Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Um acerto e um erro do artigo. Acerto: "Mas devemos deixar uma empresa de milhares de funcionários quebrar?" Sim, claro que sim." Erro: "Os projetos de uma empresa, especialmente de grandes empresas, não desaparecem quando ela vai à falência. Outras organizações compram ativos e projetos das que vão à falência.". Os projetos sim, mas as pessoas que trabalhavam neles são quase sempre deixadas à própria sorte.

    Responda
  2. Aloísio de Araújo Prince

    Pelo visto, o autor deseja apoio à sua tese desferindo ataques desproporcionais à Lava Jato e ao Sérgio Moro. Lamentável.

    Responda
  3. Kiko Mazziotti

    Com a desculpa da pluralidade, a Folha de São Paulo abriga delinquentes. Se o articulista não consegue ver o mérito da Lava Jato, seria recomendável a Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público darem uma olhadinha nas contas dele e dos parentes pois, se condescende com crimes, deve ter sido pago, por fora, pela OAS ou Odebrecht pra escrever um absurdo desse. Parabéns, Folha! Vocês conseguiram se equiparar a um lixão orgânico, daqueles que fedem bastante.

    Responda
  4. Edson Miranda

    Ah, como falar, opinar, julgar, principalmente depois do fato ocorrido, virou a moda mais fácil em todo o mundo. Algo parecido com aquela máxima popular: " chegou o engenheiro das obras prontas". Eh, Brasil doido!

    Responda
  5. Antonio Silva

    Acho que na próxima coluna o professor pode fazer uma análise mais ampla, já há bastante dados disponíveis, não se trata de quebrar uma empresa, mas o conjunto das grandes empresas nacionais de construção pesada e toda uma cadeia agregada, os resultados 10 anos são alarmantes. Nao há mito nesta triste história.

    Responda
  6. Eduardo Giuliani

    A coragem dos líderes da Lava Jato é inquestionável. As evidências foram plenas. Uma pena haver um certo fascismo na postura, querendo impor comportamentos éticos em todo mundo e não sabendo respeitar algumas regras da vida: certo é o que dá certo, e bom é inimigo do ótimo. Corrupção não é empecilho ao crescimento e os países costumam diminui-la durante o crescimento, ao ir fortalecendo suas instituições. Liberal é ideológico, não vive com o pé no chão, e não é respeitado na Ásia que faz sucesso

    Responda
  7. José Cardoso

    Vou mais longe. Um dos motivos do aumento de concentração de renda no mundo é o trauma da grande depressão dos anos 30. Antes, os ricos e seus bancos e empresas lucravam nas vacas gordas mas quebravam nas vacas magras. Hoje, por medo do risco sistêmico, eles não quebram mais. Instituiu-se o direito sagrado dos credores receberem seus empréstimos.

    Responda
  8. Rodrigo Souza

    É um absurdo que ainda nos dias de hoje alguém seja a favor da corrupção e contra a lava jato, uma operação que desbaratou a maior quadrilha da história e recuperou milhões da roubalheira. Mas não é novidade que a lava jato iria virar uma”mãos limpas” na mão do sistema. Triste.

    Responda
  9. Fernando Alves

    E os bancos? Podem quebrar também quando estão prestes a falir pelos erros de seus diretores?

    Responda
  10. Erica Luciana de Souza Silva

    É o q repito sempre: tenho birra de moro e dalagnol pq eles jogaram no lixo uma das poucas oportunidades de lutarmos de verdade contra a corrupção. Colocaram a ambição deles antes de tudo e agora voltamos a estava zero.

    Responda
  11. Caubi Maciel da Nóbrega

    A conclusão do artigo ficou desconectada do conteúdo, que não conseguiu mostrar uma sequência didática e compreensiva. Enfim, ficou semelhante à certas decisões judiciais: algo sem pé nem cabeça.

    Responda
  12. KARIN CORREA FOGGIATO

    Comentarista da extrema esquerda petista detectado, . tentando reescrever a história.

    Responda
  13. adenor Dias

    Eu gostaria de saber é quanto custou a operação lava jato, para culminar em nada? Até agora, temos como lucro da lava jato, um deputado cassado, e um senador desmoralizado, contra empresas quebradas e, muitos projetos de importância para o país parado. Eu tenho certeza de que a lava jato não acabou com a corrupção no Brasil, e se quer matou os corruptos, causador da operação. Resumo da ópera: prejuízo total...

