Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valdir Aparecido de Oliveira

    "livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença". Só me responda uma coisa: uma fake news se enquadraria aonde? Stuart Mill, indubitavelmente o maior dos defensores da liberdade de dizer o que quiser, deixou claro que o Estado pode intervir sim quando há dano ao outro. Favor não confundir lberdade com permissivismo.

    Responda
  2. José Victor da Silva

    O Ministro do STF Alexandre Moraes pratica a ditadura do 'eu tudo sei, eu tudo posso, eu proíbe quase tudo, sem apresentar as razões para esse fim, em evidente prova de que não respeita preceito constitucional. Logo quem tem a obrigação de defender a Constituição Brasileira. Ora, pois.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Quem pediu a ditadura é o AI 5 nas portas dos quartéis?? Estranho os devotos falarem em ditadura! Rs!

    2. Amarildo Caetano

      Bolsominion confunde liberdade com libertinagem .Diga a mentira e ela te ajudará

    3. Antônio Carlos de Paula

      Mas o gado bolsonarista não queria uma ditadura orando em frente aos quartéis??

  3. Luís Costa

    Com esse editorial, a FSP começa a cruzar o limite. Escancara sua proximidade com pautas da atual extrema direita. Dá apoio às intervenções das big tecs em estados. Usa ardilosamente o discurso da democracia para atacar a democracia. Mas não se pode esquecer o apoio, inclusive logístico, da FSP à ditadura civil-militar brasileira!!!

    Responda
  4. joao pinto

    Lacradores, entendam: democracia é estridente, barulhenta. As opiniões e vozes se cruzam e divergem. Quando só há sussurros é ditadura, totalitarismo.

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    A Constituição também fala sobre ''função social da terra; da propriedade'', mas este parágrafo a dona folha não gosta muito...

    Responda
  6. Luiz Carlos Ferreira

    Na minha cidade -interior de Minas- tem uma gazeta que, pelo preço certo, faz colunas elogiosas a seu respeito. Pelo preço certo, você se torna o maior empreendedor do distrito, quiçá, do estado. Lendo este editorial, me deu a impressão que foi escrita pelo preço certo, encomendado pela família bolsonaro ou pelo próprio Musk. Será que a folha está com saudade do governo anterior, em que, era atacada, diuturnamente, por fake newns?

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Perfeito, também acho! Aliaram se ao Bolsonarismo é o Elon Musk!

  7. José Cardoso

    Pelo fim da censura e pelo respeito ao Estado de Direito. A Folha está de parabéns.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Será que você e a folha não entendem que estão sendo manipulados para o retorno dos golpistas? Vocês esqueceram de tudo que aconteceu? Não entenderam que temos hoje um estado democrático de direito, porque houve resposta rígida a quem tentou destruí-ló? Agora vem um novo ataque, partindo de um sujeito que só pensa em lucro e poder e vocês abaixam as calças como meninos mimados que defendem o fascismo, porque não tem coragem de assumir as suas responsabilidades? Sejam homens, larguem a viralatice

    2. Anete Araujo Guedes

      Ha uma enorme diferença entre censura e controle

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Acabei de ter o comentário bloqueado só porque comentei sobre a tentativa de rompimento do Estado de Direito no 8/1!

    4. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Estado de Direito que quase foi rompido em 8/1/2023?

  8. Raoni Leandro

    Nenhum direito é absoluto. O que não se pode/deve fazer no mundo real, presencial, aplica-se ao mundo virtual. A internet não é terra sem lei. Liberdade de expressão não é carta branca para xingar, divulgar informações falsas, fazer acusações graves sem provas, antentar contra a democracia, ameaçar quem quer que seja. Parece haver uma certa amnésia do jornal em relação ao último governo que fez o que pôde para cercear a sua atuação...

    Responda
  9. Pedro Luis S C Rodrigues

    Finalmente a ficha vai caindo e a FSP fica do lado correto. Infelizmente, não é só no Bolsonarismo que se encontram os im be cis. Basta dar uma passada de olho pelos comentários para notar que o estrume petista não fica nada a dever

    Responda
  10. André Andrade

    A Justiça não irá tolerar discursos de ódio e com intenções golpistas. Lide com isso...

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    Bolsonaro fará outra manifestação, desta vez no Rio de Janeiro, quem sabe os mensageiros da Folha marcam presença, carregando uma faixa, com os seguintes dizeres: Folha presente! Apoiando a liberdade de expressão. Repudiando a ditadura e os abusos de Alexandre de Moraes. Abaixo o STE!

    Responda
  12. Raymundo de Lima Lima

    E se fosse sua filha q não suportou tanta liberdade d expresso nas redes antissociais, resultando em seu Suicídio, que fazer Dona Folha?

