Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gilberto Rosa

    Sim, a Alemanha ap√≥s a segunda guerra incorporou conhecimentos, depois de alguns milh√Ķes de mortos, assim como o Brasil, ap√≥s mais de meio milh√£o a mais do que a m√©dia mundial por covid. Os calunistas foram orientados a utilizar esta ret√≥rica, depois do crime praticado, se acerta, se condena, vamos atuar sobre os efeitos e n√£o sobre a origem, dissemina√ß√£o de mentiras e √≥dio de forma intencional e financiada por interesses, como o golpe que Musk j√° declarou e que Bolsonaro tentou com sua m√°quina.

    Responda
  2. Gilberto Rosa

    Podemos falar liberdade de express√£o, os golpes que o pr√≥prio Musk disse que dava quando queria? Podemos considerar liberdade de express√£o grupos que formulam mentiras e s√£o financiados por interesses? Podemos considerar liberdade de express√£o um colunista que escreve 3 colunas vergonhosas defendendo os ideias do bilion√°rio Musk? Parece mais uma coluna paga por Musk e principalmente Zuckerberg, fortunas que mais que duplicaram nos √ļltimos 4 anos, d√° pra pagar muito colunista conhecido.

    Responda
  3. Anete Araujo Guedes

    Há uma orquestração da extrema direita fascista mundial para desestabilizar países democráticos. Atentem para a manifestação de Bolsonaro na paulista e agora a do Musk. Ambos atacando o Moraes, STF e Lula. Trata-se da Ditadura do poder judiciário. A extrema direita, mídia tradicional e outros setores da sociedade se agitaram ao ouvir o apito de cachorro. Abriram frentes para seguirem na mesma toada, sem se atentarem para a interferência do magnata/EUA na soberania do país.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Apito de cachorro m√™mo, cara Anete, √© o bag√ļio europeu e l√īko da Bozol√©ia: aquilo √© que √© apito crassudo. Agora a articula√ß√£o internacional chegou pra todos: n√£o precisa muito estudo, n√£o carece de esfor√ßo concentrado, nunca haver√° de passar por uma avalia√ß√£o/certifica√ß√£o, n√°degas. Basta ser um Bozol√≥ide ao (√†) qual tenha sido depositada uma confian√ßa na hora do voto. "Agora chegou a nossa vez, at√© nas rela√ß√Ķes internacionais". √Č a Deprimacia (a dipromacia deprimida).

  4. Nilton Silva

    Perfeito.

    Responda
  5. Jove Bernardes

    Não, Hélio, OK, entendi, e está certo, ninguém precisa de autorização para dizer o que ninguém impede que seja dito, isso está claro. O problema todo está no óbvio uso da mentira como jeito de estar no mundo. Isso é irritante, vulgar, pequeno, menor, rasteiro, nojento: a extrema-direita, com pudor zero, usa a mentira como método. Assim, fica difícil. Não se discutem programas, mas o combate à esquerda. Se a esquerda faz a mesma coisa e eu é que sou o implicante, ok, me calo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pppoorra, Jove, meu caro, que dedada no'z√≥io... Duma clareza Cristalina, deu at√© uma certa vergonha - perfeitamente pessoal, e nada alheia - de n√£o ter percebido e falado claramente por esse vi√©s. √Č n√≥is, mano, grato.

  6. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    O colunista deveria ler o artigo de ontem do Rui Castro e aprender um pouquinho.

    Responda
  7. Otto Nelson

    Os extremistas da direita n√£o s√£o for√ßas cr√≠ticas, usam o subterf√ļgio da liberdade de express√£o para mentir e enganar os incautos. Quem acreditou em mamadeira de pi ro ca, nos banheiros unisex, na cartilha gay, que iriam transformar suas casas em abrigos? Vc n√£o? Aqui est√° a cerne da quest√£o, at√© que ponto isso impacta na decis√£o do eleitor. Muitos incautos acreditaram e elegeram um fascista e a nossa democracia corre riscos at√© hoje. Impunes, querem o direito de continuar mentindo.

    Responda
  8. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    A extrema direita finge que gosta de liberdade de expressão e de democracia. Não conseguem sobreviver muito tempo na democracia e na ditadura, liberdade só para os amigos.

