Ruy Castro > Krenak vezes 305 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Krenak é meu Ãdolo. E quem, talentoso, vai se humilhar implorando por cotas?
Krenak relembrou que a palavra, através dos tempos, é o instrumento hábil para contar a história. Ela voa e a escrita a reduz. O recém-imortal, subliminarmente, sugere que ABL deveria incluir em seu nome o P; passaria a ser Academia Brasileira da Palavra e das Letras.
Zeus e o Jesus da Goiabeira que cuidem muitÃssimo bem do seu Ailton e lhe garantam vida longa e boa.
Assim pode-se se sentir orgulho ! Viva Kreisler ! Vida long a oralidade.
Mente brilhante , vida longa a Ailton Krenak
Salve o Krenak que nos enche de orgulho por sua postura, seriedade, lucidez e alta inteligência!
Escravidão sempre existirá, com outras narrativas , estilos e costumes- e principalmente- outros nomes...1300 reais (com descontos ) por220 horas de trabalho (pesado, sujo, perigoso) no Brasil é o que?... imaginem na Ãsia, Africa...como publicava a FOLHA: "não há perigo de melhorar..."
Argumento magistral de Krenak, que me fez entender a discussão acerca do papel da princesa da abolição: "A princesa Isabel aboliu a escravatura. Abolir a escravatura não é abolir a escravidão. Quem dera fosse."
Caro Ruy pelo seu relato o lÃder dos povos originários, Krenak sintetizou os últimos quinhentos anos de equÃvocos bem intencionados que formataram a nação Brasilis.
Enfim um nativo brasileiro na ABL. Parabéns a todas as etnias que este honroso representante representa nesta significativa casa da cultura brasileira.
Finalmente alguém na ABL que ainda não foi contaminado pela vaidade mórbida cultivada pela mÃdia.
Acho que saÃram da ABL voando à jato para procurar o primeiro buteco na esquina para tomar umas brejas. Na posse do Krenak ele exigiu que não tivesse bebida alcoólica, e os kituts eram veganos.
Fiquei pensando naquela música do Gil, que por sinal estava lá: "Estava certo De que tudo o que eu dizia / Representava a verdade / Pra todo mundo que ouvia. / Foi quando um velho / Levantou-se da cadeira / E saiu assoviando / Uma triste melodia. / [...] Fiquei ali / Naquele salão vazio / De repente senti frio / Reparei que estava nu [...] Viva o Ãndio do Xingu"
"É bom pensar no tempo dessa maneira, porque ficamos sem pressa, sem ansiedade. Evita q eu chegue aqui e diga, ‘Desculpem, estou tomando o tempo de vocêsÂ’. [...] É impossÃvel tomar o tempo do outro." Este trecho muito bom! Sinceramente sem ironia. Sou fã do Krenak. Mas fiquei pensando, será q o Merval e outros da mesma linhagem ficaram deslizando o dedo no smartphone enquanto ele falava, conferindo o zap ou a cutÃcula etc? Assim como fizeram senadores durante discurso de despedida da Dilma. Sigo
Vida longa ao Krenak! ABL fazendo justiça!
Meu Deus! (não os deles). Coleção de platitudes e trivialidades alçadas ao Olimpo da sabedoria. Basta ver esse indÃgena de fardão: igualzinho aqueles prÃncipes africanos do século 19, fantasiados de colonizadores, i. e. Rei da Inglaterra. Dessa vez , o indÃgena não pintou o rosto, como na Constituinte Â… Por quê? Ah entendi, agora ele tem Iphone, 5g e publica na editora Mostarda (rsrsrs) . Grande dia para a cultura krenak, digo, brasileira?
Comentário de quem fugiu da escola...
O senhor Passeggi resume o ódio do branco colonizador. Aquele que matava e estuprava crianças indÃgenas. Resume o ódio do garimpeiro, do desmatador, do grileiro. Só entende uma palavra, aquela que conduzia espanhóis, portugueses e conduz invasores: Cobiça. Cobiça à madeira, cobiça à s terras para pastagem degradada, cobiça o ouro e o petróleo que o ÃndÃgena tem. Só não cobiça a cultura e a sabedoria, por estas não cabem em sua cabeça pequena e mesquinha.
Nada de novo no seu comentário. Só mais um racista q não admite o outro, não respeita a diversidade da raça humana. Tenho certeza q vc tb despreza negros e pessoas q tenham uma orientação de sexual diferente da sua. Fazer o quê se gente medÃocre tem em todo lugar.
Luis quem é vc na fila do pão ? Tá me cheirando uma inveja esse seu comentário... Estou profundamente enganado ou vc se junta ao gado? Imaginando tua cara pintada, pintada, pintada. Um pinto!
