Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joao Braga

    Tranquilo, logo irão começar obras bilionárias nos países amigos.....que nunca serão pagas...

    Responda
  2. Paulo Sérgio

    A mesma política econômica de Paulo Guedes. O governo Lula dá continuidade ao projeto "Ponte para o Futuro" de Temer e sob os aplausos da esquerda liberal.

    Responda
  3. Giovani Ferreira Vargas

    Kkkkk Façam o L!

    Responda
  4. SAITI HIRATA

    Lembrando que cada parlamentar no Brasil custa 7,4 milhões de dólares por ano x (81+513), o que dá mais ou menos no total 4,4 bilhões de dólares (x5) = 22 bilhões de reais. Acho que dá para reduzir bem esse valor. No Reino Unido, um pais mais rico que o Brasil, por exemplo, cada parlamentar custa 360 mil dólares por ano (20 vezes menos).

    Responda
  5. Igor Cornelsen

    Para ele nada disso tem charme. Para que educar o povo? O importante é trazer o financiamento para recuperar a indústria naval, que já quebrou duas vezes por falta de competitividade, financiar as indústrias de automóveis de capital estrangeiro e financiar a JBS, aquela campeã nacional feita com recursos do BNDES. Subdesenvolvimento não se improvisa precisa de gerações de incompetentes no poder.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Se educar o povo ele perde os votos. A quem ele vai enganar?

  6. André Silva de Oliveira

    Só intelectuais deslumbrados com o Bom Selvagem de Garanhuns - como Marilena Chauí, por exemplo - acreditam que ele será capaz de mudar o curso da história. Antiintelectual, Lula não sabe que a inovação tecnológica e conhecimento avançado são fatores decisivos para o crescimento econômico sustentável. O certo é que não haverá avanços relevantes com Lula e seus intelectuais babões.

    Responda
  7. Régis Cava

    Interessante que ninguém cobra os deputados que obrigaram o executivo a dar parte do orçamento para emendas parlamentares. O executivo tem manter o equilíbrio fiscal e fazer investimentos, mas a grana tá na mão do congresso que distribui de forma pulverizada os recursos e para seus currais eleitorais. Não tem mágica, não adianta cobrar o executivo para que resolva tudo. A cobrança deve ser para executivo e para o parlamento, senão fica nisso: governo corta dinheiro s saúde, educação etc...

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Desculpa de incompetente.

  8. josé SOARES

    O conteúdo da matéria desmente a chamada tendenciosa e desonesta

    Responda
  9. Mario Donizete Pelissaro

    Taí a demonstração clara de esse governo é comprometido com o orçamento. Comprometimento esse, tão cobrado pela midia.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Engana que gosto. Esse discurso é hilariante. Vamos ver quantos caem.

  10. Carla Daniele Straub

    Dívida pública e decisões judiciais são obrigatórias. Saúde e educação são discricionárias? Desde quando? Eis um projeto de nação.

    Responda
    1. Régis Cava

      Saúde e educação tem gastos mínimos obrigatórios. O que se vê é que ninguém cobra os deputados pela falta de recursos para essas áreas, mas eles têm 25 bilhões em emendas parlamentares que distribuem de forma pulverizada, fora do projeto do executivo. Não adianta cobrar só o executivo, tem que partir pra cima dos parlamentares!

  11. José Eduardo de Oliveira

    é o mais do outros, como sempre, e o inicio do fim dele. seu eleitorado abandonado de novo. precisamos de uma terceira via antes do abismo.

    Responda
  12. Emilio Bazzani

    O Luiz quer mesmo é controlar a Petro e voltar à cena do crime. O filho, agressor de mulheres, solto.

    Responda
  13. Emilio Bazzani

    Lamentável. O Luiz um salafra, estelionatario.

    Responda
  14. DIRCE BUZATO

    Governo para os pobres Vamos fazendo o L E continuemos na reeleição

    Responda
  15. Fabio Torrubia

    Acho que tudo o que está acontecendo já era esperado. O ruim é que o povo nunca aprende.

    Responda
  16. Gregorio Amarante

    Ladeira abaixo...

    Responda
  17. José Nilson Gregolis

    O pais vai indo ladeira abaixo. Coitado do povo brasileiro. Não acerta uma.

