Comentários para:

Lula está nu

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ARRUDA LIMA E SILVA

    Desde 2003 tu fala isso. Desiste, cidadão.

    Responda
  2. RAULAND BORBA BATISTA

    Digo 500 bilhões

    Responda
  3. RAULAND BORBA BATISTA

    Que esperar de um país que dar mais 500 milhões de renúncias ficais, o que o empresariado dar com uma mão toma com outra e com juros (subsidiados).

    Responda
  4. Gustavo Ferreira

    Quanto mais gasto, mas necessidade de financiamento, quanto mais necessidade de financiamento, mais juros, quanto mais juros menos incentivo para investir. Ponto final.

    Responda
  5. Otto Nelson

    PS. A tragédia anunciada no RS deixa os neoliberais nus. Defensores do estado mínimo diante de uma tragédia que atige a todos, a preocupação primeira é defender suas empresas, a resposta vem de fato da população e do Governo Federal. A grande impresa, sua porta voz, faz o seu papel enviando seus jornalistas com toalhas para os cobrirem. O verdadeiro investidor não foge, corre riscos, ele investe na economia real ao contrário do especulador que em nada contribui para a economia de um país.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Exatamente. você provou que o neoliberal está certo. Quanto mais gasto o governo tem, maais dívida terá que contrair, quanto mais dívida contrair, maior será a taxa a ser paga, quanto maior a taxa a ser paga, menor o incentivo para investir. Ou seja, tem que gastar menos, e sim, deixar para gastar quando efetivamente precisa, como em calamidades. O verdadeiro investidor investe onde se ganha mais, hoje a grande maioria ganha mais financiando o governo.

  6. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Pensando na próxima eleição o governo persiste nessa estratégia de ganho a curto prazo. Não existe estadista com cálculos a longo prazo, só oportunista eleitoral. São os negacionistas da associação entre desequilíbrio fiscal e a inflação, a pobreza, baixo incentivo à produção, baixa inovação etc. Qual é a ambição do Brasil para os próximos 10, 20 anos?

    Responda
  7. José Fernando Marques

    Só falta repetir o lugar-comum de que o aumento anual do salário mínimo é a contratação do desastre. Pensar alternativas (o recurso aos impostos, por exemplo, está longe de se esgotar) para garantir um aumento da renda dos trabalhadores de modo compatível com o equilíbrio das contas - isso os preguiçosos da ideologia conservadora não querem fazer. Pena, porque inteligência não lhes falta...

    Responda
  8. José Fernando Marques

    A saída é baixar os juros. E um pouco mais de bom humor e de boa vontade com o governo e com o país não faria nenhum mal ao articulista.

    Responda
    1. ROBERTO SILVA

      Juros são diretamente atrelados às necessidades de financiamento do governo, para baixar os juros só existe um caminho: o governo gastar menos do que arrecada, em isso acontecendo, os juros caem naturalmente.

    2. Gustavo Ferreira

      Sim, o ideal era isso. Só que pra isso ocorrer o governo tem que precisar menos de financiamento. Quanto mais gasta, mais necessidade de vender dívida, quanto mais dívida, maior o prêmio para vender a dívida, e quanto maior o prêmio maior o desinteresse em investir em empresas, afinal é um baita problema e com rendimento próximo ou abaixo do rendimento de emprestar para o governo. Ou seja...

  9. Emilio Bazzani

    Bom... sem problemas. Fica claro agora o porque votamos no Alckmin e não no Luiz.

    Responda
  10. MARIA F LUPORINI

    No mesmo dia em que a Moody's aumenta a perspectiva de do Brasil e a geração de empregos com carteira assinada bate recordes, os "analistas" da Folha reiteram as mesmas previsões, até agora, erradas.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Lembrando Maria que isso é graças aos trabalhos intermitentes, como os de garçom, que recebem proporcional em relação ao SM. A briga do PT contra a reforma trabalhista agora está silenciada e usam os dados gerados por essa situação que a reforma criou.

  11. MARIA F LUPORINI

    Terceiro mandato absoluto. As carpideiras choram.

    Responda
  12. MARIA FATIMA VERAS VILLANOVA

    Lula precisa cortar despesas para equilibrar as contas públicas. Ele poderia começar cortando na própria carne, fazendo uma campanha pela extinção das emendas parlamentares, com o envio de um projeto de lei para o Congresso, cortando, em contrapartida, os ministérios que criou e os cargos que loteou em seu governo. Fácil não é, mas conquistaria a aprovação da população. Para completar, instituiria o trabalho remoto em toda a máquina pública federal, com economia significativa de custos.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Certíssima a Maria Fátima. Quanto mais gasto, mais dívida, quanto mais dívida, mais depende de banqueiro comprando os títulos, quanto mais títulos maior o juro pago no título e quanto mais juro pago no título menos investimento na economia real, ou seja, menos desenvolvimento, mais inflação, mais desemprego, e assim vai....

