Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vitoria Machado

    Servidores federais estão acumulando perdas durante 27 anos, redução de verbas destinadas aos entes federativos em 50 por cento sem o devido ajuste frente a reajustes de dividas de custeio. Vai de mal a pior o ensino público federal, local onde se concentra toda a pujança de conhecimento frente a uma parcela maior da população e uma minoria super rica que admite que não sabe fazer o "ó" com o rabicó.

    Responda
  2. Mario Kurtz Filho

    Desgovernado... "A despeito das condições declinantes da educação federal, no mês passado o governo anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 140 mil novas vagas. A medida, parte do Novo PAC, representa um investimento total de R$ 3,9 bilhões, dos quais R$ 2,5 bilhões serão destinados para novos campi"... el nueve só sabe gastar...

    Responda
  3. José Cardoso

    Concordo, mas para que eles ganhem mais, outros tem que ganhar menos. Essa é a parte difícil. Juízes, generais, deputados e senadores?

    Responda
  4. Arnaldo Comin

    Curioso são os servidores esperarem um governo do PT pra fazer greve. A dupla Bolsonaro/Guedes não deixou dinheiro nem para pagar a conta de luz das universidades, perseguiu docentes e alunos e nada.

    Responda
  5. teotonio nobrega

    Por que a Folha não tem a mesma opinião quando se trata de greve dos professores em São Paulo? Aqui se tem um dos mais baixos salário dos docentes no Brasil, escolas precarizadas, falta de funcionários de apoio, uma lástima, e qual a posição deste jornal, ir nas assembleias para publicar problemas no trânsito, se calam em relação às reivindicações da categoria

    Responda
  6. Pedro Luis S C Rodrigues

    O ideal seria fechar ou vender as federais, na falta disso, uma greve permanebte seria bem vinda. Um aparato carissimo e que da retorno pifio para o pais. Dinheiro seria muito mais bem gasto em educação basica

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      O ideal seria vender todas para as particulares Néh Pedrinho assim como fizeram com a ENEL Néh Pedrinho ??

    2. Gabriel Arantes

      Não conseguiu passar no vestibular da federal foi?

    3. Raymundo de Lima Lima

      90% das pesquisas científicas são realizadas pelas universidade públicas deste país. Só ignorância e má fé sugere fechar ou vender as federais. A Embrapa é uma empresa estatal que fez do cerrado um lugar onde o agronegócio hoje é potência, mas nunca vi um só rico do agropop, como o seu Pedro Rodrigues, reconhecer. Saiba q universidades federais e estaduais também existem nos Estados Unidos e outros países capitalistas, e onde realizam ótimo ensino e pesquisas científicas.

  7. Marta Araujo Tavares Ferreira

    Comentários preconceituosos e sem nenhum conhecimento de causa!!! Sem educação e conhecimento nenhuma nação próspera.

    Responda
  8. Emilio Bazzani

    Federal tem a ver com o Luiz, certo! Faz o L.

    Responda
    1. Hugo Bonette de Carvalho

      As perdas são somadas desdes 2015. 2023 o governo Lula concedeu 9% de reajuste. As reinvidicações exigem a revogação de decretos dos governos Temer e Bolsonaro. ... Ler e compreender não são mesmo o forte das pessoas.

  9. Giovani Ferreira Vargas

    kkkkkkkk

    Responda
  10. José Freitas

    O meio acadêmico, principalmente aquele empregado pelas universidades públicas, sempre apoiaram os governos de esquerda, na vã esperança de que, uma vez conquistado o "Poder" seriam convidados para participar da mesa do banquete. No entanto estão ficando desiludidos porque somente a alta cupula dos partidos de esquerda estão usufruindo das benesses oferecidas pelo governante que ajudaram a eleger. Nada muito diferente do que acontece nos paises "socialistas" como Cuba.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Sr José, nada vem de graça, mesmo o pessoal das universidades sendo maioria de esquerda ou pró PT, eles tem de lutar, berrar para serem ouvidos. Já ouviu a frase: quem não chora não mama ?

    2. José Freitas

      Julio Louzada deixe de ser preguiçoso e ponha seu ceu cérebro pra trabalhar. Talvez vc seja capaz de produzir um texto muito mais elaborado para o debate público do que uma simples frase sem sentido. Ou será que não ? .

    3. Julio Louzada

      quanta besteira reunida!

  11. Raquel Oliveira

    Os professores da rede municipal de SP fizeram 30 dias de greve, com grandes manifestações e a imprensa ignorou completamente. O prefeito que tem a pior gestão da educação de todos os tempos não poderia ser melindrado em ano eleitoral, não é mesmo? Professores da rede estadual estão passando fome e todo tipo de humilhação, mas ninguém se importa. A imprensa escolhe muito bem a quem desgastar.

    Responda
  12. Florentino Fernandes Junior

    Ou um contratinho de pai pra fio la na petrobras

    Responda
  13. Florentino Fernandes Junior

    Podiam pedir uma sobrinha la no judiciario

    Responda
  14. Alex Sgobin

    Truque sujo que funcionou bem até agora: sucateamento das federais, abrindo espaço para os grandes grupos empresariais de educação, como o do famigerado sr. Lemann. Perdem professores, funcionários, alunos e o país, ganham os sanguessugas do capital e os sornas "convervadores" semiletrados do país, que celebram a idiotia e desprezam a ciência nacional.

    Responda
  15. isabel de assis

    Muito bem posto!

