Ruy Castro > O bom nunca fica velho Voltar
Comente este texto
Leia Mais
dos Beatles tem regravação de Please, Mr.; Postman, de 63, regravação do primeiro megasucesso da Motown (Marvelettes, 1961), reconduzido ao topo da Billboard em 74 pelos Carpenters. Aliás, Prof. Ruy, o que caracteriza, em sua opinião, um standard? de todo modo, ganham os ouvintes... Na minha juventude, ouvia Billy Paul cantando Your song; ouvia o autor, o lendário Elton John, e custei a entender que era A MESMA canção!
Bueno, galera, pra mim Peter Gabriel fez o melhor Summertime da vida ! confiram com Louis Adler na Harmônica, álbum homenagem a Gershwin, Sienad o'connor e Cher magistrai no mesmo álbum , fica a dica.
Acabei de escutar ! Espetacular ! Obg pela dica
O Renato e seus blue caps tinham um grande sucesso nos anos sessenta: Feche os Olhos. Achava bem melhor que o original dos Beatles, até porque eu entendia a letra…
Ôôô, Ruy, uma que superou o original foi "Ponta de Areia", gravado pelo Boca Livre. Eu não conhecia muito do Milton, e não sabia de sua gravação. Que, aliás, é linda - mas a dos meninos (agora velhotes) do Boca, putz, é um arraso. Aliás, a tradição carioca de grupos vocais é uma barbaridade de boa. Cê ouviu o bem mais novo Ordinarius?
Ler Ruy Castro nunca deixa de ser bom e sendo assim, nunca envelhece.
Avisa isso pras juntas do Ruy! Vocês não envelhecem, hein, sinóvias? Nada de ficar doendo... Hahaha!
Tudo fica velho, tudo morre. Não tem escapatória. Músicas boas ficam velhas, daà a importância dos covers.
E ótimo é ler o Ruy Castro.
Sou fã de cultura , mesmo a de almanaque. Pior é não tê-la.
Infelizmente, o bom fica velho e morre.
A thing of beauty is a joy forever. Summertime da Janis é bem melhor que a original.
Ouçam a versão de Johnny Hartman em "For Trane" ! Hartman foi um talento absurdo! Inigualável!
Eu gosto da versão dela, mas há dezenas, talvez centenas de gravações dessa ária (sim, ária, pois afinal Summertime é uma ária de uma ópera) que são magnÃficas!
Por isso Lula foi eleito três vezes Presidente.
Hahahahah, dedo no'zóio! O coleguinha aqui de baixo tentou desviar, óia no que deu? Acertou no terceiro olho!
Emprenhando as urnas.
Janis Joplin cantando Summertime é uma coisa quase divina, sem contar o ótimo arranjo rocker que ao vivo ganhava tons de Johann Sebastian Bach . O original é ótimo, não chega aos pés. Como o country Me and Bobby McGee. Depois que Janis gravou, a versão original nunca mais foi lembrada. Pena que nos deixou ainda menina
Concordo!
Conheci a música nessa gravação da Joplin. Mas depois que ouvi a da Ella Fitzgerald passei a achar que a roqueira berra demais.
Vou mandar a Mirador pro Ruy Castro! kkkkkkkkk
Ruy não precisa consultar enciclopédia e nem o chato ChapGpt. Prefivo consultar e seguir as crônicas do Ruy.
Fernando César, você está enganado. O Ruy não precisa consultar enciclopédias. Elas é que consultam o Ruy. Veja a quantidade de verbetes de enciclopédias abonados com frases dele...
Folha de SP me Censura direto!
Nunca escreva Nada em maiúsculas, Fernando. Nem Bndes, porque empaca.
Ruy Castro é conhecido em Ipanema como colecionador de ALMANAQUE de banca de revista! É o Ruy dos almanaques.
A FSP tem um censor especial para proteger o RC.
Ruy e sua cultura de almanaque!
Ruy e sua cultura de ALMANAQUE ABRIL!
Mais uma vez o Ruy foi na banca da esquina de Ipanema atrás de um almanaque da Abril. Nossa, quanta basteirada. Parece radialista do interior do Ceará, aqueles que tinham um programa chamado de HORA DO REI [COM ROBERTO CARLOS]. Gondoleiro! Me poupe!
Este tal Fernando além de ocupar o espaço com repetições inúteis, não tem vergonha de revelar sua inveja: tristeza d alguém saber mais e melhor. Consulte a definição de inveja p Tomas de Aquino, mas tem uma ótima Conferência d Leandro Karnal, no CPFL, You Tube.
Orra, Fernando, que siricutico! Poupe-nos da trabaiêra de oito mensagens.
O Ruy é muito bom, mas não entende nada de rock'n'roll. Não é sua praia. O negócio dele é MPB, bossa nova. Não sabe nada sobre Elvis, Beatles, Rolling Stones, etc.
O Sommertime de Janis Joplin é tão impactante quanto a versão de Sarah Vaughan. Sinnerman foi gravado por Peter Tosh e Nina Simone e não sei qual é mais antiga e se alguma é "a original" - deu preguiça de pesquisar, Gosto das duas versões. Enfim, acho besteira afirmar que a original sempres supera a cópia.
Aqui também: Os Novos Baianos fizeram enorme sucesso com "Brasil Pandeiro" de Assis Valente de 1941.
Que por sinal é muito superior à versão original.
Como assim as versões nunca superam as originais???? Algo do tipo "no meu tempo era melhor"?
E por acaso o Ruy disse que elas nunca superam? Está claro que ele se refere apenas às versões que citou. Leiam de novo.
Sempre achei a melhor versão é aquela que eu gosto.
…. ou a que eu conheço.
É isso aÃ!
Ruy está equivocado ao falar das gravações dos Beatles. Nenhuma daquelas mencionadas por ele chegou ao "top five" da parada - integraram um álbum gravado na Alemanha (gravadora Polydor), lançado como disco do roqueiro inglês Tony Sheridan.
Ruy Castro precisa se decidir: há tempos escreveu uma coluna comentando sobre grupos de rock que gravavam canções de décadas atrás e cantores de jazz que não tinham preconceito em cantar "hits" dos Beatles ou dos Rolling Stones e até lamentava que esse intercâmbio houvesse desaparecido. Quase escrevi um comentário dizendo que a minha preferida desses cruzamentos era "Dream A Little Dream of Me" com a "Mama" Cass Elliot mas, pelo visto, gosto só vale se for o dele...
*concurs
Sem comentários: autor, hours concurse; tema, pra lá do cha-cha-chá, muito além do ie-ie-ie...!
Tenho amigos americanos que até hoje não acreditam que o original de A Garota de Ipanema é em inglês. Para eles sempre foi The Girl from Ipanema. Vai entender.
é muito importante ter cultura musical. muitos artistas no Brasil promovem versões e grande parte do publico acha que são deles as composições, desconhecem que são versões - Marvim (sucesso dos Titãs) é uma versão de Patches (Clarence Carter) gravada nos 70. E por ai vai. Mas discordo que uma versão é pior que o original, são várias e diversas variantes que podem determinar isto, o que vale é o momento histórico, não dá para não apreciar Janis cantando Summertime. é fato.
E o que dizer de "The Animals", com Eric Burdon à frente, cantando "House of the Rising Sun"? Conta-se também que a famÃlia de um dos autores de "Smoke Gets in Your Eyes" pensou em processar "The Platters" quando soube que "um grupo de rock'n'roll" ia gravá-la. Hoje, a música é imediatamente lembrada quase só pela magistral interpretação deles.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > O bom nunca fica velho Voltar
Comente este texto