Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo de Cardoso

    O Congresso exerce forte interferência na governança executiva do país. Basta acompanhar as dificuldades que tem o Executivo em aprovar seus projetos. As propostas apresentadas são retalhadas e o que resulta dessas ações impede de se censurar o projeto original. Este fato coloca em cheque as opiniões do comentarista. Seria ótimo, para comprovar sua tese, que se deixasse, pelo menos um projeto em sua essência proposta pelo autor.

    Responda
  2. José Cardoso

    9% do PIB, um trilhão de reais. Isso não vai dar certo.

    Responda
  3. Antônio João

    Ulalá, finalmente, freire é o primeiro (mas sempre apoiou os especialistas do mercado financeiro) a reconhecer: a alta taxa de juros é parte do problema, não da solução; que o Bacen foi o principal indutor de erros, primeiro nas taxas negativas de juros reais no final de 2021 e início de 2022; dopois elevou em demasia a Selic; agora, numa armadilha, não pode abaixá-la rapidamente, sob o risco de perder o controle e a autoridade.

    Responda
  4. Antonio Ivair Arrais

    Vou traduzir o que esse artigo quer dizer mas o autor não teve coragem de dizer; o governo Bolsonaro foi muito melhor que esse atual. Com pandemia e tudo! Qual estatal no governo Bolsonaro deu prejuízo? Me apontem uma pelo menos! Falta de aviso não foi!!!

    Responda
    1. Charles Costa

      Que estatal tá dando prejuízo? Você se refere a perda de valor de mercado da Petrobrás na bolsa de valores que sobe e desce por qualquer asneira sendo difundida pela grande mídia. O Negócio mais rentável do mundo é uma companhia petrolífera, o segundo é uma empresa petrolífera falida. E essa prosopopéia mais que ultrapassada do articulista sobre economía é realmente duro de aguentar, o Béaba da macroeconomia liberal para principiantes em economia. A dívida brasileira hoje não é um problema.

    2. Jose Souza

      Leia novamente. Sua conclusão está errada ou enviesada.

  5. Nilton Silva

    Contando com o fato de que economista adora errar previsão, podemos esperar que o Brasil vai nadar de braçada neste e nos próximos anos.

    Responda
  6. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Nilva, uma leitora como eu, considera que um leitor deve ter doutorado (eu até tenho), mas é necessário ter esse título para pensar? Deixe de ser boba, Nilva. Só de você estabelecer esse parâmetro para que alguém tenha o direito de postar no espaço de leitor, fica evidente que, você ou não tem doutorado ou, se tiver, ele não serve para você ser capaz de construir um raciocínio crítico válido. De todo modo, há gente muito inteligente com pouca sabença de papel passado. Esse não é seu caso, Nilva.

    Responda
  7. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Há uns idiotas desafiando-me, como se eu, leitor, com 400 toques tivesse como argumentar e a obrigação de fazê-lo. Não. Eu tenho capacidade de reflexão crítica e repito: VTF é medíocre em si; VTF é falacioso no que diz. Não carece de perder tempo construindo contra-argumentos. Qualquer um que tenha memória do que esse cara produz de banalidade entende que é um pau-mandado dos editores provincianos da Folha. É um medíocre.

    Responda
  8. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Vamos abaixar os juros. Muito.

    Responda
  9. Reinaldo da Silva

    Só cabe uma palavra para tudo que o Vinícios escreve: irrelevância. Algumas de suas matérias, como esta, são anunciadas por manchetes sensacionalistas, que visam causar impacto, mas são cópias grosseiras de títulos de filmes e de livros, cujo conteúdo é insignificante. Em algum concurso de manchetes jornalísticas (se é que isso pode ser chamado de jornalismo), certamente ele estaria classificado ao prêmio Oscar de notícias Irrelevantes. Não é muita coisa no jornalismo atual praticado pela Folha

    Responda
    1. Reinaldo da Silva

      Caro Hernandez, o comentário que fiz do Pondé veio parar neste espaço. Talvez a Folha explique o porque. Abs.

    2. Reinaldo da Silva

      Caro Hernandez, desconheço o que você considera "análise". Não é brincadeira. O conceito de análise diz respeito ao desenvolvimento de uma ideia, que apresenta uma lógica com argumentos e desdobramentos que possam ser avaliados. Pondé nunca fez isso. Ele apresenta o pacote pronto. Se você engolir o que ele escreve passa a ser servidor, admirador ou seguidor. Ele não apresenta nenhuma análise. Por isso você o defende, porque absolveu os pacote do Pondé. Não sou e nunca fui petista. Abs.