    Responda
  14. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Humorismo na Folha …

    Responda
  15. Andre Moraes

    Dizer que Moro e Dellagnol tinham interesses ideológicos é de uma inocência assustadora, pra não dizer desonestidade com os fatos. Ambos tinham projetos pessoais, de poder e financeiros; e isso não é uma hipótese, são fatos, Moto queria chegar ao STF e a presidência, e ambos se viram enrolados com uso de dinheiro público do MP, escritórios de advocacia, e à tentativa de criação de instituto bilionário com recursos da Lava Jato. O teatro ideológico foi um meio de enganar bobos, emulando o Bozo.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Resumindo. Corrupção. Mas a cegueira ideológica não deixa o cérebro de algumas pessoas entender isso como corrupção.

  16. Felipe José Fernandes Macedo

    Pior foi terem ajudado a eleger o pior governo da nossa história. O país foi vítima da ambição e do projeto pessoal de poder de Deltan e Moro, dois oportunistas da pior espécie

    Responda
  17. Francisco Jose Longo

    Além de toda desgraça que fez ainda pariu o Bozo.

    Responda
  18. teotonio nobrega

    Gado é gado, acreditam em teorias conspiratórias, inclusive no Moro juiz e Dalagnol

    Responda
  19. João Leite Leite

    Porque o dano que Sergio Moro e Dallagnol causaram ao país? Quem causou dano ao país foram os corruptos e continuam causando grandes danos. Graças a manobras da justiça os corruptos continuam comandando o país.

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      João, graças a manobras do ex- juiz politiqueiro da República de Curitiba o país caiu nas mãos do golpista e corrupto Bolsonaro. Esse sim, destrui tudo no país.

    2. Felipe José Fernandes Macedo

      Então conta aí o que melhorou desde que o combate a famigerada corrupssaum começou? Pioraram e muito a situação do país. Elegeram o pior governo da história. Não teve nada de frutífero. Nada. Claro, muitos se deram bem, tam qual Moro e Deltan. Pra eles foi lucrativo

  20. Tito Bernardi

    Por 4 votos a 1, o STF (detalhe: o STF), em 11/07/2023 (há sete meses...), decidiu que o empresário Emílio Odebrecht terá de devolver mais de R$ 71 milhões mantidos no exterior que seriam fruto de lav4gem de dinheiro apenas depois de esgotados todos os recursos do processo a que ele responde pela Lava Jato. Está aí a razão da narrativa do início do artigo... a Lava Jato atingiu pessoas e estruturas que a Justiça brasileira jamais sequer incomodou... "nunca antes neste país".

    Responda
  21. frederico barbosa

    O Moro e o Deltan são ódiados pela Petezada, pq carimbaram na testa do líder maior do PT aquilo cantado em prosa e verso: L…..a l…ão seu lugar é na p…ão. Vão ser lembrados para sempre.

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Vai também ser lembrado também para sempre por pular nos braços do golpista e corrupto Bolsonaro.

    2. Felipe José Fernandes Macedo

      Quando virou ministro do governo que ajudou a eleger, Moro carimbou apenas sua parcialidade. Esse fato e a eleição de um sujeito notoriamente corrupto como alternativa ao lulopetismo foram os maiores tiros no pé que a direita brasileira deu no pé.

    3. Andre Moraes

      Podia ter incluído o Booz na lista. Moro foi demitido e saiu de lá porque o trato dele ir para o STF não foi pro ralo e segundo ele o Bozo queria proteger ele e a família. No fundo, Moro e Dellagnol tinham seus projetos pessoais de poder; mas isso é complexo para o entendimento de bovinos.

  22. Tito Bernardi

    A Lava Jato recuperou 24,5 bilhões de reais, valores não corrigidos, frutos de confissão e reconhecimento por parte dos envolvid0s. Essa narrativa de "preservar" a empresa é fruto de campanha dos empresários atingidos, que nunca tinham sido incomodados antes.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Sendo que dez/cento ficaria com eles -Moro e caterva - para seus projetos políticos. Isso sem falar nas outras falcatruas agora investigadas pelo cnj. Enriqueceram e acharam que nunca iam ser incomodados aliando-se ao nosso MicoJoia.

  23. ARY OLIVEIRA

    .Sérgio Moro para presidente em dois mil vinte seis

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Vá gostar de corrrupto lixxo assim lá na Venezuela.

