Luís Francisco Carvalho Filho > Musk, Bolsonaro, TSE Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Manoel Cardoso

    A matemática não serve pra essa conclusão.

    Responda
  2. LUTHERO MAYNARD

    Lamentavelmente, artigo profético, assinado por um dos mais competentes articulistas da Folha. Quem viver, verá.

    Responda
  3. Manoel Cardoso

    Haja conversa fiada. Né, li o que você escreveu.

    Responda
  4. MARCELO DE FREITAS

    O Brasil vive uma polaridade " bola" entre lulistas e bolsonarista e temos a imprensa que deveria ser imparcial, mais apaga incêndios com querosene veja bem o que precisamos de estabilidades Politica, Juridica e Social e que a atual administração consiga trazer, liberdade de expressão, desenvolvimento, segurança, diminuição dos gastos publicos , diminuição da corrupção, saude e riquezas para o povo , chega de falsas narrativa lulistas e bolsonaristas...

    Responda
  5. José Augusto Bernabé

    Fragilidade não, a justiça eleitoral depois de picadinhas entre ministros, perdeu mané para o público, etc etc, não é frágil é intensional.

    Responda
  6. AILTON SOUZA

    As instituições no Brasil funcionando a pleno vapor os extremistas bolsonaristas que fazem parte do congresso aliados a extrema direita de todos os segmentos inclusive internacional dizem que o país está vivendo uma ditadura. Narrativa desconexa pois é isso que desejam.

    Responda
  7. Pedro Luis S C Rodrigues

    O colunista é um criminalista, conhecido pelo garantismo, e sobre os abusos de Alexandre de Moraes não tem um palavra, só tergiversa. É preciso ser muito pusilânime. É compreensível que um advogado não queira se indispor com o STF, mas, se falta coragem pra enfrentar as autoridades, deveria declinar da coluna. Se não o que sobra é só a covardia

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Como ele não tem "um" palavra? Por que ele tem de enfrentar Moraes, que, com os colegas, evitou um golpe de estado que, se tivesse sucesso, impediria alguém de escrever aqui sobre qualquer assunto que irritasse o inelegível. Quem garantiu a liberdade na nossa sociedade foi o STF, quem votou contra o ge no ci da, quem caiu na real e mudou voto a tempo, políticos de esquerda, o mercado, instituições e até religiões (exceto evangélicos) que abriram os olhos da população. Covarde é Nero.

  8. silvia ramos

    Diante do caos, preconizado pelo colunista, fujam para as montanhas. Que preguiça.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Muita gente teve preguiça e acabou votando no agora inelegível e deu nisso. Podia ser pior, caso a população, em especial os nordestinos, não tivessem caído na real e votado no adversário do golpista, que até hoje não se conforma. Planeja agora novo ato contra a sociedade no Rio no domingo. Preguiça disso, não tem?

    2. Anete Araujo Guedes

      Bandido bom é bandido preso.

  9. JORGE CESAR BRUNO

    E óbvio que os ataques do boquirroto Elon Musk são coordenados, com os extremistas bolsominions!! Nada acontece por acaso, e visam as próximas eleições!! Infelizmente, parte da imprensa, deixa se enganar, e da uma dimensão desmedida a essa gente!! Já passou da hora do Brasil, que preza a democracia, acordar, com o perigo iminente da extrema direita!!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      É preciso quem pensa assim fazer os alienados golpistas verem em que buraco iriam deixar o pais se a população tivesse dados mais quatro anos ao inelegível. A imprensa responsável faz seu papel, mostra todos os lados, mas tem quem não queira ver nada a não ser o que lhe parece ser verdade quando não passa de histrionismo e mentira da extrema direita.

  10. José Cardoso

    O voto do Toffoli é função da correlação de forças do momento. Por enquanto ele é lulista desde criancinha e votará contra Bolsonaro. Daqui a um ou 2 anos ninguém sabe.

    Responda
    1. neli faria

      Ele errou ao não deixar lula ir ao enterro do irmão. Até o Delegado Tuma, quando no Deops, foi mais humano do que ele. Enalteço a dupla lula e dilma pelas indicações ao STF: saudosos Carlos Alberto Direito, Teori Zavraski; aposentados:Grau,Antônio César Peluso, Ayres Brito, Barbosa,Rosa Weber; os atuais:Barroso , Fux, Fachin, Carmen, Rosa. Ministros que enaltecem o Judiciário! Cumprimento também Temer pelo excelente ministro Moraes. Não cito o Ministro Dino porque é recente.

    2. Anete Araujo Guedes

      No STF os julgamentos são efetuados via colegiado. Já Moro investigava, denunciava, julgava e punia. Atuava como polícia, procurador e juíz. Os delatores eram ameaçados, coagidos e chantageados.

    3. Adalberto Otaviano Luciano

      E eu que acreditava que o único juiz parcial foi Moro. Desculpem a minha ignorância.