    Responda
  13. João Perles

    Tem algo de estranho na afirmação da Folha de que Moraes pratica censura prévia. Houvesse isso, o presente editorial não poderia ter sido publicado, vez que emite críticas contundentes ao ministro do STF.

    Responda
    1. Alexandre Rodrigues

      Parece essa gente que berra q vive numa ditadura, sem ser presa por isso.

  14. JAILSON DE BEZERRA

    A Folha finalmente dando sua opinião sem se esconder atrás de subterfúgios. Concordo em termos do que foi escrito. Em termos, porque a folha esqueceu de dizer que tal decisão proferida por Morais foi fruto do torrencial de besteirois e impropérios da Extrema direita. Ao contrário de que diz a folha, liberar novamente esses fanáticos de dizerem o que bem entendem é dar margem a que mais e mais fanáticos se unam. Foi essa liberdade que colocou no poder o inútil por quatro anos seguidos.

    Responda
  15. Joaquim Branco

    Pelas redes, recebemos mensagens com ataque vis as instituições e fakes. O problema está em que boa parte de quem as recebe é ignorante ou então concorda com as mensagens e por isso não procura confirmar a sua veracidade. Após publicadas, pouco importará processar quem as criou, pois o objetivo foi atingido. Querendo agradar a direita, a Folha acaba defendo a liberdade de se cometerem crimes que seriam punidos posteriormente ou ficariam impunes. Pergunto: e se o golpe tivesse sido consumado?

    Responda
  16. Marcelo Magalhães

    Há uma evidente desconexão cognitiva por parte da folha. Na verdade é graças à disposição de Alexandre de Moraes que hoje podemos emitir as nossas opiniões de forma livre. Se o ministro deixasse esse crime da realidade paralela progredir, hoje estaríamos em uma situação insustentável de corrosão universal das referências. Eventuais exageros, se é que aconteceram, são o preço do empirismo diante do ineditismo da situação. Musk é a evidência da correção da justiça.

    Responda
  17. Artur Neto

    Ok!! Como a constituiçao foi publicada em 1988, todas publicações deveriam ser datilografada e identificadas.

    Responda
  18. Alberto Kiess

    Como há ineptos se doendo por causa do banimento de uma dúzia de propagadores de mentiras, ódio, desrespeito às leis e às instituições, que promoveram danos aos bens públicos, criminosos travestidos de liberais. Só esquecem que toda liberdade, tem um limite necessário para se viver em sociedade.

    Responda
  19. Glauber Lorenzini

    Opa, não não não, Folha. Esses canais estão sendo censurados depois de reiteração de notícias falsas que agridem a democracia e os poderes constituídos. São canais criados exclusivamente para cometimento de crimes. Nem vem…

    Responda
  20. josé SOARES

    Está explicado porque a fo lha cen su ra comentários contra o ine le gível e a favor da democracia .e do Esta do de Direi to.

    Responda
  21. ANTONIO CESAR FERREIRA

    Liberdade de expressão, segundo a folha, significa postar discurso do ódio, assassinato de opositor, pregação de ditadura militar, e outros crimes? O julgamento, segundo a folha, só viria após as publicações? É isto mesmo o direito à livre opinião, segundo a folha?

    Responda
  22. Valter Luiz Peluque

    Curioso a Folha useira e vezeira de censurar comentários de leitores, assinar esse editorial. Todos sabemos que a mentira, a calúnia, uma vez solta não se recolhe. A famosa ária de Dom Bartolo no Barbeiro de Sevilha mostra bem como são insidiosas e os estragos que causam, sem reparos possíveis. Causa estranheza , neste momento em que o fascismo ganha corpo internacional, a Folha o tratar como uma normalidade corriqueira.

    Responda
  23. Marcelo Galvao de Oliveira

    Cabeça de ovo sabe tudo de tudo. Um verdadeiro TUDÓLOGO. Além disso é, também, infalível.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E implacável. Amém.

  24. Marcos Roviralta Dias Baptista

    Pelo visto grande parte dos leitores daqui sao contra a liberdade de expressão, querem um governo autoritário, forte, estilo Cuba, Venezuela, China. Pois na verdade nao existe o que pregoam em nenhuma democracia plena do planeta. Ainda criticam a fsp por nos mostrar e esclarecer os absurdos q estao ocorrendo, aff

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Veja só os EUA respeitam tanto a liberdade de expressão que tem o Jornalista Julian Assand perseguido e por 10 anos recluso em embaixada por divulgar informações sobre os abusos americanos no mundo que ele recebeu da fonte. Hipócritas!

    2. Marcos Benassi

      Marcos, xará, nao suponha que você, com "roviraltas" verbais, dê qualquer reviravolta mental aqui na Ágora da folha, onde há muita gente pensante e crítica...

