Opinião > Libertário liberticida Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Em tempo! Aos que acham Musk, Trump e Milei empresários brilhantes, vai lá ser concorrente deles para entender o que é capitalismo blockbuster. O Musk mesmo, recentemente, adquiriu o Twitter aplicando oferta hostil. Abutres. O Sr. Laranjão, el pegador, que defende a famÃlia. Fala sério! O Milei? Deus salve meus amigos argentinos. Faz o louco mas não rasga $. Colocam-se como vÃtimas (censura, sistema ou leis), pagam de salvadores, mas de fato, fazem o 'lobo mau' parecer filhotinho de golden.
Muitos estão escrevendo de onde? Suécia? Finlândia? Noruega? Aqui na terrinha, até alunos do Ensino Médio sabem que acontece o que o Elon Musk apenas relatou: inobservância do devido processo legal, ignora-se o juiz natural (1ª instância), censura contra qualquer comentário que não seja da formatação canhota, supressão da sustentação oral presencial, prisões ilegais, buscas e apreensões arbitrárias, desmonetizações autoritárias, falta de isenção nos julgamentos. Missão dada, missão cumprida.
Predadores psicopatas como ele e o parça trumpo ...nunca são idiotas, mas muito inteligentes, cÃnicos e mentalistas carismáticos ...para muitos é gostoso e confortável ouvir as sandices deles.
Parabéns à FSP pela posição lúcida, coerente e precisa. Liberdade de expressão não deve ser salvo conduto para cometer crimes. A incoerência de Musk é tão gritante quanto sua fortuna.
Como de hábito, a Folha está correta.
Só para entender essa história de amigos de tiranos. Quem é amigo de Ortega, irmãos Castro, Maduro e outros? Proibido responder que é o ex-presidiário....rsrs.
Ufa, gostei de ler. Pode durar pouco a clarividência dos editorialistas, mas pelo menos hoje os escribas corresponderam ao que eu esperava.
Até que enfim a Folha não bateu palma pra extrema direita e seus fantoches. Será que aprendeu com a Lava-jato?
Meu Deus! Parece que estou lendo a folha dos anos 70 que combatia uma ditadura assassina. Finalmente um texto que não defende o fascismo, a ultradireita. Que continue assim.
Não é fácil, sem dúvida, ignorar uma personalidade pública com o poder de Musk, até porque se fosse já se teria caÃdo na espiral do silêncio das redações alinhadas com os interesses do estabelisment. O que se pode fazer tentar deteriorar a sua reputação à s custas dos princÃpios éticos do jornalismo imparcial e justo.
O mesmo tratamento deveria ser dado ao ladraolula e ao carecone que são também amigos de tiranos e ditadores. Não é?
No cravo!
TÃpico empresário que no fundo só pensa nos seus interesses econômicos e financeiros, nem que para isso apoie ditaduras e autocratas que o considera aliado, ou que isso destrua democracias desde que suas empresas se derem bem. Parece a versão contemporânea aquela companhia de frutas estadunidense que patrocinavam golpes na América Central para proteger seus interesses, daà o termo República de bananas, isso no âmbito da guerra fria, hoje em dia a tal extrema direita internacional. Globalista?
O "que a folha pensa" talvez tenha sido escrito por algum estagiário ou aspirante a jornalista. O texto escrito com o fÃgado e não com a razão, possui um claro e grave erro de origem facilmente detectável a uma análise superficial: ataca somente a pessoa (aspecto de pouca relevância diante da gravidade das acusações e realidade presente) e não faz a réplica, com argumentos factÃveis, das denúncias que sabemos verdadeiras e que vivemos aqui. Falta amadurecimento para redigir algo útil e isento.
Alexandre, escreves de onde? Suécia? Finlândia? Noruega? Aqui na terrinha, até alunos do Ensino Médio sabem que acontece o que o Elon Musk apenas relatou: inobservância do devido processo legal, ignora-se o juiz natural (1ª instância), censura contra qualquer comentário que não seja da formatação canhota, supressão da sustentação oral presencial, prisões ilegais, buscas e apreensões arbitrárias, desmonetizações autoritárias, falta de isenção nos julgamentos. Missão dada, missão cumprida.
Marcos Serra, e quais são as denúncias verdadeiras? A do jornalista que voltou atrás e admitiu ter divulgado mentiras? Apresente as ditas provas, estão todos aguardando! Ou prefere se comportar como um estagiário que apenas repete o que lê nas redes sociais e grupos de whatsapp de extremistas?
Bento, acho que escreveste: "Argumentos factÃveis não alcançam tua mente falÃvel e a incompreensão tendenciosa", isso? Onde há réplica à s denúncias? Que fatos as contradizem? Ao invés de chover no molhado, poderias ser o advogado de defesa do redator aprendiz de jornalista e tentar apresentar algo concreto que mostrasse ser falso o que o Elon disse. Consegues ou vais enrolar, mentir?
