-
Orasil coelho pina
Parabéns! A Anette sempre é muito feliz nas suas mensagens, mas a de hoje não condiz com a realidade do texto do escritor de se manter imparcial na questão árabe judaica: A imagem que ela mostra do árabe é de intolerância, diferente da do judeu!
-
José Cardoso
Os Balcãs levaram uns 100 anos para se estabilizar após o fim do império otomano no final do século 19. O importante é não deixar escalar a situação do oriente médio. Uma primeira guerra mundial foi o bastante.
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Só pq tentei analisar a ilustração da Annete como parcial e incoerente com o artigo do pai. Fui censurada. Estou nas masmorras da inquisição da f.
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Tentei comentar a ilustração, mas caí na "malha fina" da Foia. Talvez eu tenha viajado, mas há nítida discrepância entre os retratados. Um é alto, esbelto, com as mãos de boa, "superior". É o vizinho do artigo. O outro é atarracado com o dedo querendo silenciar o outro. É o inimigo. SNQ, né.
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Posso estar equivocada, mas achei a ilustração da Annete, acho que, talvez, filha ou parente do Hélio, bastante incoerente com o artigo em si. O árb na figura é mais baixo do que judeu e está numa postura mais ríspida com o dedo indicando querer silenciar o outro. A ilustração parece sugerir que o jd é superior e o "vizinho bonzinho" que quer paz e o ábe o "inimigo". SQN.
-
Bruno Dias
'Vizinhos'? É assim que se caracteriza um projeto colonial que deslocou e matou milhares de pessoas? É de um mau gosto obsceno. 'Equilibrado', faça-me o favor. Hélio, como sempre, um racista promovendo o trabalho de racistas.
-
Nilton Silva
O autor estudou bastante pra concluir o óbvio. É mais fácil o Mar Morto ressuscitar do que haver paz naquela parte do planeta.
-
antonio brito
Será que o Helium, um filósofo circuncisado, escolheu esse título com erro conceitual grosseiro? Árabe é uma cultura milenar, assim como a judaica ou chinesa. Já Is rael tem duas histórias: o povo escolhido que vive em toda parte e um movimento colonizador teocrático.
-
Vitor Gomes de Almeida
A guerra é culpa do jornalista kkkkk
-
Jorge Luiz
Sem falar que o autor é britânico. Londres parece hoje bem discreta e distante, mas todos sabem que foram os ingleses que plantaram essa "bomba geográfica" ali no oriente médio, em pleno território palestino..
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
"não passar pano para nenhum dos lados e tentar ser tão justo quanto possível com ambos. É pena que o jornalismo ... esteja se afastando dela, no afã de emitir sinalizações morais sobre tudo." Emitir sinalizações morais não é a questão principal. O que acontece é que mídias perceberam que dá mais dinheiro publicar o que a audiência quer ler/ouvir/ver do que informações verídicas.
-
José Eduardo de Oliveira
não irei ler porque não sei inglês, e não porque quem sugeriu é um jornalista, ou esse jornalista, como carimbou uma sicrana aqui. se ela não gosta do sujeito, então porque lê? para apedrejar ou alvejar? entendi.
-
Marcos Benassi
Poi Zé, Hélio, não melhorou mêmo. Provavelmente, de maneira mais geral, esses afetos negativos só tenderão a piorar. Quando vejo Bozolóide circulando lá fora, em papos com direitofrênicos de outros cantos, mindá boa revirada de estômago: o peçoau se mundializou, e isso não significa nada de bom pro planeta e seus habitantes.
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Se o mundo fosse feito de pessoas como você, não teria brigas. Obrigada.
-
José Roberto Pereira
Parece um culto, onde um J indica um livro de autor J para outro J. Eles vivem numa bolha linda de concordância, onde todos concordam que a única solução é exterminar até o último P.
-
MARIA BILCK
Não irei ler, por ser indicado por este jornalista. Já sei quem é culpado e vitima
-
agatangelo oliveira
Árabes e juwdeus não são inimigos. Árabes e Sionistas sim, são. O subtítulo está errado e reflete ainda ignorância de mts jornalistas do Brasil e do mundo sobre o conflito na Palestina.
-
Josue Oliveira
Mas sempre conviveram bem como a maioria do oriente médio. Quem em qualquer lugar do mundo aceitaria ter seu te rreno in va dido e depois ex pulso de sua moradia. Qualquer país que sofra isso, irá luta.
-
Filipe Esposito
Detalhe, árabes podem ser judeus, portanto o título do artigo é incoerente, soma-se a isto uma enorme generalização.
-
Simone Melnick
Exato. E o jornalismo hoje só ajudar a promover o ódio. Meu último mês de Folha de São Paulo. Cansei deste canal parcial, que só mostra um lado da história. E sempre foi assim. Chega a ser perigosa de tanto que desinforma. Obrigada pela dica. Quero ler.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.