Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Djalma de Almeida

    Deus salve a América!

    Responda
  2. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Berlim cercada, Goebbels forma uma milícia para enfrentar os soviéticos. O general incumbido de defender a cidade vai se queixar com ele. É que os milicianos estão cruzando a linha de fogo. A propósito das baixas decorrentes, Goebbels diz ao general que o povo alemão sabia que espécie de líderes havia escolhido. Certo candidato à presidência dos EUA declarou que será um ditador no primeiro dia de mandato.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Kkk que nem Mao na China e Stálin na URSS… tudo saído do mesmo esgoto.

  3. Joaquim Rocha

    Os militares anericanos dando exemplo, enquanto os brasileiros só nos envergonham.

    Responda
  4. Alexandre Pereira

    O futuro é laranja, pois uma minoria não faz verão, apesar da insistência do new york lies e seus arautos… Podem culpar a marionete mosca morta atual, que terceiriza a presidência para os wokaholics deslumbrados.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Marcos, os dois lados adotam a hipocrisia de sempre e com apegos às respectivas faces da terra plana, mas isso de caos é boi da cara preta. A missivista vive anunciando que o mundo vai acabar, mas os americanos já passaram por momentos e líderes muito piores que o laranjinha, como é o caso da gestão de incapazes atual. Os EUA são muito maiores que a soma de suas instituições. Quem sabe, um dia cheguemos lá.

    2. Marcos valerio André da silva

      Como podemos ver existem ao acham divertido o caos. Como pode.

    3. Alexandre Pereira

      Que nada, Alisson. Mas a moralidade seletiva e o pretenso monopólio da virtude, além da gritaria sobre o mundo acabar, tal qual a coluna, deixam tudo mais divertido. Com a direita, os causos são diferentes, rsrsr, a alucinação corre por outras baias. Ambos, enlouquecidos.

    4. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

      Parece mais algo de paranóicos com a esquerda. A vida é mais que essa bolha.

    5. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

      Acho que deve ter coisa melhor pra se divertir, não? Isso parece uma tara.

    6. Alexandre Pereira

      Ver os paranóicos de esquerda surtando é mais divertido do que os de direita, Alisson, como podemos ver pelos comentários.

    7. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

      Fiquei curioso. O que seria divertido? Qual diversão espera?

    8. Alexandre Pereira

      Olavo quem, Matheus? Bilac?rsrs. Difícil apontar a alucinações aceitando mentecaptos como referência, não? Biden, o inútil, Kamela, a débil? Os democratas poderiam vir com algo melhor. Pelo menos o laranja vai ser bastante divertido.kkk

    9. Matheus Lourenço

      O nível de alucinação. Olavo, é você?

    10. Alexandre Pereira

      Qualquer coisa é melhor que o irresponsável atual, até o maluco laranja. Vamos ver.

    11. Wilson Luiz Antonio

      Não se iluda. As pesquisas já começam a apontar tendência contrária.

  5. newton penna

    Que diferença dos militares americanos para os nossos milicos...

    Responda
  6. Marcelo Gontijo

    Ordem ilegal não se cumpre. Na prática, algumas vezes pode ser difícil distinguir o legal do ilegal, por ser tênue a linha divisória. Por isso, alguém que ocupa cargos tão relevantes como os comandantes das Forças Armadas precisa de atributos como experiência, inteligência, conhecimento e sabedoria.

    Responda
  7. A A Iuras

    …ha sido un mal para todos

    Responda
  8. LEANDRO SCHMAEDEKE

    O trampa pode ser o estopim da guerra nuclear, porque não respeita limites.

    Responda
  9. José Cardoso

    Se os militares desobedecem a hierarquia do poder civil, deixa de haver um governo civil. Vejamos um exemplo realista: o Japão, Finlândia ou Taiwan são atacados e o Trump passa por cima dos acordos e decide que é cada um por si. Os EUA não irão interferir. Os militares obedecerão?

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Cada um por si, não é possível, as posições atuais foram obtidas com a participação Americana, sair de fininho agora é oportunismo.

  10. Tadêu Santos

    ((desviado p moderação)) ENQUANTO NOS EUA OS MILITARES TENTAM SALVAR A DEMOCRACIA, acusando Don Trump por questões de Segurança Nacional, aqui no Brasil os militares tentam golpe pra derrubar a democracia pra manter o JMB no poder...!!! OBS. Vamos torcer para que a mídia brasileira divulgue democratimente esta exemplar e oportuna comparação!!!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Kkkk é, eles estão com um motim!! Salve-se quem puder!!!kkkk

  11. Daniel Liaz

    Inacreditável essa situação. Mais ainda no país que tem a maior e mais longa democracia do mundo. Já no Brasil (país que tem fortes tendências ao golpismo) já seria bizarro. Agora, nos EUAs....

