Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Batista Tibiriçá

    Pois entendo ao contrário, se fosse assim ele não teria o seu artigo publicado. No período que o Brasil teve uma DM, até música passava pelo crivo dela. Mas é assim mesmo, a democracia é o convívio com quem pensa diferente. O mundo está cheio de previsões mal cheirosas. Não tem contribuição positiva para dar e quer aparecer, escreve isso.

    Responda
  2. Valdir Teixeira da Silva

    Faltou ele fechar essa pérola evacuando a defesa da famigerada: intervenção constitucional dos bolsominions. Figurinha de terceira categoria.

    Responda
  3. Paulo Silva Barbosa

    Ao ler este delirante artigo " A democracia liberal brasileria por um fio ", talvez o articulista está com uma visão distorcida e desatualizada . Ontem houve uma concorrência entre 4 de empresas para administrar trecho da rodovia BR-040 na Bolsa de Valores de S.Paulo, mostrando mais uma vez que este artigo está fora de contexto .

    Responda
  4. Antonio Pinto

    Estamos navegando em águas turvas.N eso no Brasil. A qualquer momento um incapacitado demagogo pode por tudo a perder,desencadeando forças ocultas destruidoras.

    Responda
  5. renato bianco junior

    É hilário ler os comentários da turma que defende o "amor",dessa esquerda perfumada e que se acha acima de todos e de tudo, democracia é aquilo que nós achamos certo, sem o contraditório da direita golpista, e acharam por um golpe de azar e oportunismo um ser tirânico e maquiavélico, que caiu como uma luva para defender os "direitos" desta turma hipócrita !!!

    Responda
  6. Anete Araujo Guedes

    Há uma orquestração da extrema direita fascista mundial para desestabilizar países democráticos. Atentem para a manifestação de Bolsonaro na paulista, e agora a de Musk atacando o Moraes, STF e Lula. Trata-se da Ditadura do Poder Judiciário. Ao escutarem o apito de cachorro, a extrema direita, a mídia tradicional e outros setores da sociedade se agitaram. Seguiram na mesma toada, sem atentarem para os interesses financeiros envolvidos, e a interferência estrangeira na soberania do país.

    Responda
  7. Silvio Zancheti

    Artigo abaixo da crítica. Como a Folha publica essa porcaria.

    Responda
  8. Pedro Luis S C Rodrigues

    Os comentários provam que, hoje, o leitor medio da FSP é um ignorante convicto

    Responda
  9. Luiz Henrique Frosini

    Para ser ruim, este artigo ainda precisa melhorar muito. Sugiro ao autor estudar mais para não escrever besteiras. Ou talvez ficar quieto fosse melhor.

    Responda
  10. PAULO PETRASKI

    Mais um blá blá blá bolsonarista que não admite perder a liberdade de agressão.

    Responda
  11. Otto Nelson

    Os abusos do judiciário existem e têm que ser denunciados, a LJ é um mal exemplo de justiça. Quando se coloca no mesmo balaio a ações do STF para enfrentar os crimes digitais do governo Bolsonaro e seus aliados contra a democracia foge da realidade. Na ausência de uma legislação específica e um Congresso omisso em aprovar uma lei sobre esses crimes o STF tomou pra si a missão de julgar tais crimes. Era impossível um juiz de primeira instância fazer tais julgamentos.

    Responda
  12. Paulo César de Oliveira

    Excelente artigo, chamando atenção para vários pontos que costumam ser ignorados pela imprensa. Meu único reparo eh que deixou de mencionar as penas de 14 a 17 anos de prisão aplicadas a quem cometeu invasão e vandalismo. O Supremo criou um monstro ao dar poderes excepcionais a um de seus ministros, que gostou e não quer mais abrir mão deles. Nenhum país democrático tem uma figura tão poderosa, sinal de que tem algo de errado acontecendo por aqui.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Paulo, os EUA estão na iminência de eleger um sujeito que tentou mudar votos de um estado(pelo menos 1 confirmado), que promoveu a invasão do Capitólio, que deixou 5 pessoas mortas, que tem um número enorme de crimes em julgamento e já foi condenado. Não se trata de um país democrático, porque muitos presos fizeram muito menos que o Trump, portanto não há igualdade dos cidadãos. No Brasil há sim algo muito complexo acontecendo pela primeira vez. Por sorte temos uma pessoa respondendo bem

