Mercado > Mudança da meta mostra arcabouço fraco e ambição demais de Haddad, dizem economistas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os economistas só não se lembraram de combinar com os congressistas que não param de conceder benefÃcios fiacais a setores apaniguados. Não fossem as renúncias fiscais devido à desoneração da folha de pagamentos, ao setor de eventos, a Pec dos altos salários, das isenções das igrejas e os juros altos não haveria desequilÃbrio fiscal. Basta fazer as contas.
"Dizem economistas"... que erraram TODAS sua previsões em 200% e até 300%. E vcs ainda dão espaço pra eles. Falando em bobagens, antes das eleições a B3 registrou um incremento de "X" bilhões e o BACEN de "X" bilhões também. E não é que depois das eleições esse incremento virou um déficit de cento e duzentos bilhões ? Cade a explicação desses mesmos economistas ? Se instituições como essas erram em bilhões e bilhões, como fica sua credibilidade ?
A reponsabilidade fiscal é um problema que excede as ideologias e afeta diretamente a inflação, os juros e a vida das população, principalmente as camadas mais pobres. Lule um e dois, ou a dobradinha Palocci e Lisboa, para os céticos, sabia disso e entregou o déficit controlado. Não tÃnhamos esta discussão naquele momento. Era, e ainda é, algo óbvio a se fazer para se proteger a população. No governo Dilma essa lógica acabou e passou a ser coisa de direita. Não é. Lule, antes da cadeia, sabia.
Lembrando ao cidadão desinformado que essas pautas aà são de total apoio da bancada do PT e que algumas delas são até econômicas, como a PEC dos supersalários, que na real reduz o gasto. Quem defende gasto é favorável ao rentista, o rentista agradece, afinal aumento de gastos é aumento de dÃvida, mais hedge para os investidores.
Quem está sabotando o ajuste fiscal é a extrema direita e o centrão com suas pautas bombas, seus benefÃcios fiscais para setores e grupos poderosos, como a desoneração da folha de pagamentos, os benefÃcios ao setor de eventos, a Pec dos altos salários, as isenções das igrejas, os juros altos. É só fazer as contas.
O controle remoto do Haddad está desligado. Ele está jogando videogame sozinho.
A opinião de amou o Posto de Gasolina não vale.
Percebo que as pessoas não entendem que gastar mais gera mais dÃvida. Porque ficam falando nos comentários que a reportagem é pró mercado e tal, que é o rentista que está sendo apoiado... ora, mas pro rentista é ótimo o governo dever, afinal vai dever pra ele....
Claro que há limites para gastos além da sua capacidade. Ocorre que a arrecadação é comprimida por meio de benefÃcios e isenções fiscais para uma elite privilegiada. Veja os recentes casos aprovados pelo Congresso: desoneração da folha de pagamentos só para alguns setores privilegiados, isenções fiscais para o setor de eventos, mais isenções fiscais para igrejas, Pec para altos salários e por aà vai. Faça a conta e verá que sem isso não haveria déficit. Nem vou falar dos jurosÂ…
Exato Pery, bora fazer impostos de grandes fortunas então, estranho que o PT nunca propos, nunca.
Kkkk é, Pedro, deve ser mesmo…kkkk. Quem paga a conta manda lembranças.
É essa matemática Neloliberal fascista e golpista. Insistem em somar e subtrair. Sabemos que podemos aumentar muito os gastos e fortalecer o estado, desde que façamos um imposto para as grandes fortunas. Vamos tirar dos ricos, que todos temos ó dio, e financiar um estado que se endivida infinitamente. O imposto está quase saindo. A qualquer momento. Se não sair e quebrarmos o paÃs, como aconteceu com a Dilma, a culpa é do Centrão, como foi com ela.
O partido que está no poder é o que acredita de "déficit público é vida", que vai acelerar o desenvolvimento. Isso nunca deu certo em nenhum lugar.
FolhaPan ataca novamente. Essas reportagens ridÃculas da Folha, esta me fazendo acreditar que eu com minha mensalidade, acabo colaborando com esse jornalismo rasteiro.
