Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cristofer Diego Beraldi Martins

    Concordo com o autor. É grave!

    Responda
    1. Eduardo Elói

      Que dureeeza!

  2. ADONAY ANTHONY EVANS

    Entre a Liberdade de Cecília Meirelles, - Liberdade, essa estranha palavra que o sonho Humano alimenta, que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda- E a liberdade de libertinagem da extrema-direita, fico com a Liberdade de Cecília.

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Libertinagem, opressão, degradação. Bem ao gosto dos personagens de Saló, Saló, de Pier P. Pasolini.

    2. Marcelo Pires Santana

      Perfeito e lindo lembra de Cecília em momento tão bizarro, pra usar palavra usada pelo texto,.

  3. César A C Sanchez

    Glenn não respeitou "The rule of law" quando o site dele, o Intercept, vazou conversas hackeadas para livrar a cara do corruptor do Mensalão e do Petrolão. Glenn não tem coragem de "vazar" dados do governo dos EUA, país dele, pois sabe que isso vai contra as leis de lá, e sabe que terá destino como o do ídolo Julian Assange, mas aqui no Brasil, escutas ilegais foram usadas para livrar o condenado da 1a, 2a e 3a (STJ) instâncias do Poder Judiciário. Risível.

    Responda
  4. MARCO ANTONIO POLISELI

    Tem que alguém de fora desenhar pá nóix

    Responda
  5. ADONAY ANTHONY EVANS

    Segundo a Veja, a Câmara do Congresso de seu País, acaba de votar autorização para que o governo penetre contas e mensagens dos cidadão americanos, sem necessidade de autorização judicial.O que a NSA, National Security Agency, faz há muito tempo. Inclusive com a Dona Dilma. Acho que é disso que o senhor deveria falar.

    Responda
  6. César A C Sanchez

    Ora vejam só, ninguém menos do que o herói do lulopetismo, que utilizou através do site Intercept informações obtidas ao arrepio da lei, hackeadas, para atacar a lava-Jato, agora mostrando quem realmente apoia, justificando ataques do bilionário sul-africano Musk ao Ministro Moraes. Tudo parece ser relativo, e os fins parecem justificar os meios, no caso de Lule, livrá-lo de condenações pelos crimes cometidos. Só sabujos se contentam com essa desculpinha de que a Lava-Jato "destruiu" empresas.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Pra você ver que ten gente que raciocina fora do bozonarismo, mesmo que sejam linhas tortas.

    2. César A C Sanchez

      Glenn não respeitou "The rule of law" quando o site dele, o Intercept, vazou conversas hackeadas para livrar a cara do corruptor do Mensalão e do Petrolão. Glenn não tem coragem de "vazar" dados do governo dos EUA, país dele, pois sabe que isso vai contra as leis de lá, e sabe que terá destino como o do ídolo Assange.

  7. Luiz Paulo Santana

    Concentrar em Moraes o peso das decisões emanadas pelo STF no quadro de agitação e golpismo pelo qual passamos e ainda estamos a passar é uma estratégia. É cabível discutir o modo de fazê-lo, os ritos empregados, a questão do sigilo e outros aspectos levantados pelo articulista. Mas não o mérito. As pessoas atingidas estavam em guerra aberta contra o STF e STE (urnas eletrônicas) divulgando mentiras e absurdos como se fossem verdades corriqueiras. Prefiro aperfeiçoar o processo. Nunca retroceder

    Responda
  8. ADONAY ANTHONY EVANS

    E quem foi que disse ao Senhor que o golpe terminou no segunto turno, ou no último dia do ano, como sonhava Carmém? O oito de janeiro da Esplanada, como o seis de janeiro do Capitólio não terminaram. E não terminarão tão cedo. Alemanha, França. Reino Unido, tem penas duras contra plataformas que em nome dessa liberdade, liberam o ódio.

    Responda
  9. Hamilton Octavio de Souza

    Aberto em 14.03.2019, o inquérito 4781 do STF (Fake News) tinha por objeto investigar notícias falsas, denúncias caluniosas e ameaças que possam configurar calúnia, difamação e injúria contra membros do STF e seus familiares. Começou errado com base no regimento interno do STF; e Toffoli nomeou Moraes relator sem fazer sorteio. Colocado sob sigilo, o inquérito já completou 5 anos e ninguém sabe ao certo o que está incluído, qual o seu limite, quando será concluído, quem será denunciado. Legal?

