Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hercilio Silva

    Ronaldo esqueceu que as VPN são território onde os fraudadores da dark web adoram atacar. Se mergulharem nisso as fraudes correm soltas. A questão é afetar quem ganha dinheiro nas plataformas. E isso é perfeitamente possível. Serão a pressão contra a politização delas. Essa a é a fonte de renda.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Reduziu investimentos em seguran√ßa na plataforma. Deu certo. Todas as big techs fizeram o mesmo". Espere para ver nos pr√≥ximos anos a enxurrada de not√≠cias de vazamentos e como as BigTechs v√£o ter que gastar tudo o que economizaram com as demiss√Ķes em processos dos usu√°rios.

    Responda
  3. Antonio Evaldo Almeida Barros

    Venceu? O que? Onde?

    Responda
  4. jose fior neto fior

    Venceu o quê, cara-pálida?

    Responda
  5. Homero Feijó

    A curto prazo Elon Mosca pode ter conseguido alcan√ßar seus objetivos mas, a m√©dio e longo prazo pode vir a pagar caro. Ele n√£o tem problemas somente no Brasil, tem tamb√©m muitos processos na Uni√£o Europeia e em outros lugares. As a√ß√Ķes da X j√° ca√≠ram 70%, a Tesla est√° perdendo feio pros el√©tricos chineses. Vamos ver uma grande lu ta ser travada entre estados nacionais e essa turminha de bilion√°rios que acreditam pairar acima da lei. Quem vencer√°? Dif√≠cil prever...

    Responda
  6. Nilton Silva

    Perfeito.

    Responda
  7. jayme terra

    Tah rolando de tudo nessa historia do Musk/ito q apareceu. Sai Musk/ito. Muito jornalista oportunista se dando bem. Avante Moraes.

    Responda
  8. jayme terra

    Que o altissimo abencoe nossos ministros para que conduzam melhor o contraponto com os criminosos ciberneticos. Essa extrema direita terrorista quer destruir ,para faturar mais e se apropiar e vender nossa soberania a preço de babana. Esse PL é um partido de ladrã//os.

    Responda
  9. Valter Luiz Peluque

    A situa√ß√£o √© cr√≠tica, mas n√£o vejo s√≥ um lado vitorioso. √Č subestimar demais a cr√≠tica contr√°ria. De todo modo √© temer√°ria a a√ß√£o de Artur Lira , bem como o papel da imprensa brasileira mais uma vez voltada √† direita , facilitando as coisas ao aventureiro, inclusive este artigo que canta loas ao Sr Musk , como se toda rea√ß√£o a ele fosse rid√≠cula.

    Responda
  10. Osmário Mendonça

    O colunista faz uma forte defesa do empres√°rio estrangeiro que quer desrespeitar as leis brasileiras. Eu n√£o vejo que o STF escorregou em casca de banana nenhuma. Pelo contr√°rio, o que o Musk conseguiu com a sua agress√£o foi ter seu nome inclu√≠do como investigado. Eu acho que a soberania nacional √© democracia t√™m que ser defendida sim! Pelos tr√™s poderes da Rep√ļblica.

    Responda
  11. Geraldo Mour√£o

    O colunista só falou verdades, e uma mais cristalina: O poder judiciário precisa ser prudente e não agir com esta fanfarronice que se vê hoje de seus membros.!!!

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Orra, Ronaldo, chutou o paw da barraca. Eu havia discordado da Mariliz Jorge em seu artigo de alguns dias atrás, focalizando somente o Xandão; agora, passados uns dias, você faz um resumo que envolve atores e fatos adicionais. E tenho que dar o braço a torcer, seria melhor que tivéssemos silenciado, e agido na surdina. Houve um reboliço, então... Eu perdi a visão mais ampla da coisa nesses dias. Um desastre isso, porque esse sujeito só tem compromissos consigo e seus negócios. Perigosíssimo.

    Responda
    1. Estela Najberg

      Prezado Marcos, quem √© Musk no jogo do bicho? N√£o √© nem o Urubu, que foi expulso da roleta. Deixar o cara falando sozinho, at√© que morresse pela boca seria a melhor atitude. Demos sobrevida √† extrema direita, e discurso para atacarem as institui√ß√Ķes. Prud√™ncia n√£o √© frouxid√£o, nem voluntarismo sin√īnimo de sabedoria.

  13. Benifati Guilhen

    Este é o tipo de análise que deveria ganhar destaque na mídia. Parabéns!

    Responda
  14. MATILVANI MOREIRA

    Está na hora de enxergar as coisas como elas são. Porém, o poder cegou o senhor... tenho medo de escrever o nome. Nem precisa, né!?