    2. MARIA F LUPORINI

      Lula precisa aumentar o PIB, o emprego, a renda e trocar o banqueiro do Banco Central por alguém técnico e não político bolsonarista. Tudo isso está em curso. É o que irrita os colunistas da Folha.

  13. MARCIO Gionco

    Está pelado ! Impressionante os petistas, só elogiam o Lula e patrulham a Folha.

    Responda
  14. Luiz Reichmann

    Nu com a mão no Bolso!

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      nu so no Rio de Janeiro pelo "Calor" miliciano de verão, e evitaria assaltos desde que esconda o celular. História!

  15. Cicero Santos

    Êrro histórico. Não é Lula quem está nu, mas o sistema rentista que aprisionou governo com juros altos e montou o paraíso dos rentistas. Pikety já havia alertado. Se a taxa de juros primária é maior que o crescimento do PIB quem vai investir? Desindustrialização começa aí. Lula bem que tenta. A Faria Lima barra. A economia trava inclusive com milhões nomeados no SPC. Crédito caro, salários em queda. A praga rentista é quem está nu!

    Responda
    1. Bruno Andreoni

      Ora! ORA! E o estatismo desvairado, dificultando investimentos privados em infraestrutura, e tentando reprivatizar o que já está privatizado? E a retomada das obras nas refinarias trambiqueiras? E o apoio ao MST, alienando o agro, único setor da economia que vai bem?

  16. Celso Monteiro

    Totalmente previsível e esperado. Se não tivessem mudado as regras, criando o fracassado arcabouço, já seria crime de responsabilidade (fiscal).

    Responda
  17. Bruno Andreoni

    It's "gasto é vida" all over again. Vai dar em inflação, recessão e procura canhestra de culpados.

    Responda
  18. alexandra cristina bobbio

    Mas quase todos vcs lularam,!! Não sabiam?

    Responda
  19. Joaquim Rosa

    Se está nu, que a janja faça bom proveito, se for possível. Quanto a mim, só peço que me incluam fora disso e daquilo.

    Responda
  20. Pery Pedro

    Por alguma razão a discussão da responsabilidade fiscal passou a ser uma questão ideológica, e não matemática. Como se a Faria Lima e a direita tivessem inventado os sinais de mais e menos. O que querem é gastar sem limite, inaugurar muitas obras e, no fim, dar muitas palestras para quem ganhar as licitações. Eu achava que tinha entendido o mecanismo mas, graças ao STF, agora sei que o PT nunca mentiu, e a Lava Jato inventou tudo, e a direita inclusive deu os seis bilhões que eles recuperarem.

    Responda
  21. Tito Bernardi

    Excelente diganóstico: "O anabolizante do gasto acabou. Passa-se agora ao aumento do crédito". E no final, uma constatação óbvia: quem vai investir durante um governo gastador, que só pensa em aumentar despesas e tributos?

    Responda
  22. Antonio Melo

    O déficit público seria eliminado em menos de 10 meses e a dívida pública em menos de 10 anos. Com o fim dos privilégios e isenções fiscais, uma renúncia fiscal de mais de 600 bilhões de reais ANUAIS (União, Estados e Municípios). O velho patrimonialismo das elites sobre o Estado, q inclui essa imprensa, corrompida pelo capital e corruptora da democracia, a sofismas e tergiversar. A questão estrutural é q qto + rico menos se paga imposto no Brasil.

    Responda
  23. SONIA GUTIERREZ

    A fotografa da Folha especializou-se em más fotos do Lula.

    Responda
    1. Albert Niches

      Queres o que? O tal é estragado de nascimento.

    2. Marcus Machado

      Não há ângulo favorável nessa idad..e

  24. Valter Luiz Peluque

    Antes tarde…. Colunista de pouca fé e pouca visão! Se a economia fosse no que apontam os colunistas e editorialistas da Folha desde Io início do governo, o Brasil já estaria no fundo poço. Vão indo…

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Obviedades elementares não exigem visão acurada.

  25. Deborah Teixeira

    Vamos ver. Confio no Haddad e no Lula pra fazer os ajustes em meio a um congresso tão hostil. Mas vamos combinar, né? Os analistas do mercado tem errado mais do q acertado.rrs

    Responda
  26. Tattiana Salles

    Eu até hoje não entendo por que diabos um político experiente como o Lula resolveu inverter a lógica natural da política (de ajustar no inicío do mandato e ir soltando aos poucos no final)???