    Responda
    1. Domingos dos Santos

      Pois é, regras processuais foram para a cucuia!

  10. Alexandre Oliveira

    O congresso era quem deveria legislar e regulamentar a internet e seu uso. O problema é que há omissão dos parlamentares e uma grande parte tem interesse nessa terra de ninguém que se transformou as redes. O supremo atua nesse vácuo onde diariamente vários crimes são cometidos.

    Responda
    1. Alexandre Oliveira

      Injustificável é a sua comparação.

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      Então se a polícia não age, eu vou agir no lugar dela?

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      Injustificável

  11. Manoel Cardoso

    Eu prefiro Moraes.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Muito mais. Nem discuto. Mais um.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Nóis é dois, e muito mais Manoel!

  12. Manoel Cardoso

    Sr. Jornalista, entendi a sua colocação, mas algumas pergunta: Quem é pior para a democracia brasileira Moraes ou Bolsonaro? Se Bolsonaro tivesse sido reeleito o Brasil seria uma democracia como a de hoje? Então, qual a alternativa além dessas duas?

    Responda
    1. Domingos dos Santos

      Tão óbvio: seguir as regras do jogo e não puxar tudo para o STF. A longo prazo não vejo o STF como ganhador. Para mim é o STF com os poderes que tem. Se tivesse reeleito seria o desejo da maioria e o sistema iria funcionar aos trancos e barrancos que tem. jB é o melhor para a direita, nunca na galáxia! Mas a população o escolheu; mesma coisa para Trump. Na democracia os tribunais não devem serem os grandes protagonistas.

  13. Victor Henriques

    Ainda que haja excessos, não cabe a plataformas contestar ordem judicial. Que o debate se faça entre os poderes constituídos da República, a imprensa e a sociedade. As plataformas sempre quiseram se passar por neutras para não serem responsabilizadas por conteúdos, e de repente agem com os e fossem mais até do que atores políticos, mas poderes! Era só o que faltava! Aqui não é os EUA, liberdade de expressão não comporta, por exemplo, tolerar uma Ku Klux Klan.

    Responda
    1. Helio Lobo

      Ótima resposta. Um jornalista medíocre, que se manifestou livremente num grande jornal. Alexandre de Morais, que atua num colegiado, submete todas as suas decisões ao seus pares. Pior que um jornalista medíocre é um jornalista desinformado.

  14. Edson José Neves Júnior

    Falta a esse gringo do Glenn algum estudo histórico e de ciência política. Essas asneiras derivadas do senso comum levaram Trump ao poder nos Estados Unidos e, ao que tudo indica, levarão de novo esse ano.

    Responda
  15. Robert Schaer

    Triste... Glenn tornou-se mais um fascitóide

    Responda
    1. JOÃ O CARLOS CORTEZ ALVES

      A imparcialidade incomoda tanta gente... Petezada perdendo as estribeiras.

  16. ana caixeta

    Aos que defendem as arbitrariedades do supremo: como saber se a publicação foi de fato mentira, difamação, criminosa, enfim, sem o processo legal? Sem direito a defesa? Porque o banimento tem que ser sigiloso?

    Responda
    1. Helio Lobo

      Simples. Mas para você entender, sugiro começar compreendendo a distinção entre evento e fato e depois, entre os vários primados de lógica alética, procure por "verdade por correspondência". (Habermas, Abbagnano). Percebera, também, que tudo é dialético, e todo real é racional (e sua contraparte).

  17. Elizabeth O Costa

    Perfeito, Glenn. Sua visão vem de encontro à minha, mas a sociedade está dentro do campo do Fla x Flu. Haja visto os comentários sobre essa matéria. Parabéns por reunir todo o histórico da questão.

