Elio Gaspari > O PSDB definhou e não teve choro nem vela Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Faltou citar os dois responsáveis diretos pela derrocada: Aécio e Dória.
Direitou, direitou, direitou até apoiar fascista....fim.
A única privatização que vi dar certo no Brasil, das telecomunicações, onde telefone era investimento (compravam para alugar) e logo em seguida celulares e telefones para todos.
Dr. Elio, o senhor é D++++. Ler suas pérolas é um deleite. Parabéns e obrigado
Social-democracia, o melhor sistema: iniciativa privada com controle governamental; saúde, educação e segurança estatais, assim como outros itens estratégicos, como geração e transmissão de energia (a distribuição pode ser privada), produção e distribuição de água potável, transporte público em grandes cidades e comércio exterior. Talvez uma ou outra coisa a mais.
E pensei que fosse ler de quem foi a obra de por um fim ao PSDB. Tudo bem. Todos sabemos.
Morre com o PSDB parte da "inteligência" polÃtica. Restou à s novas gerações o PL da "famiglia". Que derrocada, que retrocesso!
No que se refere ao PSDB ele começou a morrer quando o playboy lá das minas gerais, derrotado nas eleições de 2014, articulou a derrubada da Dilma. Agora com relação ao PL é isso mesmo!. Qual o projeto deles para o Brasil?.
Ficou sobre o muro. Não assumiu sua identidade de partido social. Perdeu.
Acho que a questão não é que não assumiu mas que a perdeu ao optar pelo neoliberalismo, supostamente como se fosse uma tal terceira via. Não era e a aliança com a direita o levaram para a direita mesmo. Sua derrocada final foi Aécio Neves e BozoDoria. Não tinha como sobreviver. Qual a diferença em relação ao restante da direita?
FHC comprou a reeleição e vendeu a credibilidade do PSDB,por vaidade.
E tome censura. Folha, Folha, contrate um expert em informática. Não é tão caro assim, sua pão-duro.
PSDB fino demais, para onde viemos parar. O movimento suspeito que levantou o capitão de messias, ocupou o PSL para não alugar partido cristão, fato que jamais recebeu análise da imprensa brasileira, alugado por Luciano Bivar - que de desconhecido passou a ser condestável dos milhões da república, até o movimento migrar para o PL de Costa Neto, várias vezes preso. Mantendo a escolha de não alugar partido cristão. O que são PSL e PL a ninguém interessa.
Assim como 22 partidos (367 + 61), o PL representa o(a)s camisas amarelas (´Não vou bancar o pato`& ´Somos todos Cunha`- Consultoria golpista). Abaixo os partidos e polÃticos camisas amarelas!
Hélio Jaguaribe, cofundador do PSDB e professor de FHC, advertiu FHC de que, se o PSDB, seduzido pela grande imprensa corporativa, caminhasse p/o neoliberalismo econômico perderia sua identidade e base popular rumo à extinção. Na crise cambial Clinton humilhou FHC, q neoliberalizou de vez. Serra, quem poderia reverter essa tendência suicida, perdeu a eleição presidencial. Veio Geraldo Alckmin e o PSDB foi + à direita, Aécio Neves, + à direita ainda, c/ João Doria o PSDB se prostituiu de vez.
A pá de cal no PSDB, foi apoiar a Lava Jato e o movimento antipolÃtico que os promotores malucos do Paraná representavam. O derrotado Aécio Neves ajudou a desacreditar o sistema eleitoral, quando perdeu a eleição. O acúmulo de erros abriu espaço para oportunistas do centrão, como Bolsonaro.
Aécio foi o precursor do bozonarismo, contestou as urnas, conspirou pelo golpe enquanto se corrompia e se aliava à extrema direita. BozoDoria foi a pá de cal, logo seguida com a participação no desgoverno e apoio e aliança com o Bozo. Ora, diante disso, para que serve o psdb, que além de tudo ainda tem nome esquerdista? kkkk
Quando o Lula assumiu seu primeiro mandato e fez um governo normal de mercado, mantendo o tripé macroeconômico, o PSDB perdeu a identidade. Iria se opor ao que exatamente? O PT com sua base sindical era mais social democrata raiz e tinha uma liderança carismática, mais adequada ao nosso primitivismo polÃtico.
