Blogs #Hashtag > Nas redes, mapa-múndi do IBGE com Brasil no centro é 'lacração geográfica' para uns e 'ícone decolonial' para outros Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Andre Moraes

    O mais bizarro é que se o movimento tivesse partido do Bozo, agora a rede estaria em ufanismo dizendo que finalmente um presidente patriota, valorizando a frase Brasil acima de tudo; e seria capaz de apostar que a esquerda não falaria absolutamente nada, pois faz sentido o pais apresentar aos seus estudantes uma perspectiva posicional do país em que vivem. Hoje está bem claro quem são os mimizentos no país; ou somente infantilidade mesmo que arranjam algum motivo pra criticar.

    Responda
  2. Benedito Claudio Pacifico

    Muita gente a toa no mundo.

    Responda
    1. Alexandre Tavares

      Apesar de não ser o maior dos nossos problemas, as representações cartográficas do mapa-múndi, que sempre são representações ideológicas, são importantes, sim.

  3. Marcia Ferreira

    Nossa! É motivo pra tanto? Mudaram continentes de lugar? Não tem nada mais relevante para discutir?

    Responda
  4. Vinicius Branco

    Oba! Obrigado, IBGE. Agora não somos mais vira-latas!

    Responda
  5. Jean Sohn

    É pura ideologia de vira lata. Mapa é uma convenção para todo mundo saber ler e se situar e se guiar vendo a mesma imagem. Aí vem os ressentidos e mudam tudo e confundem mais ainda as cabeças dos nossos estudantes semi analfabetos. Ignorância é força!!!

    Responda
  6. Marcelo Innecco

    A prova de que muda, sim, a perspectiva é que nunca houvera observado que o Brasil está no mesmo Meridiano que a Groenlândia. Bastou olhar o mapa pela segunda vez, com calma, e me surpreendi. Foi como ver o mapa da cidade que morei por décadas e descobrir algo completamente inusitado só porque o mapa era assim, com perspectiva simplificada. Agradeço

    Responda
  7. max ribas

    Está correto. Somos brasileiros e o mundo é redondo. Portanto o Brasil é, de fato, o centro do mundo para nós.

    Responda
  8. Eder Marchi

    O brasileiro é, de fato, um povo submisso. Incrível. Muito em razão da nossa mídia, como a FSP por exemplo, ser 100% pró-estrangeiro em detrimento do próprio país. Daí o nosso povo, em grande parte subletrado, segue oq lhe mandam seguir. Qualquer busca no google e você vê que inúmeros países têm mapas que os colocam no "centro". Mas ái do Brasil fazer isso!

    Responda
    1. Eder Marchi

      E o Mauricio é o exemplo perfeito disso. Imagine o letramento de um ser desse. Deve adorar bater palma pro Mickey e tirar foto com o Pluto

    2. Mauricio Rios Caputo

      Exatamente. O seu nome deveria ser Jupira, mas registraram Enzo! Uma clara demonstração de submissão aos estrangeirismos. Receba a minha solidariedade.

  9. Marcelo Cardoso

    Segue receita de bolo de fubá. Neste horário, a censura da FSP permite.

    Responda
    1. Marcelo Cardoso

      Interessante, quando escrevem algum comentário que afronte a IA e claro também, interesses do jornal + papelão ! Claro, aprendeu e até ensinou com os anos de amor, com os ge?ne?rais.....

  10. Julio Shiogi Honjo

    Vão ser acusados de preconceito. Não publicaram o mapa da terra plana, com os Estados Unidos no centro, para outra parte a população!

    Responda
  11. Waldir Roque Maffei

    Somente os que não tem conhecimento de cartografia acham estranho. Uma projeção criada pelos europeus colocaram o Atlântico no centro do globo ou mapa. E ficou como referência. Então, não existe centro no mundo fixo. Ele é determinado pela visão do interessado. A China pode criar o mapa mundi como ela no centro, a partir da visão daquela nação. E não há nada de errado nisso. Assim poderá ser para qualquer país. A não ser o muitos terraplanistas de plantão que não sabem nada.

