Opinião > Censura promovida por Moraes tem de acabar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

  1. neli faria

    O erro do Ministro Moraes foi ter respondido ao Riquinho e tê-lo colocado no inquérito da Fake news. O Ministro foi muito mal assessorado. Deveria ter se calado. Na primeira medida do Riquinho, tomasse as devidas providências. Falar? Não se enquadra em nenhum tipo penal. Se o X descumprir medidas judiciais, aí sim.

    Responda
  2. Daniel Barbosa

    Tramar golpe de Estado é liberdade de expressão? E por que nem os logaritmos da Folha me deixam expressar livremente o que penso e sinto neste espaço? Ora, pois!

    Responda
    1. neli faria

      A Folha manda para moderação e depois publica. Triste é a denúncia que leitor faz quando não gosta de algo e a Folha tira . Dias atrás, escrevi uma frase em latim , alguém denunciou e a folha tirou. Nada tinha contra ninguém a frase.

    2. Daniel Barbosa

      Algoritmos em vez de logaritmos - troquei as letras na digitação. Mas é isso, né? Faça o que digo, não faça o que faço. Não é sobre liberdade de expressão, é sobre articulação de golpe de Estado e outros crimes com investigação sob sigilo. Articulação política que envolve os grandes aliados bilionários da extrema-direita, como o k. nalha dono do X. Ah, acabei de usar um truquezinho para enganar o algoritmo da folha. Vamos ver se dá certo.

  3. SERGIO DIAS CANELLA

    A Folha de S.Paulo parace entender que passada a tentativa de golpe, passado o 08 de janeiro, passamos a viver no mais normal dos mundos. Passado o 08 de janeiro aqueles que atentaram contra a democracia largaram seus mais íntimos desejos e viraram democratas convictos. Há anos li A SOCIEDADE ABERTA E SEUS INIMIGOS, de Karl Popper. E numa nota ele traça um limite afirmando não se poder ser tolerante com os intolerantes. Será que a FOLHA está apenas sendo ingénua?

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Não é ingenuidade, é defesa de interesses, posicionamento muito bem pensado dos donos da Folha.

  4. Henrique Marinho

    O Brasil está começando a entender o wokismo totalitário de tirantes babões.

    Responda
  5. Nilson Matias

    Nem mesmo o direito à vida (o mais essencial dos direitos) é absoluto, quanto mais a liberdade de expressão, principalmente quando é utilizada como biombo para a prática de crimes. Editorial absurdo, que, embora confessando desconhecer os fundamentos, crítica as decisões judiciais.

    Responda
  6. Matheus Battistoni

    Essa história lembra a peça Calabar que foi censurada clandestinamente, sendo proibido denunciar a censura. Nem em ano eleitoral se admite censura. As redes sociais dão direito de resposta imediato a quem for caluniado. O Supremo vai acabar proibindo os livros do Freud por homofobia, Os Sertões por racismo, Nabokov por pedofilia, etc. É simplesmente ridículo.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Mais do que isso, é grotesco.

  7. José Sovierzoski

    TODOS aqueles que criticam a folha, ou atacam Bozominions aqui, fazem porque tem o direito de se expressar, mas se pensar diferente dos canhotos mimadinhos, ficam pistola e querem censurar. Só não esqueçam, um espectro político não governa para sempre e se forem perseguidos, como hoje perseguem, não reclamem, lembrem da postura de vocês hoje.

    Responda
  8. Pedro Piedade

    Excelente editorial

    Responda
  9. Jove Bernardes

    Uai, dona Folha, a senhora defende liberdade de expressão no editorial e me censura na seção de comentários do próprio editorial? Vá pro Inferno com tamanha hipocrisia!

    Responda
  10. Deborah Teixeira

    Mas de quais contas está se falando? É pq a folha considera censura? Esse é o problema desses artigos: é isso q digo e pronto! Acredite e pronto! Não é possível q seja só pra agradar o Musk!