FHC foi, sem dúvida, o melhor e mais bem preparado presidente da história do Brasil! Lula, o segundo melhor. Bozo Guampa foi a criatura mais ab jeta e despre zÃvel que o Brasil já produziu!
O Sr. José Antônio que comentou aà embaixo guarda o mesmo comentário pra usar em qualquer publicação que fale do FHC ou da Dilma. Fico assustado quando vejo que uma pessoa é capaz de creditar a maior crise que vivemos em 100 anos, iniciada em 2014, a um polÃtico que deixou a presidência em 2002, ou seja, 12 anos antes, e não à s mentes brilhantes de Dilma e Mantega e sua nova matriz econômica...
FHC foi quem deu inÃcio à desindustrialização do Brasil, com sua abertura econômica súbita juntamente com um real que valia mais do que o dólar (só podia ser delÃrio, não acha?). Seu governo comemorou a “destruição criativa “ que isso provocou. Resultado foi a quebra das indústrias nacionais pouco competitivas, a venda a preço de banana das melhores e a doação do patrimônio público aos investidores privados e estatais gringas, além da saÃda de fábricas de multis há muito aqui instaladas.
Santayana: Quem quebrou o PaÃs foi FHC, não Dilma. Segundo o Banco Mundial, (worldbank1) o PIB do Brasil, que era de 534 bilhões de dólares, em 1994, caiu para 504 bilhões de dólares, quando FHC deixou o governo, oito anos depois. E isso, apesar de o senhor Fernando Henrique Cardoso ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do BNDES e uso de “moedas podres”, com o pret
A derrocada do PSDB é consequência do excesso de pragmatismo eleitoral imposto por Aécio que desprezou a social democracia e deu uma guinada para a direita. Contestou a lizura das eleições de 2014 e apoiou o golpe contra a Dilma e as aberrações da Lava Jato e do Moro. Abriu a porta do inferno.
Brasil, o paÃs que desperdiçou Mário Covas.
Nós desperdiçamos cinco grandes estadistas: Leonel Brizola, Tasso Jereissati, Cristovam Buarque, Mário Covas e Eduardo Campos (por uma fatalidade). Há pouco tempo perdemos outro (para o STF): Flávio Dino.
Tasso e Alckmin também.
Ao meu ver, o PSDB e mais 21 partidos (367 + 61 - ´Não vou bancar o pato`& ´Somos todos Cunha`) são camisas amarelas. Devido a eles, o Brasil passou por 2 anos de amargor e 4 de horror. Abaixo o(a)s camisas amarelas!
Perto de aberrações como o PL, o PSDB era quase honesto e sábio...
O PT já está bem adiantado no caminho que degradou o PDDB. O inÃcio é sutil: começa quando deputados e vereadores são convertidos em "donos" dos diretórios locais e passam a perseguir ou marginalizar a militância independente, que não vive de cargos e favores e têm vÃnculos fortes com a sociedade civil. È assim que o partido vai se tornando uma estrutura feudal, feita exclusivamente de lealdades pessoais, e termina por fenecer.
PSDB nunca foi partido de base, sempre foi de caciques, já nasceu assim. Só sobreviveu enquanto os caciques estavam vivos. A geração que os sucedeu era de direita, corrupta e golpista. Até o Bozo apoiaram. BozoDoria e BozoLeite terminaram de enterrar o defunto insepulto.
Já foi tarde , venderam o paÃs a preço de bananas e ajudaram na criação da extrema direita nazista fascista genocÃda , sem falar na Morilândia e quebradeira das grandes empresas brasileiras , alem de milhões de brasileiros na rua da amargura .
Viajou!
Afirmação absolutamente equivocada, desrespeitosa e injusta. Houve erros, admito, mas
Direita envergonhada, hegemonia fo pt ã esq, esquema de corrupçao , mais algum motivo?