    Responda
  9. vicente oliveira

    Segundo o conceito do colunista,o gabinete do √≥dio n√£o existiu,Goebbels n√£o existiu,Steve bannon n√£o existiu,tudo e fabrica√ß√£o da esquerda que trocou comer criancinhas pela censura de opini√Ķes divergentes.o genocidio de isra el ao povo palestino fez muito mal ao ju√≠zo do nobre e at√© apouco tempo,excelente colunista.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Porque n√£o te calas, Vicente?

  10. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Realmente! Excelente texto!

    Responda
  11. Orasil coelho pina

    Parabéns! Só para refrescar a memória: No Governo FHC foi introduzida a vacinação da gripe ( Influenza) priorizando os idosos e certos opositores de esquerda diziam que era para matar os velhinhos e aliviar as contas do INSS. Já na pandemia de Covid, era a direita que falava mal das vacinas, que as pessoas podiam virar jacaré! OrasilSertanejo de Sabáudia!

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Vicente, se a folha me permitisse eu iria mandar você tomar naquele lugar!

    2. vicente oliveira

      A esquerda que é contra contra a liberdade de expressão voce direitista quer me calar,se resolva ,ou seu diminuto cerebro vai bugar de vez.

    3. vicente oliveira

      Orasil? isto parece nome de remedio.e depois ainda vem um coelho,só podia ser um orc facistoide.

  12. Marcos Benassi

    H√©lio, meu caro, eu sou a favor de liberdade de express√£o - volta e meia, sugiro a@s colegas leitor@s que n√£o denunciem mensagens aqui na √Āgora, para que estas fiquem sujeitas ao escrut√≠nio p√ļblico e √† vergonha. Ocorre que o que esta neo-direitofrenia faz √© estimular crimes, tal como um estelionat√°rio: "as urnas s√£o fajutas", "o Xand√£o est√° sendo inconstitucional", sei l√° que mais. Quando uma mentira √© evidente e tem alcance vasto (n√£o est√° contida num contexto fechado, como aqui), sei n√£o.

    Responda
  13. Marcelo de Souza

    Pra variar, mais um artigo de so nes to do HS. A "liberdade de express√£o" apregoada pela direita n√£o se refere a posi√ß√Ķes pol√≠ticas, mas ao ra cis mo, ma chis mo, xe no fo bia, etc. A extrema direita quer ter liberdade para ofender e pregar golpes de estado sem ser incomodada. Censura mesmo existe aqui na FSP, onde temos de disfar√ßar as palavras para n√£o ter o coment√°rio bloqueado pelo censurador, opa, moderador.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      √Č, Marcelo, s√≥ que aqui a√≠ da h√° um pobrema adicional: essa sen√ßura de Herda, 7O% das vezes, implica com o absolutamente regulamentar. Aquilo que deveria ser filtrado, essa Josta n√£o √© capaz de faz√™-lo...

  14. Fabiana Menezes

    √Č prefer√≠vel uma opini√£o expressa e sujeita ao crivo dos demais, e √†s penas da lei do que o discurso propagado como verdade incontest√°vel , no escurinho das bolhas. Falar para a par√≥quia, nos levou a esse estado de viol√™ncia da palavra. Por essas e outras que a sua coluna eu n√£o paro de ler.

    Responda
  15. José Cardoso

    Correto. Se quem tem o poder no momento se arvora no direito de limitar o que pode ser dito n√£o h√° liberdade de express√£o.

    Responda
  16. Laudgilson Fernandes

    Que argumento raso e rasteiro, t√≠pico da direita extremista. Ningu√©m √© contra a liberdade de express√£o, mas hoje a linguagem n√£o √© isolada, ela √© coletivizada O racismo, a misoginia, o discurso de √≥dio, a desinforma√ß√Ķes sobre sa√ļde p√ļblica, e outras tantas s√£o propagadas para milh√Ķes. Logo n√£o se trata de papo de mesa de boteco. Musk √© prova concreta que quando interessa a postura moral n√£o √© o problema, pode ser colocada de lado e os interesses escusos tamb√©m.

    Responda
  17. Nelson de Paula

    A direita não traz novidades, esta aí para dizer que aquelas coisas que costumava fazer estavam certas. Tipo passar a mão na unda.

