Elio Gaspari > O PSDB definhou e não teve choro nem vela Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Faltou considerar que o PSDB nunca topou ser oposição de verdade. Era um partido tomado de espertos civilizados, que preferiam negociar "oportunidades", a sabotar o navio com discurso fácil. Hoje temos dois blocos que fazem discurso fácil, incapazes de avaliar mérito real de propostas, presos ao Fla X Flu dos ignorantes e pior, nem nos livramos dos que buscam "oportunidades"...
Vc estã errado, o PSDB fez oposição sistemática, aprovando leis q contrariavam seu programa só para sacanear os governos do PT. Foi assim com a Previdência, quando aprovaram a regra oitenta e cinco/noventa e cinco para aposentadoria, pq isso aumentaria as despesas da Previdência e obrigaria Dilma a contrapropor algo menos penalizante. Qdo Temer assumiu, propuseram revogar a lei e dificultar até o q era uma justa aposentadoria no RGPS.
O problema do PSDB foi sua gênese: partido formado de cúpulas, insatisfeitos com alas do PMDB que prevaleceram na constituinte. Sempre tiveram dificuldade em criar bases. E uma vez no poder, pareciam um bando de intelectuais entediados, que nunca defenderam o próprio legado. Sempre aceitaram as crÃticas do PT como uma nova tese academica.
Tudo tem um fim. Sempre alguma disfunção acaba matando. No PSDB foi a soberba. O próprio lÃder emérito, era chamado de prÃncipe dos sociólogos. A folha , outro exemplo, de um grande jornal, que já foi, na mesma linha do PSDB, tornou-se rançosa , magoada e inescrupulosa, sem capacidade de combater o pt, aliou-se ao arremedo de liberalismo dessa caterva arruaceira
PSDB e PT os únicos partidos de fato - como foi dito, após a ditadura militar. O PSDB, apesar de ter sido um aglomerado de rivais, devido a centralização em São Paulo, foi de grande importância para a vida polÃtica brasileira. O restante é bolsonarismo.
A Dona Solange da Folha não censura apenas expressões ofensivas . Censura opinião. Lastimável.
Hahahahah, a "dona Solange", cá, é a Dona Rebeca, chefa da "editoria de interação". Só não percebo, prezado Paulo, a censura de opinião: vejo - e recramo pacarái - um monte de funcionalidades himbecis, coisa de adevogádio e inzecuitivo toscos, e não de jornalista. E da falta total de critério quando respondem a denúncias (muitas vezes improcedentes) de leitores e apagam um comentário já publicado. Opinião, exatamente, não percebo: falo o que bem entendo e não há sumiço. Nesse sentido, são éticos
Dizem as más lÃnguas, que a derrocada do partido começou quando FHC comprou o direito à reeleição. Também pesou contra o partido seu desejo incontrolável de colar nas costas dos servidores públicos a responsabilidade por todos os males da república. Já vai tarde.
..servidores públicos tem aos montes nesse pais e o resultado de seu trabalho em certos segmentos são questionáveis. FHC teve a coragem de acabar com um histórico horrÃvel ao paÃs, aquele estigma onde o melhor lugar para trabalhar nesse pais era um banco(BB), era inaceitável esse status.
O Partido da Social Democracia Brasileira começou a definhar quando usou a Social Democracia apenas para envernizar a sua denominação. Quando em 1994 em vez de se aliar ao PT, muito espertamente , com muita sede de poder e vontade de satisfazer a vaidade de FHC se aliou com o ACM (dispensa comentários).
Infelizmente, deixaram a desejar! Dando voz, a algo perigoso! Mas, o povo acordou! Deu um não ao golpe, tudo muito rápido!
Sêo Elio, o tucanário começou a ruir com a "privataria tucana", tÃtulo do livro do Amauri Ribeiro Jr. (colegas leitor@s, atenção, não é o colunista social, é um jornalismo serÃssimo), que pode ser encontrado de grátis em PDF ou comprado por tostões na estante virtual. Após, houve muita safanagem em Sp, mormente trens e rodoanéis. O prego no caixão foi o ziriguidum Engomadória, Aecim e Leite. Tenho dó do paÃs, que perde um mÃnimo de social-democracia. Do partido e seus próceres, nenhuma. Sodam-fe
Caso eu não esteja enganado, li a tempos atrás que a privatização das rodovias feitas pelo PSDB no estado de São Paulo foi um negócio que rendeu às empresas vencedoras lucros que se podiam comparar ao tráfico.... talvez eu não esteja enganado, haja vista que concessionárias vencedoras tiveram lucro tão astronômico que depois compraram até concessões de aeroportos e tudo o mais. Deram empresas do estado a troco de banana....