    3. Mario Luiz Frungillo

      Que tal botar também a Hungria na sua listinha? Só pra não ser unilateral.

  25. Antônio Sanches

    O mundo todo debruça-se sobre o tema sem uma resolução até o momento, aí vem a Folha com seu editorial e resolve em um dia. Parabéns Folha!!! Kkk

    Responda
  26. Sidinei Magela Thomaz

    FSP defendendo Musk, inelegível e extremistas de direita. Nenhuma novidade...

    Responda
    1. josé SOARES

      A caixa preta do X baixou na Alameda Barão de Limeira.

  27. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    A Folha está para os bosolinos assim como a alf af a para os bois.

    Responda
  28. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    A Folha exagera. O golpismo está à espreita. Ainda bem que Alexandre de Moraes tome atitudes quase fora da constitucionalidade. Mas isso está protegendo a democracia, tão atacada nos quatro anos da extrema direita no poder.

    Responda
  29. ROGERIO ANTONIO CARDAMONE

    Desde quando bloquear uma pessoa para impedir que continue a praticar crimes é censura ?

    Responda
    1. ROGERIO ANTONIO CARDAMONE

      Corrupção .. lavagem de dinheiro .. abolição do estado de direito … calúnia .. difamação ..

    2. Marcos Roviralta Dias Baptista

      Quais crimes carapalida, se essas pessoas nao foram condenadas

  30. Jose Roberto X de Oliveira

    Isso, Folha, nós nós lembramos de seu passado de defender a liberdade de expressão se associando à Ditadura. No mais acho que o Editorialista deve se lembrar que os nazistas faziam propaganda de destruição de minorias. Hoje essa Ultra-direita faz o mesmo. Claro foi dada liberdade a eles mas eles não respeitam e dobram suas mentiras na Rede. Alan disse Santos disse que um jogador morreu depois de se vacinar. Era mentira. Milhões de pessoas acreditam nessa propaganda neo fascista dessa gente.

    Responda
  31. ROGERIO ANTONIO CARDAMONE

    Perto do que a FSP faz com seus assinantes o Ministro é até muito permissivo

    Responda
  32. Daniel L

    O editorial termina do jeito mais biz4rr0 possível. Suspender quais proibições? As das contas que, comprovadamente, cometeram crimes? É um direito inalienável praticar discurso de ódio e defender o que culminou em 08/01? NENHUMA liberdade individual é absoluta, quanto mais nesse contexto. Expostas à luz do sol, essas ideias não desidratam: multiplicam-se sem controle. Editorial pobre e irresponsável. Termina criticando censura prévia e p/ publicar aqui, devemos alterar os caracteres. Piada.

    Responda
  33. Nilton Silva

    Perfeito. Responde aí, Xandão!

    Responda
    1. josé SOARES

      Perfeito por que? Argumente.

  34. jose batista

    A faca do sinistro está perdendo o corte!

    Responda
  35. Jonas Santiago

    Editorial fascista! Impressionante! O autor, que deve ser um jornalista lambolas dos donos riquinhos da empresa, fez sua tentativa de promoção. O STF não é o AM. Ele sempre leva suas decisões ao pleno. Nenhuma das contas foram bloqueadas antes de cometerem crimes. Controle não é censura. As leis são civilizatórias e precisam ser empregadas contra incivilizados.

    Responda
  36. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Punir alguém APOS outra pessoa ter sido assassinada em função de uma mentira e incentivo desse alguém, não é a justiça que queremos. Queremos a prevenção do fato e não a ação apos a porta ser arrombada. Queremos menos ainda incentivos à pedofilia expostos em redes como o X. Por que é que o dinheiro público é que deve pagar a vigilância das redes e não as próprias redes que ganham USS bilhões com seus negócios arcarem com a própria vigilância ?? O que está acontecendo com a Folha????

    Responda
  37. Tadêu Santos

    Quem é a FOLHA DE SÃO PAULO para cobrar transparência do ministro Alexande de Moraes do STF, se a mesma aplica censura aos comentários dos assinantes!!! OBS. Desviado p moderação avaliar palavras do comentário, vamos aguardar!

    Responda
  38. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

    Interessante o tema. Em muitos assuntos, principalmente aqueles em que a Folha tem posição a favor ( Serviço Público, Guerra no Oriente Médio, Desoneração da Folha salarial, dividendos sem impostos, etc, etc ) , caso algum assinante discorde da posição, geralmente é censurado. Seria bom que a Folha adotasse o que propõe. Outra questão, se o assinante se identifica ao mandar uma opinião, o editorial também deveria identificar o autor.

