Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tito Bernardi

    Finalmente a Folhe de S. Paule acordou...

    Responda
  2. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    A Folha me dá mais um motivo para ser assinante. Censura é inconstitucional e ponto final.

    Responda
  3. Clair Calandreli

    A FSP quer a terra arrasada!

    Responda
  4. orlando gomes de freitas

    Não há censura promovida por Moraes, há sim controle das midias sociais e suas mensagens, por vezes incitadoras de ódio e atitudes violentas, mentiras e calúnias, pelo STF. O Brasil não é terra de ninguém, a Constituição protege e salvaguarda a honra do cidadão, que não pode ser jogada na lama e, sabemos, mesmo depois de provada a atitude errada do ofensor , ser resgatada com respingos que não sairão nunca de sua vida. O STF vem reprimindo isso com Justiça, de forma correta e clara!

    Responda
  5. Ronaldo Luiz Mincato

    No Brasil, depois que a reputação foi destroçada não existe remédio ou punição que a restaure. Vide o caso da Escola de Base.

    Responda
  6. Leonilda Pereira Simoes

    Não parece que dar o direito inalienável ao bolsonarismo para propagar as suas asneiras seja razoável. Eles quase conseguiram um golpe contra a sociedade. Se não houvesse reação da Justiça, se fossem esperar o tempo para que as pessoas percebessem os erros dos imbecis, o autocrata já teria fechado este jornal. E os apoiadores dele poderiam mentir ainda mais à vontade. Não é censura se as pessoas excedem todo tipo de normalidade. Não há tempo para esperar por milagres.

    Responda
  7. Renato MIneiro Drummond

    Considero extremamente preconceituoso e uma atitude deplorável em um editorial usar o conceito "imbecis do bolsonarismo". Não sou bolsonarista, mas Lula é pior. Pelo que ocorreu no Brasil com a sua aquiescência. Prefere-se esquecer, apagar, como se não houvesse existido. Eu me lembro. Mas o pior é o rótulo, como se todos aqueles que votaram em Bolsonaro (quase metade da populção brasieira), ou as multidões que vão a seus comícios fossem imbecis. Acham que não existem imbecis "lulistas"?

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Você se lembra de mais de 700 mil mortes, metade das quais poderiam ter sido evitadas caso o inelegível tivesse feito o mínimo no cargo, trabalhado seriamente, algo que ele nunca fez? A aquiescência de Nero com as mortes e as piadas feitas com doentes morrendo sem ar deve ser apagada como se não houvessem parentes dos mortos para lembrar? Quem ainda apoia o golpista vai além disso, não demonstra humanidade. E deve ter rido muito das piadas dele.

  8. Landson Abercrombie

    Os editores ja podem mudar o nome do jornal para Völkischer Beobachter. Herr Goebbels ficaria orgulhoso de seus sucessores

    Responda
  9. Rodrigo Jacobauskas

    Editorial impecável, não se salva a democracia atropelando a Constituição, o ministro é um funcionário público e está sujeito as leis, se quiser prender, censurar,deve respeitar o devido processo legal e não agir de ofício, não dar acesso aos advogados, não permitir sustentação oral, não informar os acusados do que estão sendo acusados,não respeitar a PGR , precisa responder por seus abusos como qualquer outro réu.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      exato. regras são regras. punição tem que ser dada, mas após o devido processo.

  10. José Augusto Bernabé

    A Folha ainda tem dúvidas sobre o que é o STF hoje? Estamos diante de um golpe técnico dado nas eleições passadas apoiado pelo Tribunal da Inquisição instalado no STF, é Ditadura Folha, é Ditadura, quando a água bater no trazeiro de vcs vão acordar. É Ditadura.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Claro, o STF fez a convocação para a festa da Selma, arranjou empresários para pagar ônibus para ir a Brasília quebrar os três poderes, mandou alguém explodir bomba num caminhão, fez comício direto pedindo a volta da ditadura. Na cabeça dos bolsonaristas, deve ser isso mesmo. Radicais que se entregam a uma loucura sem limites e não querem ver a realidade, que seu ídolo é um golpista de quinta, sem noções de política, só de mentiras, como o amigão dele, Trump, como Putin, todos autocratas.