Goebbels se manifestando.
Um absurdo Kamarada. Precisamos urgentemente que o Alexandre Moraes prenda todos os eles com prisão provisória indefinida, sem acesso aos autos, e proibir todos os posts à s redes sociais. Para protegermos a democracia, temos que fechar todos os jornais e prender muita gente sem o devido processo legal. Só assim teremos um paÃs realmente livre.
Contra os fatos não há argumentos.
A dÃvida do setor público é o grande mal deste paÃs. Não seremos uma nação desenvolvida enquanto não declararmos guerra para este endividamento absurdo que nossos governantes teimam em menosprezar com fins eleitoreiros. Os banqueiros devem dar pulos de alegria quando um governante diz que não vai fazer superávit fiscal. Que Deus tenha piedade do nós!!
Isso é no mÃnimo discutÃvel. Há paÃses que tem uma enorme dÃvida pública e nem por isso estão com graves problemas. O mais clássico é o caso dos EUA. Qual a proporção da dÃvida pública em relação ao PIB é uma discussão interminável e inconclusiva entre os especialistas. Ademais o déficit depende do quanto se arrecada, aqui só se discute o quanto se gasta, esquecendo que a arrecadação é comprimida por inúmeros benefÃcios fiscais a setores privilegiados. Veja as ultimas medidas do Congresso.
Roger, sua análise bem estruturada e sucinta não tem lugar aqui. Aqui acreditamos que o estado pode e deve gastar o máximo possÃvel e, se quebrar, a culpa é do capitalismo. Para sermos reeleitos, temos que fazer todo mundo acreditar que quanto mais gastamos melhor para a população mais pobre e pior para o banqueiro, que fica muito irritado quando o governo vende tÃtulos a IPCA mais dez por cento. E a razão para isso é só a vontade do BC, como o Boulos explicou. Grande abraço.
E agora ficamos sabendo de setenta reuniões do Guedes com o neto do corvo. É pacabá.
Essa conversa fiada de economistas parciais encomendados não é debate sério, não chega a nos assustar..
É isso aÃ!
Esperar o quê de um periódico que.virou a voz do sistema financeiro,dos bancos ou melhor dos agiotas?!
Temos governo, eleito, e depois de mais um ano sendo apoiado pela maioria dos brasileiros. Os perdedores, minoritários, vão insistir em usar todos os recursos possÃveis para enganar patriotários, escondendo ou distorcendo o nosso projeto de reconstrução econômica, social e polÃtica da nação brasileira.
Essa conversa fiada de economistas parciais encomendados não é debate sério, não chega a nos assustar. Temos governo, eleito, e depois de mais um ano sendo apoiado pela maioria dos brasileiros. Os perdedores, minoritários, vão insistir em usar todos os recursos possÃveis, como essa m id ia, para enganar patriotários, escondendo ou distorcendo o nosso projeto de reconstrução econômica, social e polÃtica da nação brasileira.
O Governo sofreu derrotas de custo bilionário no Congresso. Falta honestidade nessas análises. Em relação a projeção feita em 2022, o FMI acaba de publicar relatório apontando melhora na evolução da dÃvida pública. A flexibilidade da meta é da natureza do arcabouço fiscal, instrumento q dá ao gestor maior responsividade frente a mudanças de conjuntura. Falta jornalismo
Hipocrisia em não admitirem que estão conduzindo uma tentativa de boicote de uma polÃtica transparente que atende os interesses tanto dos empreendedores como dos trabalhadores e, também, dos miseráveis. Enfrentamos a selvageria de rentistas e de oportunistas que só aceita uma polÃtica predadora e devastadora de uma das maiores potências do mundo.
Hipocrisia em não admitirem que estão conduzindo uma tentativa de boicote de uma polÃtica transparente que atende os interesses tanto dos empreendedores como dos trabalhadores e, também, dos miseráveis. Enfrentamos a selvageria de rentistas e de oportunistas que só aceita uma polÃtica predadora e devastadora de uma das maiores pitências do mundo.