  11. Milton Fumagalli Scariot Scariot

    É tudo um jogo de cartas marcadas e querem que o Brasil de certo. As raposas se protegem. Pobre povo brasileiro.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Trata-se de um jogo constitucional.

  12. Manoel Cardoso

    Longa vida para Lula e Xandão, e ponto final.

    Responda
    1. neli faria

      Quem garantiu a Democracia, Anete, foi o Moraes. O lula ? Não! Quem garantiu a democracia foi quem votou para lula e não era, e é,fanático por ele. Os eleitores de Marina, Simone, Alckmin, ou por quem ama o Meio ambiente, eu! Se dependesse apenas dos fanáticos por ele, o capetão teria sido reeleito. Relembro que lula foi eleito por menos de dois por cento dos votos.Veja nos dois primeiros mandatos ,2002 e 2006 a porcentagens.E os da Dilma também!Pela primeira vez na vida votei para ele.

    2. Anete Araujo Guedes

      Foram eles que garantiram a nossa democracia.

    3. Adalberto Otaviano Luciano

      Enquanto isso, nas sinaleiras de Salvador, multiplica-se o número de cidadãos exibindo cartazes: "Tenho fome".

  13. neli faria

    Parabéns pela coluna. Juiz, Ministro o é!, deveria ter duas qualidades: bom senso e ingratidão. Faltar bom senso numa decisão, mesmo que ele tenha um cabedal jurídico enciclopédico , demonstra que está em profissão errada . Ingratidão. Juiz grato a alguém, por mais correta que seja a decisão, vai pairar sobre ela a parcialidade e isso não é bom , não para ele que é vitalício, mas, para a Instituição que deveria ser honrado em defender. Tribunal eleitoral: data vênia, por que existir?

    Responda
    1. neli faria

      Reconheço isso, Anete. Mas, ao longo de sua história, quantas vezes o TSE atuou como Ministro Moraes? Em dois mil e vinte e dois, a atuação do TSE, nas eleições deve ao Ministro Alexandre de Moraes.Já pitaquei ,nesse sentido aqui na Folha, diversas vezes. Fosse outro ministro, tenho sérias dúvidas que medidas seriam tomadas. Escrevo objetivamente, porque não tenho nenhuma pessoa pública como ídolo e ele não fez mais do que obrigação.

    2. Anete Araujo Guedes

      Foi o TSE que garantiu a lisura do processo eleitoral. Moraes barrou as falcatruas, as fakes, as distorções, as delinquências, as rodovias interditadas. Após a eleição Bolsonaro e seguidores investiram em instalar o caos no país, invadindo a sede da PF, colocando bombas para explodirem no aeroporto de BRASÃLIA, incendiando ônibus, invadindo e destruindo a sede dos três poderes.

  14. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Difícil entender que uma Corte Superior de Justiça venha a ter critérios de julgamento e indicações inteiramente políticas, pois ali se negaria o direito e as decisões seriam favoráveis ao domínio político ou ideologia dominante no tribunal. O direito não pode ser guiado por critérios inteiramente políticos, mas pelas fontes do direito, princípios e costumes dominantes numa sociedade, sendo ela democrática.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O suspeito de um crime, que contribui para obstruir as investigações, terá, como reza o código penal, sua prisão preventiva decretada.

  15. José Renato Altoé

    Nesse cenário o TSE parece a batalha da rua de baixo contra a rua de cima.

    Responda
  16. Regina Maria Croisfelt

    Matraquear é fácil, advogado. Difícil é tocar o Brasil com tanta gente medíocre e desonesta trabalhando contra.

    Responda
  17. washington portela

    Atenção, terraplanistas e alienígenas: Aqui a maconha ainda não foi liberada…

    Responda
  18. LUIZ COSTA

    eu ainda ajudo a pagar o salario desse senhor colunista

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Ajuda a pagar e não deixa de ler os bons textos de Luís Francisco Carvalho Filho. Talvez, se tentasse ler mais uma vez, teria um outro entendimento.

    2. wagner da silva bento

      Quem tem boca fala ( e escreve) o que quer. O desespero está batendo à porta. Quando Trump vencer então...

    3. Claudio Roberto Marigheto

      Por que lê então? Deixa de assinar o Jornal É fácil. Vai ouvir JOVEM PAN!!

    4. Claudio Roberto Marigheto

      Por que lê então?

  19. Gilmar Maghenzani

    O que temos de ter é intervenção das forças armadas, que ainda não morreram, se finge de mortos para não piorar a fama

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      E esse irresistível fetiche que muitos têm por coturnos, fuzis, fardas, violências e torturas.

    2. Antônio Carlos de Paula

      O gado ainda em delírio. Que ridículo cara.