  11. Luiz Paulo Santana

    Contextualizando: como contar com uma PGR aparelhada pelo executivo, e que não deu um passo na direção de processar os criminosos autores de fake news? E outra: as ordens para retirar do ar as tais contas foram emanadas após o cometimento do crime, e se não fosse assim, continuariam a fazê-lo. Que recurso tem o poder judiciário para a sua autodefesa, quando a PGR está aparelhada pelo executivo e não cumpre o seu papel, num quadro de intimidação geral, ameaças e borbulhantes fake news?

    Responda
  12. Marcelo Seraphim

    A ação contra as fake news podem até resultar em alguns excessos, que podem ser corrigidos a posteriori. Mas a INAÇÃO pode ceifar vidas, acabar com reputações, minar instituições democráticas e nos mergulhar no fascismo e no fundamentalismo religioso. Não é muito difícil escolher. A não ser que a Folha simpatize com essas aberrações, como já demonstrou em alguns períodos da nossa história.

    Responda
  13. Marcelo Seraphim

    A Folha foi um dos veículos de comunicação que espalhou fake news sobre a Escola Base. Inclusive, foi condenada a ressarcir os donos da escola, juntamente com Globo, Estadão, IstoÉ e Veja. Mas a reputação deles, acusados de abuso sexual de crianças de 4 anos, já tinha ido pro saco. Fora o trauma psicológico. Isso porque naquela época não havia redes sociais. Imagina se fosse hoje. Certamente o caso acabaria em tragédia como a que aconteceu com Fabiane Maria de Jesus e Daniel Picazo.

    Responda
  14. Adriano Ferreira

    A Folha deixaria alguém publicar um artigo defendendo o Nazismo ?

    Responda
  15. Emilio Bazzani

    Tem muita gente concordando com o careca, enquanto ele cometer arbitrariedades com os 'outros'. Se deixar, ele vai continuar extrapolando. O senhor X pode se manifestar. O deputados americanos também puderem. O careca esta nú!

    Responda
  16. RENAN OLIVEIRA DE ARAUJO

    Verdade, eu mesmo vou colocar meu chapéu de alumínio, cancelar minha assinatura e informar-me apenas no ZAP, me pautar num livro de 6 mil anos com histórias de crimes, assassinatos e incesto, enquanto eu cultuo o deus Musk e seu messias Jair. Disse o mesmo que censura comentários dos leitores que pagam suas respectivas assinaturas.

    Responda
    1. jose uilson joaquim dos santos

      Tixau

  17. José de Araújo Pereira Filho

    De novo, não consigo entender esse critério. Vejamos: alguém ensina a matar numa publicação. Censura a posteriori, pune o autor, leva-o até para a cadeia, mas o mal está feito. Outro alguém assimila a lição pode pô-la em prática. Então, determinados assuntos, inclusive a mentira ou falsa verdade ( comuns nas publicações políticas da direita, mas existem também em publicações da esquerda ), devem ser censurados a priori. Não é uma censura à liberdade de expressão. É a defesa da verdade!!!

    Responda
    1. Marcelo Seraphim

      Pois é. Isso não deveria ser difícil de entender. A não ser que haja interesses comerciais no veículo de comunicação. Sim, a mentira gera mais dinheiro que a verdade, em muitos casos. Veja o caso da extrema-direita. Veja a Brasil Paralelo, uma produtora de mentiras que ficou MILIONÁRIA.

