Elio Gaspari > O PSDB definhou e não teve choro nem vela Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. cesar baldon

    Faltou citar os dois responsáveis diretos pela derrocada: Aécio e Dória.

    Responda
  2. Luis Gomes

    Direitou, direitou, direitou até apoiar fascista....fim.

    Responda
  3. Amaury Kuklinski

    A única privatização que vi dar certo no Brasil, das telecomunicações, onde telefone era investimento (compravam para alugar) e logo em seguida celulares e telefones para todos.

    Responda
  4. NIvalde Castro

    Dr. Elio, o senhor é D++++. Ler suas pérolas é um deleite. Parabéns e obrigado

    Responda
  5. Jorge Severo

    Social-democracia, o melhor sistema: iniciativa privada com controle governamental; saúde, educação e segurança estatais, assim como outros itens estratégicos, como geração e transmissão de energia (a distribuição pode ser privada), produção e distribuição de água potável, transporte público em grandes cidades e comércio exterior. Talvez uma ou outra coisa a mais.

    Responda
  6. Silvio Alpendre

    E pensei que fosse ler de quem foi a obra de por um fim ao PSDB. Tudo bem. Todos sabemos.

    Responda
  7. Luiz Eduardo Cantarelli

    Morre com o PSDB parte da "inteligência" política. Restou às novas gerações o PL da "famiglia". Que derrocada, que retrocesso!

    Responda
  8. Renato Vieira

    No que se refere ao PSDB ele começou a morrer quando o playboy lá das minas gerais, derrotado nas eleições de 2014, articulou a derrubada da Dilma. Agora com relação ao PL é isso mesmo!. Qual o projeto deles para o Brasil?.

    Responda
  9. Manoel Marcilio Sanches

    Ficou sobre o muro. Não assumiu sua identidade de partido social. Perdeu.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acho que a questão não é que não assumiu mas que a perdeu ao optar pelo neoliberalismo, supostamente como se fosse uma tal terceira via. Não era e a aliança com a direita o levaram para a direita mesmo. Sua derrocada final foi Aécio Neves e BozoDoria. Não tinha como sobreviver. Qual a diferença em relação ao restante da direita?

  10. MAURICIO GUIMAR ES

    FHC comprou a reeleição e vendeu a credibilidade do PSDB,por vaidade.

    Responda
  11. José Antônio

    E tome censura. Folha, Folha, contrate um expert em informática. Não é tão caro assim, sua pão-duro.

    Responda
  12. LAFAYETTE COUTINHO MOREIRA

    PSDB fino demais, para onde viemos parar. O movimento suspeito que levantou o capitão de messias, ocupou o PSL para não alugar partido cristão, fato que jamais recebeu análise da imprensa brasileira, alugado por Luciano Bivar - que de desconhecido passou a ser condestável dos milhões da república, até o movimento migrar para o PL de Costa Neto, várias vezes preso. Mantendo a escolha de não alugar partido cristão. O que são PSL e PL a ninguém interessa.

    Responda
  13. José Antônio

    Assim como 22 partidos (367 + 61), o PL representa o(a)s camisas amarelas (´Não vou bancar o pato`& ´Somos todos Cunha`- Consultoria golpista). Abaixo os partidos e políticos camisas amarelas!

    Responda
  14. Antonio Melo

    Hélio Jaguaribe, cofundador do PSDB e professor de FHC, advertiu FHC de que, se o PSDB, seduzido pela grande imprensa corporativa, caminhasse p/o neoliberalismo econômico perderia sua identidade e base popular rumo à extinção. Na crise cambial Clinton humilhou FHC, q neoliberalizou de vez. Serra, quem poderia reverter essa tendência suicida, perdeu a eleição presidencial. Veio Geraldo Alckmin e o PSDB foi + à direita, Aécio Neves, + à direita ainda, c/ João Doria o PSDB se prostituiu de vez.