    Responda
  39. José Roberto Pereira

    Em 22 a Folha publicou entrevista com Steven Levitsky, autor de "Como as Democracias Morrem". Em 23 a Folha promoveu o livro "Como salvar a Democracia", dos mesmos Steven Levitsky e Daniel Ziblatt. Em 24 a Folha, já nas mãos do Grupo Jovempanzista "Que Tistreza", publica entrevista com Michael Shellenberger, o jornalista pago por Musk para "vazar" os Twitter Files, que em menos de 24 horas foram provados mentirosos, e seu autor teve que pedir desculpas públicas. O jornal se retratou? Não.

    Responda
  40. João Leite Leite

    Tem que mudar o sistema de contratação de ministros. Ministros indicados pelos réus que eles vão julgar, normalmente advogados de defesa dos réus não pode funcionar com precisão. Os ministros tem que ser juízes de carreira com experiência em julgamentos sem nenhuma interferência política para evitar essas intrigas entre parlamento e o poder judiciário.

    Responda
    1. josé SOARES

      Contratação de Ministros?+O Judiciário não é empresa,

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Que isso leitão?

  41. Anete Araujo Guedes

    A Folha conectada com a extrema direita fascista, defende a liberdade de expressão para caluniar, difamar, trapacear, manipular, distorcer a realidade, mentir; para promover ódio, violência, retrocesso, preconceito, misoginia, negacionismo, submissão aos interesses e mando dos EUA; interferem no pleito eleitoral, promovem massacres em escolas, assassinatos de opositores, golpes de estado; enaltecem as armas, o autoritarismo, o obscurantismo, as fardas.

    Responda
  42. Alison Sales

    Não raro a Folha nos brinda com um blá blá blá que passa o limite do ridículo!

    Responda
  43. Mario Donizete Pelissaro

    De novo esse papo! Chama o articulista que escreveu ontem!

    Responda
  44. José Roberto Pereira

    Censura prévia? Como a Folha faz com termos como Is Rael, Ju D'us, Inti Fada? Pelo que vi os bolsogolpistas receberam censura póstuma, passaram anos falando suas besteiras que não "desidrataram", mas serviram de adubo para o próximo cultista. Mas já que a Folha defende a liberdade total de expressão, soará hipócrita quando deletar um comentário que mandar o editorialista (que hoje tem as digitais do Joelzinho) levar "uma boa surra de gato morto na cara após cada refeição até o gato miar".

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      O texto que combate a censura menciona "as neiras", tente você leitor reproduzir a mesma palavra.

  45. Agemir Bavaresco

    Como o cidadão pode se defender, hoje, no contexto da produção de falsidades em massa por meios digitais potentemente robotizadas em quantidade e velocidade sem precedentes? Como defender além do cidadão as instituições e o estado de direito? Quais as condições técnicas para garantir a liberdade de opinar para evitar a produção da mentira e a destruição das sociedades democráticas?

    Responda
  46. Anete Araujo Guedes

    Existe uma grande diferença entre controlar e censurar. O controle, já em curso em países desenvolvidos, serve para que as redes sociais deixem de ser uma terra de ninguém, uma terra sem lei, onde tudo é permitido. Já a censura, adotada na ditadura civil-militar em 64, onde nenhuma crítica ou denúncia podia ser propagada, onde se veiculava apenas propagandas, feitos e inverdades do governo. As mazelas, a corrupção, as atrocidades eram sonegadas. Os opositores esmagados.

    Responda
  47. Anete Araujo Guedes

    Trata-se de distorção da realidade ou oportunismo aberrante afirmar que o intuito golpista da extrema direita fascista se acomodou. Conectados com outros adeptos do fascismo mundial, seguem se fortalecendo, .conspirando, e prontos para atacar, trapacear, promover o caos, subtrair o estado de direito, golpear. Vem daí a importância comprovada de um Alexandre de Moraes. Destemido, age com rapidez e presteza.

    Responda
  48. Domingos dos Santos

    A FSP está dizendo o óbvio. Infelizmente, não abandonou totalmente a ideia da excepcionalidade ser aceitável. A hipocrisia é comum a muitas correntes políticas, deveria, portanto, ser mais comedida em centrar suas críticas apenas ao bolsonarismo -- que estão na vanguarda no momento, diga-se de passagem. Alguns leitores lembraram bem: ela tbm gosta de censurar! (Irônico, não?)

    Responda
  49. Sergio Saraiva

    Faça o seguinte teste aqui, para comprovar a "liberdade de experessão" que este jornal pratica com seus leitores: envie um comentário, nominando aquele país - você sabe qual - classificando-o como assassino de crianças e mulheres; então, veja o que acontece.

    Responda
  50. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    A Folha quer incentivar fake news com reincidências sem nenhuma censura? Tá de brincadeira, então é melhor se juntar às gangs das mentiras e calúnias e depois dos danos procurar a justiça? O outro jornalão pelo menos tem um só lado.

    Responda