  18. Marcelo de Souza

    Ao mesmo tempo em que defende que as pessoas postem apologia ao na zis mo, golpe de estado, ra cis mo, a Folha censura comentários que critiquem ysrraéu, por exemplo. Tem de escrever errado e quando eles se dão conta apagam o comentário dizendo que "violou as regras", pelo simples fato de escrever o nome do país e criticar o ge no cí dio promovido por eles. Essa é a liberdade de expressão da Folha

    Responda
    1. Anna Rodrigues

      Perfeito. Uma confusão quando quero escrever alguma coisa sobre Aquele País que Não Pode Ser Nomeado.

  19. Arius Kade

    O editorial levanta preocupações sobre a censura prévia nas redes sociais, liderada por Moraes. Defende-se a liberdade de expressão, mas critica-se a falta de transparência e a necessidade de punir abusos após um processo justo. É crucial equilibrar a liberdade de expressão com a proteção contra discursos prejudiciais.

    Responda
  20. Denise Ambrosi

    Inclusive eu já tinha feito comentário similar a este abaixo mas foi censurada, pela Folha. Tive de modificar o texto

    Responda
  21. Denise Ambrosi

    Sim, somente a Folha pode exercer censura pode quando não concorda com nossos comentários, por exemplo se você não concorda com a atuação de Is R a el em Ga za.

    Responda
  22. Fatima Marinho

    Silenciamento que violam o direito de mentir?

    Responda
  23. FL VIO J COMANDOLLI

    Discordo totalmente dessa visão editorial. Há casos em que o guarda-chuva de liberdade de expressão comete ofensas e a gravíssimas, reiteradas tentativas de organização de atitudes criminosas sendo golpe de estado uma delas, mentiras deslavadas comprovadas e conveniente completamente julgadas, não devem proliferar a revelia somando da liberdade de expressão para começo de qualquer conversa liberdade de expressão e não ofensiva diretamente a dignidade e ao direito das pessoas... em todos os casos

    Responda
  24. Marcus Machado

    Penso que essa liberdade geral de expressão, em que se espera a reação em processo de quem sofre danos lor calunia e difamação é propria para particulares. E mesmo nesses casos, o reiterado uso dessa liberdade (falsa liberdade) de denegrir a imagem de alguém acabará sendo tolhida. Para as instituições, não funciona assim. Difundir reiteradamente notícias falsas são muitas vezes irreversíveis e causa danos à coletividade. O caminho deve ser inverso: protege-se o coletivo e quem quiser, acione.

    Responda
    1. Marcelo Seraphim

      uperfeito, com exceção do uso da palavra “denegrir”. Essa palavra não deve ser usada mais.

  25. Gilmar Maghenzani

    como disse alguém abaixo, a bolha agora chutou o balde mesmo se mostrou de direita extrema

    Responda
    1. Denise Ambrosi

      Já basta a censura extrema sobre comentários do exter minio em ga za

    2. Denise Ambrosi

      Pode crer Gilmar. Cara a Folha está me surpreendendo

  26. Gilmar Maghenzani

    Ontem fui avisado que tinha sido suspenso por infringir as regras dos comentários aqui, e aqui como na CF tbm tem regras

    Responda
  27. Silvio Correa

    E a moderação de comentários na Folha, nas redes sociais, etc., também é censura.

    Responda
  28. Silvio Correa

    Os caras praticam crimes reiteradamente contra a honra das pessoas e das instituições, com objetivos de tirar vantagens politicas para sí ou para outros, promovendo ódio, violência, ameaças, golpes de estado. E ainda ganham dinheiro com isso! Bloquear as redes sociais é pouco, poderiam ser presos em flagrante ou preventivamente. Todos devem impedir a prática de crimes sempre que possível.

    Responda
  29. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    O ministro Alexandre de Moraes, homem corajoso, mas que tem agido algumas vezes ao arrepio da Constituição Federal, tem, não diria a conivência mas omissão dos seus pares, que sacramentam tudo que ele faz de certo e de errado. Aliás, todo o Supremo tem cometido erros, às vezes legislando, em flagrante usurpação do poder legislativo, por culpa desse mesmo poder que às vezes por medo, às vezes por conveniência se curva. Mas não é o alienígena Elon Musk que vai consertar isso. Não compete a ele.