    Responda
  18. LUIZ FERNANDO GARCIA

    A cada dia, quando me deparo com os artigos publicados aqui ou no Estadão, que tb assino, perco o meu gosto pela informação... pelo menos por esse tipo de informação que recebemos cada vez mais... eu me pergunto: que tipo de liberdade quer a direita? A liberdade para fazer o que julga conveniente para si e para o sistema que defende, só essa! Ou seja, tudo bem, em nome da liberdade de expressão, detonar Brasília! E vamos anistiar todo mundo... mentes deturpadas desses articulistas...

    Responda
  19. Francisco Neto

    A esquerda petista fala em liberdade de expressão mas defende Cuba e sua ditadura. Já a direita bolsonarista fala "agora" em liberdade de expressão, mas há poucos anos pregavam a volta do AI-5, agrediam jornalistas e diziam que o vitorioso não assumiria. Isso são só exemplos, o "iceberg" é muito maior.

    Responda
  20. Anete Araujo Guedes

    Existe uma enorme diferença entre regulamentar e censurar. A regulamentação, em curso em países desenvolvidos/democráticos, é utilizada para coibir abusos e crimes, para que as redes sociais não sejam uma terra de ninguém, uma terra sem lei, onde tudo é permitido. Já a censura é uma estratégia adotada em países de governos autoritários/ditatoriais, com a finalidade de propagar propagandas e feitos do governo. As mazelas, as atrocidades, a corrupção são sonegadas.

    Responda
  21. Anete Araujo Guedes

    A liberdade de express√£o proclamada e exigida pelos extremistas de direita, √© uma liberdade para propagar fakes, inverdades, distor√ß√Ķes de fatos, negacionismo, cal√ļnias, √≥dios, ressentimentos, viol√™ncias, destrui√ß√£o de reputa√ß√Ķes e efetuar trapa√ßas com o firme prop√≥sito de ganhar cada vez mais adeptos para vencer elei√ß√Ķes.

    Responda
  22. Pedro Nolasco de Carvalho

    Christopher Hitchens tinha um discurso parecido e se apoiava em John Stuart Mill para isso. "Seu direito de ouvir est√° t√£o em jogo quanto o direito dos outros de expressar as suas vis√Ķes". Enquanto estamos no debate, precisamos nos livrar do desacato a autoridade e dos crimes de inj√ļria e heresia. N√£o h√° sociedade livre que use uma morda√ßa para controlar o pensamento de seu povo.

    Responda
  23. José Bernardo

    A premissa básica do artigo me parece equivocada; ou o articulista realmente ignora, ou finge ignorar, que a extrema-direita não está em absoluto preocupada com liberdade genuína de expressão, mas, apenas e tão somente, com a "liberdade" para disseminar mentiras; tal como declarou o "jornalista" do X files, o direito à mentira...

    Responda
  24. IVAN BRUCE MALLIO

    A direito à liberdade de expressão não está em risco quando se punem crimes que "envolvem discurso". Contudo, é anulada quando se criminaliza o que é puramente discurso.

    Responda
  25. Agemir Bavaresco

    A quest√£o n√£o √© ser a favor ou contra a liberdade de express√£o, num jogo dualista excludente. Mas, perguntar pelas condi√ß√Ķes da liberdade de express√£o, ou seja, o contexto hist√≥rico e econ√īmico, os meios t√©cnicos, as media√ß√Ķes institucionais etc. Uma defesa idealizada e fantasiada de liberdade de opinar n√£o √© o laissez-faire de cometer crimes e viola√ß√Ķes que destroem o pr√≥prio estado de direito e cidadania.

    Responda
  26. Peter Janos Wechsler

    Voltaire disse isso em outras palavras bem antes de Chomsky.

    Responda
  27. marilza abrah√£o

    Tudo mentiras e brincadeiras ainda assim, um homem ouve o que quer ouvir e desconsidera o resto" Limpei minhas redes curtindo e respondendo s√≥ o que considero √ļtil para minha sanidade mental. O algoritmo obediente me livrou das fakes. Tudo √© quest√£o de aprendizagem ao lidar com as m√≠dias. Educa√ß√£o, √© o que que anda faltando.