    Responda
  15. Valdir Teixeira da Silva

    A pá de cal no PSDB, foi apoiar a Lava Jato e o movimento antipolítico que os promotores malucos do Paraná representavam. O derrotado Aécio Neves ajudou a desacreditar o sistema eleitoral, quando perdeu a eleição. O acúmulo de erros abriu espaço para oportunistas do centrão, como Bolsonaro.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Aécio foi o precursor do bozonarismo, contestou as urnas, conspirou pelo golpe enquanto se corrompia e se aliava à extrema direita. BozoDoria foi a pá de cal, logo seguida com a participação no desgoverno e apoio e aliança com o Bozo. Ora, diante disso, para que serve o psdb, que além de tudo ainda tem nome esquerdista? kkkk

  16. José Cardoso

    Quando o Lula assumiu seu primeiro mandato e fez um governo normal de mercado, mantendo o tripé macroeconômico, o PSDB perdeu a identidade. Iria se opor ao que exatamente? O PT com sua base sindical era mais social democrata raiz e tinha uma liderança carismática, mais adequada ao nosso primitivismo político.

    Responda
  17. SIMONS SILVA

    FHC foi, sem dúvida, o melhor e mais bem preparado presidente da história do Brasil! Lula, o segundo melhor. Bozo Guampa foi a criatura mais ab jeta e despre zível que o Brasil já produziu!

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      O Sr. José Antônio que comentou aí embaixo guarda o mesmo comentário pra usar em qualquer publicação que fale do FHC ou da Dilma. Fico assustado quando vejo que uma pessoa é capaz de creditar a maior crise que vivemos em 100 anos, iniciada em 2014, a um político que deixou a presidência em 2002, ou seja, 12 anos antes, e não às mentes brilhantes de Dilma e Mantega e sua nova matriz econômica...

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      FHC foi quem deu início à desindustrialização do Brasil, com sua abertura econômica súbita juntamente com um real que valia mais do que o dólar (só podia ser delírio, não acha?). Seu governo comemorou a “destruição criativa “ que isso provocou. Resultado foi a quebra das indústrias nacionais pouco competitivas, a venda a preço de banana das melhores e a doação do patrimônio público aos investidores privados e estatais gringas, além da saída de fábricas de multis há muito aqui instaladas.

    3. José Antônio

      Santayana: Quem quebrou o País foi FHC, não Dilma. Segundo o Banco Mundial, (worldbank1) o PIB do Brasil, que era de 534 bilhões de dólares, em 1994, caiu para 504 bilhões de dólares, quando FHC deixou o governo, oito anos depois. E isso, apesar de o senhor Fernando Henrique Cardoso ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do BNDES e uso de “moedas podres”, com o pret

  18. antonio roberto lambertucci

    A derrocada do PSDB é consequência do excesso de pragmatismo eleitoral imposto por Aécio que desprezou a social democracia e deu uma guinada para a direita. Contestou a lizura das eleições de 2014 e apoiou o golpe contra a Dilma e as aberrações da Lava Jato e do Moro. Abriu a porta do inferno.

    Responda
  19. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Brasil, o país que desperdiçou Mário Covas.

    Responda
    1. Pedro Albuquerque Neto

      Nós desperdiçamos cinco grandes estadistas: Leonel Brizola, Tasso Jereissati, Cristovam Buarque, Mário Covas e Eduardo Campos (por uma fatalidade). Há pouco tempo perdemos outro (para o STF): Flávio Dino.

    2. neli faria

      Tasso e Alckmin também.

  20. José Antônio

    Ao meu ver, o PSDB e mais 21 partidos (367 + 61 - ´Não vou bancar o pato`& ´Somos todos Cunha`) são camisas amarelas. Devido a eles, o Brasil passou por 2 anos de amargor e 4 de horror. Abaixo o(a)s camisas amarelas!