    Responda
  30. FABIO LUIZ

    "Bolha" de São Paulo lambe botas diariamente para golpistas e agora quer dar uma de moralista...

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Fabio, existem regras. Juiz é juiz, acusador é acusador. Processo inicia é na primeira instância. Ou acredita que os juízes de primeira instância não são capazes?

  31. Marco Aurelio Bilibio

    Manose trata da liberdade de uma pessoa falar, por exemplo que negros são menos inteligentes que macacos, como fez um de extrema-direita. Isso se resolve com um processo criminal. Mas é uma indústria de mentiras, que funciona aos milhões, usando psicologia e marketing pra manipular. Isso é que tem que ser interrompido, não a ação do STF contra esses novos crimes.

    Responda
  32. Marco Aurelio Bilibio

    Há algo de certo nesse editorial, em termos de princípios, mas escapa ao olhar da FSP que há uma orquestrada milícia que cria e mantém bolhas de mentiras que não chegam a ser publicadas em jornal. Só se vê os resultados, por exemplo, no 8 de janeiro. Isso é um câncer social e político. Como todo câncer deve ser tratado o quanto antes. Portanto, não se trata de liberdade, mas do uso dela num projeto criminoso de subversão democrática. Refine seu olhar, FSP.

    Responda
  33. Max Morel

    Excelente e corajoso editorial. A Constituição proíbe a censura prévia, o ministro está violando a Constituição e só os radicais dos dois lados defendem essa excrescência.

    Responda
    1. Max Morel

      Gilmar, vou tentar explicar: se eu faço uma postagem em alguma rede social considerada atentatória à ordem legal, eu até posso entender que a postagem seja retirada da rede social após determinação legal, o que eu não posso entender é após isso, um juiz exigir que eu seja banido da rede social em questão, isso é censura prévia, é isso que o ministro do TSE e STF fez com centenas de pessoas. Uma barbaridade inconstitucional.

    2. Gilmar Maghenzani

      prévia? os caras caluniam pessoas e são criminosos daí são julgados por 11 ministros e condenados e vc diz prévia? ficou lou co max

  34. João Silva

    Folha SP vocês censuram os comentários.. que maluquice é essa agora! rs Avante STF na luta contra os extremistas que desejam acabar com as instituições democráticas.

    Responda
  35. jayme terra

    Avante STF. Parabéns ministro Alexandre de Moraes. Os golpistas querem esculhambarem nossas instituições com disseminação de Fake News. Continuem na luta.

    Responda
  36. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Engraçado... seguidamente redijo comentários e a msg que recebo é "passará por moderação" Que cinismo dessa pessoa da FSP que redigiu esta matéria "criticando" Moraes por "censura".

    Responda
  37. CARLOS ALBERTO CERETTA

    NÃO É POSSÍVEL. Como uma pessoa com tão baixa preparação e visão das coisas pode estar redigindo esta matéria. Será que vou ter que concordar com, obviamente, apenas UMA COISA que Bolsonaro dizia: Tem que acabar com a Folha de SP.

    Responda
  38. jayme terra

    A FSP puxando a sua sardinha. Essa galera q estraga tentou foi dar um golpe. Ex. Nicolas e Girão. Fora família Bolssonari.

    Responda
  39. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O que precisa mesmo é julgar os golpistas rapidamente (com amplo direito de defesa) para podermos mudar de assunto. A censura não existe no país. A Folha deveria ser mais cuidadosa. O STF controla o site dos golpistas investigados (que usam fake news para atrapalhar a investigação). Isso acabaria com o julgamento. Agilidade judicial resolve o problema.