O Serrote ficou decepcionado porque a fSP publicou um artigo racional. Estava acostumado com publicações a favor da direita babá ovo dos poderosos. Se liga cara! Argumentos factÃveis não alcançam tua mente falÃvel e a incompreensão tendenciosa.
Parabéns FSP, é exatamente isso!
..o cara que chega ao posto de segundo mais rico do planeta com os próprios méritos não pode ser considerado de idiota contemporâneo e de terraplanista. Exagerou folha!
É isso mesmo Ari, nos temos no Brasil um ladrão que está morando no Palácio do Planalto que ficou milionário, com seus méritos de de corrupção.
Fazendo justamente aquilo que exige dos outros e ele próprio não faz! Moralzinha bem chinfrim a dele. E tende à idiotia pela empáfia! Canastrão e oportunista.
Ary, uma coisa não tem nada a ver com outra. Dinheiro não transforma ninguém em sábio, centrado, modesto e defensor da democracia. Bill Gates é uma exceção que poderia servir de exemplo ao milionário lunático terraplanista.
O fato de ser rico não blinda a ninguém de ser um idiota. Quanto aos méritos da riqueza, tem-se que admitir que o sujeito é um habilidoso oportunista. Enriqueceu, mais e mais, com os riscos garantidos por capitais alheios. O Eike Batista tentou isso, mas não deu certo.
O empresário não tem nada de idiota Contemporâneo, tem , sim, E' interesses, assim como todo empresário e polÃticos envolvidos nos escândalos de corrupção revelados pela lava jato. 'e tudo tudo interesse!
A única coisa que ele conseguiu até agora foi popularizar o bluesky
Tb. Além de ser confrontado com uma certa realidade nessa correlação de forças entre democracia e autocracia.
Musk amigo de ditadores? Ele é amigo do Maduro? Já recebeu em sua empresa esse ditador, totalmente do mal, com honrarias de Estado? Já defendeu ou disse que receberia Putin, como se fosse Nobel da paz? É esse o entendimento do jornal? Lamentável....
Vixe !
Aà vc percebe que os idiotas da extrema esquerda são iguais aos idiotas da extrema direita
Você sabe interpretar texto?
Assisti, esta tarde, com muitos anos de atraso, um filme de ação dirigido pelo genial Steven Spielberg. Jogador Número 1 (Ready Player One). Num futuro distópico as pessoas preferem 'viver' numa realidade fantástica virtual à sobreviver numa drástica realidade real. (O próprio roteiro explora o pleonasmo "realidade real"). 'Nolan Sorrento' personifica perfeitamente o Elon Nojento Spoiler: excelente metáfora do nosso "presente" distópico" há alucinados encantados pelo cinismo do Musk.
Acho que a FSP e seus jornalistas amestrados precisariam tomar cuidado em não propagar "discursos de ódio" na internet como esse ataque brutal contra a liberdade de opinião de um empresario estrangeiro. Pode ser que o "MINISTRO" , desavisado de sua intenção democratica, resolva enquadrá-los no inquerito do fim do mundo. Quem defende a democracia defende, antes de tudo, a liberdade de opinião, sem a qual ela não sobrevive.
Uma das matérias mais fracas já publicadas nesse veÃculo de desinformação. Só falta dizer que o real paladino da justiça e da liberdade de expressão é o Chandão (ele não quer mais o X na alcunha) e que o PT é defensor dessa causa. O texto não tem eira nem beira, uma distorção total da realidade, um mundo paralelo para agradar formatados ou justificar a verba publicitária paga pelo governo. A que ponto chegamos? Triste, muito triste.
Claudemir, você, por acaso, defende o iluministro egocêntrico, desequilibrado e autoritário que não seguiu as recomendações da PGR e que não atendeu as oito petições do advogado do Clezão que resultaram em homicÃdio culposo? Esse e apenas um caso gravÃssimo de tantos cometidos pelo aspirante a ditador. O Senado que deveria afastá-lo, continua, covardemente, em silêncio. O Elon fez, ao menos, o que seria obrigação nossa. Qual a razão do teu descontentamento? A sujeira ter saÃdo debaixo do tapete?
A matéria mostrou que brasileiros viralatas estão traindo o Brasil por causa de um impostor. Musgo é um desgraçado que se aproveita de pobres miseráveis e vitalatas, só isso. Mas aqui isso não vai virar.
A Folha me parece que entrou no terreno da lucidez do jornalismo crÃtico; espera-se que não se atente apenas ao seu concorrente da comunicação; mas, a todos que - contraditória mente - se aleguem paladino da democracia verdadeira, mas agem como tiranos imperialistas.
Finalmente um editorial condizente com a realidade.