    Responda
  21. Alex Sgobin

    Perto de aberrações como o PL, o PSDB era quase honesto e sábio...

    Responda
  22. Hernandez Piras

    O PT já está bem adiantado no caminho que degradou o PDDB. O início é sutil: começa quando deputados e vereadores são convertidos em "donos" dos diretórios locais e passam a perseguir ou marginalizar a militância independente, que não vive de cargos e favores e têm vínculos fortes com a sociedade civil. È assim que o partido vai se tornando uma estrutura feudal, feita exclusivamente de lealdades pessoais, e termina por fenecer.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      PSDB nunca foi partido de base, sempre foi de caciques, já nasceu assim. Só sobreviveu enquanto os caciques estavam vivos. A geração que os sucedeu era de direita, corrupta e golpista. Até o Bozo apoiaram. BozoDoria e BozoLeite terminaram de enterrar o defunto insepulto.

  23. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Já foi tarde , venderam o país a preço de bananas e ajudaram na criação da extrema direita nazista fascista genocída , sem falar na Morilândia e quebradeira das grandes empresas brasileiras , alem de milhões de brasileiros na rua da amargura .

    Responda
    1. Rodrigues Costa

      Viajou!

    2. Lucio Flavio Pereira

      Afirmação absolutamente equivocada, desrespeitosa e injusta. Houve erros, admito, mas

  24. Florentino Fernandes Junior

    Direita envergonhada, hegemonia fo pt ã esq, esquema de corrupçao , mais algum motivo?

    Responda
  25. José Davi

    Quem deu a última pá de cal foi o Sr Aécio das Neves, hoje é tão irrelevante quanto o tucanato.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Doria com o "bolsodoria" também tem culpa no cartório.

  26. Petrônio Alves Corrêa Filho

    De social o PSDB não tinha nada. FHC defendeu o neoliberalismo, o contrapondo a Mário Covas, e por isso mesmo colaborou para a derrocada do partido a partir de seu segundo governo. Aécio e Dória acabaram de afundar a legenda com suas arrogâncias.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      E Alckmin, não é responsável por nada? Opa, o Geraldo está conosco!

  27. Roberto Rangel

    O PSDB definhou junto com todos os demais partidos, que hoje pouco representam, além dos próprios e escusos interesses.

    Responda
  28. Jose Pessoa da Silva

    Coloquem na conta desta derrocada o Doria salve os cabeça brancas .

    Responda
    1. Luiz Carlos Alberto Heyn Filho

      Dória foi a pá de cal. A derrocada foi lenta e insidiosa e iniciada pelo próprio FHC que orientou uma mudança ideológica do partido rumo a direita. Aliança com PFL, louvações ao neoliberalismo e apoio a Aécio Neves foram sinais fortes da descaracterização. A ascensão de Dória removeu qualquer resquício de social democracia que ainda resistia.

  29. Paulo Silva Barbosa

    A triste derrocada de um partido que perdeu seus princípios e objetivos em apoiar figuras oportunistas e sem defensores das causas coletivas , onde o egoísmo falou mais alto.

    Responda
  30. Fernando Alves

    É só ver quem dá as cartas no partido hoje para entender. O partido ensaiou uma sobrevivência, mas foi só o Dória sugerir afastar os pegos pedindo propina que o caldo entortou, deram um golpe na própria eleição do partido e fizeram de tudo para acabar com a carreira de quem sugeriu afastar o são Aécio. Daí pra frente, foi ladeira abaixo, já que o partido hoje só existe para garantir foro privilegiado para o Aécio.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O BozoDoria já era o fim do partido, meu caro, não a sua possibilidade de sobrevivência. Perdeu totalmente o que tinha de identidade, o que, aliás, teve início na era FHC, com a adesão ao neoliberalismo. O nome deixou de ter sentido e em nada mais se distingue do restante da direita, inclusive nas bozonarizando. Fim patético!

