Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DIRCE BUZATO

    O FSP!!!! Moderação no meu comentário?????? Absurdo!!!!!

    Responda
  2. DIRCE BUZATO

    Contra derrubada de árvores. Não vão plantar nenhuma outra no lugar destas. Absurdo!!!!!!

    Responda
  3. Halim Girade

    Hoje essa área já está com invasões de há alguns anos e o Governo do Distrito Federal nada faz, apesar de muito serem denunciadas. Ainda, não há um plano de colocar no lugar a biodiversidade do cerrado.

    Responda
  4. Newton Gama Netto

    Eu li certo? Unidade de conservação? Pra começar, plantação de pinus não é nem floresta, é só monocultivo mesmo.

    Responda
  5. João Bueno

    Aqui no Paraná, os campos gerais, também densamente comprometidos pela espécie invasora de Pinus, estão sendo protegidos por voluntários que já derrubaram várias destas árvores e com isso estão permitindo o repovoamento do bioma por espécie animais e vegetais nativas. Um belo trabalho da Iniciativa Campos Gerais. São onças, lobos Guarás e até tamanduá bandeira sendo vistos na região! Parabéns aos voluntários assim como ao DF!

    Responda
    1. JOSE ADELINO SCHIFINO

      João, a unica coisa que vai crescer lá são espigões de luxo com 289 m2, 4 suites e tudo mais. Aproveitando que ali perto fica a reserva biológica das Aguas Emendadas

  6. Marcos Fonseca

    Conta outra, vai aparecer um monte de condomínio fechado. Onde se viu político do GDF colocar interesse ambiental na frente do imobiliário.

    Responda
  7. Carlos Antônio Maximino Roquete de Albuquerque

    Veja como é morar em um país em que não há planejamentos! Vive-se o cada dia como se não houvesse amanhã. Não se tinha conhecimento sobre os pinheiros quando foram plantados na década de 80? Por que somente agora houve essa liberação? O que será colocado no espaço vazio? Ou haverá um novo loteamento no local como é tão típico no DF? Quem ficará com o valor da venda da madeira? Certamente, nesse "negócio" a sociedade e o meio ambiente sairão perdendo.

    Responda
  8. Carlos Oliveira

    As árvores nas fotos da reportagem não são pinheiros. São espécimes de Pinus Eliots, trazidas de reflorestamento para a indústria de celulose. São invasoras, retiram uma quantidade imensa de água do solo (daí o rápido crescimento) e nenhuma espécie de passaro ou outro animal consegue abrigo neste tipo de floresta. Corretíssima a substituição por árvores nativas do bioma.

    Responda
  9. A A Iuras

    No Brasil, espécies do gênero Pinus tem agido como invasoras em diferentes ecossistemas do país, inclusive em unidades de conservação. Não são espécies nativas.

    Responda
  10. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Espero que a área seja reflorestada com espécies nativas. Se somente alguém lucrar com o dinhiero da venda da madeira não existirá benefício algum para a sociedade. Quem está retirando as árvores devia ser responsável pela recuperação da área.

    Responda
  11. Giovani Ferreira Vargas

    Lula faz parte do bioma da prisão. kkkkkkkkkkkkkkk

    Responda
    1. PAULO CESAR MARTINS MENCK

      Cuidado! Ele foi des condenado e não deve nada à sociedade. Melhor ficar quieto.

  12. RENATO DE FARIA E SOUZA

    Preservar com pinheiros e eucaliptos é preservar a destruição da diversidade da fauna. Área preservada tem que ser com árvores nativas, diferente de uma rua ou praça que apenas é área verde.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      De fato. Preservação sempre com árvores nativas.

  13. OCTACILIO alves pires neto neto

    É terrivel o que o GDF está fazendo com o meio ambiente em Brasília com essa desculpa que pinheiros não pertence ao bioma cerrado. Ora, a maior parte da vegetação foi desmatada para plantação de soja, milho, sorgo, arroz, trigo.... tudo veio de fora e adaptado aqui. Vejam que essa desculpa não convence nenhuma pessoa. é um péssimo governo em todas as áreas, mas a tolice do brasiliense em eleger gente do tipo faz com que tenhamos pessoas sem ligação com a cidade e o meio ambiente

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Vc está enganado, Octacílio. Essas lavouras q vc mencionou foram plantadas em locais que eram,em sua grande maioria, cerrado ou floresta nativa. Área de preservação no DF tem de ser cerrado e não pinheiro.

  14. Bruno Miguel Avelar

    Ora se for pra derrubar todas as árvores que não fazem parte do bioma Brasil, vamos ter de tirar muita coisa das ruas, avenidas, parques, florestas etc. Principalmente pelo que foi trazido na época da colonização e continua por exemplo com a introdução de árvore de origem asiática como o NIM.

    Responda
  15. NACIB HETTI

    Conversa fiada. No cerrado tem muitas áreas de transição com pinheiros bem integrados.

    Responda
    1. Julio Louzada

      Esse pinus é uma árvore exótica, não fala m.