    Responda
    1. Erick Oliveira

      Considera censura, pq de fato algumas medidas se configuram como censura! se vc impede alguém de dizer algo (antes de dizer ou saber o que vai ser dito), que nome vc daria a isso? Retirada de conteúdos após publicados e submetidos ao escrutínio do judiciário e configurando crime ou potencial crime, aí sou totalmente de acordo! Mas como definir que “serᔠpraticado algum tipo de crime? Existe investigação prévia sobre o conteúdo que será publicado? Tal qual existia na ditadura militar?

  11. Gabriel Henrique Pereira

    Como é curioso esse blá blá blá da Folha sobre a letra fria da lei neste caso do Alexandre de Moraes, mas quando se tratava da Lava Jato e suas arbitrariedades, a Folha e toda a imprensa, como o Estadão que parece ter copiado e colado este editorial da Folha, eram tão indulgentes. A Lava Jato seguiu um rito completamente fora da legalidade e era, ainda é, aplaudida por este jornal

    Responda
  12. LUIZ GUSTAVO AMORIM

    Ao editorialista com carinho: quais os exemplos que atestam os abusos? Vejo desfilar artigo atrás de artigo e ainda não conheço um caso de alguém que não estivesse a incentivar um golpe de estado, ameaças à Ministros do Supremo e e por ai vai. Como muito bem pontuou o Celso no Foro de Teresina, liberdade de expressão não é liberdade de incitação.

    Responda
  13. PEDRO Rezende

    Veja como a liberdade de expressão deve prevalecer sempre, vários leitores usan este espaço para protestar contra a folha, que é quem nós consede este mesmo espaço

    Responda
    1. Denise Ambrosi

      Acabei de ser censurada 3 x pela folha. O motivo está abaixo

    2. Denise Ambrosi

      Folha vc não tem vergonha de me censurar , apenas pq escrevi I s ra el?

    3. Denise Ambrosi

      Sou sempre impedida de fazer meu comentário principalmente pq não concordo com israel, coisa q visivelmente desagrada a Folha Agora mesmo tentei enviar e eles não permitiram, foi pra moderação

    4. wanderley dantas

      Fiz 2 comentários hoje na folha(referente a Israel) e todos foram objeto de analise (moderação como dizem). O comportamento da FSP não difere muito do STF, guardadas as especificidades

    5. Galdino Formiga

      Esqueceu a moderação (censura) do jornal.

  14. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

    O que tem que acabar é essa pouca vergonha que tem se abatido nesse conceituado e falido jornal...

    Responda
  15. PEDRO Rezende

    Este embate entre Moraes e Musk foi realmente desnecessário o ministro deveria se colocar acima destas pequenas coisas,

    Responda
  16. Marcelo Godoy

    A folha censura comentários? Simmm! A Carta Magna garante total liberdade de expressão? Simmm! Cidadãos tem tido tal direito negligenciado? Simmm! Se as pessoas que entendem de direito acham que a liberdade não deve ser total, então mude-se a constituição, mas não a contrariem!

    Responda
  17. FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA

    Primeiro calaram os bolsominions, mas eu não sou bolsominion. Depois...

    Responda
  18. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    A lei vc é para todos

    Responda
  19. FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA

    Concordo dom a folha. E quando for do outro lado?

    Responda
  20. Alexandre Rodrigues

    Editorial cara de pau, censuram os comentários dos leitores e vem aqui criticar censura?, e de cair o C da B..a. quando vcs pararem de censurar comentários nas notícias, talvez tenha moral pra criticar censura alheia.

    Responda
  21. antonio jordao

    Acho que o editorial está correto.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Corretíssimo.

  22. RILDO GOMES CARVALHO

    Que editorial lamentável D. Folha. Passando pano para gente que só quer servir-se da democracia para destruí-la. Fazendo eco ao coro dos golpistas. Que triste ver um jornal degradar-se assim.

    Responda
  23. Daniel Vitorazzi

    Tá bom, Folha. Espero não ser mais censurado por vocês ao fazer meus comentários sobre conflitos no Oriente Médio. Isto ocorreu várias vezes nos últimos meses. Ah, claro, esqueci. O dono do veículo de comunicação pode censurar...aí não tem problema.