    Responda
  18. RINALDO SOUZA COELHO

    Arcabouço é o nome que se dá para pilhagem do Estado em verbas antes secretas e agora as claras para a milícia do parlamento e senado distribuir dinheiro de impostos pagos pelo trabalhador aos integrantes de suas facções. Para isso é necessário tirar verba da saúde, da educação, da segurança pública e de tudo que eles consideram supérfluo para a população. Afinal pra que serve o Estado brasileiro que está comemorando 200 anos de república se não para sustentar o crime das suas excelências?

    Responda
  19. Paolo Valerio Caporuscio

    povão cultura medíocre faz um L agora.

    Responda
  20. Victor Saeta de Aguiar

    Ver as larvas do petismo se contorcendo na chapa quente para tentar justificar as mazelas que o sujeito apronta é algo triste. É triste porque o Mal atinge a eles e aos brasileiros racionais. Não é um pecado que pagam sozinhos. Toda a sociedade paga pelo desmando, só que alguns acham normal o desempenho pífio e vergonhoso do nine e sua troupe. Para eles que fizeram o "L" está tudo normal. Cortar verbas da educação,saúde, etc. é admissível para a manada. Terão um fardo de feno a menos.Aguentarão.

    Responda
  21. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Vamos investir em propaganda …kkkk . E tem o T a ri o q acredita .

    Responda
  22. JOSE RAMOS VIEIRA

    Sempre , desconfiei do LULOPETISMO . Tive oportunidade de conhecer os meandros dos sindicatos na década de 80 e 90 como advogado . Todavia , para o bem de todos os brasileiros , torci para dar certo o governo atual . Entretanto , praticamente 1 ano e meio de governo , está mostrando que vieram para montar uma NOMENCLATURA DE GASTANÇA PARA A CORTE . Onde o REI e a RAINHA são pródigos em usurpar dos impostos pagos pela população , bem como , todos no seu entorno .

    Responda
    1. Waldir Luiz

      E com direito a dancinha da Rainha mundo afora.

    2. João Leite Leite

      Como dizia Ulysses. Político só tem medo de povo nas ruas. Esta anarquia política só vai mudar para melhor quando o povo honesto e trabalhador se organizar e ir as ruas massivamente em todo o Brasil para exigir ordem na casa.

    3. João Leite Leite

      Esquenta não. Até 2026 ainda vai piorar muito.

  23. José Filho

    Lula lá, brilha uma estrela, Lula lá, cresce a esperança, Lula lá, o Brasil criança, Na alegria de se abraçar!

    Responda
  24. José Bueno

    Contra o boicote! Confio na equipe séria e responsável do Presidente Lula, para sustentar o nosso plano de desenvolvimento econômico com equilibrio fiscal e inserção do pobre no orçamento! Sabemos que a grande dificuldade para o sucesso é o boicote sistemático e implacável, feito por esta f ol h a, por uma grande parte do congresso e da m i di a corporativa. Mas, o plano tem tudo para dar certo. Venceremos, mais uma vez!

    Responda
    1. DIRCE BUZATO

      kkkkk

    2. José Bueno

      Triste é ver o desespero de quem perdeu a eleição e não admite que o Brasil agora tem governo, tem equipe com plano de desenvolvimento sério e responsável, e que continua recebendo o apoio da maioria dos brasileiros para enfrentar as tentativas diárias de boicote de parte da m id ia e do congresso comprometidos, não com os interesses nacionais, mas com os interesses da extrema direita internacional!

    3. Waldir Luiz

      Pobre só se for para ajudar os companheiros do partido. Mas concordo com você, a culpa pela incompetência do desgoverno Lula é da Folha. Excelente o seu poder de análise do Brasil. Vamos culpar o carteiro.

    4. Daniel Marques

      O desespero evoca os discursos ufanistas. Só faltou a trilha patriótica "ame ou deixe-o" ao fundo

  25. PEDRO TEIXEIRA

    O Brasil não tem jeito mesmo, na época do Bolsonaro, a educação andou para trás por que o próprio mandatário gostava apenas de ricos e não investiu nada em educação. Aí vem o pai dos pobres e começa a tirar dinheiro da educação e saúde na maior cara de pau. Enquanto nossos eleitores não aprenderem a votar, vamos continuar na mesmice! Já conhecemos todos essas coisas que estão aí se lançando a candidato, por que não mudar? Temos que ter coragem e mudar até acertar. Acorda Brasil!!!

    Responda
    1. Pedro Cardoso da Costa

      Enquanto o "brasileiro" - sempre o outro - achar que apertar tecla colorida de dois em dois anos é o único meio de mudar, não haverá mudança nenhuma. Vamos tirar a poupança do sofá e vamos além dessa cidadania de teclado?