Quem deu a última pá de cal foi o Sr Aécio das Neves, hoje é tão irrelevante quanto o tucanato.
Doria com o "bolsodoria" também tem culpa no cartório.
De social o PSDB não tinha nada. FHC defendeu o neoliberalismo, o contrapondo a Mário Covas, e por isso mesmo colaborou para a derrocada do partido a partir de seu segundo governo. Aécio e Dória acabaram de afundar a legenda com suas arrogâncias.
E Alckmin, não é responsável por nada? Opa, o Geraldo está conosco!
O PSDB definhou junto com todos os demais partidos, que hoje pouco representam, além dos próprios e escusos interesses.
Coloquem na conta desta derrocada o Doria salve os cabeça brancas .
Dória foi a pá de cal. A derrocada foi lenta e insidiosa e iniciada pelo próprio FHC que orientou uma mudança ideológica do partido rumo a direita. Aliança com PFL, louvações ao neoliberalismo e apoio a Aécio Neves foram sinais fortes da descaracterização. A ascensão de Dória removeu qualquer resquÃcio de social democracia que ainda resistia.
A triste derrocada de um partido que perdeu seus princÃpios e objetivos em apoiar figuras oportunistas e sem defensores das causas coletivas , onde o egoÃsmo falou mais alto.
É só ver quem dá as cartas no partido hoje para entender. O partido ensaiou uma sobrevivência, mas foi só o Dória sugerir afastar os pegos pedindo propina que o caldo entortou, deram um golpe na própria eleição do partido e fizeram de tudo para acabar com a carreira de quem sugeriu afastar o são Aécio. Daà pra frente, foi ladeira abaixo, já que o partido hoje só existe para garantir foro privilegiado para o Aécio.
O BozoDoria já era o fim do partido, meu caro, não a sua possibilidade de sobrevivência. Perdeu totalmente o que tinha de identidade, o que, aliás, teve inÃcio na era FHC, com a adesão ao neoliberalismo. O nome deixou de ter sentido e em nada mais se distingue do restante da direita, inclusive nas bozonarizando. Fim patético!
Só de saber que o Aético, aquele que deveria ter sido expulso pela moralidade do partido, retomou o protagonismo...
Sou grata a Doria pela vacina, mas, foi ele quem acabou com o PSDB em São Paulo.Tem vinte e nove partidos?No Brasil ,dos oportunistas, uma grande profissão é ser Dono de Partido. Fundo Partidário, fundo eleitoral. Aliás,o Brasil existe apenas para sustentar PolÃticos. Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação ,oposição:todos se unem e dão as mãos para nunca construir uma Nação. Eterno subdesenvolvimento graças a Esses oportunistas: lula et caterva.
Joaquim: não comparei FHC com lula, até porque até a reeleição, sempre votara para FHC e o lula, votei, pela primeira vez na vida, em vinte e dois, porque bolsonaro foi terrivelmente mal presidente. Se tivesse sido apenas mal presidente, como fora mal militar e mal deputado, teria anulado como o fiz em dezoito.
Neli, a comparação da eleição de FHC2 com a de Lula3 é infan til. FHC vinha de uma aprovação quase unânime por conta da estabilização da inflação Jå 2022 estávamos sob o dominio das fake news bozon aristas. Não tem como comparar.
José Antonio: decorou o santayana?O grande mal dos adoradores do lula é se fiar num único autor. Deve ler todas as tendências para conhecer. FHC? O seu grande erro foi a a reeleição. Em1998ganhou no primeiro turno, votei para Zé Maria do pstu. FHC foi tão ruim que duas se elegeu no primeiro turno. Não foi igual ao lula que em vinte e dois necessitou da ajuda dos eleitores de Geraldo,Tebet, Marina e por quem ama o Meio Ambiente, eu, para derrotar o Bozo:com menos2 por cento dos votos .
A explicação é fácil, começou com Aécio questionando resultado eleitoral, continuou com apoio a lawfare contra o PT, que depois atingiu o PSDB. E a derrocada final, apoiou a extrema direita, e a maioria ainda apoia. Porque alguém vai votar no PSDB se pode votar num bolsonarista autêntico? Não a toa os autênticos originais apoiaram Lula e saem do partido tomado por quem quer apoio do bolsonarismo. E vai afundar o que sobrou com isso. Vai se afundar junto.