    Responda
    1. José Davi

      Podiam aproveitar e explicar para o grande público que não existe apenas uma projeção cartográfica, Mercator é a mais famosa, temos Peters, Robison.

  12. Amauri Soares

    Não vi nenhuma razão para o IBGE fazer isso. Ou é para criar polêmica. Para o ensino fundamental e médio não tem diferença nenhuma (ou piora). O meridiano de Greenwich vai para a direita (ops).

    Responda
    1. Mauricio Rios Caputo

      Não dê importância, é só um Enzo.

    2. Amauri Soares

      Caro Enzo M.. Não seja gro s so. Vc não me conhece, nem sabe de minha formação e muito menos onde já trabalhei. Aprenda a conversar, ok?

    3. Waldir Roque Maffei

      IBGE é órgão de estatística. Também desenvolve mapas em várias projeções cartográficas. Ou não sabia? Tudo normal...

    4. Eder Marchi

      Interessante. Os cavalos dos coronéis também são adestrados a ter uma visão desse tipo.

    5. José Davi

      O paralelo do equador é imutável, mas meridianos não, usamos Greenwich por causa da imposição geopolítica do Reino Unido. Qualquer porção de terra à esquerda é oeste e para direita é leste. Os caras fazem os fusos horários da forma que lhes convém a Rússia tem 11 a China 1.

    6. Waldir Roque Maffei

      A visao da longitude não muda.... Greenwich è referência zero, até 180 para leste e para oeste....

  13. Haymone Neto

    Curioso pra saber como será o mapa-múndi do IBGE de Tuvalu

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      ITGE?

    2. Eder Marchi

      Dê um google no mapa-mundi do IBGE da Austrália e deleite-se

    3. José Davi

      Tomando aquele drink lá no kiribabi.

    4. ALEXANDRE CARDOSO

      Eu compraria um mapa-mundi centrado em Tuvalu. Penduraria no lugar da TV e passaria as tardes de folga olhando pra ele, meditando.

  14. Jocimar Bruno dos Santos

    Sensacional! Parabéns ao IBGE. "Brasil acima de tudo"! Rsrs. Perdeu, mané! Vê se não amola!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Uma frase interessante. É afinidade?

  15. FABRICIO DE AZEVEDO GUEDES

    “O centro”… não importa o que… importa quem… invariavelmente todos nós indivíduos nos colocamos no “centro”. Observe que para tudo e para todos. Estamos nessa condição para tudo: atenção emocional; atenção material; atenção … ; estamos sempre nos colocando para ser observado e reconhecido no “centro” . A cartografia de uma nação tem por obrigação se colocar no “Centro”. Ou seria diferente para outras nações. Para nós brasileiros estamos sim, no “centro”. Daqui olhamos o mundo ao redor.

    Responda
    1. max ribas

      Exatamente.

    2. Waldir Roque Maffei

      Perfeito. Escrevi acima também sobre isso....

  16. Anna Rodrigues

    Ficou lindo o mapa. O pessoal que tem complexo de inferioridade deve estar se sentindo meio desconfortável, mas é isso.

    Responda
  17. Cristiano Kock Vitta

    Bozoloides achavam que Musk era o centro do mundo.

    Responda
  18. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Todo Pernambucano sabe que Recife é o centro geodésico do planeta terra e que o Rio Capibaribe se une ao Rio Beberibe para formar a nascente do oceano atlântico ao Sul, tal como o Rio Mississipi é, este ultimo sozinho, a nascente do oceano atlântico ao norte.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Ótimo1

  19. ALEXANDRE CARDOSO

    O IBGE colocou a casa da Dona Onça no centro do mundo. Achei pedagógico, e também justo com a Dona Onça. #terrageoide

    Responda
  20. Ricardo Carvalho de Barros

    Como o planeta é redondo, qq país pode enfatizar sua representação no centro. Takeu pariu.

    Responda
  21. Ricardo Carvalho de Barros

    Como o planeta é redondo, qq país pode enfatizar sua representação no centro. Tadeu pariu.

