Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Acho importante ensinar a história de povos africanos, o seu papel na venda de escravos aos europeus e a evolução de países americanos de maioria negra como o Haiti apôs a independência.

    Responda
  2. Matheus Battistoni

    Escola é pra ensinar português, matemática, geografia, história e biologia, não para fazer discurso babaca e vitimista.

    Responda
  3. antonio brito

    Em vez de um dia da consciência negra, escolas públicas e privadas, deveriam estimular a contratação de professoras negras. Qual é a porcentagem de professoras negras na escola de seu filho? Na minha é zero. A contribuição do negro, dos imigrantes italianos e outros é fundamental para compreender a formação brasileira. Já o estudo obrigatório da história "africana" com suas inúmeras línguas e quase sem escrita é perda de tempo pois somente a compreensão da história do ocidente é do mundo escla

    Responda
    1. antonio brito

      Paulo, correto, não estou propondo cotas para professoras negras, porém estímulo para a contratação. Por exemplo bolsas de estudos adicionais para a formação de professoras negras. Só completando, nossa história está relacionada ao mundo ocidental com todas suas virtudes e mazelas. Nessa história temos tanto a Inquisição como o Iluminismo. A revolução industrial e a russa, etc... A história da "áfrica" que são muitas só embaralha e em nada ajuda.

    2. Paulo Jr

      Antonio, acho racismo inaceitável e creio que estamos fazendo pouco para diminuir o problema, mas a função da escola é preparar nossas crianças da melhor maneira possível. Acho que o único critério válido para contratar professores, é a sua capacidade de ensinar bem.

  4. Marcos Benassi

    Óia, cara Ana, é verdade verdadeiríssima: quando isso acontece, a escola não está fazendo seu trabalho. E devemos demandar que ela o faça, porque a casa desse pessoalzinho também não os educará para o igualitarismo. *Nunca* ouvi, em minha casa, nada próximo desse universo desqualificativo do outro; criança nos 7O, adolescente nos 8O, tendo estudado em 2escolas públicas e 2de elite, não lembro de assistir a cenas de humilhação de preto e pobre. Que é que tá acontecendo? Pioramos paca.

    Responda