Ta dificil para a FSP justificar ao governo sua impotência em alavancar a popularidade do Lula apesar de todo o dinheiro publico que recebe. Ao criticar outro empresário muito mais bem sucedido passa recibo de sua frustração.. Ja se foi o tempo em que jornalistas tinham a liberdade de criticar "autoridades" e de se abster de fazer criticas aos seus concorrentes na midia. A ação corajosa de Elon Musk em denunciar a ditadura lhe causa inveja e as ofensas que lhe dirige aumentam o seu prestigio.
Você é só mais um militante sem compromisso com a democracia. Seu escrito reflete você. Desculpe a sinceridade. Fique bem!
Para de falar besteira sujeito, apoiador de antidemocrático.
Lula, amigo também de muitos tiranos, sobre os quais também constantemente se cala, teria credenciais democráticas?! Ou a Folha, a depender dos tiranos de quem a pessoa seja amiga, distingue as pessoas que têm ou não credenciais democráticas?!
Elon Musk não é "flor que se cheire", com certeza, mas quem apoia o que acontece no judiciário brasileiro também não é flor que possa ser cheirada.
Joelzinho Neoliberalzinho deve ter saÃdo de férias, pois desde que ele entrou no conselho editorial da Folha que eu não lia um editorial minimamente coerente. Parabéns aos envolvidos, só faltou mencionar seus interesses econômicos no Brasil, como a Sigma Lithium, o rápido avanço da BYD que deixou a Testa comendo poeira e a perigosa dependência que um paÃs continental e rural tem de internet via satélites.
Nunca nada mais parcial!
Até já sei a resposta, mas não custa perguntar: tem argumentos?
Lula é amigo de tiranos e paga de humanista!
Pode até ser, assim como Bolsonaro, Trump, Biden etc. Esse é o seu argumento? Se um é ladrão o outro está liberado para ser também? Até onde eu sei Lula nunca tentou dar um golpe de Estado, nem aqui nem em qualquer outro paÃs. Já esse playboy junkie afirmou que daria um golpe de Estado no paÃs que quisesse. Pense um pouquinho antes de comentar qualquer coisa, tá?
Amigo de ditadores que prega democracia e liberdade de expressão? Achei que estivesse falando do nosso governo
Em fim um editorial que presta!!!!
Presta para o gado vermelho e falsos humanistas!
A melhor atitude a fazer com o Musk, pelo menos aqui no Brasil é ignorá-lo, tudo o que esse pseudo libertário quer é mÃdia, pois basicamente é de mÃdia que vive sua fortuna. Na verdade ele até sabe que é impossÃvel enfrentar um judiciário de um paÃs democrático como o Brasil, mas cutuca, cutuca porque sabe que só tem a ganhar umas respostas indignadas dos brasileiros sãos.
Então temos que imitar a China e a Turquia, banindo as redes sociais para evitar opiniões divergentes? Essas ditaduras sabem como tratar Elon Musk? A posição da Folha é incoerente. Medo do terraplanismo? Que ridÃculo.
Elon Musk tem fábricas na China. Por que ele não levanta a voz para criticar a ditadura chinesa, já que ele é tããããão defensor da liberdade de expressão?
Parabéns! Sempre digo que os extremos são iguais, são populistas que só desejam levar vantagens! As polÃticas do centro democrático, são mais sensatas e realistas! OrasilSabáudia!
Idiota contemporâneo foi ótimo.
Um dos poucos editoriais da Folha que concordo inteiramente. Parabéns pelo posicionamento.
É o que tenho dito desde inÃcio das bravatas do Musk. A extrema direita quer liberdade para alcançar o poder é uma vez alcançado impor sua agenda de retrocessos. A extrema direita sempre chegou ao poder por vias democráticas e com apoio popular para depois mostrar sua face sangrenta e obscura. A extrema direita moderna em nada diferente daquela que no inÃcio do século XX buscava o poder na Europa.
Acho que não existe bravata maior do que a do alexandre. Ameaçar o empresario americano de incluÃ-lo nas lista de investigados no inquerito do fim do mundo é uma piada. Só serve para ele passar vergonha pela inutilidade. A direita quer sim a liberdade de disputar o Poder para garantir a liberdade de manifestação. Reconhecer que a direita sempre chegou ao Poder pelas vias democraticas e com apoio popular é um avanço de uma esquerda corrupta que tem medo de perdê-lo!
Não concordo em tudo com a postura desta Folha em muitos temas. Mas desta vez este jornal foi certeiro ao enumerar a hipocrisia aberrante deste megalomanÃaco ganancioso que pensa que pode regular o mundo. Pena que ao pisotear o Brasil, ele conta com apoio da extrema direita local, igualmente hipócrita além, de entreguista e colonizada. .