  24. Leonilda Pereira Simoes

    Tantos relembrando a corrupção dos que são seus alvos, sem pensar na corrupção dos 4 anos em que Nero esteve no poder. Ele não roubou só o que foi possível e favoreceu aos políticos da ultradireita. Fala-se tanto de perdas em dinheiro, mas e as mais de 700 mil mortes na pandemia, julgam pouco? O ídolo de Moro "só" não fez nada para salvar parte delas. Isso é certo, ele está preso? Moro no governo fez algo para salvar essas vidas? Não, queria o STF. Depois viu que não teria e saiu impunemente.

    Responda
  25. antonio ferreira da costa neto ferreira

    E as corrupções dos políticos que, apesar da apuração da PF, "gente da justiça maior" vai logo pedindo o arquivamento e, assim, os falsos profetas eleitos continuam na vida pecaminosa, pois têm onde se proteger.

    Responda
  26. Dario Lima

    Esses economistas beiram o ridícu_lo, quem deve pagar pela corrupção é a pessoa física, nunca a pessoa jurídica, a empresa é a célula do capitalismo, deve ser mantida, vendida, não aniquilada como fez o Marreco da extrema direita e seu pastor de Curitiba.

    Responda
  27. Gilberto Rosa

    Mesmo com Moro no União Brasil dos corruptos e ainda apoiar Bolsonaro, aiiiida tem gente não percebeu que a corrupção exposta foi pano de fundo para que outras milhares de vezes maiores fossem cometidas. Venderam pedaços por bananas e joias, distribuíram 330 bilhões em dividendos para bilionários, isenção das petroleiras de 1 trilhão em impostos em dez anos, gasolina e diesel americanos aos bilhões e por ai vai, mas com colunas mediocres como esta, ainda tem gente que acredita na Lava Jato.

    Responda
  28. Gilberto Rosa

    Sugiro ao colunista ler sobre o caso da alemã Ig Farben, cujo dono foi preso depois da segunda guerra e a empresa preservada, formando os conglomerados Bayer, Hoechst, Agfa e Basf. Imagina se um mané desorientado tivesse dito que não fazia diferença se tivesse destruido a empresa.

    Responda
  29. Gilberto Rosa

    De novo esse papo furado de que não faz mal destruir grandes empresas e toda tecnologia envolvida? O colunista nunca trabalhou em uma empresa para entender a dinâmica e tempo para se chegar a eficiência. Por causa de gente assim, seja por falta de conhecimento, seja por má fé mesmo, que a lava jato fez um grande estrago, 4 milhões de empregos, impostos, donos soltos e empresas de alta tecnologia destruidas, que inclusive construíram o aeroporto de Miami, na casa do império, que heresia.

    Responda
  30. Antonio Pimentel Pereira

    Nós estamos vivendo o q os estados unidos viviam na década de trinta, pode ler ou ver nos filmes, daí o país reagiu, criou o fbi, apertou o cerco em todas as instituições e hj é o país q é. A elite aqui tem gente em todos os setores e usam fortemente pra alcançar seus interesses, msm no mpf caso de deltan e da jf caso de moro. Quando foi abordado sobre auxílio moradia, moro disse q era pra compensar reajuste, vi logo q n era homem de bem, depois veio o grampo em dilma, crime

    Responda
  31. Helio Sisco

    O artigo tem um lado coerente quando fala das empresas. Mas se torna um lição quando fala de Moro e Dalagnol. Bizarro.

    Responda
  32. Marcos Guedes

    Os beneficiários dos Fund os de Pe nsão da C3F, P3TROBRÁ4S, B, do BR4SIL e CORR3I05, lesados em Bi lh ões no esque ma dos Fun dos de Investi mento em Part icipações (vide relató rios de CPI E e da Ope ra ção Gre enfi eld. As Ações que tentam recuperar parte das perdas se arrastam na 1ª instância enquanto os recursos para suspender pagamentos voam celeres no trib un ais supe rior es. As vítim as (beneficiários dos Fundos e o Contribuinte) sequ er são ouvidos.

    Responda
  33. jose prado

    A lava jato seria anulada com ou sem vaza jato! Com ou sem Daltan e .Moro! A corrupção no Brasil está na origem, no DNA da Nação! Politicos, autoridades , empresarios sempre corromperam e foram corrompidos! Desde a Colônia! E será até o Sol engolir a Terra!

    Responda
    1. Tito Bernardi

      A Lava Jato recuperou 24,5 bilhões de reais, valores não corrigidos, resltado de confissão e reconhecimento por parte dos envolvidos. Essa narrativa de "preservar" a empresa é fruto de campanha dos empresários atingidos, que nunca tinham sido incomodados antes.