  31. Julio Shiogi Honjo

    Só de saber que o Aético, aquele que deveria ter sido expulso pela moralidade do partido, retomou o protagonismo...

    Responda
  32. neli faria

    Sou grata a Doria pela vacina, mas, foi ele quem acabou com o PSDB em São Paulo.Tem vinte e nove partidos?No Brasil ,dos oportunistas, uma grande profissão é ser Dono de Partido. Fundo Partidário, fundo eleitoral. Aliás,o Brasil existe apenas para sustentar Políticos. Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação ,oposição:todos se unem e dão as mãos para nunca construir uma Nação. Eterno subdesenvolvimento graças a Esses oportunistas: lula et caterva.

    Responda
    1. neli faria

      Joaquim: não comparei FHC com lula, até porque até a reeleição, sempre votara para FHC e o lula, votei, pela primeira vez na vida, em vinte e dois, porque bolsonaro foi terrivelmente mal presidente. Se tivesse sido apenas mal presidente, como fora mal militar e mal deputado, teria anulado como o fiz em dezoito.

    2. Joaquim Rocha

      Neli, a comparação da eleição de FHC2 com a de Lula3 é infan til. FHC vinha de uma aprovação quase unânime por conta da estabilização da inflação Jå 2022 estávamos sob o dominio das fake news bozon aristas. Não tem como comparar.

    3. neli faria

      José Antonio: decorou o santayana?O grande mal dos adoradores do lula é se fiar num único autor. Deve ler todas as tendências para conhecer. FHC? O seu grande erro foi a a reeleição. Em1998ganhou no primeiro turno, votei para Zé Maria do pstu. FHC foi tão ruim que duas se elegeu no primeiro turno. Não foi igual ao lula que em vinte e dois necessitou da ajuda dos eleitores de Geraldo,Tebet, Marina e por quem ama o Meio Ambiente, eu, para derrotar o Bozo:com menos2 por cento dos votos .

    4. José Antônio

      Santayana: Quem quebrou o País foi FHC, não Dilma. Segundo o Banco Mundial, (worldbank1) o PIB do Brasil, que era de 534 bilhões de dólares, em 1994, caiu para 504 bilhões de dólares, quando FHC deixou o governo, oito anos depois. E isso, apesar de o senhor Fernando Henrique Cardoso ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do BNDES e uso de “moedas podres”, com o pret

  33. Hercilio Silva

    A explicação é fácil, começou com Aécio questionando resultado eleitoral, continuou com apoio a lawfare contra o PT, que depois atingiu o PSDB. E a derrocada final, apoiou a extrema direita, e a maioria ainda apoia. Porque alguém vai votar no PSDB se pode votar num bolsonarista autêntico? Não a toa os autênticos originais apoiaram Lula e saem do partido tomado por quem quer apoio do bolsonarismo. E vai afundar o que sobrou com isso. Vai se afundar junto.

    Responda
  34. Edson José Neves Júnior

    A tragédia do PSDB é proporcional ao caos político que causou ao não aceitar os resultados das eleições de 2014, e ao apoiar a Lava Jato. A vontade incontrolável de voltar à presidência da República destruiu a confiança dos brasileiros no sistema político, deu espaço ao retorno protagonista do fascismo brasileiro, adormecido desde os patéticos integralistas dos anos 1930 e, por fim, enterrou o próprio PSDB. Foram engolidos pela direita fascista, agora enamorada do neoliberalismo do mercado.

    Responda
  35. Luís Santana

    Quero minha estadia em Budapeste, pois sei o que o PL representa: o mais absoluto nada. Vácuo de ideias e de humanismo. Budapeste já existia antes dos Orbáns e dos Bolsonaros, e a eles sobreviverá.

