Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lis P Junqueira Safra

    Revoltante o caso lava jato ter dado em nada.

    Responda
  2. José Cardoso

    O importante para o país é que as práticas republicanas introduzidos pela lava jato, como a delação premiada e a prisão de malfeitores poderosos continue. A julgar pelo Cid e Lessa levando a Bolsonaro e Brazão, houve o aprendizado.

    Responda
  3. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Não é fácil ser nomeado Juiz Federal. Exige muito estudo , dedicação e qualificação. Sempre achei e continuo achando o trabalho da lava jato impecável. Impressiona o imediatismo do Sapiens, que associado à fama e à ganância, põe tudo a perder. Estarrecedor

    Responda
  4. Joabe Souza

    Recomenda-se a leitura conjunta deste artigo e da decisão de hoje da Corregedoria do CNJ.

    Responda
  5. Orasil coelho pina

    Parabéns pela bela e clara exposição: Venho sempre propondo neste espaço que os cidadãos brasileiros precisam se posicionar contra as nomeações políticas para todos os tribunais de contas e do judiciário! Juízes e promotores de primeira instância fazem concurso público e prova de títulos, processo muito mais republicano e democrático!

    Responda
  6. Gilberto de Paula

    Quando no inicio da operação Lava Jato, lembro-me de uma frase do Moro, alertando que a luta contra a corrupção é inglória e extremamente difícil, como aconteceu com a operação Mãos Limpas, na Itália. Moro e sua equipe tiveram seus pecados, mas a forma como os corruptos estão sendo inocentados atualmente, é de fazer rir, se não fosse tão trágico.

    Responda
  7. João Vergílio

    Será que há menos corrupção hoje na Itália do que havia antes de Berlusconi, professor? Difícil saber, mas é mais difícil apostar que sim. De qualquer modo, é errado prender uma pessoa até que ela confesse o que o juiz e os promotores, em conluio, querem ouvir. Não pode, o senhor entende? Infelizmente? Talvez. Mas no estado democrático de direito as coisas são assim. Paciência, né? Tortura, nunca mais...

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Se analisarmos a história de mal feitos julgados com sucesso no Brasil dá a impressão que somos mais sérios que a Suécia! Dá impressão que não há corrupção no País! Vamos lembrar: Banestado, Castelo de Areia, Satiagraha e a lava jato. Quem está preso João Vergílio? E a devolução de bilhões de reais no petrolão foi porque os empresários queriam auxiliar o Brasil?

  8. Hipolito Lima do Carmo

    O.pior essa direita berrando vamos derrubar o veto do Lula xingando o presidente aí vota pra soltar o Brásao todos hipócritas já pensando neles mesmo Pobre tem de ir em cana se for criminoso tem e de ir mesmo aí quando é rico criminoso não pode sabe o vai acontecer o STF vai barrar essa lei da saúda de peso s aí os caras lavam as mãos tudo isso de caso pensado

    Responda
  9. sergio ribeiro

    Na própria época já eram condenados os abusos da Lava Jato: todas as ações aconteciam de madrugada, com grande apoio da imprensa; muitas coisas dos processos "sigilosos" eram constantemente vazadas; nestes dois casos, ficava claramente prejudicada a presunção de inocência; qualquer suspeita já era suficiente para uma delação premiada e qualquer declaração dos delatores virava motivo para outra prisão com delação.

    Responda
  10. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna que captura a indignação coletiva contra decisões hiperbólicas de ministros do STF que se comportam como se fossem Torquemadas da democracia, a única vanguarda iluminada capaz de evitar o advento do autoritarismo, uma ideia em si mesma profundamente autoritária. O perdão às empresas alcançadas pela Lava Jato revela o quanto retrocedemos no combate à corrupção.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É mera coincidência que os que mais se indignam são aqueles que apoiam e elegem alegremente toda sorte de corruptos, golpistas, mentirosos, aproveitadores, maus caráter, milicianos …?

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esse tipo de críticas ao STF são fundadas. No entanto, quando o STF agia com leniência aos abusos e ilegalidades da lava jato e/ou acovardava-se diante de ataques antidemocráticos ninguém reclamava. Agora, desfaz tudo como se fosse possível colocar tudo no mesmo balaio. A proteção que sempre se deu aos grandes corruptos e principalmente aos grandes corruptores também nunca chocou ninguém. Quem se preocupou em investigar a famosa frase “com o Supremo, com tudo “? Muito mais fácil é demonizar o PT

  11. Raymundo de Lima Lima

    O colunista se esqueceu: os ausentes como a conja do Moro parece q votariam na Soltura dcriminoso mandante Brazão. E quantos pastores evangélicos, delegados e policiais deputados pró-criminosos Brazão?