    Responda
  12. Mário Mauá Chaves Ferreira

    Excelente.

    Responda
  13. Paulo Sales

    Vamos ver se agora vai. Não se pode ser tolerante com essa gente. Eles usam a democracia, o justo, o bom senso do sistema, para usufruirem dele em proveito próprio.

    Responda
  14. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    A carência que temos no Brasil de analistas internacionais e políticos nas grandes mídias faz com que ela cubra eventos extremamente importantes como um paredão do BBB. Trump, 8 de janeiro, "Moska e a direita internacional radical" etc etc são indícios de que algo se move para um caminho que a humanidade já percorreu e da qual se levantou com muito custo de vidas humanas. Mais análise; menos BBB, pfavor.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Pois é.

    2. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

      Mas ela é uma jornalista/analista que está nos EUA há mais de 30 anos e assina uma coluna na FSP. Me refiro ao que é produzido no geral.

    3. Daniel Liaz

      Não entendi. A colunista fez mais uma ótima análise de fatos sérios e decisivos para a geopolítica. Do que que vc não gostou?

  15. jayme terra

    Esse Trump jah devia estar preso. Aqui o mesmo para o Bolssonaro. Destroem as instituições democraticas para se tornarem ditadores.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Também acredito, presos ou inviabilizados.

    2. Amaury Kuklinski

      Acredito que os dois serão presos a médio prazo.

  16. Ricardo Candido de Araujo

    Nos EUA os militares pensam no país e na sua segurança, aqui os nossos pensam em vantagens financeiras e no poder. É de roer o cotovelo de inveja.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Assino em baixo

  17. Sandoval junior oliveira

    Nos últimos 250 anos, desde Lincoln q a democracia americana supera tentativas sórdidas e esta vai ser mais uma....Aqui a nossa história já tem o 8 do 1 como marco e a superação está em curso.

    Responda
  18. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Na minha infância a democracia americana era um exemplo a ser seguido. Olhos infantis? Hoje é um espectro distorcido de democracia. Morreram cinco pessoas no ataque ao Capitólio numa insurgência antidemocrática sugerida (ou comandada) pelo Trump. Ou ainda há dúvidas sobre isso? E o que foi feito? Nada. Pegaram os peixinhos. Se ele tivesse matado pessoalmente os 5, concorreria? O voto perdoa crime?

    Responda
    1. Amaury Kuklinski

      Aqui no Brasil parece que perdoa. Veja-se a tentativa de soltar o Brazão.

  19. Rodolfo Coelho

    Aqui no Brasil os militares que se formaram na academia passaram todos os anos aprendendo a usar corretamente garfo e faca. Nos EUA eles aprendem mais, inclusive sobre como não ser um débeis assessores.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Pois é. E se formos medir pelo Bozo comendo, nem a usar talheres eles conseguem aprender

  20. Samuel Fagundes

    Extrema direita, prenúncio de uma tragédia anunciada, há como impedir isso?

    Responda
  21. Raymundo de Lima Lima

    Trump novamente eleito é possivel, sim, empreender vingança ao estilo d Putin. Parece q Trump é admirador de Putin, e deve ter tido aulas com os russos sobr "que fazer". Quem viver verá.

    Responda
  22. neli faria

    Modéstia às favas, aqui e ali, e até em inglês, escrevi , depois de dois meses de gestão , que Trump era o mais latino-americano de todos os presidentes dos EUA em duzentos e tantos anos de Independência. Conheço, por ouvir dizer, o Trump desde os anos setenta. Antes de ler a biografia de Trump, até gostava dele. Li sua biografia e desde então, comecei a prestar ,mais atenção nele. Como pode os EUA ter eleito esse senhor? Os presidentes dos EUA sempre foram estadistas...ele não!

    Responda
    1. neli faria

      Sr Alexandre: esqueceu que nos últimos cinquenta anos estamos na era da Comunicação? Qualquer anônimo, meu caso, pode conhecer um estrangeiro por ouvir falar, isto é , ler ouvir no rádio, ver na televisão; nos últimos vinte anos mais ainda: pela internet.

    2. Alexandre Pereira

      Conhece de ouvir falar? Sei. Espero que você não seja juiz ou alguém com autoridade. Esses arroubos vieram da Europa de 17 ou de 39?