    2. Bento Brito Teixeira

      Sr. Prado. A finitude do indivíduo e os limites do conhecimento humano não o permite projetar um futuro para gerações futuras, muito menos por um futuro incerto a níveis astronômicos.

  34. Jorge Rodrigues

    Quem combate os crimes de corrupção praticados pelos poderosos, em geral grandes empresários e políticos famosos, presta um excelente serviço ao povo brasileiro (que é a grande vítima desses criminosos). Infelizmente há muitos no Brasil que se incomodam facilmente quando os interesses do sistema são contrariados. Essa turba detesta quem ousou combater a corrupção mas ama notórios corruptos (Lula continua sendo o queridinho dessa gente).

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Jorge, o Moro combatia tanto a corrupção que na primeira oportunidade pulou no colo do corrupto Bolsonaro. Prestou sim, um grande serviço a extrema direita que está infestada de políticos corruptos.

    2. Tito Bernardi

      A Lava-Jato comprovou que R$ 7,2 bilhões foram desviados para pagamentos ilegais e devios no âmbito na Petrobras. A Petrobras recuperou R$ 5,3 bilhões. Ações judiciais propostas por procuradores federais em Curitiba e no Rio de Janeiro visam recuperar aos cofres públicos R$ 44,4 bilhões.

    3. Ciro Lauschner

      Combater a corrupção sim, mas se valer de um sentimento para trocar a corrupção de lado, é apenas uma esperteza, ou se esqueceram dos dois bilhões e quinhentos milhões aprovados por uma juíza, em nome do "combate a corrupção", que Deltan quase se adonou? Ou o fim dos partidos políticos com acusações sem fundamento com o unico fim de tirar concorrentes! Lembram-se do Janot?

    4. Julio Shiogi Honjo

      Pena que a mídia omite as outras histórias, por terem participado de falsas narrativas. Houve a Operação Agro Fantasma, conduzido pelo mesmo juiz, que prendeu pobres mini produtores rurais de Irati-PR, com justificativas fantasiosas, e a grande imprensa deu destaque ao feito como os pequenos agricultores fossem bandhidos. Pela própria fragilidade do processo, o próprio magistrado teve que liberá-los, após alguns meses, destruindo suas simplórias vidas. Esse final a mídia não publicou.

  35. Ygor Heleno

    Muito bacana esse texto! Interessante essa análise de como o sistema capitalista brasileiro funciona como uma espécie de "socialismo dos ricos".

    Responda
  36. Luciano Silva

    Moro já tem um lugar na história. O de ter atuado na maior operação de combate a corrupção da historia do Brasil. Prendeu figuras até então intocáveis e hoje paga o preço por isso. Mas a historia não se apaga. Será lembrada as futuras gerações.

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Sim um grande lugar na história. Na primeira oportunidade pulou no colo do corrupto Bolsonaro. Acorda cara.

    2. Julio Shiogi Honjo

      Pena que a mídia omitem as outras histórias, por terem participado de falsas narrativas. Houve a Operação Agro Fantasma, conduzido pelo mesmo juiz, que prendeu pobres mini produtores rurais de Irati-PR, com justificativas fantasiosas, e a grande imprensa deu destaque ao feito como os pequenos agricultores fossem bandhidos. Pela própria fragilidade do processo, o próprio magistrado teve que liberá-los, após alguns meses, destruindo suas simplórias vidas. Esse final a mídia não publicou.

    3. Paolo Valerio Caporuscio

      Não vai pq o povo e sem memoria e conivente com a corrupção.

  37. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Tá igualzinho os comentários que aparecem por aqui: Não sou bolsonarista mas... Depois vem o vômito habitual.

    Responda
  38. Tersio Gorrasi

    Deltan tem sido útil em seus posts chamando a atenção para as arbitrariedades e militância política cometidas pelo judiciário e a inércia do Senado perante tudo isso. O próprio povo, que é o patrão de todos eles porque os paga com seus impostos não cansa de se indignar com tudo isso, mas também se mantém inerte. Não sabe o poder que tem se resolver paralisar o país para que esse caos que está afetando a todos acabe de uma vez por todas

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Esse já era para estar é preso. Um grande cabo eleitoral da extrema direita odiosa e violenta. Com certeza se estivesse na câmara federal votaria à favor do assassino da Mariele.