    2. Paulo César de Oliveira

      Minha cara Anete, esses fatos que vc mencionou aconteceram há mais de um ano. Os Estados Unidos tiveram uma tentativa de invasão do Capitólio com centenas de réus que foram julgados pelos sistema judiciário normal, sem que precisassem indicar um Inquisidor-Mor. O Brasil tem de voltar a ser um país normal e Moraes voltar a ser um ministro normal do Supremo. Repito q nenhum país democrático tem algo comparável e que isso não pode se prolongar para sempre.A excessão não pode passar a ser regra.

    3. Anete Araujo Guedes

      Moraes barrou, embasado na constituição, as trapaças, as fakes, os ataques, as investidas, a irresponsabilidade, o negacionismo, as tentativas de instalar o caos, de abolição do estado de direito e golpes do inelegível.

    4. Paulo César de Oliveira

      Um juiz tem de ser imparcial e parecer imparcial, e o ministro Moraes deixa a desejar em ambos os quesitos.

  13. Ivan Cunha

    Interessante : quantos tipos de democracia existem? Ou os qualificativos ficam por conta de cada um?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Dar golpe e instalar um regime autoritário, atentar contra os poderes da República, invadir e depredar a sede dos três poderes, bloquear estradas, explodir uma bomba no aeroporto de Brasília, invadir a sede da PF, suspender os órgãos de controle, transportar joias valiosas sem declarar, utilizar da Abin para investir contra opositores etc, é democrático?

  14. Joaquim Branco

    É o cúmulo afirmar que a democracia liberal está em risco por causa do judiciário, especialmente o STF, se foi ele quem impediu o ex de implantar um regime autoritário, que solaparia a democracia. Ora, o que o autor do texto quer? Que possam mentir descaradamente. Que possam difamar caluniar e tramar golpes e ficarem impunes. Não dá. Textos como esses mostram como os valores estão invertidos.

    Responda
  15. Cláudio Dias de Almeida

    Ivanildo Terceiro? kkkkk

    Responda
  16. Marco Aurelio Bilibio

    Não tenho mais paciência pra esse tipo de análise torta, que responde aos interesses totalitários da extrema-direita. O autor, que é filhote do Students for Liberty, organização bancada pelos irmãos Koch que derramaram dinheiro junto com outros bilionários para destruir movimentos sociais com a pecha de comunismo e negar as mudança climáticas. Hoje estamos sofrendo as consequências das ações dessa gente.

    Responda
  17. Mario Donizete Pelissaro

    Percebe-se nitidamente a intenção do Sr Ivanildo em subverter os fatos. Me lembra bolsonaristas tentando convencer a opiniao publica de q o responsavel p invasao em janeiro de 22 em Brasilia, foi o Lula. Ao contario do q quer fazer crer o articulista, o STF tem sido fundamental p a manutenção da ordem e da democracia. Alexandre Morais, se constitui e entra p historia como o "paladino da justiça" e o "guardião da constituição".

    Responda
  18. Rodrigo Pezzonia

    Studants for Liberty? Ah, a sombra gringa do MBL? Saquei.

    Responda
  19. Lauro Guirlanda

    Ia cancelar a assinatura da Folha, mas tenho que admitir: algo está acontecendo e os jornais estão publicando A VERDADE. Deram poder a um vilão para destruir outro vilão, e agora ninguém consegue detê-lo.

    Responda
  20. Valter Luiz Peluque

    A democracia está, sim, ameaçada, não pela força do Judiciario , mas pelos ataques da direita internacional com forte pé fincado no nosso país, o que parece não interessou constar na analise do articulista. A democracia liberal não existe, ela vai conforme o vento de seus interesses, ora para o centro, ora para a extrema direita. O Judiciário é merecedor de muitas criticas, mas não a de por a democracia em risco, pelo contrário.