.a tal de privataria tucana não chega nem perto do tal de mensalão e petrolao!
Tenho do' do pais também e do futuro do nossos, agora ele está na mão de PT, PL e outras porcarias. O PSDB modernizou esse paÃs, trouxe o mundo civilizado para cá!
O fim do PSDB começou quando o playboy de Minas não aceitou o resultado da eleição de 2014. Podem falar o que quiserem, mas a verdade é essa.
O que morreu antes de tudo não foi o PSDB mas o desejo polÃtico de elevar o Brasil para o seu potencial num clima democrático e sem tantas ambições de poder central. Hoje vemos o Brasil de Lula, Dilma, Bolsonaro onde grupos tentam se alinhar com ditaduras sejam as militares ou as ideológicas como Cuba, Rússia, China,Irã. Infelizmente .
Engraçadinho. Só vê aquilo que é de interesse. Impressionante a incapacidade de fazer autocritica e a avidez de apontar os dedos para os costados dos outros. Quando os tucanos em 1994 se alinharam com filhotes da ditadura de 64 não causou nenhuma indignação?
O PSDB nasceu de centro esquerda, como todas as sociais democracias da Europa. O PT de esquerda e o PSDB de centro esquerda dividiram a politica nacional. O PT empurrou o PSDB para a centro direita e o conflito de identidade (velha e nova geração) foi destruindo o partido aos poucos. É verdade que hoje só o PT é um partido programático, mas a extrema direita tem um programa mundial e invade todos os partidos com seu conservadorismo radical malandro. Isso, infelizmente, é um programa.
A identidade programática da extrema direita eh um populismo anti polÃtica, calçado na mentira, só. No mais tem comportamentos bem diferentes em cada paÃs, nuns arroubos imperialistas, noutros entreguistas, noutros ainda, nacionalistas , liberais e ou conservadores, arruaceiros, sempre explorados por autocratas. No Brasil, muito disso tudo (tirando o imperialismo) num saco de gatos.
PSDB implodiu com as brigas de egos. Alckmin, Serra, Aécio, brigas que acabaram na entrada de Dória, que jogou gasolina no fogo, e o FHC de longe dando pitaco e mexendo seus pauzinhos.
Culpado é o 100 vergonha do Aécio e outros doidos que foram Presidentes.
A direita tomou o lugar do PSDB, infiltrou e implodiu o partido.
A corrupção sempre existiu, e Padre Vieira, já criticava a El Rei, por se deixar roubar, em Brasil, Goa, ou alhures, onde houvesse o que roubar. Não foi o PT que inventou a corrupção. Apenas a institucionalizou, ainda de forma ilÃcita, como forma de comprar o apoio do Parlamento burguês , no amaldiçoado presidencialismo de coalizão. Os mais corruptos de todos, Moro e Dalagnol, pela corrupção no combate à corrupção. São Bolsonaro a legalizou no Orçamento Secreto, e no sétimo dia descansou.
Lembre-se que a ideia original do mensalão foi do PSDB mineiro. A centelha para institucionalizar o que já existia há décadas, que era a corrupção das empreiteiras. Aliás, ideia importada , em tempos passados , de paÃses que se industrializaram muito antes. Mas por aqui, temos culturalmente a ideia de tudo demolir. Sempre jogamos a água da bacia com a criança junto.
Elio Gaspari faz valer minha assinatura da Folha!
Aécio, com a sua ganância, imaturidade e incompetência e perfil avesso à democracia, destruiu o psdb.
Bem lembrado! Ele, que quando jovem, por coincidência, ajudou a socorrer o sargento que teve a bomba explodida no colo, na tentativa frustrada do atentado ao show de 1o de maio no Riocentro, foi a bomba no colo do PSDB. Bem verdade que FHC teve sua parte, na privatização mal contada da Vale e telefônicas, e os sucessivos governos de SP ... Tancredo, Covas, Montoro, Serjão, Teotônio Vilella não mereciam esse melancólico desfecho...
