Blogs #Hashtag > Nas redes, mapa-múndi do IBGE com Brasil no centro é 'lacração geográfica' para uns e 'ícone decolonial' para outros Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O mais bizarro é que se o movimento tivesse partido do Bozo, agora a rede estaria em ufanismo dizendo que finalmente um presidente patriota, valorizando a frase Brasil acima de tudo; e seria capaz de apostar que a esquerda não falaria absolutamente nada, pois faz sentido o pais apresentar aos seus estudantes uma perspectiva posicional do paÃs em que vivem. Hoje está bem claro quem são os mimizentos no paÃs; ou somente infantilidade mesmo que arranjam algum motivo pra criticar.
Muita gente a toa no mundo.
Apesar de não ser o maior dos nossos problemas, as representações cartográficas do mapa-múndi, que sempre são representações ideológicas, são importantes, sim.
Nossa! É motivo pra tanto? Mudaram continentes de lugar? Não tem nada mais relevante para discutir?
Oba! Obrigado, IBGE. Agora não somos mais vira-latas!
É pura ideologia de vira lata. Mapa é uma convenção para todo mundo saber ler e se situar e se guiar vendo a mesma imagem. Aà vem os ressentidos e mudam tudo e confundem mais ainda as cabeças dos nossos estudantes semi analfabetos. Ignorância é força!!!
A prova de que muda, sim, a perspectiva é que nunca houvera observado que o Brasil está no mesmo Meridiano que a Groenlândia. Bastou olhar o mapa pela segunda vez, com calma, e me surpreendi. Foi como ver o mapa da cidade que morei por décadas e descobrir algo completamente inusitado só porque o mapa era assim, com perspectiva simplificada. Agradeço
Está correto. Somos brasileiros e o mundo é redondo. Portanto o Brasil é, de fato, o centro do mundo para nós.
O brasileiro é, de fato, um povo submisso. IncrÃvel. Muito em razão da nossa mÃdia, como a FSP por exemplo, ser 100% pró-estrangeiro em detrimento do próprio paÃs. Daà o nosso povo, em grande parte subletrado, segue oq lhe mandam seguir. Qualquer busca no google e você vê que inúmeros paÃses têm mapas que os colocam no "centro". Mas ái do Brasil fazer isso!
E o Mauricio é o exemplo perfeito disso. Imagine o letramento de um ser desse. Deve adorar bater palma pro Mickey e tirar foto com o Pluto
Exatamente. O seu nome deveria ser Jupira, mas registraram Enzo! Uma clara demonstração de submissão aos estrangeirismos. Receba a minha solidariedade.
Segue receita de bolo de fubá. Neste horário, a censura da FSP permite.
Interessante, quando escrevem algum comentário que afronte a IA e claro também, interesses do jornal + papelão ! Claro, aprendeu e até ensinou com os anos de amor, com os ge?ne?rais.....
Vão ser acusados de preconceito. Não publicaram o mapa da terra plana, com os Estados Unidos no centro, para outra parte a população!
Somente os que não tem conhecimento de cartografia acham estranho. Uma projeção criada pelos europeus colocaram o Atlântico no centro do globo ou mapa. E ficou como referência. Então, não existe centro no mundo fixo. Ele é determinado pela visão do interessado. A China pode criar o mapa mundi como ela no centro, a partir da visão daquela nação. E não há nada de errado nisso. Assim poderá ser para qualquer paÃs. A não ser o muitos terraplanistas de plantão que não sabem nada.
Podiam aproveitar e explicar para o grande público que não existe apenas uma projeção cartográfica, Mercator é a mais famosa, temos Peters, Robison.
Não vi nenhuma razão para o IBGE fazer isso. Ou é para criar polêmica. Para o ensino fundamental e médio não tem diferença nenhuma (ou piora). O meridiano de Greenwich vai para a direita (ops).
Não dê importância, é só um Enzo.
Caro Enzo M.. Não seja gro s so. Vc não me conhece, nem sabe de minha formação e muito menos onde já trabalhei. Aprenda a conversar, ok?
IBGE é órgão de estatÃstica. Também desenvolve mapas em várias projeções cartográficas. Ou não sabia? Tudo normal...
Interessante. Os cavalos dos coronéis também são adestrados a ter uma visão desse tipo.
O paralelo do equador é imutável, mas meridianos não, usamos Greenwich por causa da imposição geopolÃtica do Reino Unido. Qualquer porção de terra à esquerda é oeste e para direita é leste. Os caras fazem os fusos horários da forma que lhes convém a Rússia tem 11 a China 1.
A visao da longitude não muda.... Greenwich è referência zero, até 180 para leste e para oeste....
Curioso pra saber como será o mapa-múndi do IBGE de Tuvalu
ITGE?
Dê um google no mapa-mundi do IBGE da Austrália e deleite-se
Tomando aquele drink lá no kiribabi.
Eu compraria um mapa-mundi centrado em Tuvalu. Penduraria no lugar da TV e passaria as tardes de folga olhando pra ele, meditando.
Sensacional! Parabéns ao IBGE. "Brasil acima de tudo"! Rsrs. Perdeu, mané! Vê se não amola!
Uma frase interessante. É afinidade?