    3. Túlio Landi

      As Forças Armadas são forças do estado e não de governo, ao qual são subordinadas pelo poder político civil. São subalternas, como bem disse o ministro Flávio Dino em seu voto no STF que junto com os demais membros do "excelso pleno" derrubaram a versão corrente de que essas forças militares são o "poder moderador". Conforme-se Gilmar, acabou o sonho.

    4. Gilmar Maghenzani

      desculpem não podemos ter

  20. Hugo Sotero

    Michael Temer também é golpista ? Em caso afirmativo, um ministro indicado por ele para o STF também deve ser chamado por essa alcunha ??

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      É aliado do inelegível, dos brasões…

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Temer é golpista traidor traiçoeiro. Só ele.

    3. Carlos A Nogueira

      Proponho um exercício mental para responder essa pergunta: se sua sagrada genitora, por exemplo, pegar um cartão de crédito e deixar de pagar a fatura, estaria em você em inadimplência tanto quanto sua mãe? Essa seria resposta. Não confunda alhos com bugalhos.

    4. LUIZ COSTA

      acredito que o sr dr luis colunista não tem essa coragem toda

    5. Gilmar Maghenzani

      não senhor o Kassio com K começou golpista mas agora já não podemos dizer isso nem o mendonça

  21. Hugo Sotero

    “Ex presidente golpista”… quando se referir a Lula, por essa mesma régua, deveria escrever “ex detento Presidente”…

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Os processos contra Lula foram anulados, pelo STF e outras instâncias, por falta de provas e outras tantas irregularidades. Moro e Dallagnol institucionalizaram a corrupção, agiram em prol de seus interesses pessoais, políticos, financeiros e de poder.

    2. JOSE ANGELO OHNO

      Ex detento presidentes, temos varios, que deram a volta por cima: Pepe Mujica, Nelson Mandela, Luis Inacio Lula da Silva, JK, etc, etc. Ex-presidente golpista, que deu a volta por cima, nao me lembro de nenhum, mas tvz, Trump.

    3. Gilmar Maghenzani

      não se esqueça que o minto tbm é presidiário

  22. Frederico de Souza Cruz

    Impressionante como o articulista não vai jamais ao meUito ou à ética . Ele simplesmente acha que estamos no vale tudo. Musk e toda a extrema direita fazem o que querem rompem com a ética quando querem, usam de forma vil e mentirosa a palavra democracia e eu e o articulista sabemos que a palavra de Musk é completamente mentirosa, mas me parece que como na globo news, não importa a verdade mas sim a polemica, ou como dizem a estratégia. A grande imprensa não tem responsabilidade nenhuma ....

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O PT não se une a China, não tem aí uma união, mantém apenas um bom relacionamento diplomático, em prol de interesses comerciais.

    2. MARCELO RODRIGUES

      Caro Frederico, se considera Musk extrema direita a Gleisi Hoffmann e seu PT podem ser considerados extrema esquerda por se unir a China?

  23. Antonio Ivair Arrais

    Será aí que a inelegibilidade absurda do Bolsonaro será revertida! Absurda porque? Porque foi decretada por conta da reunião do Bolsonaro com os embaixadores. Se reunir com embaixadores é prerrogativa do presidente da República! Quantas vezes o Lula já não se reuniu? E o que foi falado na reunião é liberdade de expressão!! Como é liberdade de expressão minha, eu dizer que os anos 70 foram os melhores da história do Brasil!!

    Responda
  24. MARIA F LUPORINI

    Não tenho medo. Se tivessem tanto poder, Bolsonaro teria sido reeleito.

    Responda
  25. AUGUSTO CESAR QUARTAROLI

    É uma situação muito complexa, professor. Os populistas e demagogos da extrema-direita "comem" a democracia por dentro, aproveitando-se das liberalidades (que ironicamente se tornam fragilidades) do próprio sistema. É a hipocrisia e a manipulação elevadas à última potência, tudo facilitado pela ingenuidade e ignorância política de fatia considerável da população. Não há remédios prontos: teremos que lidar com isso na base da tentativa e do erro...

    Responda
    1. LUIZ COSTA

      pois é sr Quartaroli a gente vê isso nas excelentes democracias da venezuela corea do norte etc etc etc

    2. Dea maria Kowalski

      Parabéns pelo seu lúcido comentário.

    3. MARIA F LUPORINI

      Exato.

  26. Maria Lopes

    Tempos sombrios se avizinham, como essa gente no TSE.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Esclareço que os tempos sombrios a que me refiro estão no futuro desenhado pelo colunista, quando o terrivelmente evangélico, Kassio, os aliados de Bozo e da extrema direita tomarem posse. TSE na formação atual, sabemos todos, foi crucial para a democracia.

    2. Anete Araujo Guedes

      Foi essa gente do TSE que garantiu a lisura do processo eleitoral, ao agir rápido para barrar as falcatruas, as fakes, as desinformações, as calúnias, as inversões dos fatos, as obstruções de estradas realizadas pelo inelegível e sua turba.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.