Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Larissa Alves Guimarães

    Importante política! Extremamente importante e urgente é, também, valorizar os professores e pesquisadores das IES públicas nacionais para que não continuem a margem do orçamento do Estado em 2024, que seja planejada a restituição salarial digna, que haja política de Estado para não precarizar ainda mais as IES públicas do Brasil. Afinal, isso está diretamente relacionado a essa política de repatriação, faz parte do horizontes de quem decidir voltar.

    Responda
  2. Mateus Santana

    Para isso, é necessário criar condições para que os pesquisadoras queiram voltar. Ou seja, é preciso ampliar investimentos na educação, equipar salas de aula e laboratórios, recompor salário de técnicos, professores e pesquisadores, melhor a infraestrutura das universidades. Não dá pra fingir que nada está acontecendo.

    Responda
  3. Joao Luiz Coimbra

    Aí muda o governo para outro mais austero e voltamos estaca zero! O problema é que as políticas públicas não têm continuidade, principalmente se for de partidos antagônicos.

    Responda
  4. Paulo Jr

    A ideia de incentivar as áreas de engenharia e ciências da natureza, parece boa, porém, boa parecia ser a ideia do ciência sem fronteiras e todos sabemos no que resultou aquele programa. A gestão das verbas de modo a garantir o bom uso dos recursos, sem engessar o trabalho dos cientistas será difícil de implantar e controlar. Tomara que dê certo.

    Responda
  5. SAITI HIRATA

    Não basta repatriar, precisa criar condições de pesquisas.

    Responda
  6. Marcelo RM

    Excelente política pública.

    Responda
  7. elcio matos

    Essa ação governamental só prova as acusações dos bolsonaristas de que vivemos num regime comunista, afinal, ciência é coisa de comunista.

    Responda
  8. Hipolito Lima do Carmo

    Um país que não investe educação e ciência tá sujeito ao fracasso permanente

    Responda
  9. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Bela iniciativa. Parabéns CNPq.

    Responda