    Responda
  15. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

    Supremo n√£o tem credibilidade!

    Responda
    1. jayme terra

      E o q escreveu idem.

  16. Ailton Anastacio Coelho

    Imprensa DO RJ Seguindo Fidedignamente e a passos Largos o Culto ao Atraso e a desinformação... Parabéns Sr Ronaldo,Felizmente objetivo não alcançado.

    Responda
  17. Felipe Vasconcelos

    Tendo a concordar com a opinião de Ronaldo Lemos e Pedro Dória, além de outros colunistas nesta Folha. Houve manipulação de Musk para influenciar a percepção da sociedade sobre a necessária regulamentação das redes.

    Responda
  18. Joaquim Rocha

    Ronaldo ainda não enxergou o todo. Só um pedaço. O judiciário não pisou na casca. Pelo contrario: jogou a casca de volta. Musk "ramelou".

    Responda
  19. Denis Guedes

    O nívelintelectual dos congressistas anda bem baixo e dá imprensa idem 

    Responda
  20. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    O que esse Sr. escreveria se não fosse brasileiro? Provavelmente sobre o acerto da reação do judiciário contra o mega bilionário.

    Responda
  21. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna. Parabéns ao seu ponderado autor.

    Responda
  22. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    O prezado nos aconselha prudentemente baixar as calças, levantar o bum-bum e, como dizia o Paulo Salim M, relaxar se for inevitável.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não. Ele recomenda não dar palco prá celerado com muito dinheiro e poder. Se o twiter descumprisse as regras, cobrava-se a multa. Claro que a vontade é reagir, mas tem que se saber a reação que se tem.

  23. Rives Passos

    Viajou, Sr. articulista? A UE j√° est√° regulamentando. Alemanha ja fez isso. Na China, Ar√°bia Saudita, e outras ditaduras n√£o diz nada..zzzz. S√≥ mais um fanfarr√£o, que se aproveita dos valores democr√°ticaticos. A Xtwuiterr √© apenas o novo em seguidores no Brasil. Fatura 9,5 b. Podia ter sa√≠do do Brasil, n√£o faria falta as pessoas civilizadas e democr√°ticas sejam conservadores ou progressistas. Faria um grande bem. Viva a Rep√ļblica, a democracia, o Estado de direito e a CF88. E viva o STF,

    Responda
    1. Rives Passos

      Int√©rprete √ļltimo e Supremo da CF.

  24. Rives Passos

    Viajou, Sr. articulista? A UE j√° est√° regulamentando. Alemanha ja fez isso. Na China, Ar√°bia Saudita, e outras ditaduras n√£o diz nada.....zzzz. S√≥ mais um fanfarr√£o, que se aproveita dos valores democr√°ticaticos. A Xtwuiterr √© apenas o novo em seguidores no Brasil. Fatura 9,5 b. Podia ter sa√≠do do Brasil, n√£o faria falta as pessoas civilizadas e democr√°ticas sejam conservadores ou progressistas. Faria um grande bem. Viva a Rep√ļblica, a democracia, o Estado de direito e a CF88. E viva o STF,

    Responda
  25. vicente machado

    A empresa acaba de emitir um comunicado dizendo que respeita as leis do Brasil e que vai cumprir todas as ordens judiciais, mantendo os perfis bloqueados. O bilion√°rio ficou com medo de perder seus 9,5 bilh√Ķes que fatura no Brasil. E agora comentarista, quem deu baile em quem?

    Responda
  26. Luiz Ant√īnio I

    O sujeito só tem um interesse, ganhar dinheiro, engana-se quem o vê como líder de alguma coisa ou causa. Vale nada esse sujeitinho.

    Responda
  27. luis carlos Correia dos santos

    Q comentarista é esse????????

    Responda
    1. Rives Passos

      Deve ser $ pelas redes sociais! Como pagam parte do congresso. Mas, os brasileiros n√£o entreguistas, dizem n√£o.

  28. M√°rcio D'Avila Ribeiro

    Acho que o articulista se precipitou. Deve ter escorregado. Ou vai

    Responda
  29. Maria José de Carvalho

    Soberania de um povo n√£o √© "brincadeira". Se invasor de Marte pelo dinheiro que possui acha que "pode tudo" se deu mal. √Č t√£o pobre de esp√≠rito que a √ļnica coisa que possui √© dinheiro.