    Responda
  18. Eder Marchi

    Vai falar alguma coisa deste "jornalista" (atual voz da extrema-direita norte-americana) pra ver só uma coisa: a liberdade de expressão que ele defende vira ação judicial em dois palitos

    Responda
  19. gian paulo gonçalves bonaccorsi

    Grenwald está vendo o lado dele , como jornalista. Não creio que teve acesso ao processo para ver a justificativa que Moraes deu nas decisões , e nem o desenrolar da história toda. E muito menos o que motivou a denúncia.

    Responda
  20. Emilio Bazzani

    Glenn, como outros, fala a verdade, sem paixão e politico corruPTo ou ministro do supremo de lagosta de estimação, como alguns aqui.

    Responda
    1. Eder Marchi

      Kkkkkkk bolsominion é mesmo um disco furado: critica uma suposta corrupção alheia nas bate no peito com orgulho pra defender a própria corrupção

    2. Fatima Marinho

      E o Bolsonaro? Não tem nada a falar dele?

  21. Fatima Marinho

    A coragem de Moraes salvou a democracia no Brasil. O que Musk faz com o X é o mesmo que Rupert Murdoch fez com a Fox News arrastando parte da imprensa e combatendo a democracia. Busca transformar seus veículos em atores políticos principais e, com o poder conquistado, barrar a entrada de competidores e alavancar os negócios. Musk está cumprindo bloqueios de contas em vários países, fica pianinho na China de quem depende. Defende a liberdade somente do seu ego e dos negócios.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Ana, a verdade não está na chegada se revela na travessia. (Riobaldo)

    2. ana caixeta

      Os fins justificam os meios então?

  22. Carmen Ponte Ponte

    Free Assange!!!!!!

    Responda
  23. SYLVIO JOSE MANCUSI

    O Glenn acabou. Esqueceu de tudo pelo que lutou.

    Responda
    1. JOÃ O CARLOS CORTEZ ALVES

      A verdade doí

  24. joaldo costa

    Sabem por que na chona o gov controla as redes sociais? Para o país não virar um Brasil!

    Responda
    1. joaldo costa

      A interação gera atritos demais. Seria um caos na china assim como é um cacos no Brasil, em proporções maiores. Lá pelo menos estão avançando e muito e já passa o Brasil na renda per capita . E a pobreza só diminui. Veja mais vídeos da china. Não há motivo para subversão. Chinês na média vive melhor que o brasileiro.

    2. jayme terra

      China é referencia de liberdade nada. O povo eh oprimido. Espionam em todo mundo. Corrupção é maior q no Brasil. Uma M.

  25. jose luiz de castro

    Qdo esmiuçou os bastidores da lava-jato Glenn era o herói da esquerda. Os mesmos que o aplaudiam agora o repudiam quando mostra a verdade incômoda sobre o que está acontecendo no STF. Ô povinho hipócrita!

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Não repudio o Glenn, discordo dele, isso é normal. Ninguém quer adesão cega, sem críticas, isso seria papel de gado.

  26. HÃ LIO FERNANDO LÃ BO NOGUEIRA DA GAMA

    Lamentável Glenn! De um extremo ao outro? Até tu Brutus?!

    Responda
    1. DANIEL STORCH

      Você claramente não entendeu o texto. Ele faz um paralelo com a crítica a Lava Jato. Com todas as críticas (tenho várias) ele continua no mesmo lado e tenho que admitir, bastante coerente.

  27. joaldo costa

    O problema é que ele usa como regia os EUA, um país que permite que nazistas se manifestem num bairro de judeus, contra os judeus. A régua é um país que deixa um presidente derrotado possa concorrer a presidência de novo mesmo tendo incitado seus eleitores a invadirem o capitólio numa tentativa de golpe... Sabem por que na China o governo tem controle absoluto sobre as redes sociais? Para o país não virar um brasil!

    Responda
  28. COLOMBO MELO

    Como saber se uma publicação retrata a verdade ou se trata de uma mentira, antes de esgotadas todas as avaliações e decantadas todas as circunstâncias? Uma potencial mentira hoje pode se tornar uma verdade inesperada amanhã. Censura prévia é coisa de ditaduras. É isto que o Glenn quis dizer, e os professores comunistas com assinatura gratuita da Folha não aceitam.