  26. armando vasconcellos salem

    Corte nas verbas de saúde, educação, e verbas para a construção de um heliporto maior, capaz de receber grandes helicopteros, para o casal Lula/Janja, como lileluas, voarem por ai em hoteis 10 estrelas, suites caríssimas, comida e bebida do bom e do melhor. Fora as comprinhas. Pois é, vocês não aprendem. Façam o "L". E tenham mais da mesmice de smpre que L e PT lhe oferecem. Pobre Brasil.

    Responda
    1. PEDRO TEIXEIRA

      Assim como fizeram o L, muitos fizeram o "B", e vejam a porcaria que vocês fizeram, só não percebe que não tem capacidade de raciocínio lógico. Seu mito é tão ou mais ruim que o Lula. A diferença é que o "B" é um ser incapaz em tudo que faz. O "L" que não tem formação nenhuma e é infinitamente mais competente, mas deixa seus companheiros livres para fazer as falcatruas que sempre fizeram.

    2. Daniel Marques

      Severo, conteste cada uma das informações, já que acha que é fake. Eu começo: Lule e Esbanja ficaram em hoteis de seis estrelas, mesmo porque não existe com mais estrelas.

    3. Severo Pacelli

      Armando vivendo de fake. Folha fez as pazes com Lula, apenas porque foi perseguida por Boso. Agora reiniciou a guerra.

  27. neli faria

    Nada tão igual a um oportunista quanto outro no poder! Na hora de se beneficiar não existe lula, bolsonaro, esquerda, direita: todos se unem como irmãos para nunca construir uma nação. Exemplos: descaracterização da lei da improbidade, Fundos Eleitoral e partidário! É um oportunista comemorou o surgimento do Covid sob a falácia que defendia o sus.Engana a quem? E o bovino defende o boiadeiro!

    Responda
  28. Edson José Neves Júnior

    A Folha tem de decidir o que quer: ou é contra o aumento da tributação, ou é contra os gastos acima da arrecadação ou é contra os cortes em programas os sociais. Ser contra tudo isso evidencia apenas um oportunismo barato.

    Responda
    1. Régis Cava

      Excelente análise! E digo mais, para completar: a Folha não cobra os parlamentares para colocarem dinheiro de suas emendas nas áreas de saúde e educação. Eles estão com 25 bilhões na mão e distribuem como e para quem quiserem. Mas aí a culpa recai só nas costas do executivo. Aí não dá né?!

    2. José Filho

      Lula lá, brilha uma estrela, Lula lá, cresce a esperança, Lula lá, o Brasil criança, Na alegria de se abraçar!

    3. José Bueno

      Evidencia boicote!

  29. armando vasconcellos salem

    Pois é, faz o "L", faz. A soma da parelha L/PT só pode dar nisto. Mais do mesmo. Mais de tudo o que assistimos ha pouco tempo. Mais da medíocre, voras por verbas públicas e triste mediocridade de sempre.

    Responda
  30. neli faria

    Fiz o L e lamento! Deveria ter vergonha tarô com a nota que o l, digo, boiadeiro merece: zero! Oportunista!

    Responda
    1. Max Morel

      Neli, ficaste entre a cruz e a caldeirinha; já, eu pulei fora e anulei no segundo turno depois de ter votado na Simone no primeiro; mas que opção tínhamos?

  31. Florentino Fernandes Junior

    Governo prapular

    Responda
  32. Celso Luis Kolakowski

    Não esqueçam de somar o valor de R$ 2,4 bilhões que o TCU, apontou em desvios no farmácia popular.

    Responda
  33. Enos Mendes

    Faz o L bem gostoso e delicioso, faz...

    Responda
    1. José Bueno

      Agora podemos confiar que temos governo, capaz de restaurar o país do desastre deixado pelo ( des)governo de Bolsonaro.

  34. Daniel Marques

    Ao mesmo tempo corta despesas em educação básica e saúde popular, o desgoverno abre milhares de vagas estatutárias na casta do executivo federal e promove aumento de 19% pra essa mesma casta. E sobra dinheiro pro Aerolula II, pra turismo em eterna lua de mel, pra heliponto, recorde no cartão corporativo… prioridades.