Ué, o que houve com o editorialista?, um surto de lucidez ácida, repentina e inédita? O titular dormiu até tarde ou está de férias?
Excelente matéria. Um gringo, um estrangeiro que não respeita as leis do paÃs. Persona non grata no Brasil. Ele deveria retirar o X dele do Brasil. Aqui ele não é bem-vindo. Em que pais do mundo um gringo, estrangeiro questiona as leis e a Suprema Corte do paÃs? Só no Brasil.
Esse Musk não passa de um imbeeeccill
Termos ofensivos
É muito simples: ele é hipócrita; a crÃtica que ele fez não. Os editoriais da FSP vão nessa direção. É só ver o anterior sobre o mesmo tema.
Será que esse é verdadeiramente o pensamento desta Folha? Tenho minhas dúvidas...
O editorial confirma que nas ditaduras não há liberdade de expressão, uma vez que as autoridades locais estabelecem leis tiranas. No Brasil, a Lei é democrática e todos devem segui-la, o que não acontece com o Sr. Moraes, com vasta lista de agressões à Lei. Não importa a cor, miou, é gato.
Se não fosse o Morais, provavelmente, terÃamos virado uma Venezuela.
Perfeito a FSP!! Elon Musk, o "idiota contemporâneo "! Sem mais!
Sem vergonha atrai sem vergonha na razão inversa do quadrado da distância e juntos formam uma constelação de sem vergonhas. E essa constelação ataca as democracias.
A Folha está exigindo demais de Elon Musk. China e Arabia Saudita são casos perdidos enquanto o Brasil eh uma sólida democracia, da qual pode-se e deve-se esperar liberdade de expressão. Todavia, nenhum paÃs democrático tem uma figura comparável a Moraes, o que indica haver algo de errado por aqui. O Brasil precisa voltar a ser um paÃs normal e Moraes precisa voltar a ser um ministro normal.
Desculpe. Mas, sua interpr da realidade me parede totalmente equivocada. Você me parece se esforçar para tentar apresentar um discurso equilibrado e racional, mas, não o é, pois peca na premissa principal. A extrema direita e quem os representa são autoritários e utilizam as redes sociais para acusar os demais do que eles mesmo o são, e, cinicamente o negam e acusa seu adversário (inimigo?). É o velho ensinamento do sofista Olavo de Carvalho, " .acuse-os do que você faz". Há algo mais desonesto?
Qta bobagem parcial por cm corrido de texto!
Não há nenhum estrangeiro razoavelmente bem informado que tenha dúvida sobre a democracia brasileira (agora, não sob Bolsonaro). A prova disso são as empresas estrangeiras vindo se instalar no paÃs.
A contradição eh apenas aparente, Marcelo. Não tenho redes sociais nem seguidores; não vale a pena me bloquear. Mas Moraes bloqueia arbitrariamente pessoas com algum peso que o criticam nas redes. O mais grave, no entanto, eh a produção industrial de condenações pelos acontecimentos de janeiro de 23. Atos de invasão e vandalismo punidos com penas para assassinato após julgamentos apressados sem direito da defesa fazer sustentação oral. O STF chamou os julgamentos para si porque quer vingança.
Prezado Paulo, se me permites, o seu comentário é um libelo de que o Brasil se projeta como um paÃs democrático, que possui o maior lÃder polÃtico do planeta. Você acusa publicamente um ministro do supremo de estar cometendo a maior transgressão possÃvel, sem o menor medo e nenhuma inibição. Esse paradoxo reflete a inconsistências de suas tergiversações e conotam a propriedade de atuação de Moraes. Somente em condições de estado democrático de direito, textos como o seu são publicados.
Acho que há algo de errado é na sua interpretação da realidade atual... Isso sim.
As ações de Moraes maculam a imagem do paÃs no exterior, fazendo com que muitos estrangeiros comecem a se perguntar se, no Brasil, existe realmente um estado democrático de direito, com o devido respeito ao processo legal e a liberdade de expressão. O Tribunal de Excessão criado para julgar os atos de 08/01, bem como se penas de 14 a 17 anos para invasão e vandalismo,também comprometem a imagem do Brasil.
Artigo impecavel. Vivemos um momento politico de extrema delicadeza. Nos rondam forças compostas por gente antietica que tem nas redes sociais seu melhor meio para instalar o caos e assim atingir seus objetivos. Aqui há regras. Aqui não é terra de ninguém. Temos na figura do ministro Alexandre de Morais um intransigente defensor da lei e da ordem, o guardião da constituição. É preciso apoia-lo nessa luta contra essa horda de arruaceiros golpistas.
Excelente editorial da Folha. Realmente, alguém que é amigo e confraterniza com ditadores não tem estofo para se dizer democrata. É o caso de Musk e de muitos Presidente mundo afora...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Libertário liberticida Voltar
Comente este texto