    Responda
  24. Valdomiro Dos Santos

    Há um equívoco enorme Não se trata de sensura, mas de moralização no uso das redes. Não é um território livre, onde se promove ameaças; apologia a nazismo, racismo, mentiras; e todas demais situações que colocan em risco a vida. Depois que uma vida é perdida devido a uma fake News, não adianta desculpas Muito infeliz essa matéria da fsp.

    Responda
    1. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA

      Moralização é típico da direita

    3. Adalberto Otaviano Luciano

      Acorda. Então, combate-se "apologia ao nazismo" com métodos nazistas?

  25. Clemens A F Schrage

    A Folha está dizendo que você deve ter a liberdade de cometer dezenas ou centenas de crimes diariamente. O crime organizado também deveria ter esse privilégio.

    Responda
  26. Tadêu Santos

    Pelo contrário, sou a favor de exprimir aquilo em que acredito, por uma questão de ética, tanto é que "discordo do que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo”, disse Voltaire, porém não diga bobagens mentirosas que ñ saberei contestar ou contrapor! A liberdade de expressão é usada de todas as formas possíveis como arma da ultradireita para atacar. Liberdade de Expressão é o que todos nós devemos defender, porém sem ultrapassar limites, pois nada é absoluto!!!

    Responda
  27. Emilio Bazzani

    A reação do senhor X serviu para muitos sabem que o Xandão esta errado e podemos reclamar. Limites para esse cara!!

    Responda
  28. Edimilson Volpe

    "Diga-me com quem tu andas..."

    Responda
  29. Evando de Abreu

    Até que enfim vocês estão se manifestando. Estamos em uma democrático trans, ou seja, uma ditadura que se sente democracia.

    Responda
  30. Maria Ines Polotto

    Vida longa ao Xandão!

    Responda
    1. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

      Que perdure até a extinção do bolsonarismo..

  31. Airton Sérgio de Assis

    Nenhum espanto com o editorial de um jornal que emprestou suas kombis para sequestro de brasileiros pelo regime militar. Uma vez golpista, sempre golpista. É da sua natureza.

    Responda
  32. Antônio João da da Silva

    Finalmente FSP abre seu apoio explícito ao bolsonarismo, se vale como sempre de argumentos infantis para uma defesa poliano de liberdades. Clama pela Primeira Emenda, como Musk, se esqueceu o reiterado ataque ao STF, quando Augusto Aras, ficou inerte, mais potente como advogado de bolsonaro, que PGR. Se não fosse a firme atuação do Ministro Alexandre de Moraes, hoje, estaríamos numa dita-dura militar.

    Responda
  33. Luís Cruz

    A fsp finge não entender como funciona a guerrilha extremista nas redes. Que pena.

    Responda
  34. PAULO AMARO MARTINS

    Militares e Folha não nos deixam ter duvidas: uma vez golpista sempre golpistas. Lamentável!!!!

    Responda
  35. Jose Roberto X de Oliveira

    Fico cá pensando se a liberdade de expressão abrange propagar ideias muito similares ao nazifascismo ou ideias mentirosas para desacreditar as pessoas do processo eleitoral. A mentira choca e gera engajamento pelo algoritmo a espalhando . A verdade fica solitária e sem engajamento. Pelo menos colar um selo de informação falsa nos vídeos dos falsos patriotas da extrema-direita e direita alinhada por vários dias e obrigar o algoritmo a entregar as mesmas pessoas que receberam as mentiras deles.

    Responda
  36. Gilvan Cavalcanti de Melo

    A fsp optou por flertar com a extrema direita. Muito perigoso para o futuro da democracia e do próprio jornal.

    Responda
  37. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    Não se espantem se o próximo editorial for de apoio ao golpe.

    Responda
  38. WALTER TRAVASSOS

    Que editorial, hein fsp!? Foi feito sob medida para agradar e estimular a boiada dos bozoloides. O que está faltando folha, para admitir logo que está a serviço da extrema direita???

    Responda
  39. JORGE CESAR BRUNO

    Editorial desonesto, tendencioso e mal intencionado!! Não está sendo publicado agora por acaso!! Fato!! Deplorável!!

