Mundo > População nativa do Japão diminui a quase 100 pessoas por hora Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Felipe Vasconcelos

    Antigamente os filhos eram uma previdência privada de cada família, em que os filhos trabalhadores sustentavam os pais idosos, isto é, havia um incentivo financeiro para se procriar. Além do mais, hoje, homens e mulheres trabalham fora de casa. O que também influencia, e muito, na natalidade. Países como Japão e China possuem um nível de xenofobia maior do que na Europa e nos Estados Unidos, o que dificulta a imigração. A ideia de "pureza" cultural e racial é mais forte no Oriente.

    Responda
  2. Samuel Fagundes

    Mas eu creio que este é o caminho para todas as nações. Diminuir, voluntariamente, suas populações. Diminui o stress sobre a natureza

    Responda
  3. Eliane Morosini

    O meio ambiente agradece

    Responda
  4. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    Odair José: "Pare de tomar a pílula".

    Responda
  5. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Vivemos um momento muito pessimista no mundo e isso é apenas reflexo associado, é claro, ao fato de que o celular se torna a cada dia a companhia preferencial das pessoas e como elas se bastam apenas na companhia do celular. Vcs já perceberam o absoluto descaso de muitos casais em relação aos seus filhos, quando este competem na atenção com o celular? Vai piorar? SIM, ainda mais. Pobres crianças que serão péssimos pais no futuro.... e assim por diante nas gerações.

    Responda
    1. marcos Toffoli

      Muito bom!

  6. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Pelo visto, quanto mais educado (e, consequentemente mais rico) um povo, mais noção de responsabilidade sobre ter filhos ele tem. E a maioria decide (cada vez mais) não tê-los. O fenômeno é mundial. O Japão só saiu na frente. Será que o conceito de família está a caminho da extinção? Estranhamente, a teoria de evolução de Darwin não parece se aplicar nesse cenário. Aqueles que tem mais condições de educar seus filhos decidem mais frequentemente a não tê-los.

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    é a desgraça do mundo virtual - justiça virtual, processos virtuais, amigos virtuais, bancos virtuais , livros virtuais, sexo virtual

    Responda
  8. marcos fernando dauner

    vão precisar importar bebês da Ãndia .

    Responda
  9. Raphael Cássio

    O mundo é um lugar hostil para quem se aventura a ser pai e mãe. O trabalho exige tanto que não dá para criar nem cuidar dos filhos direito.

    Responda
  10. João Leite Leite

    Se continuar nesse ritmo, diminuir 100 japonês p/h no Japão, vai acabar japonês no Japão.

    Responda
  11. joao brandino silva

    O Japão, através da guerra de conquista, impôs um enorme sofrimento aos povos vizinhos, em busca de territórios e recursos para seu povo. Da mesma forma a Alemanha de Hitler, que também em busca do espaço vital (lebensraum) para o povo alemão, invadiu e dominou os vizinhos, iniciando a segunda guerra mundial, com mais 50 milhões de mortos. Hoje, a população de ambos os países estão em declínio acentuado, sobrando cada vez mais espaços vazios. em seus países. É para se pensar!

    Responda
    1. Nelson Maria de França

      Mas, segundo dados do IBGE, o Brasil também vem diminuindo a geração de filhos. O único sofrimento que o brasileiro impõe é contra seus patrícios.

  12. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Um dos responsáveis é o Kim Jon. Duas atômicas basta. O Japão há um século tem similaridade com a K norte atual. Só não existia o risco apocalíptico.

    Responda
  13. Klaus Serra

    Ninguém quer mais ter filhos. Isso é um fenômeno mundial, mas no Japão os índices de natalidade são bastante baixos. Guerras, aquecimento global irreversível, todo mundo com depressão e viciado em remédios, quem quer ter filhos num mundo como esse?

    Responda
  14. Carlos Amorim

    Os japoneses estão nessa mas ao menos tem uma produtividade entre os que estão na idade de trabalhar suficiente pra manter bem os idosos. Nós aqui estamos a caminho do desastre e quando se sugere focar o gasto público nos jovens e nas famílias com filhos pequenos, o pessoal da terceira idade se ofende.

    Responda
  15. JULIANA K

    Passou muito da hora do Japão deixar sua política anacrônica de lado. Diante dessa situação desesperadora, mantem as regras de nacionalidade desproporcionalmente rígidas. Meus pais são filhos de japoneses, mas não tem nacionalidade japonesa: são tratados como qualquer outro estrangeiro (tem de residir lá por 5 anos para entrar com o pedido de nacionalidade), tem de abdicar a nacionalidade anterior e tem de estar no país 80% do ano. Totalmente diferente dos países europeus.

    Responda
    1. Ciro Lauschner

      Sou neto de alemães dos dois lados, (pai e mãe) sem nenhuma outra nacionalidade, no entanto não consigo cidadania alemã. Que sejam felizes com os afegãos, sírios e turcos, que esses sim procriam sem nenhuma restrição.

    2. Marco Aurelio G Almeida

      Você está correta. Penso o mesmo há anos: eles tratam os japo neses nascidos no exterior como li x0 . E tb são xe nó fo bos com todos os tipos de estrangeiros. Além de muito ma chist as.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.