    Responda
  29. CARLOS ARAUJO PIMENTEL NETO

    O articulista deveria se informar para não dizer besteiras. Medida liminar se concede e se cumpre, conforme seu objetivo, sem a oitiva ou conhecimento prévio da parte que sofre a limitação do direito. Isso ocorre todo dia em todas as instâncias do Judiciário.

    Responda
  30. Tiago Costa Silva

    O jornalista parece que perdeu a noção de que estávamos em um processo de instalação de uma Ditadura populista de extrema direita, arquitetada e construída por mentiras e fake news, que manipukou milhões de pessoas, exploradas por subjetividades acerca do limite ou não dá liberdade de expressão. De acordo com o jornalista, era melhor termos se transformado em uma DITADURA do BOLSONARO do que retirar algumas postagens mentirosas e manipuladoras por falta de regulação. Nos poupe, Glenn.

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Exato

  31. Daverson Furlan

    Vote no lula, ele vai resgatar a democracia… Bozo avisou, ia piorar e muito. Venezuela e Nicarágua aí, gente…

    Responda
  32. paulo cesar cruz

    A pós verdade não existiria sem as redes sociais. O machão que ensina como pegar mulher não teria público sem as redes sociais. Não se trata de matar o mensageiro, apenas de reconhecer que o ser humano é admirador nato de soluções fáceis e rápidas. Mudando de assunto, e a quantidade absurda de russos se mudando para o Brasil ? Como aquele juiz recém aposentado , que não deixou saudades, dizia : vivemos tempos estranhos.

    Responda
    1. Mario Garcia

      Muito estranhos.

  33. Ricardo A Schmitman

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  34. Carlos Figueiredo

    “ Assim como não se pode combater a corrupção com métodos corruptos —uma lição básica da Lava Jato— não se pode proteger a democracia com métodos autoritários.” Porém pode combater quem combate a corrupção com produtos de crimes de um hacker. Então tá.

    Responda
    1. JOSE ANGELO OHNO

      Carlos, quem estava combatendo a corrupção, estava selecionando a corrupção e o corrupto a serem combatidos que, coincidentemente, era o favorito às eleições de 2018. C/ o favorito preso, ganhou o Bozo, que colocou o justiceiro como MJ e uma vez, deixou escapar que, "conforme combinado c/ o Ministro Moro, vou apontá-lo ao Supremo", ao que o Ministro prontamente desmentiu. Só que até o limitado percebeu que o tal Justiceiro queria a Presidencia e entao, o demitiu sumariamente.

    2. Mario Garcia

      Para que processo legal, se temos um hacker confiável?

  35. Francisco Barbosa

    falar de liberdade de expressão dentro de uma big tech mineradora de dados e promotora de desinformação é não estar atento às transformações históricas do conceito e às gestão algorítmica da informação, a plataforma é um ambiente de Musk, a liberdade de falar no x é a liberdade do parquinho de Musk, que no plano real faz alianças com Estados que realmente proíbem a liberdade de expressão, como a China ou a Arábia Saudita. É um liberalismo anacrônico o do sr Gleen.

    Responda
    1. Francisco Barbosa

      à gestão

  36. José Carlos Barboza

    Cala a boca! Quer fazer do Brasil colônia dos EUA? Folha, pq vcs dão espaço pra esse tipo de gente que trata o Brasil e o brasileiro como lixos?

    Responda
  37. Emanuel Siqueira Alves

    A liberdade de expressão do referido jornalista tem que ser com emoção. Vale lembrar de suas tapas e revides em um programa de tv. Talvez esses estrangeiros tenham uma pitada de inveja com a evolução democrática de "uma república de bananas". Deveriam estarem preocupados com a situação do tio san. Volta para os EUA se não está gostando.

    Responda
  38. Arnaldo Simal

    Sheer bullshit Mr. Glenn. Not worthy addressing.

    Responda
  39. Domingos Sávio Oliveira

    Texto infantil! Não existe liberdade absoluta em qualquer democracia civilizada. Não existe liberdade pra apologia ao crime, não existe liberdade para defender e conspirar contra a democracia, não existe liberdade pra fascista, nazifascista, nazista, terrorista ou qualquer indivíduo que promova discurso de ódio. O resto é papo furado de que quer passar pano.