    Responda
  16. Vinicius Chaves

    Não é só na esfera Federal. Tenho colegas que são professores do município de São Paulo terão um reajuste de 2% neste ano (abaixo da Inflação) e já com Déficit significativo há alguns anos, inclusive com 0% durante a pandemia alem de aumento na contribuição previdenciária além de outras situações

    Responda
  17. José Fernando Marques

    Nosso tempo de desigualdades um dia será lembrado como a pré-história sombria da espécie.

    Responda
  18. Carlos Amorim

    "Legítima" é uma palavra interessante. O pais é pouco produtivo, pq tem uma mão de obra mal formada. Culpa de quem? Entrar em greve vai fazer o país crescer mais rápido e gerar mais dinheiro pro governo dar aumento? Eram contra a reforma da previdência. Perceberam que não tem produção (dinheiro), pra dar aposentadoria decente pra todos? Qual o sentido de aumentar o número de professores, se o número de alunos vai desabar nos próximos anos? Vários temas de pesquisa aí.

    Responda
    1. Gabriel Arantes

      Mão de obra mal formada é culpa das uniesquinas. É inacreditável o tanto que determinadas faculdades particulares são ruins, só servem pra pegar dinheiro dos alunos e do governo e fazer os estudantes perderem tempo e dinheiro, pois o diploma não valerá nada. Se tem instituições que prezam pelo ensino de qualidade, essas são as universidades federais.

  19. julio alves

    Folha defende Musk mas me censura quando critico os artigos aqui. Tenyo há horas relembrar que a professora se esqueceu de fazer análises tão "prufundas" quando Temer e Bozo iniciaram com o achatamento do salário do funcionalismo público , para aumentar descabidamente os ganhos dos milicos e a enxurrada de dinheiro para o orçamento secreto

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Você tem certeza de que ela esqueceu? Ou está irritado porque eles ousam fazer greve durante o governo Lula. É assim que pretensos esquerdistas como você enxergam o mundo: certas liberdades, inclusive a de greve, somente são legítimas quando o "outro" está no poder. Se é Lula quem governa, esperem mais quatro anos ou serão acusados de convivência com a direita. Neostalinismo na veia!

  20. Anete Araujo Guedes

    Um Lula acuado pela Faria Lima, tendo que destinar verbas absurdas a Lira, tendo que cumprir com os acordos que foi obrigado a fazer com o mercado, tendo que reconstruir o país. O orçamento para a saúde, educação e obras sociais se tornaram restritos. Reformas tributária, nem pensar! Se vire! Afinal, quem governa de fato esse país?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Os salários dos professores ficaram defasados desde o governo Temer, com o governo do inelegível piorou. A educação foi deteriorada. Professores não fazem greves em governos de extrema direita porque sabem que vão ser constrangidos, coibidos pelo uso da força, da violência.

    2. Hernandez Piras

      Os acertos do governo são do Grande Líder: Viva! Os problemas são sempre coisa de um governo impotente e acuado. Ele nada pode quando falha, ele tudo pode quando acerta. Alguém ainda acredita nesse discurso? O melhor é justificar as prioridades do governo de forma séria e embasada.

    3. julio alves

      Isso! Para a digníssima professora, estava tudo bem com Temer e Imbrochavel Inelegível. O petê chegou e, do nada, achatou o salário do funcionalismo, né mesmo?

  21. Anete Araujo Guedes

    O que não pode, o que é inviável é retirar as verbas abusivas do centrão, comandado por Lira. É efetuar uma reforma tributária, para fazer os ricos pagarem impostos proporcionais aos seus ganhos e lucros. A PEC de Haddad amarrou do orçamento. Os gastos com educação, saúde e projetos sociais ficaram contidos, restritos, para que o compromisso realizado com o mercado seja cumprido. Se não dançar conforme a música, Lula poderá ser golpeado. Afinal, quem manda de fato nesse país?

    Responda
    1. José Freitas

      Tenho certeza de que o Lula nunca formalizou um compromisso com o "mercado" porque suas aparentes prioridades, defendidas na campanha eleitoral, eram com os "excluídos". Bem que ele tentou incluir a cumpanherada criando mais 17 ministérios, mas, uma vez conquistado o 'Poder", constatou que o cobertor era curto e as promessas não poderiam ser cumpridas..Estudos apontam que, falar a frase EU AVISEI aumenta em 78% a raiva de quem fez a burrada de fazer o "L".

    2. José Freitas

      A lógica dos sistema socialista que os "professores" sempre defenderam nas universidades públicas se pauta pela divisão igualitária da miséria. Professores não podem ganhar mais do que operários de cujos votos o governo tambem precisa. É o que acontece em Cuba onde TODOS, inclusive os "professores" , vivem abaixo da linha de pobreza. A remuneração por mérito é uma das bases dos sistema capitalista que eles "odeiam" !

  22. Marcos Benassi

    Hora excelente pra rever o monte de mordomias apensadas á vida militar, bem como o orçamento do Ministério da defesa. Cortar na educação federal e deixar milico tranquilo, dá não.

    Responda
  23. Tito Bernardi

    O "amor" venceu... mas Lule esqueceu de cumprir as promessas...

    Responda
    1. julio alves

      Fala com o Lira, moço!

  24. Luiz Alberto Brettas

    Muito bem lembrado...

    Responda
    1. julio alves

      Bem lembrado qual parte? Será que foi quando Temer e Bozo destinaram verbas para o Centrão e para triplicar os ganhos dos militares e detonaram educação, saúde, infraestrutura?