No tempo do PSDB e PT a briga polÃtica era mais saudável! Dizem que o diabo tentou desentortar o nariz da mãe, entortou mais, foi isso que aconteceu com a polÃtica brasileira de uns tempos para cá!
O PSDB morreu. O partido de Covas que gerou modernidade, rigor, honestidade e justiça social, começou a morrer no Mensalão Mineiro, com a compactuação de Aécio e o alheamento de FH. Serra, de qualidades inegáveis, não soma, divide. E Alckmin que iludido pelos bons modos, permitiu que o rato João subisse a bordo. Covas, ao sair do Caetano de Campos, quase foi linchado pela militância petista, que anabolizava, assim, o futuro bolsonarismo.
Para não esquecer, a mesquinharia e falta de visão de FHC, q se recusou a apoiar Haddad contra o Bozo. Nunca se apequenou tanto. O contraste com Covas, q apoiou Marta contra Maluf, diz muito.
Bem colocado. Faltou mencionar Leite, q ajudou a eleger e reeleger o Bozo, os tucanos q integraram o ministério bozista sem serem expulsos e a bancada no Congresso q funcionou como apoio ao Bozo, mais um do Centrão. Vale lembrar as trapaças para aprovar a reforma da previdência, sob liderança de Jereissate. Tasso, cade a PEC complementar da previdência?
Quem pariu Bolsonaro foi Moro. Quem seguiu a empreitada de Aécio e Serra no apoio incondicional a Cunha, Temer e Moro, foi o PSDB. Acabaram caindo, juntamente com seus seguidores, no colo da extrema direita.
Aécio Neves, um corrupto que não aceitou a derrota precidencial, e logo após conspirou com o outro corrupto Temer para o impeachment da Dilma. Está aà o resultado.
O PL representa o oportunismo, o atraso, o retrocesso, a aberrarão. Trata-se de uma sigla de aluguel, sem conteúdo, projetos, planejamento e ideologias.
Bons tempos aqueles. A ganância e o ressentimento de Serra e Aécio, por terem sido derrotados pelo PT por 4 eleições seguidas, os levaram a alinhar a Cunha, Temer e Moro. Eles e seus aliados acabaram caindo no colo da extrema direita. O PT se tornou o maior e mais bem estruturado partido do paÃs. Tem um passado histórico de lutas, tem projetos e ideologias, erros e acertos, e é repudiado pela elite financeira. Excetuando o PSOL e alguns outros, o restante não passa de sigas de aluguel.
de qualquer forma, Sr. Elio, suas escritas nos levam a pensar e a outros a apenas lamuriar. alguns não rotulam, possuem carimbos, uns tentam misturar o verde e o amarelo numa só almofada e o resultado é uma cor de vomitado fétido.
Dizer que o PSDB foi de fato social democrata é delÃrio de ex-porta viz do Serra. O PSDB não tinha base sindical pra ser assim considerado. Definhou por não se renovar. A dota parte boa do mdb envelheceu sem dar espaço a novas lideranças. Gaspari é umas das viúvas de FHC. Além de garoto recados do Serra. Gaspari também definha.
Hamilton está correto Eu sempre disse que o pior inimigo da Esquerda, não é a Direita, sempre medÃocre e previsÃvel, mas a própria Esquerda fratricida e autofágica, vivendo pelo cultivo a cultos de personalidade, um centralismo democratico caboclo, em clima de assembleismo e de barata voa A esperança do PT é Edinho Silva, se presidente, colocar ordem, diálogo e urbanidade.
Vamos ver se o PT sobrevive a Lula. Um partido em que os principais lideres foram abatidos durante o projeto destruidor e corrosivo de Moro e Dallagnol na Lava Jato. O PT sobreviveu, mas o PSDB definhou por ter-se aliado a Aécio, Serra, Cunha, Temer e Moro nesse plano macabro que desmoralizou a politica, as instituições e o judiciário. Além de destruir a economia, empresas de grande porte, outras ao seu entorno e empregos. Estenderam o tapete vermelho para Bolsonaro passar.
Desde quando um partido tem que ter uma base sindical para ser considerado ou de uma prática democrática? O PSDB definhou como vai definhar o PT porque não abriram espaço para novos surgirem. O PT vive na sombra do Lula, como PDT existia em função do Brizola. Morreu Brizola, morreu PDT, morrendo Lula, morre PT.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O PSDB definhou e não teve choro nem vela Voltar
Comente este texto