    3. Hernandez Piras

      Quem finge não saber a diferença entre paródia e "cópia grosseira", só está buscando um pretexto fácil para criticar o colunista. Se ele fosse mesmo irrelevante, não se reuniria aqui todos os dias um cortejo de petistas furiosos para espinafrá-lo. Além, o colunista faz analises, não veicula notícias. Talvez, seu desconhecimento não seja fingido, afinal de contas!

  10. Emerson Luis de Moraes

    O que o missivista orientar ou prever, vou para a direção oposta. Fiz isso em 2023 e deu certo.

    Responda
  11. José Augusto Bernabé

    É, o "Sistema" tem um pepinasso pra resolver, por medo que o Bolsonaro virasse um Getúlio Vargas optou por um golpe técnico nas últimas eleições elegendo o PT imaginando que o custo seria pequeno para o Brasil, hoje se mostra totalmente o contrário e parece que a única saída será outro golpe técnico, o do Impeachment.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Não acho tenha maior indicativo da deficiência de um artigo do que a colaboração de Bernabé. Os colunistas tem medo de que Bernabé escreva concordando.

  12. Igor Cornelsen

    Para se saber o que Lula 3 vai fazer basta olhar o que o petismo fez após o pagamento da dívida do FMI no início do século, que nos obrigava a poupar 3 % do PIB todos os anos. A situação vai se deteriorar quando as agências de rating começarem a olhar os números e deixarem de acreditar que as contas públicas estão equilibradas e começarem a mostrar a deterioração do risco Brasil aos investidores.

    Responda
  13. Antonio Silva

    Seria bem mais simples se o colunista explicasse que esse 6,4 de juro real , é a taxa de pedágio do andar de cima, estabelecido por órgão independente como diz a regra, sem desconsiderar certas preocupações, há excesso de verborragia a cada coluna simplesmente exaurindo o assinante. Menos por favor.

    Responda
  14. Dario Lima

    Resumo, no capitalismo, se trabalha para que os Reis = banqueiros, preserve esse reinado eterno e hereditário em nome de Deus

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Há muitos países capitalistas com taxas de juros baixíssimas, até negativas. E são exatamente as nações onde é maior a igualdade e o bem-estar social. O que não existe é "socialismo" que combine as duas coisas.

  15. Amarildo Caetano

    A previsão desses economistas é igual horóscopo, dificilmente acertam .

    Responda
  16. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Pt fazendo o q sabe de melhor .. quebrar o País, distribuindo dinheiro para seus qua dr ilhei ros .

    Responda
    1. Dario Lima

      O Mito vai voltar com Malafaia e Jesus, com democracia militar, tortura e assassinato

  17. Carlos Jardim

    Depois do neto?Inflação será a opção mais provável.

    Responda
  18. renato mocellin

    A inflação está baixa, o PIB vai crescer mais do que está previsto pelo "deus mercado", a taxa de desemprego está em baixa, a renda média dos salários está aumentando... Caiam na real!

    Responda
  19. Joao Batista

    Vinicius Torres consegue fazer mais um artigo sem crítica alguma ao Lula, sempre poupado por ele. É incapaz de dizer uma linha sobre os gastos de viagens intermináveis de dinheiro público do Lula e da Janja. Embrulha o estomago tanta passada de pano

    Responda
    1. Dario Lima

      O Mito vai voltar com Malafaia e Jesus, democracia militar, tortura e assassinato, principalmente com mais acúmulo de ignorância pra bolsonarista, como bolsonarista tem aversão a leitura, vc concluiu que o problema do Brasil são as viagens, o dinheiro público que vai pros banqueiros por ano, paga as viagens dos presidentes por 100 anos.

    2. Nelson Santos

      Lula viaja porque é convidado. Diferente do BozoNero, que todos evitavam

    3. Nelson Santos

      A maior parte do gasto público é composta de despesas obrigatórias. Previdência vai ficar cada vez mais deficitária com o envelhecimento da população e com menor número de carteiras assinadas, devido a uberizacao do trabalho. O autor trata dos juros que não baixaram junto com a inflação, outra despesa enorme.