Para quem não entende bem de jornalismo mal intencionado, vai a dica. O veÃculo ou o repórter quer contar uma história do jeito que lhe interesse, busca as fontes que comungam suas ideias, redigem e publicam a matéria. É assim que acontece desde sempre, por exemplo, em relação à s matérias cobre polÃtica e economia. Fiquemos atentos...
Desfaçatez em só ouvir os que sabotam o plano sério e competente de desenvolvimento econômico e social do Predidente Lula.
FSP não joga a culpa no Ministro da Economia, quem inventou o arcabouço fiscal foi o próprio Lule. Lula está nos levando pro buraco.
Dilmo 2 a vingança quebrou o pai , como é de se esperar dos petistas . #prontofalei
A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em *65% (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana). Ao deixar o governo, o Inominável deixou a relação ´DÃvida/PIB` menor ou maior que os *65%? Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bi em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bi em 70 dias Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do paÃs subirem significativam
Por que os empresários da fé são os únicos que nada pagam? Seu produto é enganar os mais pobres, esgoelar-se no púlpito, fazer danças estranhas e falar lÃnguas igualmente estranhas., como decanta sei lá o quê! Sobre essa atividade zero tributo. Porém, ruas asfaltadas, rede esgoto, alguma segurança pública, etc.. obs. Não me refiro a imunidade constitucional originária.
Primeiro que os analistas erraram todas nos últimos anos, a começar pela previsão do pib. Segundo que a Faria Lima e o congresso emperra todas (quase) as propostas do governo, logo...é a mesma galera que reclama que criou a situação. Cadê a taxação grandes fortunas, desoneração Folha, alÃquota dos fundos multi milionários. É a raposa comendo as galinhas e perguntando a respeito da 'ausência' sãs galinhas.
Claro que não dá... Tem que dar desoneração na folha de pagamento causando um rombo previdência, tem que pagar emenda pra deputado chantagista, tem que isentar o estelionatários das igrejas, etc..
É um governo de minoria no congresso. Nunca tivemos um congresso tá a direita no espectro polÃtico. E nunca a Câmara dos deputados teve tanto poder sobre o orçamento. Pra não sofrer impedimento devido aos crimes contra a saúde pública, Bozo liberou pro Lira. Nese3 novo arranjo, o Lula está patinando. Entregou o ministério dos esportes pra preservar o da saúde
Quem libera estas verbas é o próprio governo.
Nada sobrevive à verdade Matemática é matemática
Claro, eles não poderiam dizer nada diferente, afinal vivem no mundo paralelo e depois vão morar em Marte.
O capital não tem freios, mas o salário mÃnimo (e bota mÃnimo nisso) eh o culpado. O rico tem vida dura, viajando a jato, o pobre se refestela com esse salário que desequilibra a economia. Pobre não tem jeito mesmo, não colabora com o superávit primário, o que o pobre quer? Só falta dizer que quer comer todo dia.
Congresso aprova a ldo de 2024 e depois embute um gasto tribu tário ( pe rse e deso neração) que não consta na própria ldo. Tendo uma certa anuência da imprensa que é sabido se beneficia de um desses benefÃcios. Só essa brincadeira é 50B esse ano. Tai o 0,5% que o Haddad se es fola em arrumar. O foco da imprensa está errado. O congresso não agiu conforme a ldo que ele ( congresso) aprovou.
Mandei um comentário há uns 30 minutos, e vocês não publicaram. Se não publicarem daqui a 10 minutos, bloquearei novamente o pagamento da assinatura deste jornal. Grato.
Se não publicar meu comentário, vou bloquear novamente o pagamento da assinatura.
Bolsonaro e Guedes (com aval do Centrão) fizeram um estrago em 22, na tentativa de se reeleger, de bater -2% de déficit em relação ao PIB. E nem pedalada foi hein
A verdade, enfim
Será que um dia a Folha vai ouvir economistas fora do mercado? Vozes divergentes? Economistas acadêmicos?
