Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Candido Borges

    Normalmente, os artigos do Spyer são um desastre, mas este até que não está tão ruim, seu maior problema é o título, que talvez devesse ser "Não existe salvação no extremismo religioso" - para crentes e não crentes!

    Responda
  2. Joel Domingos

    Títulos acadêmicos não dão chancela divina aos pronunciamentos de alguém em matéria bíblica. Erudição livresca, ou sabedoria humana, não conferem autoridade ao seu portador em matéria de religião. O apóstolo Tiago o diz claramente. Jesus, não obstante haver doutores e instruídos à época, como os fariseus e escribas, deliberadamente, convocou pescadores e gente simples para compor o apostolado, à exceção de Mateus. (continua)

    Responda
  3. Joel Domingos

    (continuação) Pedro era analfabeto e foi o 1º líder, ou melhor, presbítero, da igreja incipiente. Hans-Georg Gadamer, filósofo alemão, que, não obstante ser ateu, mestre em hermenêutica e interpretação de obras religiosas, filosóficas e jurídicas, deu uma demonstração de humildade, prudência e sabedoria (são irmãs) ao pontificar: "O significado de uma revelação religiosa não é totalmente acessível àqueles que não aceitam sua verdade." (continua)

    Responda
  4. Joel Domingos

    (continuação) Ele só fez dar uma versão secular ao que o apóstolo Paulo vaticinara há 2000 anos: "1 Coríntios 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido."

    Responda
  5. LC Oliveira

    Faltou dizer quem são os evangélicos moderados.

    Responda
  6. Joel Domingos

    O articulista, ao levantar a bola de René Kivitz, pretende tão somente criar uma divisão no meio evangélico e antipatia ao "mainstream" cristão pelos desinformados não evangélicos, bem como uma polarização ao colocar todos os evangélicos não progressistas como bolsonaristas, quando apenas 62% do voto evangélico foi carreado para Bolsonaro. É falso alegar que esse segmento elegeu o candidato de direita.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Pelo visto, nem você, e nem mesmo o articulista, sabem o que é neopentecostal, nem a diferença entre pentecostal e neopentecostal. Sem isso, é perda de tempo discutir qualquer coisa. Gente que não sabe nem conhece do que está falando. Puro hater. Bye bye!

    2. Luiz Candido Borges

      Eu falei "poderia alegar", não que era... De qualquer forma, considerar tal percentual irrelevante é que consiste em erro crasso. Mas não é erro, não é mesmo? É tentativa de descolar os (neo) pentecostais do Bozo, exercícios inútil que o Spyer vem tentando fazer desde sempre.

    3. Joel Domingos

      Amigo Luiz, alegar que 62% é um apoio próximo à unanimidade é um delírio. Sem mais comentários. Tchau tchau!

    4. Luiz Candido Borges

      Você acha 62% pouco? É quase dois terços, qualquer candidato que tenha quase dois terços de qualquer segmento social pode afirmar que tem um apoio próximo à unanimidade.

  7. Joel Domingos

    (continuação) Kivitz não é só progressista, mas herege, pois violou um preceito básico da doutrina cristã: a inerrância da Bíblia. E o que é pior: proferiu um discurso blasfemo sobre o encontro do Senhor Jesus com a samaritana no Poço de Jacó, querendo fazer crer que a água viva que o Senhor Jesus estava lhe oferecendo era o seu sêmen. Isso é mais do que blasfêmia: é abominação. Fico por aqui.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Luiz, meu caro, eu tenho maturidade suficiente para não ficar trocando desaforos em redes sociais. Tchau, meu amigo! Fique com Deus! Você não conseguirá me desestabilizar emocionalmente. Meus comentários não têm essa finalidade.

    2. Luiz Candido Borges

      Joel, eu usei "outras coisas que não consigo atingir" como ironia, mas se você precisa de explicação, lá vai: são argumentos abaixo do meu nível de compreensão por demasiado obscuros - lembra-se do termo "questões bizantinas"? É por aí. No geral, seu longo texto me é simplesmente desinteressante e tedioso, mas você deve se achar um grande entendido em questões religiosas, não é mesmo? Para mim é o mesmo que dizer que é motorista de aplicativo, com todo o respeito a esses trabalhadores.

    3. Joel Domingos

      Amigo Felipe, você quer defender o indefensável. A alegação de que a samaritana pensou isso é implausível. Nem nos dias atuais alguém vai cortejar uma dama usando expressões tão asquerosas. De mais a mais, a expressão "água viva" é usada à exaustão no Antigo Testamento sempre tendo o sentido que o Mestre da Galileia lhe emprestou. Água viva sempre significou água corrente: águas estagnadas eram sinônimo de doenças e infecções. A emenda saiu pior que o soneto.

    4. Felipe Vasconcelos

      Vi o trecho no YouTube. Ele foi tirado de contexto. A mulher samaritana pensou inicialmente a partir de uma conotação sexual, enquanto Jesus falava num contexto espiritual.

    5. Joel Domingos

      Amigo Luiz, você mesmo confessa que não entendeu o que falei e, ao mesmo tempo, profere tais comentários só pra me provocar e ofender gratuitamente? Que coisa feia!

    6. Joel Domingos

      Amigo Luiz, você declarou de sua própria boca que não entende o que falei. Então, fica atirando no escuro, amigo? Só pra me atingir? Que coisa feia!

    7. Luiz Candido Borges

      É isso aí, Joel, o Kivitz é um herege, um blasfemo e outras coisas mais que eu não consigo atingir. O resta a fazer aos verdadeiros crentes como você? Queimá-lo na fogueira, é claro. O prévio tratamento Torquemada é indicado para fazê-lo confessar seus pecados e arrepender-se, salvando assim a sua alma...