    Responda
    1. ana caixeta

      Mas como saber se a publicação foi de fato criminosa sem o processo legal? Sem direito a defesa? Porque o banimento tem que ser sigiloso?

  40. paulo cesar cruz

    Bolsonaro dormiu duas noites na embaixada da Hungria e logo depois acontece este ataque em massa da extrema direita. Oportunistas usam o Brasil como ratinho de laboratório. Se funcionar ,os donos das big techs serão o que foram os sheiks do petróleo nos anos 70. Os tolos sentimentalóides falando em liberdade de expressão num país assolado pelo cinismo e uma moral cristã de valores dúbios e hipócritas. Que se comece a canonização de Arthur Lira.

    Responda
  41. Cristiano Kock Vitta

    Por que motivo gastar milhões com advogados se a mídia brasileira oferece colunistas gratuitamente para Musk?

    Responda
  42. Airton Marangon

    Confundir liberdade de expressão com o direito de disseminar mentiras e difamação, é o mesmo que confundir a defesa de um estado de bem estar social com comunismo. Ou seja: ignorância bolsovina.

    Responda
    1. ana caixeta

      Mas como saber se a publicação foi de fato mentira, difamação, criminosa, enfim, sem o processo legal? Sem direito a defesa? Porque o banimento tem que ser sigiloso? Essas foram as perguntas levantadas pelo articulista.

  43. Hercilio Silva

    Juiz não eleito. Não há juízes eleitos no Brasil. E na suprema corte de nenhum lugar também não. Argumento típico da extrema direita. Essa sim quer "eleger", isto é, indicar os de extrema direita. A suprema corte americana perdeu a capacidade de defender a democracia de lá. Permitiu uma tentativa de golpe de estado sair impune.

    Responda
  44. Laudgilson Fernandes

    Glenn desde que se retirou do The Intercep Brasil, se tornou figurinha marcada nas opiniões pró extrema direita. Algo que percebi desde a escolha do Biden( não que Biden valesse algo ) mas nada comparado ao extremista Trump que ele apoiou. Agora defendendo esta visão alienada que liberdade de expressão esta acima de tudo, inclusice da vida. Brincar com esta gente é algo que a história já nos ensinou, esquecer jamais.

    Responda
    1. ana caixeta

      Mas como saber se a publicação foi de fato criminosa sem o processo legal? Sem direito a defesa? Porque o banimento tem que ser sigiloso?

    2. Edmundo Alvarez Júnior

      É sempre assim, se não escreve oque lhes agrada, é de extrema direita, evolua.

  45. Matheus Battistoni

    Glenn Greenwald é o jornalista mais lúcido do país. Pena que não seja brasileiro de nascença. O nível intelectual do jornalista brasileiro caiu muito nas últimas décadas. Os crimes do STF são escandalosos e a "esquerda" idiota do Brasil apoia! Com uma esquerda dessas, quem precisa de direita?

    Responda
  46. Luiz Antonio Sypriano

    Glen fala a partir do lugar imperialista; precisamos entender que a ética da promoção do crime se dá em todos os lugares de falas e de ações!

    Responda
  47. Andrey Lucas

    Liberdade de expressão nunca existiu no Brasil. O devido processo penal, de fato, é violado diariamente pelo imperador.

    Responda
  48. Cláudio S Silveira

    Gg, vc tá equivocadamente errado. Todos continuam livres, plenamente. AM só quer os bandidos. Vc agora os defende. Simples assim. Bandidos usam a mídia para crimes. Cabe a justiça tomar providências. Nada a ver com liberdade. Mas com crime. Dificil ver isso?

    Responda
    1. ana caixeta

      Mas como saber se a publicação foi de fato criminosa sem o processo legal? Sem direito a defesa? Porque o banimento tem que ser sigiloso? Essas foram as questões levantadas pelo articulista.

    2. Matheus Battistoni

      Crime de opinião?

  49. SUSANNE WALKER

    Mr Greenwald me surpreendeu! Ah, como esse moço é ingênuo, é ingênuo, é ingênuo...

    Responda
    1. Matheus Battistoni

      Ingenuidade é permitir a ditadura do cretino do Xandao. Acorda, goiaba

  50. Joao Amorim

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.