça -inda- sem nome Voltar
Comente este texto