    Responda
    1. neli faria

      O PSOL é a sequência do PT, tanto que o apoiam em todas as eleições.O surgimento do PSOL foi bonito: na Reforma da Providência , draconiana, do lula, os integrantes do PT que votaram contra receberam o convite para sair. Quem viver verá...! E, o PTB de Getúlio nos anos 1950, o PDT de Brizola, foram pontofinalizando com o desaparecimento dos líderes. Existem? Sim, mas sem o brilho do passado.

    2. neli faria

      Senhores Luiz Carlos e Hercílio: não me fiz entender. O pt acabará quando lula falecer. Possivelmente não estarei aqui para constatar como estava certa. Digo isso e dou um singelo exemplo: em São Paulo, nas eleições em vinte e dois , para governador, ganhou o ungido do capitão cloroquina. Tudo porque o lula teve participação ao impor o mesmo candidato, derrotado em dezoito, invés de Márcio França, que fora governador. Na capital, este ano será outro exemplo...!

    3. Luiz Carlos Alberto Heyn Filho

      Neli, você está enganada. Os ideais políticos não vão acabar com a morte de seus representantes. A extrema direita vai permanecer sem Bolsonaro e do mesmo modo a extrema esquerda não deixará de existir. O PT é, hoje, a força de esquerda mais moderada - o PSOL está mais a esquerda, beirando o extremismo - e não depende apenas de Lula. Muita gente que nem gosta de Lula defende um Estado forte, melhor distribuição de renda e priorização de gastos sociais pelo governo. Quem melhor faz isso?

    4. Hercilio Silva

      Neli mistura a força eleitoral de Lula com as raízes do PT, essas permanecem firmes em sindicatos e movimentos sociais. Tem uma turma aqui que acha chique a social democracia europeia, e se recusa a ver quem é a social democracia aqui. É a mesma origem de lá, só não tem tanto tempo no governo. Na Europa a social democracia foi mais atacada que aqui, o nazismo foi o auge do ataque.

    5. neli faria

      O pt acabará quando Lula for para os Braços de Morfeu em definitivo daqui a uns vinte anos. O bolsonaro? Vai para o limbo da política de onde jamais deveria ter saído.

  36. Berenice Gaspar de Gouveia

    Quando adernou à direita por conveniência, virou abrigo de oportunistas e golpistas. Assim como a UDN, urdiu um golpe achando que seria o herdeiro natural do poder e acabou engolido pelas circunstâncias. Vai e não deixa saudades

    Responda
  37. Alexandre Oliveira

    Seu Élio acha natural juntar social democracia com neoliberalismo (do qual ele não fala). Muito menos das crias gestadas no ninho tucano como Aécio e Dória. Só existe de fato um partido político estruturado nesse país: Partido dos Trabalhadores. Vão ter que continuar engolindo, como dizia o velho Lobo...

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Você esqueceu de Geraldo Alckmin, Alexandre, que estava ao lado de Aécio quando do "golpe" e foi padrinho político de Dória. Mas Alckmin, que também foi padrinho político do Sr Ricardo Salles, está longe de ser um neoliberal, não é mesmo?

    2. Marcos Benassi

      Ah, Alexandre, se me dá licença, pego carona e comento uma coisa que esqueci: também o psol é um partido organizado e com estofo ideológico. E amadureceu muito na última década.

  38. Marcus Acquaviva

    O PSDB foi tarde, muito tarde. Que a terra lhe seja pesadíssima, como espero que seja também para seus integrantes e ex-integrantes. Essa gente acabou com o serviço público do estado. Fez o pedágio mais caro do Brasil. Fez da Eletropaulo a Enel - que dispensa comentários. Que seja banido de vez da política.

    Responda
  39. Luiz Carlos Ferreira

    Aplausos para "aécim malvadeza" - como é conhecido em Minas - o "mineirinho mais chato", e para fhc (que embarcou nas bravatas "do único que salvaria o Brasil da corrupção", após perder as eleições de 2014) mentor intelectual do golpe que vitimou a presidenta Dilma. Menções honrosas para Dória e para o governador bolsonarista do Rio Grande do Sul. A direita radical engoliu o PSDB de Covas. Triste fim! E: adeus Anastasia, o martelo dos professores da rede pública mineira; o senhor é abjeto!