    Responda
  12. josé SOARES

    O articulista um defensor das ilegalidades processuais e eleitoraidos componentes da Lava Jato e do “ imparcial” TRE do Paraná.

    Responda
  13. Berenice Gaspar de Gouveia

    Quando um juiz se locupleta com o MP para atingir objetivos de poder e benefícios financeiros, tudo que dali provier será contaminado. Não existe corrupção maior no sistema do que correr o devido processo com chicanas e operações espetaculosas. O autor é clara viúva da República de Curitiba

    Responda
  14. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    "Essencialmente arbitrária". Eis a lógica dos laços que aglutinam as políticas de patrimonialismo e todo o arranjo. Democracia: eterno devir.

    Responda
  15. Carlos Rizzo

    Se entendi, o nobre articulista é a favor de liberar os Brazão, noves fora outros absurdos deste artículo. Então tá, cadê a mesma acuidade para falar da corrupção que grasa nas varas pelo Brasil agora, nas câmaras, assembleias, prefeituras e estados?!? Taí o ovo da serpente que engole o Brasil quando vira o centrão.

    Responda
  16. Marcos Benassi

    Hahahah, adorei "A arte de furtar", vou procurá-lo, deve ser fácil encontrar um PDF - lembrou-me do "Livro dos Esnobes", do Thackeray. Se não entendi mal, Marcus, este texto é, em parte, uma versão Bípede do artigo de hoje da sua colega Lygia Mary. Sobre o furto pelos padres, lembre-se da "Fundação", que ia incorporar parte do valor da grana arrecadada. Um artigo de ontem ou anteontem abordava o casuísmo, e talvez seja ele o pecado a se evitar, uma vez que bota pilha no descrédito institucional

    Responda
  17. José Augusto Bernabé

    Sim, a lógica política sempre fói oficializar a corrupção e para tanto criaram o Tribunal da Inquisição instalado no STF para calar os adversários e encobrir o golpe técnico dado nas eleições passadas.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Golpe técnico! kkkk a bozolandia se esforça mas não consegue ser criativa, só mente, distorce, manipula e se apropria dos slogans que combate. Aliás, são mestres em atribuir aos outros aquilo que mais fazem.

    2. Raymundo de Lima Lima

      Tribunal da Inquisição no STF? Alguém importante disse q exagerar no argumento torna-o ridículo ou mentiroso. Onde está a fogueira d Inquisição? Onde está o religioso da Inquisição no STF, q só tem um declarado terrivelmente evangélico? Juízo seu Barnabé.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ridículo. Sou crítico a lula e pt. Portanto, posso afirmar: bozo perdeu para si mesmo; teria perdido para outro se o adversário não fosse lula; lula foi eleito tão somente porque concorreu com bozo, posto que perderia para qualquer outro. Não houve 'golpe técnico' algum.

  18. Laudgilson Fernandes

    O CNJ está de olho nos milhões recuperados dos ladrões e que inda não bateram na conta do estado. Moro e Gabriele que se cuidem. Será que ladrão que rouba ladrão terá cem anos de perdão?

    Responda
  19. MATILVANI MOREIRA

    A FoLha fez ou fez o L!?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      A folha, prezado, faz regularmente uso do sinal feito com o dedo médio, ao menos para com os leitores.

  20. BRAULIO S ALVES FERNAN

    A Folha Fofoquinha não toma vergonha na cara mesmo.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Qual é a fofoca ?

  21. Vanderlei Nogueira

    Ele poderia anular a forma de obter a prova, mas a prova confirma o crime, também não fez justiça

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mané, a prova ilegal é ilegal, portanto não pode ser utilizada legalmente. A prova ilegal só pode ser utilizada pela defesa. Consegue entender isso? Sei que não é fácil, mas estude e se informe. Qual seria mesmo o resultado prático de anular a forma de obter a prova?

    2. Carlos Figueiredo

      Para eles a prova só vale, quando obtida ilegalmente, quando a finalidade é anular a prisão de um corrupto. Vide o hacker.