  8. Antonio Catigero Oliveira

    O obscurantismo é um aliado, ou um estorvo para a vida e o desenvolvimento mental dos neoevangélicos?

    Responda
  9. Anderson Costa

    Sou evangelico e sempre busquei ler e entender a Bíblia. Infelizmente existe uma grande massa que não lê e aceita todo tipo de coisa que vem do púlpito. O bolsonarismo é o contrário do que prega Cristo. Basta ler os evangelhos. Discordo quando o colunista diz que há uma voz só que não se corrompeu ao poder, como o Malafaia. Há vozes de homens de Deus. Basta ouvir eles: Ed Rene, Edson Nunes, Caio Fábio, Victor Azevedo, Hermes Fernandes são alguns dos pastores que pregam a verdade do evangelho.

    Responda
  10. Filipe Quintans

    É a melhor coluna de humor do jornalismo brasileiro.

    Responda
  11. Filipe Quintans

    Melhor coluna de humor do jornalismo brasileiro.

    Responda
  12. Nelson de Paula

    Os extremistas religiosos também se isolam. Do mesmo modo que o Bolsona, constroem forte rejeição na sociedade.

    Responda
  13. Alexandre Assis

    Subir o tom é extremismo? Ou foi só um título caça-clique?

    Responda
  14. Marcos Araujo

    Como a pauta anacronica dos costumes, ultrapassadas no resto do mundo, mas firme no Brasil, é o que liga os neopentecostais à extrema direita, infelizmente a radicalização só vai aumentar, pois o importante é saber o que vc come, bebe e fuma e com quem vc dorme

    Responda
  15. EDUARDO TADEU SERGIO GOMES

    Toda a Religiao,que nao envolva,apregoie a solidariedade,Amor entre os Homens,nao religa,nao e religiao,nao traz o Ceu 'a Terra,por isso estamos nesse Mundo de morte e Violencia,Mundo material;Como dizia Cristo,o que Esta em cima,esta em Baixo,estou com esse Pastor

    Responda
  16. Ellen A

    Sou uma desigrejada após o bolsonarismo. Tenho tentado voltar à vida numa comunidade cristã, mas sofro de indigestão mental todos os domingos. Ouvir as mensagens do Ed René durante os absurdos 4 anos de necropolítica bolsonarista e ouvi-lo ainda hoje (no meu pouco tempo livre) oxigena meu cérebro, me faz sentir menos só, menos triste. Gostaria de congregar na IBAB mas moro a 600 km de distância. Agradeço a Deus pela vida dele e pela existência da IBAB.

    Responda
    1. Luz Heli Maria de Paiva Oliveira

      Olá Ellen, compreendo seus sentimentos, necessidades e anseios. Sou de São José dos Campos e moro a cerca de 1 h e meia de São Paulo. Não resisti e acabei me tornando membro da IBAB. Não há uma intenção da igreja no momento de formar novas igrejas em outras cidades, mas consegui formar um Pequeno Grupo aqui em casa com pessoas que também não se encaixam entre os fundamentalistas. Utilizaremos, para estudo e meditação o livro Talmidim 52. Desejo que você também encontre uma forma de ser igreja.

  17. adenor Dias

    Eu que já fiz até promessa para santo, devido o debate evangélico envolvido na política, estou me tornado num ateu!

    Responda
  18. Almir Pitta

    Infelizmente não maioria das igrejas neopentecostais os "in"fíeis são treinados para acreditar e não para aprender.

    Responda
  19. Mario Luiz Antonello

    Pastor como ele, alegra os céu e os terrenos também, e o Jesus o escolheria para segui-lo.

    Responda
  20. Eduardo Aquino

    Não entendo como a igreja e pastores renomados apoiaram um movimento que usou e abusou da mentira, falsos testemunhos, iras e divisões. Em várias passagens da Bíblia está claro que quem assim procede não herdará o reino dos céus. Hipócritas ! Como podem ter negligenciado a vacina, um bom legado do regime militar, e apoiado e idolatrado quem condecorou torturadores ? Que tal relembrar outro dos dez mandamentos: Não matarás !

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Lembro apenas que as vacinas não foram um "bom legado do regime militar", pois se trata de um patrimônio brasileiro de mais de cem anos, ao longo dos quais a vacinação em massa se consolidou e conseguiu extinguir várias doenças mortais. O regime militar deu continuidade ao processo, o que prova que os militares atuais são saudosos apenas das piores práticas dos seus antecessores.

    2. jose fior neto fior

      Sinples: Dinheiro e poder. Pastores evangélicos não estão nem aí pelos seus seguidores. São os verdadeiros falsos profetas, e as igrejas evangélicas hoje é a melhor forma de lavagem de dinheiro do narcotráfico e outras ilegalidades.

  21. Leonardo Trindade

    Depois que transformaram a defesa dos direitos humanos em um extremismo a se combater, sobrou pouca coisa para salvar.

    Responda
  22. Raymundo de Lima Lima

    Excelente artigo sobre uma esperança d bom senso e sabedoria no meio evangélico, na figura do pastor Ed Rene Kivitz. Ele representa um fiapo d minha crença nos ensinamentos de Jesus dNazaré, por sua cultura, erudição, preparo para diálogo e debates, carisma como pastor, sem apresentar o teatrinho histérico dos pastores de massas. De padres também. Temo religiosos q só conhecem um livro, q destilam ódio e não amor, pregam gritando, vociferando.

    Responda