  20. Pedro Luis S C Rodrigues

    Interessante ver o processo do choque de realidade do colunista. Incrível como alguém há tanto tempo na posição conseguiu acreditar em algo muito diferente disso

    Responda
  21. Bruno Andreoni

    Caramba, esses comentários são muito doidos! Isso de o governo jorrar dinheiro na economia na esperança de que cause um crescimento que equilibre as contas foi tentado pela Dilma, com os resultados que se conhece! Vão fazer de novo, e quem for contra é um vil neoliberal!

    Responda
  22. Gilberto Rosa

    Pra quem não aguenta mais papo-furado de funcionário de banqueiro bilionário, parasita de juros, e quer ler um artigo sério, sobre o roubo de 3 trilhões em juros que ocorre todo ano no Brasil, nosso maior problema, recomendo ler o artigo do professor Dowbor, A farsa do déficit, saiu no Lemonde diplomatique.

    Responda
  23. Gilberto Rosa

    Em épocas recessiva o estado abre torneira para fomentar economia, impostos virão para compensar, básico de Keynes. Importante que a dívida seja na moeda do país, o que Lula bem resolveu. Vicius deve ter faltado essa aula pra ir no Mises ter aula com o tchutchuca Guedes Pinochet sobre austeridade para pobres e paraíso para ricos.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Piras, qual parte do " em épocas recessivas" tu não entendeu para achar que se tratava de permanente? Não esquece do custo dos juros parasitários, outro fator que é único no Brasil. Se quiseres, podes copiar a wikipédia inteira do Keynes aqui.

    2. Hernandez Piras

      Uma política anticíclica, segundo Keynes, implica aumentar gastos durante os períodos recessivos e contê-los durante as fases de expansão (inclusive para não aumentar pressões inflacionárias, que tendem a ser maiores durante estes períodos). Keynes nunca pregou aumento permanente de gastos públicos. Ao que parece, foi você que dormiu neste ponto da aula.

    3. Hernandez Piras

      O problema é que, segundo você mesmo repete todos os dias, o Brasil não está em recessão. E, para uma economia em crescimento, um déficit nominal em torno de 9% do PIB não tem justificativa alguma. E como dizer que o aumento das receitas compensará o aumento de gastos quando os fatos tem demonstrado que o acréscimo de receita tem sido muito inferior ao das despesas?

    4. Gilberto Rosa

      Por sinal, austeridade é um termo moral e não um termo de origem econômica. Um termo farsesco, que distorce a função do estado, que tem a responsabilidade social.

    5. Gilberto Rosa

      Rui, não é simplesmente se endividar, mas com o que se endividar, não com armas e guerras como Eua. Austeridade já está mais do que provado que é ineficiente, serve ao grande capital, ao aumentar desemprego e baratear a mão de obra, ao mesmo tempo em que repassa os bens do estado a iniciativa privada por bananas e joias, para depois cobrar mais e entregar menos ao povo.

    6. Rui Furtado

      Mas nao isso que os governos militares fizeram, se endividaram ate nao poder mais e entao quebraram? Entao qualquer pais que se endivida muito deve crescer muito (como os EUA)? A arecadacao sempre recai sobre os pobres e aumentos de impostos severos sobre os ricos nao aliviam os pobres se o governo perder controle da divida. Um estado robusto pode realmente fomentar a economia mas sempre de olho nos efeitos futuros deste investimento, a pandemia mostrou o quao limitado este recurso é.

    7. Gilberto Rosa

      Bruno, se algum calunista te disse que economia de estado era mesma coisa que economia domestica, te fez de bobo, ou não sabe nada como Vicius. Uma dona de casa não emite moeda e não define quanto ganha, governo define impostos e emite dívidas e juros. Gasto da dona de casa não afeta a renda, gasto do governo aumenta arrecadação de impostos. Você não tem obrigação de saber isto, Vicius tinha.

    8. Bruno Andreoni

      It's Dilma all over again! Com gente defendendo. Por que não fechou seu comentário com "gasto é vida"?

  24. Gilberto Rosa

    Impressionante, até dona de casa não acredita no Vicius negativitus. França, EUA, Alemanha, Italia, Espanha possuem percentual maior de dívida PIB que Brasil. Imagina um Vicius escrevendo coluna no Japão com mais de 200por cento de dívida sobre o PIB. Papo furadésimo.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Nenhum destes países tem hoje um déficit nominal que passa dos 9% do PIB. Além disso, os EUA têm o privilégio de emitir a moeda mundial, o que não é o caso do Brasil, que também não é protegido por uma moeda forte como o euro, nem tem parte de sua dívida protegida por eurobônus. Quanto ao Japão, veja a taxa de poupança deste país e a compare com o Brasil. Para quem sempre fala em "mentes simples", você simplifica demais as questões.