  39. Sarkis Aprahamian

    O que está ocorrendo agora neste período pós lava-jato, é o mesmo que sucedeu na Itália com a operação mãos limpa. Lá, a consequencia foi o surgimento de um Berlusconi que atazanou o país por mais de uma década.. Aqui, ...

    Responda
    1. Tito Bernardi

      Aqui os corrupt0s condenad0s voltaram ao poder...

    2. Clair Calandreli

      Aqui elegeram um cancro chamado bolsonaro!

  40. Vanderlei Manoel Porto

    O dinheiro recuperado pela lava jato não faz nem cosca na grande corrupção que é a sonegação de impostos pelo empresariado, que é da ordem de 520 bilhões de reais.

    Responda
  41. Gustavo Mendes

    Objetivamente, a grande ilegalidade da lava jato, foi um whatsapp do moro falando que achava prudente ouvir uma testemunha x. Só isso, nada mais. É loucura equiparar isso ao cancro de corrupção que foi descoberto.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Amorim, que injusto que estás. Sou bem informado sim e frequento diariamente o zap das tias e tios como sei que o prezado também o faz, provavelmente os abrilhantando com jóias (êpa! êpa!) do seu connhecimento.

    2. Carlos Amorim

      Felicio, você já viu a íntegra do vazamento da Vaza Jato? Não viu, pq nunca foi divulgada. Escolheram trechos e publicaram... e o Gustavo está correto, não tem nada demais nos trechos selecionados. O "escândalo" é o procurador falar com o juiz? Oras, o STF já decidiu que o juiz pode até ser casado com uma das partes. Vá se informar

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Foi só isso sim, conforme o publicado nos zaps que acompanho. Só não lembro se foi no zap dos tios ou das tias.

  42. José bello

    O autor é simplesmente um asqueroso idolatra de lula

    Responda
  43. Emilio Bazzani

    Quanta bobagem. O Supremo de Lagosta, a Ode e muitos outros sabem agora que não são intocavies. Que dano é esse?

    Responda
  44. Marco Nunes

    Diria que é melhor ser cego que ler essa estupidez. Pensando bem... melhor ser cego!

    Responda
  45. Clair Calandreli

    O Moro, hoje, ninguém abre porta para ele!

    Responda
    1. Clair Calandreli

      Isso,Luciano! Continua adorando ídolo, acéfalo das araucárias!

    2. Luciano Silva

      Principalmente se for corrupto...

  46. Luiz Antônio I

    Assim como em 2018 os eleitores do Bozo, ao colocarem um tenentinho Zé Mané na presidência, trouxeram o PT de volta em 2022, a lava-jato, no fim, acabou apenas alimentando a corrupção no País.

    Responda
    1. Luciano Silva

      Bom, pelo menos admite que existia corrupção. Já é um avanço. Pois os Peh teh bas, aliados aos peh trah lhas insistem em dizer que não m

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Ainda no choro?

    3. Clair Calandreli

      O PeTe é maioria no Brasil! Aceita que dói menos!

  47. Paulo Sergio de Souza Moreira

    Se foi um juiz imparcial, que pague por isso. Agora dizer que foram danosos com o pais quando quebraram a roda da corrupção e mostraram o descalabro que era tudo isso, é no mínimo, falta de consideração com a sociedade. O que estamos assistindo, é que devagarinho estão todos os ratos voltando para o porão, com a conivência da justiça maravilhosa que temos. Isso sim é pior que o foco de seus comentários.

    Responda
  48. Joao Massucci

    Que empresas devam ir a falência por decisões de negócios não há dúvida. A questão é se a empresa deve pagar pelos crimes de seus controladores. Acredito que as multas deveriam incidir no patrimônio do acionista.

    Responda
  49. Antonio Catigero Oliveira

    A crise de 2008 nos EUA e Europa também deveria ter sido assim? *Texto foi para moderação!!!

    Responda
  50. Wilson Oliveira

    Nem jornalistas renomados e remunerados querem mexer neste vespeiro. O nosso caríssimo aparato judicial com 4 instâncias bate cabeça até hoje e deu uma péssima sinalização para a sociedade. Pior ainda, praticamente sepultou qualquer eventual arroubo de interesse público de servidores concursados que detectarem situações não republicanas praticadas por nossos políticos. Recado: não mexam com os poderosos. A Corrupção investigada pela Lava Jato foi real. Essa é uma conclusão cristalina.

    Responda