    Responda
  30. Sadi Medeiros Junior

    Musk revelou seu projeto de poder, talvez da forma mais clara poss√≠vel at√© agora, de modo a deixar os governantes do mundo com a barba de molho. Revelou tamb√©m sua liga√ß√£o com a extrema direita e mostrou querer interferir nas pr√≥ximas elei√ß√Ķes. Musk revelou muita coisa e essas revela√ß√Ķes podem n√£o ter sido muito boas para os tribunais da internet, da pol√≠tica e da hist√≥ria. De quebra, tirou a m√°scara dos que se dizem patriotas e se entregam ao primeiro gringo endinheirado que lhes acena.

    Responda
  31. LUIZ GUSTAVO AMORIM

    Opini√Ķes de gente abalizada sobre o assunto como o Ronaldo e o Pedro Doria coincidem e t√™m que ser consideradas. S√£o dois democratas liberais progressistas, n√£o h√° duvida. Tamb√©m entendo, como foi dito por outros leitores, que os fatos ainda est√£o se desenrolando e que um sil√™ncio do Supremo seria recebido como omiss√£o e funcionaria como mais enxofre no tanque da extrema-direita (continua).

    Responda
    1. LUIZ GUSTAVO AMORIM

      No meio de tudo isso, eu particularmente teria adorado ler uma √ļnica rea√ß√£o via um simples tu√≠te do Alexandre de Moraes: Mr Elon: we will be happy to know your view on China and India¬ís democracy where everyone is aware you have a lot of interests before considering if you are only joking or under effect of any substance. Have a nice weekend!

  32. Alberto A Neto

    Nelson Rodrigues define o "cretino fundamental": quem ignora o "√≥bvio ululante". Lemos tem de ser apresentado ao cretino fundamenta". N√£o fosse por in√ļmeras outras raz√Ķes, uma bastaria e suficient√≠ssima: n√£o deixar d√ļvida do acerto t√°tico e estrat√©gico das "salvaguardas constitucionais" de Moraes. Von Hayek, o pai origin√°rio do liberalismo radical, lecionava ser "necess√°rio, ent√£o, cancelar a democracia" quando e se a democracia ficar "contra o mercado". Lemos √© quem dan√ßa no baile de m√°scara!

    Responda
  33. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Engano seu. Ele coloca em risco a pol√≠tica de rela√ß√Ķes internacionais dos EUA. Quando fala, tenta impor as leis americanas nos pa√≠ses dos outros. Atua como um estado ditatorial. A Sarlink vai ser uma arma poderosa (controle de sat√©lites) deste estado e vai gerar muita chantagem. Quando os americanos perceberem que isso vai empurrar seus parceiros de neg√≥cios para a China, v√£o enquadra-lo. O Brasil deveria transformar todas as ilegalidades (segundo as leis brasileiras) em multas pesadas.

    Responda
  34. Sadi Medeiros Junior

    O Musk deu um baile e já venceu? Pode ser cedo para afirmar. O jogo político só acaba quando termina. Ele pode ter trazido o povo para o tribunal da internet, mas ele já está no tribunal real e, na terra da capoeira, pode levar uma bela rasteira. Que o gringo continue se achando. Quanto mais alto, maior o tombo.

    Responda
  35. Antonio Ivair Arrais

    O Bruno Silva deve está acometido de uma febre forte, pois está delirando! O Xandão abriu processo contra o Musk? E daí? O Musk deve está se borrando de medo! Kkkk. O Xandão não consegue pegar nem o Alan dos Santos, vai pegar o Musk? Kkk. Acorda Bruno, ou vá tratar dessa febre que está te causando delírios. Pode ser dengue!

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Ivair. O Xandão não pretende pegar o Alan ou o Musk. Êle, apenas, quer cumprir a tarefa de defender o nosso País dos delinquentes que infringem as leis e agem contra a soberania do Brasil.

  36. Rodrigo Flexa

    Em resumo, o colunista diz que o bilionário pode ameaçar a democracia e todos devem ficar calados, foi assim que outro fanfarrão chegou ao poder na Alemanha, como esse jornal é entreguista e inimigo do país.

    Responda
    1. Sadi Medeiros Junior

      Rodrigo, acho que o articulista quis dizer que o combate do Musk √†s institui√ß√Ķes brasileiras deveria ser travado, do lado das institui√ß√Ķes, fora do teatro da internet, onde Musk √© fort√≠ssimo; deve se dar tal embate dentro dos processos institucionais, que s√£o o meio em que as institui√ß√Ķes tradicional e efetivamente t√™m poder. N√£o √© deixar de combater. Assim entendi.

  37. Eder Marchi

    O autor quase pediu pra ter um jantar rom√Ęntico com o z√© droguinha dos foguetes, hein? Eu j√° acho que o epis√≥dio serviu pra deixar escancaradamente claro que o chefe da C√Ęmara √© o atual maior neofascista do Brasil, um traidor da p√°tria. Ficou em holofote pra todo mundo ver.

