Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARIO LUCIO CAMARGOS

    O Iluminismo é o fiat lux, com o perdão da redundância. Não havia Ocidente antes do Iluminismo, idem.

    Responda
  2. Nilton Silva

    Ridicularizar esse pessoal dos extremos é muito bom. Tanto da esquerda quanto da direita, por óbvio.

    Responda
  3. José Cardoso

    O que merece uma boa explicação é porque o império romano durou tanto, e não porque caiu. Como o Reinaldo lembrou bem, ele continuou com sede em Constantinopla. De Otaviano Augusto à quarta cruzada foram mais de mil anos! O pessoal se considerava romano, e acredito que nem entenderia o termo ‘bizantino’.

    Responda
  4. José Eduardo de Oliveira

    a queda começou quando gente da estirpe bolsonero começou a deturpar as instituições...fake nius a pouca vergonha deles desmoralizou o que era para moralizar, o Estado.

    Responda
  5. Felipe Araújo Braga

    A extrema direita falando sobre história é terrível: eles gostam de dizer que a culpa da escravidão é das próprias populações africanas, ou seja, que os europeus foram aliciados a comprar escravos e que os hebreus foram escravos no Egito (quando toda a narrativa das primeiras partes da Bíblia é apenas um mito inspirado em memórias ancestrais). A cereja do bolo é que a Ditadura Militar nos salvou do Comunismo. Depois ainda querem tirar História do currículo das escolas!

    Responda
  6. Cleomar Ribeiro

    ...parte03 de meu ensaio:... No começo da noite,Mr. Eduard Gibbons já ido embora Dali, muito icupado com suas coisas de trabalho!.... Madame Historiographine com vestidinho de um ombro, curtinho, toda gostosona, as canções voando lá da Rua para nós, aquele aguardente trufado, e aquele haxixezinho colhido na última estação de estagem do Rio Nilo, não resistimos um ao outro, uma vez mais, bailamos, cantamos e copulamos aquele sexo gostoso! Eu fui embora na manhã do segundo dia!

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... pessoal, eu acho que perdi a parte02 de meu ensaio! Alguém a viu por aí!... Dios Mio!... Perder parte de ensaio é como perder um filhos numa feira-livre e só perceber quando se abre a geladeira para preparar o lance das criânças!!!...

  7. Cleomar Ribeiro

    ... para ajudar a marretar estas falsas alegações, Basta tomar um chá com Madame aHistoriographine e Mr. Gibbons!!!... Um golinho deste Sagrado e Mágico Chá e e umas bolachinhas/biscoitinhos de frutas desidratadas, uma marretada! Mais um golinho do tal e mais um queijo fresco, mais marretada!... E assim a tarde fresca de primavera/outono beija o crepúsculo! Dá para ouvir daqui cancioneiros anunciando a verdade!!!...

    Responda
  8. Valdir Teixeira da Silva

    O declínio de qualquer império está ligado ao avanço dos povos rivais. Roma não piorou, os povos vizinhos que começaram a fazer igual ou melhor. O mesmo vale para a China, faz melhor e com mais eficiência. O ocidente tem baixa natalidade porque é caro criar filhos, essa é a lógica do capitalismo ocidental, não vai mudar.

    Responda
  9. Cleomar Ribeiro

    ... esta ideaçâo de couraças de bronze com mamilos foi a fagulha para atiçar o tesão da paixão bizarra dos anhamgueras-crentes-insurreciinistas-golpistas! As saunas luxuosas dos verdes-amarelos estão com filas de entradas gigantes! Eles estão a rolezar ali por perto, sem chamar a atenção de curiosos-incautos-obreiros, deslizando suas preliminares, desce uma avenida e sobe outra, em suas SUV's luxuosas monitorando no grupo-zap o sinal Verde para entrar no condomínio-de-orgias-luxuosas!

    Responda
  10. Clemens A F Schrage

    Merece ser mencionada uma tese super-esdrúxula sobre a decadência do Ocidente: o consumo de carne bovina! Diz a tese que novilhos são tratados com muitos hormônios femininos antes do abate, para ganhar peso. Ao consumir carne com altas doses de estrogênio, os homens se tornam afeminados e perdem o interesse em se reproduzir. Se essa tese for correta, a elite brasileira branca também está indo pro brejo. Pobres, na maioria parda, só come frango, quando muito. Vão substituir os brancos em breve.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Comentário suave.