    Responda
  28. Paulo Augusto

    Liberdade de express√£o n√£o √© liberdade de cometer e/ou incentivar crimes. O mesmo garoto mimado da Tesla que fala isso, censurou as cr√≠ticas a ela quando assumiu o Twitter e tentou censurar um adolescente que mostrava por onde andava o jatinho dele pelo mundo. Esse mesmo garoto mimado critica o Brasil mas fica quieto sobre a China, onde tem seus neg√≥cios. √Č somente conveni√™ncia....

    Responda
  29. Antonio Augusto Freitas

    Helio, no que vc trasformou-se? E, em um curto espaço de tempo. As vezes parace que vc foi um dos que sentiram-se liberados pelo Bolsonaro para serem o que sempre foram. Custo a crer, mas vc tem dado muitas provas disso. Sua esposa, amigos etc devem estar pasmos.

    Responda
  30. André Andrade

    O problema é que a liberdade de expressão vem ganhando outros contornos, a partir da amplificação de discursos de ódio por algoritmos das redes sociais. Se, antes, era vocacionada para a crítica, como uma forma de trazer luz ao debate, passou a ser instrumentalizada para relativizar fatos notórios, atacar grupos e solapar a democracia. Quando tudo é "narrativa", não há mais certezas, inclusive a necessidade da manutenção de conquistas civilizatórias.

    Responda
  31. Edimilson Volpe

    Ora, Hélio, se defendem isso porque o jornal censura seus assinantes nos comentários? Hipocrisia, não é? Vergonhoso.

    Responda
    1. Esechias Ara√ļjo Lima

      Creio que o jornal censura textos em que se empregam palavras de baixo cal√£o.

  32. Jo√£o CArlos Albuquerque

    Quando vai cair a ficha e ser ofensivo à direita ser confundida com n4#izts?

    Responda
  33. Rodrigo Flexa

    Não permitir falas fascistas não é ser contra a liberdade de expressão, justamente porque o fascismo tem como objetivo acabar com a mesma, assim como qualquer outra liberdade, inclusive e principalmente, o direito à vida, isso é tão óbvio!

    Responda
  34. Marcelo Godoy

    Meu medo é: quem é que vai dizer o que é verdade, mentira, mentirinha ou mentira deslavada?

    Responda
    1. adenor Dias

      O direito de mentir, já está reservado para a imprensa oficial: aquela que ajudou a destruir a escol de base! Há mentiras que perdura há mais de 2,000 anos e, há quem é capaz de até brigar, se alguém discordar!

    2. Marcelo Godoy

      Exatamente Dalton. E para verdades aparecerem e se distinguir em das mentiras, elas têm que ser ditas, para que os fatos falem por si. Não existem interlocutores mais autorizados ou menos. Esse é o desafio da comunicação no século XXI.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Os fatos certificam as verdades e calcinam as mentiras.

  35. CARLOS ALBERTO CERETTA

    "Se tudo der certo, a sociedade incorporará as boas ideias e rejeitará as más." Como seria bom se realmente acontecesse isso. O problema é que a extrema direita quer liberdade para mentir descarada e perigosamente e cinicamente sempre induzir aos que perderam a capacidade de pensar de que os outros é que mentem.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim, a Alemanha ap√≥s a segunda guerra incorporou, depois de alguns milh√Ķes de mortos. Os calunistas foram orientados a utilizar esta ret√≥rica, depois se acerta e n√£o o n√£o vamos permitir que intencionalmente cometam arbitrariedades.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Lembra do Marco Aurélio Garcia ?

  36. Joao Massucci

    Voltaire, 2 séculos antes de Chomsky, já reconhecia o direito de ofender como fundamento do livre falar. Contudo, toda democracia tem regras para veículos de comunicação. O que não entendo é por que tais regras não se aplicam aos novos veículos.

    Responda
  37. Matheus Battistoni

    Perfeito. Assino embaixo. Glen Greenwald também já sacou o perigo autoritário da censura "boazinha", que só demonstra o medo da verdade e a incapacidade de discutir racionalmente. Fora o ridículo da histeria contra "frases proibidas".