    2. Gilberto Rosa

      Sim Paulo, no Japão não tem uma elite parasitária rentista e seus jagunços tentando justificar, como no Brasil.

    3. Paulo César de Oliveira

      Juros no Japão são muito baixos. O problema eh a combinação de dívida alta, juros altos e ausência de superávit, favorecendo aumento dessa dívida

  25. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    O que comentar de um texto como este? Inacreditável.

    Responda
  26. DIRCE BUZATO

    Quebrar o país!

    Responda
  27. Manoel Cardoso

    Sou mais Lula de novo.

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Com a força do povo Lula 2026

    2. neli faria

      Espere sentando, ele não será candidato .

  28. BRAULIO S ALVES FERNAN

    E o mais importante: não existe mediocridade maior do que os textos de VTF.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Há uns idiotas desafiando-me, como se eu, leitor, com 400 toques tivesse como argumentar e a obrigação de fazê-lo. Não. Eu tenho capacidade de reflexão crítica e repito: VTF é medíocre em si; VTF é falacioso no que diz. Não carece de perder tempo construindo contra-argumentos. Qualquer um que tenha memória do que esse cara produz de banalidade entende que é um pau-mandado dos editores provincianos da Folha.

    2. Gilberto Rosa

      Se alguém não está bem provido da lógica em economia, nenhuma obrigacão, e só acredita em diploma e título, sugiro ler: Taxa de juros no Brasil é ‘chocante’ e mataria qualquer economia, diz Stiglitz, vencedor do Nobel de economia.

    3. Gilberto Rosa

      Não precisa ser um gênio para concordar com Braulio, basta ver todos os erros de prognósticos do Vicius em 23, já aparecendo também em 24.

    4. Gilberto Rosa

      Braulio, com todo respeito, discordo de você, o Pondé consegue ser pior, mas se tiver falando só de economia, tudo bem, concordo.

    5. Alexandre Machado Kleis

      Tenho curiosidade também em ouvir tuas abalizadas opiniões.

    6. NILVA MARIA DE JESUS

      Braulio, faça uma análise da situação em que o país se encontra. Vou adorar ler.

    7. NILVA MARIA DE JESUS

      Onde mesmo você fez doutorado? Gostaria muito de conhecer a sua produção (livros, artigos, trabalhos relevantes) como economista. Adoraria.

    8. Dalton Matzenbacher Chicon

      A dor da verdade é implacável. Mate-se o mensageiro.

  29. Alexandre Cunha

    Trilhões de dólares entram no mercado global, só no pagamento de juros, esta bolha vai explodir.

    Responda
  30. Mauricio de Oliveira e Silva

    VFT, a sua coluna continua desonesta. Desonesta porque você só mostra a política econômica ditada pela Escola Neoliberal de Chicago, sem ouvir o lado da Economia Progressista. Os EUA tem indicadores da divida pública bem piores do que os do Brasil e ninguém toca o terror por isso. O problema VFT é que vocês do Liberalismo imagina que a economia de um país deve ser tratada como a economia doméstica, de uma casa. Não é, porque as despesas de um pais geram impactos diferente do gasto de uma famíla

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim Maurício, imagina se no Japão com dívida maior que 200pocento do PIB, existisse um vicius negativoto.

    2. Dirceu Hernandes

      Mas vc quer comparar a economia americana, moeda com credibilidade? Quais títulos de governo os investidores internacionais preferem? Do. Brasil ou EUA.?

    3. Alexandre Cunha

      O que mais se fala é até quando os estados unidos aguentarão. A bolha do pagamento dos juros no mundo, provoca uma expansão monetária que uma hora explode.

  31. Alexandre Cunha

    A falta de criatividade deste governo é imperdoável. Já dei mais de mil ideias aqui, mas a intolerância e a cabeça em pé, não olham. Vendam reservas.

    Responda
  32. Alexandre Cunha

    Haddad chame o Guedes

    Responda
    1. Claudio Alves

      Chamar para ele explicar como se ganha dinheiro com OFFSHORE?