    Responda
  40. Anibal Correia Silva

    "Quem dorme com baionetas, amanhece furado" Juan María Bordaberry. Ex-Presidente do Uruguai

    Responda
  41. Gregorio Amarante

    Vai acontecer o mesmo com o PT quando seus caciques sairem de sena, não teve renovação de lideranças.

    Responda
    1. Luiz Carlos Alberto Heyn Filho

      Aconteceu com o PSDB pelo partido ter mudado totalmente sua ideologia, migrando para a direita e deixando o centro e centro-esquerda para o PT. E, na direita, acabou engolido pelo bolsonarismo. O PT e o PSOL são os partido que, hoje, têm uma ideologia bem definida e repor nomes é mais fácil para partidos com princípios claros.

    2. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      Vão acabar todos os partidos, pois nenhum tem cacique.

  42. Paulo Zacarias

    O bairro higiênico da cupula desse partido jamais aceitou gente diferenciada nos arredores da casa grande. Trazem esporadicamente da civilização europeia sacolas da gallerie pajé, oops, Lafaiete. Aecim já é caso fe conselho tutelar.

    Responda
  43. jose prado

    É a prova definitiva de que o Brasil é , atualmente, um país dominando pela mediocridade!

    Responda
  44. José Airton Mesquita Pinto

    Importante ficarmos atentos para o combate aos representantes da extrema direita, que tem hospedagem em um tal PL! Vamos fortalecer os partidos que realmente tem identidade, como o PT e àqueles próximos a sua ideologia! Os extremistas da direita são perigos para a humanidade!

    Responda
  45. Antonio Calmon

    O PSDB seminal, formado por FH, Covas etc. sobreviveu enquanto liberal e de centro, ao dar uma guinada pra direita, esfacelou-se, perdeu identidade, ficou irreconhecível.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Deixou-se contaminar pelo antipetismo e, pior ainda, definir-se por ele.

  46. Gusthavo Cabral

    É. Nunca gostei do PSDB, mas sua derrocada é uma pena. O que me atemoriza é que sobrando apenas PT, PSOL, REDE e uns pouquíssimos partidos com ideias definidas (não vou citar o NOVO porque é muito recente e não se consolidou como um grupo de ideias coesas e firmes), o que na prática pode significar sim que sobrou só o PT, dado seu tamanho e relevância, a polarização caótica pode acabar, por fim, fazendo o PT definhar em poucos anos, visto que o partido dos trabalhadores não conseguiu produzir +

    Responda
    1. Gusthavo Cabral

      Lideranças que sejam a mínima sombra do que é o Lula. No PSOL temos a emulação de Luis Inácio, uma emulação com verniz da academia que ele tenta a todo custo disfarçar, mas que poderia representar uma liderança pensante sim. Só não sei se teria o mesmo gênio político do seu modelo. Enfim, precisamos voltar a uma discussão menos escatológica e mais civilizada. Fica a memória de que precisamos usar os remédios constitucionais extremos, como o impeachment, de forma moderada e correta.

  47. Joabe Souza

    Sem choro nem vela, só camisa amarela.

    Responda
  48. Carla C Oliveira

    Deram espaço para o Aécio...

    Responda
  49. ARY OLIVEIRA

    ..duvido que o estado São Paulo fosse a civilização nível Europa que hoje E' se tivesse sido governada por PT no mesmo período!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Você acha que São Paulo tem o nível de civilização da Europa? Você nunca esteve na Europa ou, pior, esteve e não entendeu nada...

  50. Pipo Falda

    Um golpe sempre trai seus protagonistas, como diria Maquiavel. O PSDB morreu pela boca. Foi engolido pelo monstro que criou.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.