    Responda
  27. Ladislau Leite de Oliveira

    Senhor Canzian! No governo anterior não se via isso porque a água não baixava. Os que entravam com o presidente na banheira morriam afogogados.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      E há três anteriores ?

    2. Olavo Cardoso Jr

      Esquece o governo anterior, cara.

  28. Marco A Moreira

    Excelente artigo.

    Responda
  29. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Collor, Lula, Dilma e Bolsonaro, jamais seriam presidentes da republica caso Rio de Janeiro fosse a capital da República.

    Responda
    1. Albert Niches

      Pode ser, mas o Rio sempre foi contaminado.

    2. Marcus Machado

      Nesse caso hipotérico, as milícias já teriam acabado com o pouco que nos resta de democracia

  30. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    A pior decisão tomada pelo Brasil, foi a construção de Brasília. O Rio de Janeiro, como capital do império e da república, servia ao interesse de favorecer a unidade da nação do ponto de vista paisagístico, cultural, politico e social, atribuindo uma identidade que irradiava para os outros estados. Ao Criar Brasília, que não possui nada do magnetismo necessário para unir a nação, criamos a semente do caos e bagunça. Brasília é o túmulo do Brasil. Uma estéril e desconectada do país. continua

    Responda
    1. Pery Pedro

      O fato de ter migrado para Brasilia criou uma bagu nça. Se tivesse ficado no Rio teríamos a organização, limpeza e obediência às leis que hoje observamos no Rio de Janeiro, em nível fededral. Seríamos uma mistura de Haiti com Pale stina neste momento. Mas uma coisa eu garanto, como dia a música trezentos pic4re tas: Se essa palh4 çada fosse na Ceilândia, ia juntar muita gente pra pegar na saída, pra fazer justiça uma vez na vida.

    2. Antonio Melo

      Santa ...., digo, paciência .... A criação de Brasília criou múltiplas froteiras agrícolas e industriais e na prestação de serviços, povoou o centro e o norte do pais, consolidando a nacionalidade ecate as fronteiras ; ao desenvolvimento do Brasil. E os impostos, dessa miríade de fronteiras econômicas, já pagaram, um milhão de vezes, o gasto com a criação de Brasília. Suas críticas são da década de 1950.... Estamos em 2024.

    3. Albert Niches

      D ete $ t o Brasília, mas o Rio é outra s h i t.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Interessante essa sua abordagem. Aquilo que não tem identidade a preservar tampouco tem compromisso digno com algo. Irei pensar sobre isso. A propósito, comentários raivosos serão direcionados a vc. Tanto a realidade quanto as plausibilidades implacáveis estremecem os babões ideológicos.

  31. José Bernardo

    O título, gratuito, sugere que é mais torcida que prognóstico; que, por sua vez, nada mais é do que chute sofisticado. Perda de tempo.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      É constatação. Nada mais.

    2. Ladislau Leite de Oliveira

      Essencialmente torcida e é isso que choca vindo de um jornalista que tem nome, credibilidade já não sei se resiste.

  32. Marcos Benassi

    Eita, Fernando, Mindá uma certa preguiça de debater esse blá... Boletim Focus? Os cabra não acerta de um semestre pro outro, e a Pitonilda (a Private Pitonisa do mercado, que senta num banquinho e fuma crack antes de suas previsões) falando de 2O3O? Tem cabimento partir de um ponto tão duvidoso e interessado? Sei não.

    Responda
  33. Anete Araujo Guedes

    A extrema direita fascista segue inconformada, tramando, conectada com extremistas mundiais. Recebe apoio de vários setores da sociedade e das mídias conservadoras. São os que se enrolam na bandeira, são os patriotas que se submetem ao poderio dos EUA e dão de ombros à soberania nacional.

    Responda
    1. Albert Niches

      Não há mal em ser conservador. O que é bom, deve ser conservado, o que não, mude-se.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O negacionismo não escolhe ideologias, lamentavelmente.

  34. MATILVANI MOREIRA

    Chamemos o Milei! E o cercadinho do Lulad? Tô nem ai

    Responda
  35. Paulo Sales

    Papo furado!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Então os juros nos EUA não estão em viés de aumento e nada mexeu com a paridade das moedas ?

  36. David Galdino Marques

    Realmente vi o currículom do dito cujo, começa com foi,isto no começo da matéria. Isto na minha visão é um achismo de quinta categoria. Mas todo mundo é certo da sua sabedoria,ou quem sabe da sábia IGNORÂNCIA. Haja prêmio ESSO. Deus nos ajude.

    Responda
    1. Albert Niches

      E o Petrolão?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      E os fatos ? São inexistentes ?