    Responda
  38. Tadêu Santos

    Discordo em parte do nobre Noam Chomsky qdo lacra que "Se voc√™ √© mesmo a favor da liberdade de express√£o, ent√£o voc√™ √© a favor da liberdade de exprimir justamente as opini√Ķes que voc√™ odeia. Se n√£o for assim, voc√™ n√£o √© a favor.... Pelo contr√°rio, sou a favor de exprimir aquilo em que acredito, por uma quest√£o de √©tica, tanto √© que discordo do que voc√™ diz, mas defenderei at√© a morte seu direito de diz√™-lo¬Ē, disse Voltaire, por√©m n√£o diga bobagens mentirosas que √Ī saberei contestar ou contrapor.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      E por que não poderia ser também dito aquilo que você odeia ? O fato de você não saber contestar algo, verdadeiro ou não, não inibe o direito a esse algo ser dito.

  39. Joao Cantarelli

    Após contrapor esquerda e extrema direita Hélio Schwartsman fecha com a posição [mais sensata] dos liberais: "A aposta liberal, que considero CORRETA, é que todas as ideias e o próprio poder do Estado sejam o tempo todo questionados. Se tudo der certo, a sociedade incorporará as boas ideias e rejeitará as más." Simples e perfeito, assim.

    Responda
    1. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

      Pra fechar o argumento, o Brasil já foi um exemplo de vacinação. Com a livre circulação de ideias absurdas, somos atualmente um péssimo exemplo. Muitos desacreditaram as vacinas. Quanto tempo para normalizar isso? Quantas vidas perdidas ou limitadas pela incorporação de ideias negacionistas?

    2. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

      Só para avançar na ideia. E se der errado? Em tempos de negacionismo disfarçado de ciência, como vimos na pandemia aqui no Brasil. Qual foi a consequência? E na Alemanha dos anos 30? Ou Itália da mesma época? A sociedade incorporou boas ideias? Não acredito tanto na capacidade humana, ainda mais nesses ciclos de líderes insanos. E nessa era embrutecida e super individualista, não são as boas ideias as que estão sendo incorporadas.

  40. carlos alberto

    Ser√° que Marxs, Kant, at√© mesmo Descartes ou Voltaire est√£o dando pulos no t√ļmulo? At√© a ideologia de esquerda sucumbiu ao mercado. Fato! Fa√ßa voc√™ sua pr√≥pria ideologia, daria um bom slogan pra vender algum curso por a√≠.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A ideologia de esquerda comp√Ķe o mercado. Ainda que negue.

  41. Victor Martins

    As colunas do H√©lio sempre come√ßam muito boas, mas, ao final, h√° um certo salto muito grande para as conclus√Ķes ou sequer uma conclus√£o. Em outras palavras, as premissas e os dados s√£o bem colocados, mas as conclus√Ķes n√£o s√£o precedidas de argumentos. Seria mais instigante se houvesse um maior cuidado em demonstrar a linha de racioc√≠nio ou de que pense, realmente, o colunista a respeito de certos assuntos. Caso contr√°rio, ficaremos soltos nas meras exposi√ß√Ķes de dados ou simples opinativos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vou considerar essa sua percepção.

  42. Renato Scherer

    Me espanta alguns ditos liberais - que acredito vejam-se assim no sentido cl√°ssico do termo - reverberarem o espantalho da (n√£o) liberdade de express√£o com a qual essa nova (extrema) direita se vitimiza. Perdem completamente o foco do debate, porque √© um falso debate. Essa gente n√£o est√° preocupada nem com a liberdade, menos ainda com a express√£o DO OUTRO. √Č uma bandeira t√£o falsa quanto a do (falso) moralismo. √Č o rebaixamento de um conceito hist√≥rico para mais um anacronismo, entre tantos.

    Responda
    1. Pedro Amaral

      Eu acho que esse é ponto que o autor tenta colocar, Renato. Começamos censurando os radicais, extremistas e criminosos , e terminamos...sabe-se lá onde.

    2. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Ora eles levantam bandeira dliberdade d express√£o, outro momento √© voto impresso, tivemos vocifera√ß√Ķes d escola sem partido, distor√ß√£o sobre ideologia de g√™nero, fake mamadeira de piroc, nossa bandeira jamais ser√° vermelha, s√£o slogans ideol√≥gicos made in Goebbls, visa criar falsos debates,enganar massas, desviar a aten√ß√£o, simular um pensamento ou ideia qn√£o resiste an√°lise apurada. Isso mesmo: √©falso debate, falso moralismo, mas h√° seguidores conscientes (cinicos) e manada (alienados

  43. Hercilio Silva

    Santa ingenuidade, você acredita que a liberdade de que falam os fascistas é autêntica?