    Responda
  35. Evando de Abreu

    Ao mesmo tempo vai construir um heliporto até para carro voador de quase um milhão. É o Lula 3.0 versão piorada, ungido pela urnas do tse

    Responda
  36. Luiz Bartolotti Bartolotti

    As verbas destinadas a emendas parlamentares de todos os tipos são arquitetadas pelo maior inimigo do povo : Lira , que criou uma máfia parlamentar junto com os adoradores de dízimo , para inviabilizar qualquer melhoria no país , vivem num mundo em que a terra é plana .

    Responda
    1. Luiz Sergio

      O cara fala do Lula, mas quem deu poderes ilimitados ao Lira foi o Bozó.

    2. Evando de Abreu

      São aceitas pelo seu presidente

  37. João Leite Leite

    Porque o governo não corta verba na política? Acredito que o único setor que pode cortar gastos a vontade que não vai fazer falta é na política.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      É só acabar com o fundo partidário de bilhões. Isso é outra jabuticaba. Só tem neste país, iguais às urnas sem recibo que o elegeram

  38. Wlander Kwasniewski

    Se não cortar verbas irá gerar déficit e até pode ser processado pelo TCU. Por mais que corte, está investindo bem mais nestas áreas que o governo anterior.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Não fale sem pesquisar. Estude mais

  39. Luiz Paulo Santana

    Não perca seu tempo com a maioria dos comentários. Gente que não leu a notícia toda e se baseou na manchete parcial da FSP. O corte é geral e atinge a todos os ministérios, por causa do teto fiscal, ou arcabouço fiscal, como é chamado agora. E o governo tem de cumprir. Os que nos comentários repetem mantras parciais e agressivos são os mesmos que votaram em Bolsonaro e fazem política de meias palavras e fake news. Não vi uma crítica fundamentada.

    Responda
  40. Alexandre Pereira

    Suas majestades não precisam se preocupar, o povo de carga paga!

    Responda
  41. newton penna

    O Haddad é assim que pavimenta o seu caminho para o Planalto. Não é por outra razão que o mercado o adora.

    Responda
  42. Paulo Araujo

    Corta da educação básica pq gente que pensa não vota em i mbe c il. Saudade do Petrolão, presidengue?

    Responda
  43. EDUARDO OLIVEIRA

    Conduta normal do atual governo.

    Responda
  44. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    A maneira com que isso é posto aos olhos do público faz lembrar das limitações impostas a rubricas semelhantes ao tempo do asilado húngaro. Embora entendamos que se trata de adequar orçamento e proteger meta fiscal, é triste lembrar, por exemplo, do fundo partidário e do que é a política brasileira atual.

    Responda
    1. Luiz Sergio

      Engraçado, quando o ex cortava e era bem mais essas pessoas se calavam. Era até pior porque tinha o teto de gastos, o arcabouço atenuou um pouco.

  45. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Desde sempre , e o artigo até faz referência a isso, esses cortes existem e devem ser administrados. Mas a folha faz estardalhaço , porque eh do Lula. Vai sondar no gov. Do narcisio, vera que eh prática geral. Mas a folha vai mexer com o narcisio?! Não.

    Responda
  46. José Geraldo Cordeiro

    Só tem verba para emendas

    Responda
    1. Rosamaria Silva

      Isto porque temos um congresso majoritariamente de oposição que, acostumados no governo anterior ao orçamento secreto, emperram votações pra emparedar o governo e cobraram alto um voto de apoio. Não dá para fazer milagre com esse congresso.

  47. Felipe José Fernandes Macedo

    Nada além do esperado depois da herança maldita deixada pelo governo anterior, que fez de tudo para se reeleger, inclusive usando a máquina pública, e mesmo assim não conseguiu. Certamente 2025 e 2026 serão os anos que as coisas estarão melhores, mas nem se comparam com o final da década, que é quando lula realmente deixará o governo, e as reformas atuais já darão resultados, com mais justiça social e menos desigualdade

    Responda
    1. Luiz Sergio

      Paulo, você é ingênuo? Nenhum governo consegue retirar as emendas, são direito do deputados e senadores.

    2. Paulo Araujo

      Nas esca da los as emendas de orçamento do congresso, ninguém nem cita...

  48. Luiz Antonio Sypriano

    É função dos governos atender às demandas da população e não reduzir ou restringir gastos; que retirem do capital àquilo que lhes faltam!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Mas eh isso que os liberais (e a folha eh corneteira deles) não querem. Lembre-se eles querem primeiro crescer o bolo.

  49. COLOMBO MELO

    Ah, tá.

    Responda