Mercado > Espanha quadruplica trens-bala em três anos e lidera revolução europeia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alek Benito

    No Brasil tem o trem bala perdida. Dois destinos. Vai ver Jesus ou viagem sem parada direta pro colo do capeta.

    Responda
  2. noel neves

    Aqui em Minas nóis gosta memo é da Maria Fumaça uai! U trem bão sô! Vai devagarinho... Da tempo inté de fazê um pito di páia... Kkk!

    Responda
    1. neli faria

      Já andei de Maria Fumaça, lá na antiguidade de minha vida, quando a gente foi de Brazópolis para o Cornélio Procópio: Maria Fumaça até Itajubá, de ônibus até Aparecida , de Aparecida até São Paulo de trem e de trem de São Paulo ao Cornélio. Em mil novecentos e sessenta. E quem condenou o Brasil ao acabar com as ferrovias, hoje, está no fogo eterno.

  3. celso callegaro

    O Brasil também quadruplica: suas balas perdidas; quanto a trem, quase todos os nossos estão em MG, limitados a expressões como “trem bom”.

    Responda
  4. Marcelo Seminaldo

    Fui a Itália recentemente e só andei de trem, como é maravilhoso poder viajar pagando pouco em trens confortáveis, seguros, pontuais e rápidos. Viajei todo o norte da Itália indo até a Suíça pelos Alpes. Impossível não pensar o tanto que estamos atrasados com isso no Brasil. Mas ainda acredito! Que esse trecho SP- Campinas seja o despertar de novos tempos.

    Responda
  5. maria cristina dellatorre

    Espero que apareça algum candidato a governador do Estado ou a Presidente que tenha em seu programa a construção de ferrovias para cargas e passageiros., pode ser de 70 ou 80 km/h já estará ótimo. A infraestrutura que temos, apoiada em apenas um modal, o rodoviário, temos rodovias atravancadas de bitrens com cargas tóxicas e inflamáveis, aumento do número de acidentes graves, e nenhuma perspectiva de melhora. Para implantar um trecho de 100 km, o crononograma inicial é de 8 anos.

    Responda
  6. Miguel Gossn

    Enquanto isso o Brasil Bananão continua na época das capitanias hereditárias. A maior e mais rica cidade do país, por exemplo, tem empresas de ônibus (todas?!) dominadas pelo PCC. Enfim, são tantas mazelas que é melhor nem pensar muito. Sem futuro, Brasil e América Latina.

    Responda
  7. Cleomar Ribeiro

    ... Anhangueras diversos esvaziam fundos de créditos e invrstimentos( cofres públicos e privados), puxam e ouro para não se ter no Brasil as redes sagradas ferroviárias e navais!... Estes traíras devem ter suas asas drenadas e depois serem banidos da pública!!!...

    Responda
  8. Enrique Castro

    A Europa toda tem uns 11.000 km de rede de alta velocidade. Em USA são menos de 1.000 km. A China pretende chegar, em 2035, aos 72.000 km de rede de alta velocidade. Mesmo tendo começado relativamente tarde, hoje tem uns 45.000 km, isto é, 4 vezes mais que na Europa. Infraestrutura para o desenvolvimento. Tomara que, como parte dos Brics, o Brasil acorde... mas para isso as milícias e os traficantes devem ficar fora do governo.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Seu Vinicius: sabotaram a Dilma cuja intençaõ era construir pelo menos uma ferrovia de trem de alta velocidade. Imagine quem foram os sabotadores? Quem lucra com rodovias, carros, ônibus, aviões? O senhor estava neste grupo q sabotou a Dilma?

    2. Vinicius Branco

      Todos tem, uns mais, outros menos. So nos que não temos nada. Apesar disso, a estatal criada por Dilma para esse fim continua existindo e abriga centenas de cumpanheiros que nada fazem, a não ser receber em dia.

  9. Jorge Luiz

    Que maravilha, conexões rápidas e baratas!! Madrid, Málaga, Barcelona todas conectadas em viagem rapida. E aqui o eixo BH SP RJ sequer uma promessa de projeto..que desástre!!

    Responda
  10. RAULAND BORBA BATISTA

    O Brasil perdeu o trem da história , sobrou a bala que anda mais ou menos na mesma velocidade do trem.

    Responda
  11. Alberto Kiess

    Tantos trilhos sucateados na malha brasileira, que na década de 50 e 60, tinha tudo para fazer do Brasil um país com logística mais segura e mais barata, mas deixaram de lado a construção de linhas, abandonaram outras centenas de quilômetros de trilhos, concederam à iniciativa privada uma estrutura completa sem a necessidade de manter e ampliar a rede. Enfim, um absurdo pensar que na década de 60 e 70 minha avó viajava de Passo Fundo para Sâo Paulo e de Passo Fundo para Porto Alegre, de trens.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Tchê, a indústria de caminhões que esmagou o transporte ferroviário. As malhas antigas poder ser reaproveitadas em parte, os trilhos atuais são mais largos. Em muitos lugares há muitos vagões enferrujando em cima dos trilhos. Uma lástima!

  12. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Inaceitável um país enorme como o Brasil não ter uma malha ferroviária para passageiros, principalmente trens de alta velocidade entre as megalópoles e principais cidades, bem como de transporte de cargas sobre trilhos mais eficientes. Mais sistemas aquaviários e dutoviários em vez de transporte ineficiente e poluidor por estradas na questão de cargas na média e longa distância, isso só é justificado para pequenas cidades ou cidades mais isoladas, faltou planejamento ao longo da história.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Já imaginou a economia, cambiar o transporte rodoviário de grãos do MT para o porto de Paranaguá por ferroviário?! A saída para o Pacífico então seria o melhor mundos. Bah!

  13. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Enquanto isso no Brasil, país de dimensões continentais, o PCC cuida do transporte público. Já não está na hora de revisar o contrato que nos deu a siderúrgica nacional?

    Responda
  14. neli faria

    E o Brasil, graças aos oportunistas do Passado, sem transportes ferroviários. Deveria retirar todas as homenagens aos oportunistas do passado que condenaram o Brasil ao eterno subdesenvolvimento.

    Responda
    1. João Leite Leite

      O problema do Brasil não são os do passado. Eles construíram industrias de base e infraestrutura para o país poder se industrializar e se modernizar. O problema são os do presente que só venderam as empresas que foram construídas até a década de 80 torraram o dinheiro e não fizeram mais nada e a dívida multiplicou por 20. O país só se deteriorou sobre o poder destes governo que só trabalham para se preparar para se reeleger e o país que se dane.

    2. Raymundo de Lima Lima

      Sempre senti vergonha d ser brasileiro ao viajar de trens pela Europa. Transporte mais seguro do que carro e ônibus, confortável, mais barato do que avião. Vergonha e raiva, por que o Brasil com sua enorme extensão territorial não escolheu o caminho ferroviário? Invejo a China. Desprezo EUA.Lembro-em d morar no interior de SP, e ver morrer os trêns q iam de P.Epitácio até São Paulo. Triste ver como é colossal nossa ignorância e falta de visão de futuro.

    3. marcos machado

      Neli...sumida!...amo suas pérolas!....mas voce votou no descondenado?...penso que sim, o que valida o axioma: cada povo tem os políticos que merece!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.