“O centro”… não importa o queÂ… importa quemÂ… invariavelmente todos nós indivÃduos nos colocamos no “centro”. Observe que para tudo e para todos. Estamos nessa condição para tudo: atenção emocional; atenção material; atenção Â… ; estamos sempre nos colocando para ser observado e reconhecido no “centro” . A cartografia de uma nação tem por obrigação se colocar no “Centro”. Ou seria diferente para outras nações. Para nós brasileiros estamos sim, no “centro”. Daqui olhamos o mundo ao redor.
Exatamente.
Perfeito. Escrevi acima também sobre isso....
Ficou lindo o mapa. O pessoal que tem complexo de inferioridade deve estar se sentindo meio desconfortável, mas é isso.
Bozoloides achavam que Musk era o centro do mundo.
Todo Pernambucano sabe que Recife é o centro geodésico do planeta terra e que o Rio Capibaribe se une ao Rio Beberibe para formar a nascente do oceano atlântico ao Sul, tal como o Rio Mississipi é, este ultimo sozinho, a nascente do oceano atlântico ao norte.
Ótimo1
O IBGE colocou a casa da Dona Onça no centro do mundo. Achei pedagógico, e também justo com a Dona Onça. #terrageoide
Como o planeta é redondo, qq paÃs pode enfatizar sua representação no centro. Takeu pariu.
Como o planeta é redondo, qq paÃs pode enfatizar sua representação no centro. Tadeu pariu.
FolhaSP sem o que noticias, foca procurando pelo em ovo. Qual o problema em o ibge ter feito a imagen do mapa mundi com a America no centro, e claro o Brasil se mostra mais pois é grande? Haja sa-co pra entender cabeça de desocupado que opina até pq as gotas de chuva não sobem, kcta.
Acho que você não viu que o Blog Hashtag traz ao jornal assuntos que em alta no Twitter. Mesma coisa de ir ler a revista Caras e ficar indignado pois o único assunto é fofocas.
Representar o Brasil como centro do mundo é patético. No Brasil há muitas coisas que precisam ser evitadas pelos paÃses que desejam uma vida minimamente digna para seus respectivos povos. Entre os grandes males do Brasil se tem: alto nÃvel de pobreza, governantes populistas, ineptos, irresponsáveis e corruptos, suprema corte de "Justiça" que dá extrema proteção aos corruptos poderosos, estado hipertrofiado e extremamente ineficiente e total falta de perspectiva de melhora a curto prazo.
Patético é ser colonizado e desconhecer o fato que todos os paÃses tem problemas. Isto sim é patético.
Somente os que não tem conhecimento de cartografia acham estranho. Uma projeção criada pelos europeus colocaram o Atlântico no centro do globo ou mapa. E ficou como referência. Então, não existe centro no mundo fixo. Ele é determinado pela visão do interessado
Obviamente, bozistas estão criticando. Para eles, esses patriotas patéticos com sÃndrome de vira-latas, o Brasil nem deveria aparecer no mapa, só os Estados Unidos já estava bom.
Terapia, camarada, terapia.
As viuvinhas do bozo entram em transe por qualquer cisco nos olhos. Mapa é uma ilustração gráfica construÃda a partir de um ponto de vista, pô! Já dizia Mercator.
Todos fazem isso, os que se respeitam, como a China. Usam a projeção Mercator? porque os mapas consagrados são projeção mercator, que era alemão, e ela deprime os trópicos REDUZINDO O TAMANHO dos paÃses tropicais, e aumentando os de alta latitude. Assim Brasil e Congos aparecem MENORES do que são e em comparação com seus vizinhos austrais, como argentina - exaltada indevidamente e em comparação ao brasil, Austrália (igualmente aumentada em relação ao brasil) e outros escândalos dos mapas comuns.
Gostei. Há tantas formas de fazer um mapa, quem faz e não se aproveita disso é bur-ro. Por outro lado, segundo alguns mentecaptos, que rezam pelo "Brasil acima de tudo", o paÃs deveria ser no polo norte.
Tudo depende da posição, do referencial do observador. Imaginem alguém, fora da Terra, observando nosso planeta, exatamente quando o sol ilumina a América Latina? Aliás, nessa mesma observação, ela poderia estar de cabeça pra baixo. Há infos graves a serem tratadas pelos municÃpios, por exemplo, saindo dos dados do IBGE
É uma real não-crise. Discussão sem sentido. Queriam o quê? Um mapa com o Brasil no cantinho? Queremos um atlas escolar que posicione o Brasil no mundo. A ideia foi excelente, didaticamente, pois vemos as distâncias do Brasil a outros paÃses de forma mais clara. E o mundo é redondo, não tem “centro”. O IBGE colocou o Brasil no centro do mapa, não do mundo.
No mapa tradicional, aquie que o meridiano 0 fica no centro, a Nova Zelândia fica no cantinho e é um pais desenvolvido. Penso que a posição no mapa não faz diferença para o que importa.
Realmente, Assis, foi uma idéia simples e ótima!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs #Hashtag > Nas redes, mapa-múndi do IBGE com Brasil no centro é 'lacração geográfica' para uns e 'ícone decolonial' para outros Voltar
Comente este texto