A tragédia do PSDB é proporcional ao caos polÃtico que causou ao não aceitar os resultados das eleições de 2014, e ao apoiar a Lava Jato. A vontade incontrolável de voltar à presidência da República destruiu a confiança dos brasileiros no sistema polÃtico, deu espaço ao retorno protagonista do fascismo brasileiro, adormecido desde os patéticos integralistas dos anos 1930 e, por fim, enterrou o próprio PSDB. Foram engolidos pela direita fascista, agora enamorada do neoliberalismo do mercado.
Quero minha estadia em Budapeste, pois sei o que o PL representa: o mais absoluto nada. Vácuo de ideias e de humanismo. Budapeste já existia antes dos Orbáns e dos Bolsonaros, e a eles sobreviverá.
O PSOL é a sequência do PT, tanto que o apoiam em todas as eleições.O surgimento do PSOL foi bonito: na Reforma da Providência , draconiana, do lula, os integrantes do PT que votaram contra receberam o convite para sair. Quem viver verá...! E, o PTB de Getúlio nos anos 1950, o PDT de Brizola, foram pontofinalizando com o desaparecimento dos lÃderes. Existem? Sim, mas sem o brilho do passado.
Senhores Luiz Carlos e HercÃlio: não me fiz entender. O pt acabará quando lula falecer. Possivelmente não estarei aqui para constatar como estava certa. Digo isso e dou um singelo exemplo: em São Paulo, nas eleições em vinte e dois , para governador, ganhou o ungido do capitão cloroquina. Tudo porque o lula teve participação ao impor o mesmo candidato, derrotado em dezoito, invés de Márcio França, que fora governador. Na capital, este ano será outro exemplo...!
Neli, você está enganada. Os ideais polÃticos não vão acabar com a morte de seus representantes. A extrema direita vai permanecer sem Bolsonaro e do mesmo modo a extrema esquerda não deixará de existir. O PT é, hoje, a força de esquerda mais moderada - o PSOL está mais a esquerda, beirando o extremismo - e não depende apenas de Lula. Muita gente que nem gosta de Lula defende um Estado forte, melhor distribuição de renda e priorização de gastos sociais pelo governo. Quem melhor faz isso?
Neli mistura a força eleitoral de Lula com as raÃzes do PT, essas permanecem firmes em sindicatos e movimentos sociais. Tem uma turma aqui que acha chique a social democracia europeia, e se recusa a ver quem é a social democracia aqui. É a mesma origem de lá, só não tem tanto tempo no governo. Na Europa a social democracia foi mais atacada que aqui, o nazismo foi o auge do ataque.
O pt acabará quando Lula for para os Braços de Morfeu em definitivo daqui a uns vinte anos. O bolsonaro? Vai para o limbo da polÃtica de onde jamais deveria ter saÃdo.
Quando adernou à direita por conveniência, virou abrigo de oportunistas e golpistas. Assim como a UDN, urdiu um golpe achando que seria o herdeiro natural do poder e acabou engolido pelas circunstâncias. Vai e não deixa saudades
Seu Élio acha natural juntar social democracia com neoliberalismo (do qual ele não fala). Muito menos das crias gestadas no ninho tucano como Aécio e Dória. Só existe de fato um partido polÃtico estruturado nesse paÃs: Partido dos Trabalhadores. Vão ter que continuar engolindo, como dizia o velho Lobo...
Você esqueceu de Geraldo Alckmin, Alexandre, que estava ao lado de Aécio quando do "golpe" e foi padrinho polÃtico de Dória. Mas Alckmin, que também foi padrinho polÃtico do Sr Ricardo Salles, está longe de ser um neoliberal, não é mesmo?
Ah, Alexandre, se me dá licença, pego carona e comento uma coisa que esqueci: também o psol é um partido organizado e com estofo ideológico. E amadureceu muito na última década.