  33. PAULO CURY

    o que lula dirá? O de sempre, que o colunista não gosta dele

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Dirá, olha os resultados estp.! Por sinal, Vicius Negativitus errou feio todas previsões em 23, errou feio. Muita gente já está utilizando Vicius como orientação, se ele apontar algo, é pro outro lado, sem erro.

  34. neli faria

    E o Brasil continuará a ser o Eterno Subdesenvolvimento. Quem manda é o Centrão, desde a Redemocratização.

    Responda
    1. neli faria

      Sou sim, Gilberto, muito humilde. Vivo franciscanamente e sugo um lema, não sei de quem foi o autor: é difícil ser humilde quando se é brilhante.

    2. Gilberto Rosa

      Obrigado pela confirmação Neli, entre as suas características, não poderia deixar de mencionar a humildade : )

    3. neli faria

      Gilberto: a Folha estava mandando quando escrevia gado para moderação, então, graças a Santa Tecla, descobri no abençoado google o que diz gado em inglês, na gíria. Não preciso parecer culta: sou culta. Leio muito, livros, de todas as tendências, quando dá alguns jornais pela internet, inclusive estrangeiros. Latim? Para relembrar: Nihil tam simile quam Bolsonarium et Lulism pecus!

    4. Gilberto Rosa

      Aff, falar o que para uma pessoa que usa bovino no texto e palavras em inglês para parecer culta, menos pior que desistiu do latim.

    5. neli faria

      Sr. Gilberto,golpista foi quem ungiu a técnica invés de alguém experiente do ParTido como Marta, Benedita, Tarso, Olívio, Vianna. Qualquer um deles iria apagar seu suposto brilho.Golpista é aquele que só pensa em si mesmo, em seu projeto pessoal de poder, elegeu o capetão em dezoito e o seu filhote com o mesmo candidato. Golpista é quem torra dinheiro público em propaganda autopromocional para iludir o red snowflaque. E aplaudem porque bovino não pensa.

    6. Gilberto Rosa

      Quem manda, é quem manda no centrão e nos jagunços da nossa grande mídia, nossa velha, bilionária, parasitária e golpista elite do atraso.

  35. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Lula já perdeu. Um congresso de fascistas, proto-fascistas, milicianos, corruptos de toda ordem estimulados pelo ressentimento dos que perderam e pela imprensa ávida de uma terceira via (tarcisista ou caiadista, ou zemista) já ganhou a parada. Lula já caiu. O governo progressista, mesmo que de coalizão, é inviável bete país reacionário. Junto com Lula cairá o STF - não sem a morte de um ou dois ministros.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Quem já perdeu é a vertente autoritário-populista da esquerda, que não difere muito do bolsonarismo. Se Lula mantiver o sangue frio e ouvir mais Haddad do que Gleise Hoffmann e outros dinossauros, ele ainda tem possibilidades de fazer um governo bastante satisfatório.

    2. José Bueno

      O país é grande demais para ser identificado como reacionário; a direita, e agora a extrema-direita, é que está sendo muito mais organizada e financiada que os os partidos progressistas. O povo, em boa parte, está votando enganado, contra seu interesse, controlado habilidosamente pelas bolhas das redes sociais, sem sequer ter acesso a uma competente ação de contra desinformação.

    3. Mauricio de Oliveira e Silva

      Barulho, você puxou uma pesada, hein? Para dizer que Lula (!) e o STF (?) cairão só pensando assim.

    4. neli faria

      Nem minha vidente dava umas previsões sombrias como essas.

    5. BRAULIO S ALVES FERNAN

      E dá-lhe Musk. O aliado da internacional extrema-direitista.

  36. José Freitas

    A incapacidade desse governo de resolver os graves problemas nacionais, tão bem explicada por um jornalista apoiador do retorno de Lula ao Poder, mostra o desespero que tomou conta dessa turma de "influenciadores" ante a iminência do desastre que ajudaram a construir. Para eles vale a pena ler essa frase:e refletir: " Estudos mostram que, falar a frase EU AVISEI, aumenta em 78% a raiva de quem fez a burrada de fazer o L "

    Responda
    1. luiz fonseca

      Quem fez o L pelo menos não votou em ladrão barato de joias e promotor de rachadinhas, amigo de torturador, de miliciano, negacionista da ciência e além de tudo isso, incompetente.