    Responda
  40. Edison Gomes de Oliveira

    O articulista deve morar em Marte, talvez. Processar alguém por disseminar cizânia, ódio e atentados contra as instituições do País, para depois retirar o que ele postou, que, dada a velocidade e amplitude, é replicado em pouco tempo milhares de vezes, é algo esdrúxulo. O Judiciário tem que estar realmente aparelhado para combater o terrorismo nas redes sociais. Com a palavra o Congresso.

    Responda
  41. José Maria Leal Paes

    A Folha combate, agora, o fungo que o jornal inoculou na própria carne, a pauta, por pensamentos, palavras e silêncios, conforme o caso e a conveniência, seduzida por um consórcio de discutível motivação ? Apoiar ou não um governo é direito do jornal. Do assinante, também.A Folha censurou textos meus escritos em português correto, sem ofensa a ninguém, sem radicalismos, apenas opinião. Tenho-os arquivados.

    Responda
  42. Renato Ferreira de Araujo

    É preciso regular as redes. Mas o lobby é grande e o Congresso se rende aos bilionários, aí o STF tem que fazer o que o que o Congresso não faz. Todo apoio ao Xandão.

    Responda
  43. Mauro Pinheiro

    Através desse artifício, de fake news e engajamento por ódio, as eleições são influenciadas internacionalmente (guerra hibrida). Os interessados esperneiam. Ninguém reclamava de quando um conteúdo era censurado no facebook ao fazer menção da crise humanitária da guerra na Síria...

    Responda
  44. Mauro Pinheiro

    O problema não é a censura. É censura de robos esplhando fake news com fins eleitorais e desinformação. No entanto, as correntes de poder que utilizam desse artifício veêm a chegada das eleições municipais. Sem o engajamento pelo ódio e indignação não tem muitas chaces.

    Responda
  45. André Silva de Oliveira

    Moraes transpôs a linha que separa legalidade do abuso. Faltam transparência e ponderação na atuação do ministro para dizer o mínimo. Uma democracia sólida não precisa de salvadores, Torquemadas judiciais.

    Responda
  46. Manoel Gonçalves

    Essa Matéria trouxe um pouco de esperança ao país e principalmente ao jornalismo brasileiro, a cada dia que passa, a Cada argumento em favor "da democracia" estamos mais perto de viver um conto de George Orwell, a polícia federal agindo como a polícia da verdade, o Grande Censor mais próximo a cada dia do Grande Irmão

    Responda
    1. Nader Savoia

      Não é matéria. É editorial e representa o que os donos do jornal pensam e querem. Afinal o jornal é deles, não? Como o X é do Xusk. Dane-se democracia.

    2. Daniel Liaz

      Vixi. Chamando o livro do Orwel de conto, exagerando com a tal polícia da verdade. Posso estar enganadoas essa linguagem é típica de quem reza pra pneu

  47. José Maria Silva

    Excelente matéria e opinião.

    Responda
  48. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Corretíssimo esse editorial. A liberdade de expressão é uma das razões para uma pessoa ser assinante da Folha, e a defesa desse princípio, também.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      vamos fazer um post e colocar no x e no face que vc é trans e colocar algumas fotos manipuladas e vídeos tbm, o que vc acha? é liberdade de expressão

  49. José Duarte

    "Impedir alguém de se expressar nas redes sociais viola Constituição", a 'Jovem Folha' generaliza, ou confunde expressão com crimes na rede. Vergonha de ter assinatura ativa.

    Responda
    1. Manoel Gonçalves

      Se há crime, deve se respeitar o devido processo legal, outro princípio constitucional que tiranos e seus apoiadores desconhecem

  50. Horácio Tostes

    O editorial professa: "Uma pessoa pode dizer o que pensa sem ser amordaçada". Ora, o que a Folha entende por "moderação" do que pensa seus assinantes não é censura prévia? O STF não pode, mas a Folha, com maior autoridade, pode censurar seus assinantes. Pura hipocrisia.

    Responda