  11. A A Iuras

    Será que a História apenas se repete e mudam somente os personagens?

    Responda
  12. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Excelente texto

    Responda
  13. Luís Bustamante

    Excelente

    Responda
  14. João Garcia

    Eu vi este vídeo, está no canal da Brasil Paralelo no YouTube.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Imaginar que no conselho da Brasil paralelo está o Gerdau, sim, aquele mega fraudador e sonegador pego pela operação Zelotes. Não é a toda que o Rio grande do Sul e Santa Catarina ficaram reacionários, é muita fake news. Isto é que deve ser regulado, maga ricos pagando para criar estruturas de mentiras e ódio, como a Brasil paralelo.

  15. Cristiano Kock Vitta

    Existe uma classe média de leitores da Folha que se acha a fina flor da intelectualidade. Abusam do pedantismo e da megalomania, porém, são apenas leitores da Folha. Só isso. Nem sabem diferenciar artigo de reportagem. Preferem disseminar parvoíces a refletir sobre o que foi publicado.

    Responda
    1. Cristiano Kock Vitta

      Caríssimo Ennio, deixa de ser melindroso e analise o contexto. Não tenho o conhecimento que o colunista tem. Achei pertinente primeiramente refletir serena e profundamente sobre o que ele escreveu. Depois pesquisar mais para não tagarelar feito cachorro de madame como vários comentários registrados neste espaço. Agora, não confunda alhos com bugalhos. Não tentei nem tenho poder para impedir alguém de exibir seu pedigree por meio de rebuscamento.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Cristiano caríssimo, o senhor não acha ser uma conveniente coincidência que nesses dias se debata sobre a livre manifestação de idéias e a liberdade de expressão. Se o Sr também não comentou a matéria, qual seria o adjetivo adequado a ser dado a ti?!

  16. MARIO LUCIO CAMARGOS

    O tour de charme de Aníbal Barca pelas terras dos patrícios incinerou a república romana. As cinzas do poder evolaram, do Senado para os senhores da guerra. Quando o primeiro César atravessa o Rubicão, Roma se revela naquilo que já era, um poder eurasiano incomum apenas pela força e pela sorte, um oceano de escravização a expandir-se no sentido contrário ao do Império Chinês. Hoje é ontem.

    Responda
  17. Hercilio Silva

    Que bom eu não ver essas porcarias da Internet, nem conheço gente que dizem ser influenciador, de ninguém.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Eu tambem, leio bobagens e as vezes falsas informações aqui nesse jornal, imagine o que sai da boca de um "influenciador".

  18. Fabiana Menezes

    A história da vida privada de Roma mostra como esse império era cosmopolita, cheio dos mais variados cultos religiosos, com várias vertentes político filosóficas inclusive gregas.

    Responda
  19. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    Para se ter uma base elementar para opinar sobre a queda do império romano é preciso ler a obra de Edward Gibbon, livro de cabeceira de estadistas e diplomatas.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Agradecido pelos feedbacks.

    2. Hermes Yaly

      Três obras formaram a base do inglês moderno: a tradução da Bíblia pelos eruditos do Rei James, Shakespeare e Gibbon.

    3. César A C Sanchez

      Será que o "estadista" Lula leu os seis volumes do original em inglês? Afinal de contas, ele opina sobre tudo ...

    4. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

      O Rei Naldo precisa ler este artigo de hoje, neste mesmo ganha pão dele: https: //w ww1.folha.uol.com.br/mundo/2024/04/populacao-nativa-do-japao-diminui-a-quase-100-pessoas-por-hora.shtml

    5. Reinaldo José Lopes

      Gibbon é seminal, mas está muito desatualizado, o que é natural.

  20. Maria Lopes

    Reinaldo, um ótimo exemplo dos disparates que circulam por aí. Desalentador é ler os comentários abaixo, que não conseguiram seguir entender o texto e o contexto. E nem se dão ao trabalho de aproveitar as dúvidas e pesquisar. Uma coluna não dá conta de tudo isso.