    Responda
  44. Paulo César de Oliveira

    A liberdade de express√£o eh um dia direitos humanos mais importante. Sem ela n√£o se pode reclamar de injusti√ßas, denunciar malfeitos, sugerir mudan√ßas para aperfei√ßoar o modo como as coisas s√£o feitas e, simplesmente, debater um assunto controverso expondo os pr√≥s e os contras de cada ponto de vista. Eh a livre discuss√£o que cria as condi√ß√Ķes para definir o que eh verdade ou mentira e qual o melhor caminho a ser trilhado.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Discuss√£o n√£o define o que √© verdade ou mentira. Os fatos, ou a aus√™ncia deles, √© o √ļnico meio de definir.

  45. Gregorio Amarante

    Esquerda brasileira quer instaurar uma ditadura comportamental, onde somente o que eles acreditam ser√° permitido. Stalin deve estar orgulhoso.

    Responda
    1. vicente oliveira

      Se √© a esquerda que quer adotar uma ditadura comportamental,me diga porque √© a direita que insiste em ditar regras de comportamento .ou estou enganado e √© a direita que luta pelo direitos das chamadas minorias(que n√£o s√£o t√£o minorias) como gays,lesbicas trans, negros ,indios, mulheres,religi√Ķes de matriz africanas etc..

    2. vicente oliveira

      stalin eun√£o sei,mas mussolini com certeza se orgulharia de voce.

    3. Esechias Ara√ļjo Lima

      Perfeito, Gregorio. Não se pode pensar diferente, que se é taxado, incontinente, de fascista ou coisa que o valha.

  46. Humberto Santos

    Errado! O que a extrema-direita defende n√£o √© a liberdade de express√£o. √Č a liberdade da mentira e da difama√ß√£o. E √© isto que a esquerda combate!

    Responda
  47. Marcelo Alcantara

    A liberdade de expressão deveria ser acompanhada de uma obrigação legal de se comprovar o que se diz.

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Opini√£o n√£o precisa de comprova√ß√£o. √Č s√≥ uma opini√£o

    2. Ronaldo Camargo

      Isso é utopia na era da informação. A velocidade da disseminação de mentiras na internet é impossível de ser alcançada e mesmo que se consiga a reparação será tardia, sem contar que o efeito manada sempre prevalece. Isso me faz lembrar uma musica de Simon & Garfunkel com a frase "All lies and jest Still a man hears what he wants to hear and disregards the rest"

  48. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Absolutamente, H√©lio. N√£o se tratam de "opini√Ķes que voc√™ odeia", e sim das Fake News que a extrume direita espalha.

    Responda
  49. Nelson Santos

    Hélio, se tudo der certo você estará com a razão. Mas precisamos de instrumentos que minimizem o estrago quando tudo der errado. Por muito pouco o BozoNero se reelegeria. Seria eleito democraticamente para impor a agenda antidemocrática.

    Responda
    1. Iraia Galindo

      Esse era o desejo do jornalista.

  50. Antonio Catigero Oliveira

    Os exemplos n√£o condizem com o que ocorre atualmente, pois ningu√©m quer reprimir uma opini√£o de direita ou esquerda. Talvez esse debate de cunho ''Liberal'' esteja ultrapassado. Que tal se o debate se invertesse para o cunho ''√Čtico'', que tamb√©m n√£o deixa de ser liberal, pautado em uma quest√£o: -- Qual √© a chance de uma sociedade evoluir, se d√° o mesmo valor a uma mentira do que √† realidade hist√≥rica, negando uma elei√ß√£o ou um Golpe de Estado?

    Responda
    1. Ronaldo Camargo

      Exatamente! Está se misturando (e de forma deliberada) liberdade de expressão com direito de disseminar mentiras num meio que esta absolutamente fora do controle a sua propagação. A questão central não esta apenas em calar a voz dos que discordam, mas sim em determinar como reparar e/ou prevenir os efeitos causados pela disseminação de uma inverdade por aquele que exerceu sua tão defendida liberdade de expressão.