    Responda
  40. JORGE CESAR BRUNO

    A FSP vergonhosamente se aliando ao Bolsonarismo e o esgoto das milícias digitais!!" Caiu a máscara! Muito oportuno esse editorial, depois dos ataques do Elon Musk e os extremistas!! Devem estar com saudades das ofensas diárias do Bolsonaro!! Lamentável!! Sera que vao também defender o direito dos nazistas se manifestarem contra Israel??

    Responda
  41. Amarildo Caetano

    Não se pode confundir liberdade de expressão, com liberdade de propagar mentiras como fazem os extremistas

    Responda
  42. FERNANDO HENRIQUE DE ALMEIDA SOUZA

    Se um ministro do STF tem que conter os abusos ao direito de expressão isso ocorre porque todos os outros meios de contenção institucional falharam: falhou a Comissão de Ética da Presidência da República, o Congresso que não responsabilizou o Presidente que estimulou um golpe de Estado e o PGR que não o denunciou, os provedores de internet que silenciaram por anos sobre os abusos de alguns usuários. Se o golpe tivesse ocorrido aí sim haveria censura, e não teríamos Judiciário e imprensa livre

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      e o mais omisso de todos, a PGR, que deveria cumprir seu papel, mas Augusto Aras preferiu exercer o papel de advogado de bolsonaro e do bolsonarismo.

  43. Alexandre Borgir Morais

    Vivemos tempos duríssimos, a extrema direita hoje é INTERNACIONAL,bem financiada,organizada,apoiada por governos autoritários e donos de Big techs. Xandão entendeu a defesa pela DEMOCRACIA, a folha finge não entender. Sem tolerância para intolerantes

    Responda
  44. Paulo Silva Barbosa

    Cruzes ! Pelo que se vê nas redes socias, um monte de fake news, onde na área da saúde é vilipendiada e criticam a ciência em detrimento de "curas milagrosas " e curam tudo , onde as ameaças verbais e até físicas se manifestam , onde os xingamentos gratuitos são praticados sem nenhum escrúpulo entre outras barbaridades e a FSP apoia ? Credo ! Lembrei de Maquiavel : "O fim justifica os meios.".

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      A FSP deve estar apoiando os que atacaram as vacinas e produziram 700 mil mortes!! Lamentável

  45. João Paulo Zizas

    O editorial é preciso nas ponderações tocantes aos desmandos do ministro Alexandre de Moraes, um sujeito maculador do seu cargo por gostar de promover ataques cada vez mais flagrantes à Constituição Federal. Defendê-la seria a obrigação deste magistrado, mas ele prefere vilipendiá-la. No entanto, o texto se torna tendencioso e capcioso quando passa a atacar os bolsonaristas. É importante observar que, malgrado algumas intemperanças pontuais, a postura deles costuma ser bastante positiva.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Os mesmos que fizeram Sérgio Moro, travestido de super homem !! Indignação seletiva??

  46. Alexandre Machado Kleis

    Há meses digo que alguém tem de segurar o Xandão. O homem gosta de ser xerife e a turma que acha que os fins justificam os meios, sem ler o texto do editorial, critica a posição correta da Folha. Vamos pensar grande. Este superpoder que Xandão se autoconcedeu tem de acabar.

    Responda
    1. Mario Martins

      Tem Alexandre que não vale o que come

  47. Arthur Bagatini

    Folha, apoio irrestrito ao fascismo e a ditadura.

    Responda
    1. Arthur Bagatini

      Basta lembrar que viaturas da Folha foram utilizadas para transportar prisioneiros da ditadura para serem torturados.

  48. Mauro Maia de Souza

    Folha apoia golpe contra democracia....uma mentira muito séria e faz um estrago enorme... FSP publicaria???

    Responda
  49. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Depois de apanhar muito, você, talvez. arrume um hospital para se curar e o agressor, talvez, vá para a cadeia. A eleição acabou a dezessete meses, mas as barbaridades em redes sociais continuam firmes. Vamos nomear o Elon Musk para ministro do STF.

    Responda
  50. jose prado

    A Folha acredita mesmo que após o devido processo legal que levará anos para uma conclusão, se concluir, sortirá algum efeito ou consequência ao autor da injúria? Será quê vivemos em Marte e não estamos sabendo?

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.