    Responda
  21. Gilberto Rosa

    Quando o colunista falou em professor de filosofia que falou bobagens, já me veio de imediato o Pondé na cabeça, a maior anti propaganda da Filosofia.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tá louco Avelino, já basta o Pondé, certe o colunista não dizer o nome, vai fazer propaganda de outra farsa da filosofia pra bozonista seguir!

    2. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

      Foi um covarde por não citar nominalmente o filósofo e dar-lhe o direito de resposta.

    3. Marina Gutierrez

      Gilberto, pensei o mesmo.

    4. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Pensei nele também!

  22. Carla C Oliveira

    Perfeito, Reinaldo. Como ninguém sabe história, qualquer um que invente besteira faz sucesso.

    Responda
  23. LAFAYETTE COUTINHO MOREIRA

    Ocidente supremacista branco, com consideráveis populações negras nos EUA, França e outras nações, ressurgiu por causa do HIV. Estava morto há tempos. Os urubus e as hienas igualmente empoderadas pela mortandades via HIV, não tem a mínima ideia do que dizem antes de entrar num multiverso qualquer, e ficar por lá.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Passou na cracolândia antes de escrever isso?

    2. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

      Pirlimpimpin aparecendo!

    3. Maria Lopes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Ulrich Dressel

      ??

  24. jose prado

    Esses caras fazem " sucesso" pq a maioria dos seus seguidores estão pouco interessadis em buscar informações críveis e contentam se qquer opinião que lhes eefforxem seus devaneios e preconceitos! São ovelhas!

    Responda
  25. Galdino Formiga

    Comparações impossíveis de fazer, conforme os comentários dos assinantes. O leitor precisa de análises mais consistentes. O artigo parece somente notícia.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Precisa mais o quê, cara pálida? De uma aula de história?

    2. Robson J Oliveira

      O artigo não é noticia, é simplesmente Historia com H maiusculo

  26. Paulo César de Oliveira

    A comparação realmente não procede porque não há nenhum império para ser invadido. O que temos eh o início da decadência da Europa pela recusa em ter filhos(taxas de natalidade muito abaixo do mínimo para a reposição). Some-se a isso a invasão por imigrantes ilegais da África e da Ásia e teremos, em alguns séculos, a substituição da população europeia pelos imigrantes. Em 2200 ou 2300 a Europa, tal como a conhecemos, não existirá mais. O território estará sendo habitado por outro povo.

    Responda
  27. Alexandre Assis

    Os USA sempre se viram como a nova Roma. A comparação é inevitável mas os motivos alegados por eles são equivocados. Dos citados, os reais motivos são exatamente o inverso, não a migração, mas a expansão descontrolada, e não a perda de sentimento religioso, mas o surgimento de uma nova religião - no caso, o neopentecostalismo e outras vertentes radicais do cristianismo, baseados na ignorância e no terraplanismo. Eis alguns dos reais motivos do declínio da nova Roma.

    Responda
  28. Alberto Melis Bianconi

    Ok, desanca o sujeito, mas declina seu nome. E, independente de paralelismos, me parece que o Ocidente enfrenta um momento importante de decadência, que pode estar prenunciando uma mudança de longo prazo... coisa ai de uns 500 anos, desde que emergiu o domínio ocidental do planeta, por meio do diferencial de tecnologia..

    Responda
  29. Tersio Gorrasi

    Generaliza afirmações sem citar nomes? Quem é o maluco que afirmou isso?. É algo parecido quando alguém pergunta: Você mora em São Paulo? Fulano de tal também mora, você conhece ele?

    Responda
  30. max ribas

    Como historiador, você é um excelente biólogo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Desculpem. um jornalista dos bons. Aqueles com os quais se pode discordar de bos fé.

    2. Pedro Luis S C Rodrigues

      Perfeito. Na verdade ele não é nem uma coisa nem outra, só jornalista mesmo e dos ruins. A tese de que o ocidente está em decadência, a despeito das comparações descabidas que ele cita, não tem nada de original. China, Putin e India estão ai pra provar