Sr João José, o senhor sequer sabe o sentido do termo teoria. Em Ciência, teoria é uma hipótese que foi comprovada. O que eu cobro da Folha é diversidade de opiniões. Desconfio que a Folha saiba que se ouvir André Roncaglia, Luiz Belluzo e Nelson Barbosa, só para ficar em três a divergência de opiniões nos ajudará a pensar. O que me parece difÃcil no seu caso.
Economistas acadêmicos como a Zélia Cardoso? Melhor não. Como todo acadêmico deveria saber, uma teoria não passa disso, teoria, até que seja comprovada experimentalmente. A humanidade já experimentou muitas teorias econômicas, as aprovadas estão consolidadas e disponÃveis na OCDE. PaÃses como Argentina, Venezuela e Brasil continuam tentando polÃticas fracassadas: baixa juros que tudo se resolve, deficit público não é problema, etc.
Jamais. Só o "mercado".
Petistas são, via de regra, oriundos dos movimentos estudantis, sindicais ou sociais. Estudantes medÃocres, mas bons de retórica, trabalhadores idem. Nenhum deles, dos que conheço, se destaca intelectualmente. Um ou dois falam outro idioma além do português precário. Só sabem bravatear e gastar, gastar e gastar. Quando o dinheiro acaba, o paÃs está destroçado.
Será que alguém em algum momento acreditou na sinceridade da meta? O mercado até gostou por sinalizar um discurso diferente do "gasto é vida" que acabou prevalecendo. Mas era inevitável que o momento da verdade chegaria.
O governo diminuindo o déficit de um ano pro outro, com perspectiva de no mÃnimo estabilidade, e você vem com "gasto é vida"...é quase um fundamentalismo.
No médio e longo prazo o PT causa mais estrago que Bolsonaro
Não se deprecie. Vcs estavam indo bem no quesito estrago, em quatro anos demoliram vinte anos de democracia. Vcs são imbatÃveis. Mas incompreendidos, foram posto para correr. Povo injusto , né ?!
Que drama! O deficit projetado não chega nem na metade do valor surrupiado pela dupla miliciana bolsonaro/guedes pra tentar comprar eleição, mas é óbvio que as mÃdias bancadas por financeiras (e até integrantes de algumas financeiras) vão praticar a velha e contumaz chantagem midiática pra tentar morder uma boquinha maior. Falando em boquinha, nenhuma menção nessa matéria ao furto orçamentário cada vez maior que o Congresso pratica com emendas impositivas. Cai quem quer
Saudades de Paulo Guedes. Saudades da Operação Bandeirantes. Saudades de Sergio Fleury, né, minha filha.
É um embate sem fim. Nos fizeram acreditar que o arcabouço era consistente e todas as manobras polÃticas para sua legitimação na câmara eram necessárias para a estabilidade da governança. Pareceu uma equação resolvida. Agora os iluminados emanam sua verdade questionando o arcabouço e a sua consistência como polÃtica. Que cheguem a uma conclusão onde o Estado/Governança encontre as soluções para os mais vulneráveis resgatarem sua cidadania.
IncrÃvel como o PT não aprende com os erros históricos que o Brasil já cometeu! Sempre esteve claro que este é o caminho errado. No Brasil o brasileiro come capim e não sabe porque.
IncrÃvel como o PT não aprende com os erros históricos que o Brasil já cometeu, fazem errado e depois culpam terceiros. Meus Deus isso é terrivelmente burro! E os brasileiros continuam a comer capim, na ignorância perpétua.
Cadê a turma do L? Nenhum comentário? Era claro que ia dar nisso. Sinto muito....
Nisso o que? Não querer sacrificar o paÃs e o trabalhador pra perseguir um superávit inexequÃvel sem uma recessão ou cortes brutais que prejudicarão a parte social e preferir fazer algo mais racional? Se deu nisso, muito bom.
Comentário: chora.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Mudança da meta mostra arcabouço fraco e ambição demais de Haddad, dizem economistas Voltar
Comente este texto