Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Matheus Battistoni

    Chega de urna eletrônica. Diretas Já!

    Responda
    1. Pedro Albuquerque Neto

      Matheus, se estivesses em São Paulo no dia da manifestação, estarias, com certeza, contra as Diretas, Já!, farejando a ditadura, lambendo botas. Matheus, primeiro os meus, os outros que se danem!

  2. Gerson Risso

    Democracia é um sistema político ruinzinho. Mas, é o melhor que existe, nos dá a liberdade de defender até a ditadura.

    Responda
  3. LAFAYETTE COUTINHO MOREIRA

    Palanque pequeno, baixinho, todos ao alcance das mãos e dos olhos, sem nenhuma segurança. Nos braços do povo, que se fazia um pouco de cool, de rogado. Cheguei a pensar e se tacam uma latinha em João Amazonas, pequeno, velhinho, frágil. Se começam a gritar coisas horrorosas? Tensão sim, mas o espontâneo não transbordou em baixaria. Brossard perorou, sempre um deleite para mim. Só temos tribunos gaúchos, ou tivemos. Até o Pedro Simon (que lá não notei).

    Responda
  4. LAFAYETTE COUTINHO MOREIRA

    como o próprio cavaleiro da esperança Prestes, em palestra naqueles dias, no auditório da universidade gaúcha (qual não me pergunte). Só fez uma cara de pra que isso. Era realmente só para prender o cabelo, que estava grande e não é liso. Contava da coluna onde sobressaiu e venceu por seus méritos militares napoleônicos (superior aos outros). O palanque das diretas era modesto, mas porto alegre era uma cidade modesta. Encheu de gente mas não que ficasse insuportável.

    Responda
  5. LAFAYETTE COUTINHO MOREIRA

    Fui pra Porto Alegre por causa de meu amigo e Guru, Claudio Sideral. Queria me mostrar a árvore onde se agarrou em frente ao Palácio Piratini, quando Brizola convocou a campanha da legalidade para dar posse a Jango. Só virtudes tinha Cláudio Sideral. O comício foi ao lado do mercado municipal onde ganhei beijo na boca. Fui ver Paulo Brossard, depois João Amazonas que eu e Zé Celso achávamos homofóbico. Nem tanto galera. Me engoliu de rabinho de cavalo, tranquilamente, assim como o próprio Preste

    Responda
  6. Adilson Fornazieri Maturana

    Foi nesse comício, que eu, office-boy, com 16 anos, fui picado pelo mosquito da política. Esse "vírus" me transformou como pessoa e me fez, ao ir embora, ser alguém diferente daquele que havia chegado. A política deixou de ser cinza e pude perceber as cores do poder, com suas nuances. Sem dúvidas, a maior experiência democrática que já vivi. Agradeço aos colegas do Banco BCN, do DIRUR, no edifício Andraus, por terem me levado. Onde quer que estejam, muito obrigado.

    Responda
  7. raul neto

    Participei de todas as manifestações pelas Diretas. Foi um grande combate que ajudou a derrubar a ditadura. Pena que hoje em dia quem consegue fazer grandes comícios são os fascistas, neopentecostais, políticos e empresários corruptos e a massa de manobra dessa gente atrasada.

    Responda
    1. raul neto

      Ah você tem provas? Que provas são essas que nunca foram mostradas? Aliás, aceita que (que o bozo tmou uma surra do Lule) que dói menos.

    2. Pery Pedro

      Sim, porque a esquerda se resume a doze saudosistas que não aceitam que a ideologia nunca funcionou, e por isso morreu. Exceto pelo Brasil. Aqui, vamos ter que esperar o Lule emorrer, e sua seita com ele. A esquerda nunca quis a democracia, como se vê hoje em dia, com a censura. Ela quer a condição de roubar. Isto jera fato antes, e ficou patente após a Lava Jato e a prisão justa e recheada de provas do Lule, confirmada em todas as instâncias e nunca reformada.

  8. noel neves

    Eu estava lá! "Quem sabe faz a hora/ Não espera acontecer!" Estive na Sé e na Pacaembu também! Nestes eu percebi "arapongas" filmando a gente para possíveis perseguições futuras... KKK. No Anhangabaú já não os vi mais KKK!

    Responda
  9. Marcos Araujo

    Passados quarenta anos a maior manifestação politica foi a do golpista na Paulista pregando o fim das liberdades democráticas. Como não deu certo, ele arregou, e pediu anistia pra si próprio

    Responda
  10. Vanderlei Nogueira

    Retórica. Com o Final da URSS, queda do Muro de Berlim, segunda guerra consequentemente, quando tivermos eleições para Presidente, acaba o ciclo Getúlio Vargas, retornam as oligarquias tradicionais (Agro) em detrimento da burguesia industrial. A ditadura inicia-se com as eleições. Supressão do Estado de SP e a intensificação do totalitarismo. A Inflação da era militar subsidiava as empresas e formava uma classe média leal ao regime...

    Responda
    1. Pedro Vasco

      " A ditadura inicia-se com as eleições." Não acredito que alguém escreveu isso.

    2. Vanderlei Nogueira

      Democracia para os grandes centros: única política praticada no Brasil contemporâneo, migração em massa para reformas trabalhistas, políticas e principalmente étnicas

  11. Marilena marques salvati

    Caraca! Eu tinha 20 anos, estava acabando a universidade, como o sopro do tempo, foi ontem … Eu amo todas essas pessoas, tenho todos esses movimentos tão vivo em mim, que não me canso de dar um ode a esses fariseus, calhordas hoje, e só posso definitivamente , me alegrar, me envaidecer como mulher, professora, que o caminho de uma sociedade e a luta permanente de gerações e gerações em prol do bem comum - que imagem memorável.

    Responda
    1. Pedro Vasco

      Eu tinha 14 anos e já me entendia como gente! Bons tempos aqueles, onde a esquerda não era lacradora e a direita era civilizada. Se não me engano, naquele tempo tinha um lema: "É proibido proibir."