    3. neli faria

      Amauri: comparando com os eleitos na América latina todos de lá, sem exceção, foram estadistas.

    4. Amaury Kuklinski

      KKKKKK Estadistas?? A quadrilha Busch, aquele outro que era um Pastor e não entendia nada de Governo? Tem muita porcaria eleita lá também.

  23. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    Como capitalista que é, e dos mais inescrupulosos, Trump sabe que o regime do Capital tem como ética e moral a autovalorização - daí a política ser mero instrumento para isto, e aceitar qualquer forma e meios para governar as massas, inclusive o nazismo, desde que garanta os seus egoísticos interesses.

    Responda
  24. Marcos Benassi

    Xiiii, dona Lúcia caríssima, como explicar que o Bozo continue, aqui no Filhadaputistão, a ser tratado como um político? - "normal" já é bônus, não é nem político, é neolítico. E o delinquente Bozinho senador, dizendo que Papai é um anjo, uma virgem vestal, uma inocente garotinha imigrante venezuelana? Nossos milicos daqui, sinto muitíssimo admiti-lo, são uns trogloditas retrógrados, que deviam morrer de vergonha diante de suas contrapartes gringas. Só que não. Cândido Rondon deve estar revirand

    Responda
  25. Bruno Araujo

    Seja lá ou aqui, expressiva parcela da população não está preocupada com entregas dos governos, melhoria econômica, melhoria nos indicadores sociais etc. O que importa é não perder espaços de poder para grupos (mulheres, pretos, imigrantes etc) que reivindicam esses espaços atualmente. É conservar o passado de privilégios que agora se encontra ameaçado. São os valores de cada um que estão em voga. Eu diria até mais: é o caráter de cada um que está em xeque.

    Responda
  26. Roberto Rangel

    Cada vez mais assustadora a possibilidade desse desequilibrado ser eleito. O dito mundo livre corre perigo.

    Responda
  27. Aderval Rossetto

    Esse aparente mas, falso moralismo acontece porque nos EUA só existem dois grandes partidos em alternância há décadas no poder. E muitos juízes e militares estão em ambos partidos, e que serão julgados pelas obediências ao Trump após seu eventual retorno maluco. Ao contrário do planeta que não os condena seja pela matança no Iraque ou genocídio em Gasa.

    Responda
  28. Humberto Giovine

    A extrema direita é um perigo real e ameaçador à todo o globo. E as chamadas big tech são seu maior instrumento, ao divulgar e induzir à mentiras e crimes. Infelizmente, grande parte da população do planeta ainda não sabe usar este recurso tecnológico, sendo manipulada por estas empresas gigantes. Trump conhece muito bem este quadro.

    Responda
  29. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Não sei explicar nada sobre o comportamento da mídia nos EUA. O que sei é gente inteligente sabe que há diferenças entre intenção e gesto e rntre querer e poder, bem como que tentativas de intimidações devem ser separadas de ameaças reais. Espero fortemente que Trump vire réu.

    Responda
  30. Carlos Oliveira

    Os milicos daqui que tanta influência recebem dos americanos deveriam se inspirar nesse exemplo. Democracia faz bem até para quem detém o monopolio do uso da violência, se necessário.

    Responda
  31. Ivan Bastos

    Quanta diferença entre o generalato americano e o brasileiro.

    Responda
  32. Carla C Oliveira

    Realmente...

    Responda
  33. Erica Luciana de Souza Silva

    Trump está avisando claramente o q fará. Não sei como após todos esses avisos e movimentos das instituições, esse fanfarrão ainda continua como um dia favoritos a vencer as eleições americanas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Erica, minha cara, o Bozo nunca mentiu ou tergiversou sobre o que pretendia fazer - quer dizer, fá-lo agora, quando a cana se aproxima - e ainda assim foi eleito alegremente. É de doer, né não?

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      É hora de tomar consciência de que aprox. 50% da população, em qualquer parte do mundo, foi idiotizada. O resto vai ter que lutar para não afundar neste mar de "lama".

  34. JO ALMEIDA

    Simples assim como o ex pr varrido e abjeto tupiniquim, o varrido americano também ficará fora da presidência americana, se tem algo que os EUA sabem fazer é justiça, por lá tem até pena Máxima, a saber.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Eliana, o que você refere pode muito bem ser uma profecia. Se isto acontecer, estamos lascados.

    2. Eliana Kling

      Eu acredito que o vigarista vai ser eleito e o bozo não vai ser preso.