    Responda
  21. Anete Araujo Guedes

    Durante a operação criminosa e autoritária da Lava Jato, e nos 4 anos do desgoverno do inelegível, a democracia esteve por um fio.

    Responda
  22. Anete Araujo Guedes

    A democracia brasileira esteve por um fio.

    Responda
  23. Paulo Roberto Taveira

    Até q enfim alguém sem medo de dizer a verdade. Parabéns ao autor e à Folha.

    Responda
  24. Tadêu Santos

    QUE A DEMOCRACIA LIBERAL SE EXPLODA, pois suas diretrizes comprometem a "democracia" em si, adotando princípios capitalistas, ora aumentando os índices das desigualdades sociais com a facilitação da ingrata 'mais valia', contra os cidadãos operários deste país, com um salário mínimo insuficiente e imoral...Democracia liberal que protege a classe política partidária, com rotundos ganhos salariais e blindagens dos cargos que ocupam. OBS. Cont buscando a "esperança democrática" que se distancia!!!

    Responda
  25. Anete Araujo Guedes

    O STF se viu obrigado a agir durante a pandemia de COVID, ante um país desgovernado. O STE coibiu as trapaças, as fakes e ataques durante as eleições, permitindo assim a lisura do processo eleitoral. Agiu também com presteza e rapidez, ao lado do presidente eleito, na garantia da nossa democracia. Os vandalismos praticados, as tentativas de promover o caos, o desmantelamento do estado de direito e golpe de estado têm que ser rigorosamente punidos.

    Responda
  26. João Perles

    Ivanildo, havia um projeto de golpe de estado em curso, você sabia disso?

    Responda
  27. Felipe Araújo Braga

    Discurso bolsonarista o desse cara! Foi o STF que nos salvou de Bolsonaro.

    Responda
  28. Marcelo Magalhães

    Alguém já imaginou se se todas as questões criticadas pelo autor acontecessem a contrário? Seria o caos. O presidente Lula não teria sido eleito. O PT estaria respondendo pela invasão e destruição dos prédios públicos realizada pelos bolsonaristas. Alan, Monark e Constantino estariam bombando nas redes. Jovem Pan seria a principal TV do Brasil. O advogado Flávio Bolsonaro estaria no STF, Eduardo seria embaixador nos EUA. Tarcísio seria leiloeiro de estatal, além de coveiro.

    Responda
  29. José Cardoso

    Está correto. Como dizia o Aldous Huxley, o drama do anti fascismo é se tornar cada vez mais parecido com o fascismo que se propõe combater.

    Responda
  30. Kiko Mazziotti

    Excelente texto! A sociedade está com a paciência por um fio, no limite. E veja que não são só golpistas do Bolsonaro, que ansiavam por uma ditadura com um mentecapto no comando.STF é o partido político mais importante e influente do país. Pudera, a quantidade de bandidos na política nunca foi tão grande e a quantidade de petistas no STF, sem vergonha de serem petistas, também não.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Verdade, haja vista o número de deputados que votaram a favor do miliciano Brasão. Avante, Xandão.

  31. Pedro Milliet

    O autor está certo (somente no título). A democracia está por um fio porque pessoas como ele a atacam diuturnamente de forma vil e frontal. Nesses momentos a defesa deve ser firme e intransigente, como vem sendo feita pelo STF.

    Responda
  32. WILHELM NORDMANN

    "Pesquisador" da ex tre ma di rei ta. Lamentável a FSP dar espaço para este es cro to.

    Responda
  33. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O articulista parece não entender o que aconteceu. É preciso julgar o líder golpista (presidente eleito tentando dar golpe de estado com minuta e tudo). Atacar agora o STF é proteger o maior desvio de função presidencial deste século.

    Responda
  34. Domingo Viking

    Outro exemplo de desvio do STF de suas funções: o julgamento em curso da Revisão da Vida Toda nitidamente influenciado pelas pressões politicas. Mesmo assim muito obrigado Carlos Lupi por ter dito que a Previdência Social não tinha base para fazer os cálculos do custo verdadeiro da RVT!

    Responda