Luiz Felipe Pondé > Perdemos a fé em nossas opiniões, mas tememos ficar céticos de vez Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
A compulsão a repetição é um sintoma que a psicanalise identificou nas neuroses, paranoias e esquizofrenias. Em quase todas as matérias do Pondé a paranoia está presente. O objeto da paranoia é o pensamento da "esquerda" ou "progressistas". Suas concepções de ceticismo são datadas. Idéias não atravessam o tempo histórico empunimente, mantendo o mesmo significado. Se não forem revisadas acabam se tornando dogmas. Stuart Mill e Marx ou qualquer outro elaborador de idéias não escreveram BÃblias.
Continuo: Qual seria o posicionamento de Start Mill ou Marx numa época em que o mundo globalizado enfrenta uma extrema direita dotada de poder financeiro associado a uma tecnologia, cujo alcance de sua velocidade reduziu o tempo e o espaço da sobrevivência dos princÃpios civilizatórios?? Pondé sempre se apega a um passado, repete-o incansavelmente, vê seu fantasma em todos os lugares. É um exercÃcio paranoico que alimenta sua neurose.
Senhor Pondé, embora não seja dado a dirigir-me a "pessoa deste quilate", registro que para grande parcela daquelas pessoas que consideram necessária a regulamentação das redes sociais, a motivação é outra. É o temor de ser vÃtima de uma injúria ou difamação gratuita, e ter dificuldade de se defender.
De pleno acordo.
Caro Pondé, reza a neurociência que nossas decisões são resultado de vários fatores como o contexto, a circunstâncias, o ambiente entre outros vários. Dessa forma, independente do respeito à grande obra de Stuart Mill, tenho dúvida se ele pensaria da mesma forma se vivesse em nosso tempo. Será que ele escolheria a liberdade de expressão daqueles que desprezam a democracia e cultuam a teocracia?
Parabéns! Uma excelente abstração.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Perdemos a fé em nossas opiniões, mas tememos ficar céticos de vez Voltar
Comente este texto