    Responda
  38. Rodrigo de Sousa

    Estava esperando o artigo do Ronaldo, mas me frustrei. Parece uma ode à pilantragem do Musk. Também parece desconsiderar outros interesses em jogo, inclusive a podridão da extrema direita. Mas é isso. Tomara que as autoridades aprendam a lidar com o lamaçal, como os porcos que dão baile e são super inteligentes.

    Responda
  39. Deuci Elben de Castro e Souza

    Pelo que entendi (ou não entendi) o bilionário vai vencer de qualquer jeito ou já venceu. Vamos sentar e esperar a dominação.

    Responda
  40. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    N√£o vejo essa dan√ßa com vencedores e vencidos. Colocar a pauta para que a sociedade reaja contra a tirania das big techs, n√£o pode ser considerada derrota, a menos que pensemos que o batalha √© personal√≠ssima, o que n√£o √© verdadeiro. Cooptar congressistas abusando do poder econ√īmico que det√©m √© um problema que o colunista poderia destacar sem dar cr√©dito vitorioso ao agressor. A an√°lise fundamentada exclusivamente no fen√īmeno de comunica√ß√£o certamente √© superficial e incompleta.

    Responda
  41. Antonio Andrade

    Sei não. Na minha opinião Elon não sabe descascar uma banana. Não passa de um 'garoto' mimado endinheirado se achando gênio, o que o torna um grande perigo.

    Responda
  42. Antonio Ivair Arrais

    Eu confesso que entendo muito pouco de internet e suas complexidades, seus regulamentos! Mas se a metade do que o colunista falou for verdade, o Musk coloca o Xand√£o de joelhos! Vai miar como gatinho!!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Sim, isso acontecer√° em 72 horas. Mas enquanto n√£o acontece e os et's n√£o aparecem, rezemos de joelhos para o pneu na falta do gatinho.

  43. Leonardo Trindade

    O colunista fez uma boa an√°lise do caso. Existe muita coisa em jogo para al√©m do teatro fascista que empolga as redes. Musk conseguiu pautar a m√≠dia do pa√≠s com uma simples sa√≠da da toca e mostrou que sua influ√™ncia j√° est√° na c√Ęmara dos deputados. Pedido demais √† vista.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      *Perigo demais à vista*

  44. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Texto med√≠ocre . Que Musk √© um py llantr√• , n√£o resta d√ļvida . Ignor√°-lo num pa√≠s polarizado seria permitir que apenas a gadolandia se manifestasse com as habituais fake news

    Responda
  45. bruno silva

    Deu um baile? Ao contrário, ele colocou o rabo entre as pernas porque o Xandão arretado rodou a baiana e abriu um processo contra ele, que se descumprir as leis nacionais, vai sofrer as consequências. O empresário vagabundo americano só tem a perder.

    Responda
  46. Luiz Norberto

    √Č isso que d√° esse inqu√©rito. Na sua cidade esta em andamento um processo pol√™mico , voc√™ n√£o est√° envolvido no processo , mas faz cr√≠ticas ao juiz . A√≠ o juiz manda te investigar, ele est√° tentando te assustar?

    Responda
  47. Rui Furtado

    Realmente o Musk deu um baile com uns poucos tuites. Estranhamente nao me surpreendi com o Moraes colocando o Musk como reu, fica a pergunta: qual o prova que tornou o Musk reu? Os tuites? O desbloqueio de contas? Afinal que crime ele cometeu? Ja sei: tentativa de descumprir ordem judicial.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Prezado, gostei do comentário. Pergunta qual o crime e responde porque já sabe: Tentativa de descumprir ordem judicial. Parabéns!

    2. Rodrigo de Sousa

      Os passos da Justiça são lentos, os processos demoram a caminhar. Não se sabe o que pode acontecer lá na frente. Tem sido assim com o Jair e Cia. E veja, o ex-presidente teve que dormir fora de casa por dois dias, e ainda se ca... de medo da Papuda ...

  48. Carlos Henrique Durso Carneiro

    Tendencioso ou totalmente despreparado. Coluna ruim.

    Responda
  49. Aparecida Alves

    Musk, abaixou tom rsrs esta com medinhooo!

    Responda
  50. Luiz Norberto

    O judici√°rio se deu mal , qualquer um pode dar sua opini√£o sobre leis , regras e autoridades, s√≥ n√£o pode infringir a lei . Eu posso parar na pol√≠cia rodovi√°ria e falar que n√£o vou respeitar as leis de tr√Ęnsito nem por isso vou ser multado.

    Responda