    Responda
  22. Waldemar Stocco

    FolhaSP sem o que noticias, foca procurando pelo em ovo. Qual o problema em o ibge ter feito a imagen do mapa mundi com a America no centro, e claro o Brasil se mostra mais pois é grande? Haja sa-co pra entender cabeça de desocupado que opina até pq as gotas de chuva não sobem, kcta.

    Responda
    1. Alexandre Tavares

      Acho que você não viu que o Blog Hashtag traz ao jornal assuntos que em alta no Twitter. Mesma coisa de ir ler a revista Caras e ficar indignado pois o único assunto é fofocas.

  23. Jorge Rodrigues

    Representar o Brasil como centro do mundo é patético. No Brasil há muitas coisas que precisam ser evitadas pelos países que desejam uma vida minimamente digna para seus respectivos povos. Entre os grandes males do Brasil se tem: alto nível de pobreza, governantes populistas, ineptos, irresponsáveis e corruptos, suprema corte de "Justiça" que dá extrema proteção aos corruptos poderosos, estado hipertrofiado e extremamente ineficiente e total falta de perspectiva de melhora a curto prazo.

    Responda
    1. max ribas

      Patético é ser colonizado e desconhecer o fato que todos os países tem problemas. Isto sim é patético.

    2. Waldir Roque Maffei

      Somente os que não tem conhecimento de cartografia acham estranho. Uma projeção criada pelos europeus colocaram o Atlântico no centro do globo ou mapa. E ficou como referência. Então, não existe centro no mundo fixo. Ele é determinado pela visão do interessado

  24. Edson José Neves Júnior

    Obviamente, bozistas estão criticando. Para eles, esses patriotas patéticos com síndrome de vira-latas, o Brasil nem deveria aparecer no mapa, só os Estados Unidos já estava bom.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Terapia, camarada, terapia.

  25. Luiz Antônio I

    As viuvinhas do bozo entram em transe por qualquer cisco nos olhos. Mapa é uma ilustração gráfica construída a partir de um ponto de vista, pô! Já dizia Mercator.

    Responda
  26. LAFAYETTE COUTINHO MOREIRA

    Todos fazem isso, os que se respeitam, como a China. Usam a projeção Mercator? porque os mapas consagrados são projeção mercator, que era alemão, e ela deprime os trópicos REDUZINDO O TAMANHO dos países tropicais, e aumentando os de alta latitude. Assim Brasil e Congos aparecem MENORES do que são e em comparação com seus vizinhos austrais, como argentina - exaltada indevidamente e em comparação ao brasil, Austrália (igualmente aumentada em relação ao brasil) e outros escândalos dos mapas comuns.

    Responda
  27. Ivan Bastos

    Gostei. Há tantas formas de fazer um mapa, quem faz e não se aproveita disso é bur-ro. Por outro lado, segundo alguns mentecaptos, que rezam pelo "Brasil acima de tudo", o país deveria ser no polo norte.

    Responda
  28. Fabiana Menezes

    Tudo depende da posição, do referencial do observador. Imaginem alguém, fora da Terra, observando nosso planeta, exatamente quando o sol ilumina a América Latina? Aliás, nessa mesma observação, ela poderia estar de cabeça pra baixo. Há infos graves a serem tratadas pelos municípios, por exemplo, saindo dos dados do IBGE

    Responda
  29. Alexandre Assis

    É uma real não-crise. Discussão sem sentido. Queriam o quê? Um mapa com o Brasil no cantinho? Queremos um atlas escolar que posicione o Brasil no mundo. A ideia foi excelente, didaticamente, pois vemos as distâncias do Brasil a outros países de forma mais clara. E o mundo é redondo, não tem “centro”. O IBGE colocou o Brasil no centro do mapa, não do mundo.

    Responda
    1. Alexandre Swioklo

      No mapa tradicional, aquie que o meridiano 0 fica no centro, a Nova Zelândia fica no cantinho e é um pais desenvolvido. Penso que a posição no mapa não faz diferença para o que importa.

    2. Luiz Alberto Brettas

      Realmente, Assis, foi uma idéia simples e ótima!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.