Oh, deuses... (todos). Coleção de preconceitos... (by Christiane).
Demais
Ótimo
Que bonito. E que bom que não viraram coalhada, mesmo com tanta gente lutando pra que isso acontecesse nos últimos 500 anos. São um farol para a humanidade. A europa deu errado. O humanismo deu errado. Precisamos inventar novos futuros, novos presentes, lidar com o tempo de outra maneira. Minha única tristeza nesse dia é pensar que o presidente da ABL é o Merval Pereira. Aquela mente curta, diante da vastidão que é a palavra do Krenak.
Putz!... Eu pensava que o Merval tinha só a cadeira! Cara, ele é o presidente mesmo? Daqui a pouco ele chama a MÃrian Pig também. Deve ser por isso que o Chico Buarque não quis a ganhar a imortalidade. Ele fala que é por causa do pai dele, o que seria justo. Mas eu acho que é porque ele não daria conta de ver o Merval imortal, ainda mais ao vivo. Nos mais... Chico já é eterno.
Salve mill vezes salve ABL, pela renovação que vem empreendendo no seu quadro, digna de esperanças de que a nação brasileira siga no mesmo curso...! Benvindos Gilberto Gil, Fernanda Montenegro, Krenak, e muitos outros a oxigenar o corpo antes indolente dos "imortais "!
Ruy Castro e Krenak - 1 Bilhão... de aplausos e de orgulho por serem Brasileiros
Maravilhoso.
Já tive experiências com indÃgenas. Êles têm uma capacidade extraordinária de memória, que deve ser decorrente da tradição ancestral de transmissão oral.
Ailton Krenak: beleza, profundidade, sabedoria e ...bom humor!!!
É maravilhosa a forma como valoriza a vida no discurso. Não foi uma fala de improviso.
Maravilha ter acesso a trechos do discurso do Krenak. Nos traz esperança em tempos tão bicudos de trumps, bolsonaros e musks... Valeu Ruy!
Lindo , todo o discurso... simplicidade e profundidade juntos, tudo de bom. Que Tupã, Omã, e demais deuses da selva te protejam, Krenak!
A quem ache que a cultura é pertencente a classe dos cultos, mas os realmente cultos a encontram na simplicidade dos humildes. Krenak sabe do que está falando, pois soube ver e ouvir humildemente o que lhe contaram.
Krenak nos lembrou que o almanaque indÃgena ainda está sendo escrito, e que deve ser regido pela polÃtica da colaboração entre os povos; somos feitos do mesmo tecido social.
Maravilhoso. Que bom que você foi repórter e nos trouxe esses excertos.
"Tranquilo e infalÃvel como Bruce Lee." São eventos assim que nos dão esperança e fé no Brasil e no nosso povo. Nos devolve a humanidade. Parabéns!
Obrigado por dar voz a Krenak e aos que representa. Deu bons recados, entre eles o de que há quem queira que indÃgenas se tornem brasileiros... Era o que dizia o inominável.
Desnecessária essa "transformação". Eles, desde muito, são tão ou mais brasileiros que nós outros. Nós é precisamos nos "indigenisar".
Krenak falou simples e calou profundo. A arte e a cultura milenares, nossas raÃzes agora representadas na Academia. Há sim esperança.
Ruy Castro é um dos poucos grandes, que continua a escrever belissimamente - e dá qualidade à Folha... como Cláudio Abramo, Cony...
Elismar , concordo e assino embaixo ! Ruy é o melhor !
Muito bem, Ruy. Fazendo o que sabe fazer bem : ressaltar a arte de figuras incrÃveis! Já quando se mete em polÃtica...
Estou profundamente enganado ou vc se junta ao gado ?
Em politica ele é igualmente bom.
Mais uma vez agredeço ao Ruy Castro, por compartilhar conosco o discurso de Krenak. Será que a mÃdia divulgou amplamente e eu não vi? Gracias.
Ailton Krenak, talvez seja a mais bela das novidades em muitos anos. Simplesmente uma maravilha. Mas o Estado brasileiro apesar de ter pedido desculpas não diminui a terrÃvel sensação de impunidade. Punir o Estado precisa haver consequências para que comandou os crimes. É necessário personalizar tudo isso, senão os mesmos de sempre vão continuar fazendo a desgraça acontecer.
que bom ter gente assim no Brasil, no planeta.
Excelente discurso.
Em pleno século XXI, os indÃgenas continuam sendo massacrados. É, uma vergonha histórica!
Infelizmente, há outros muitos que preferem as falas de EM.
Muito bom! O problema é que os indÃgenas e os negros continuam virando coalhada...
Sensacional mesmo.
Falou muito bem. É isso mesmo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Krenak vezes 305 Voltar
Comente este texto