O PSDB foi tarde, muito tarde. Que a terra lhe seja pesadÃssima, como espero que seja também para seus integrantes e ex-integrantes. Essa gente acabou com o serviço público do estado. Fez o pedágio mais caro do Brasil. Fez da Eletropaulo a Enel - que dispensa comentários. Que seja banido de vez da polÃtica.
Aplausos para "aécim malvadeza" - como é conhecido em Minas - o "mineirinho mais chato", e para fhc (que embarcou nas bravatas "do único que salvaria o Brasil da corrupção", após perder as eleições de 2014) mentor intelectual do golpe que vitimou a presidenta Dilma. Menções honrosas para Dória e para o governador bolsonarista do Rio Grande do Sul. A direita radical engoliu o PSDB de Covas. Triste fim! E: adeus Anastasia, o martelo dos professores da rede pública mineira; o senhor é abjeto!
"Quem dorme com baionetas, amanhece furado"Â Juan MarÃa Bordaberry. Ex-Presidente do Uruguai
Vai acontecer o mesmo com o PT quando seus caciques sairem de sena, não teve renovação de lideranças.
Aconteceu com o PSDB pelo partido ter mudado totalmente sua ideologia, migrando para a direita e deixando o centro e centro-esquerda para o PT. E, na direita, acabou engolido pelo bolsonarismo. O PT e o PSOL são os partido que, hoje, têm uma ideologia bem definida e repor nomes é mais fácil para partidos com princÃpios claros.
Vão acabar todos os partidos, pois nenhum tem cacique.
O bairro higiênico da cupula desse partido jamais aceitou gente diferenciada nos arredores da casa grande. Trazem esporadicamente da civilização europeia sacolas da gallerie pajé, oops, Lafaiete. Aecim já é caso fe conselho tutelar.
É a prova definitiva de que o Brasil é , atualmente, um paÃs dominando pela mediocridade!
Importante ficarmos atentos para o combate aos representantes da extrema direita, que tem hospedagem em um tal PL! Vamos fortalecer os partidos que realmente tem identidade, como o PT e àqueles próximos a sua ideologia! Os extremistas da direita são perigos para a humanidade!
O PSDB seminal, formado por FH, Covas etc. sobreviveu enquanto liberal e de centro, ao dar uma guinada pra direita, esfacelou-se, perdeu identidade, ficou irreconhecÃvel.
Deixou-se contaminar pelo antipetismo e, pior ainda, definir-se por ele.
É. Nunca gostei do PSDB, mas sua derrocada é uma pena. O que me atemoriza é que sobrando apenas PT, PSOL, REDE e uns pouquÃssimos partidos com ideias definidas (não vou citar o NOVO porque é muito recente e não se consolidou como um grupo de ideias coesas e firmes), o que na prática pode significar sim que sobrou só o PT, dado seu tamanho e relevância, a polarização caótica pode acabar, por fim, fazendo o PT definhar em poucos anos, visto que o partido dos trabalhadores não conseguiu produzir +
Lideranças que sejam a mÃnima sombra do que é o Lula. No PSOL temos a emulação de Luis Inácio, uma emulação com verniz da academia que ele tenta a todo custo disfarçar, mas que poderia representar uma liderança pensante sim. Só não sei se teria o mesmo gênio polÃtico do seu modelo. Enfim, precisamos voltar a uma discussão menos escatológica e mais civilizada. Fica a memória de que precisamos usar os remédios constitucionais extremos, como o impeachment, de forma moderada e correta.
Sem choro nem vela, só camisa amarela.
Deram espaço para o Aécio...
..duvido que o estado São Paulo fosse a civilização nÃvel Europa que hoje E' se tivesse sido governada por PT no mesmo perÃodo!
Você acha que São Paulo tem o nÃvel de civilização da Europa? Você nunca esteve na Europa ou, pior, esteve e não entendeu nada...
Um golpe sempre trai seus protagonistas, como diria Maquiavel. O PSDB morreu pela boca. Foi engolido pelo monstro que criou.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O PSDB definhou e não teve choro nem vela Voltar
Comente este texto